Casa Velha

Casa Velha Machado de Assis

Resenhas - Casa Velha

cruz38 17/03/2024

Eu particularmente tenho uma dificuldade muito grande em interpretação de texto então foi um pouco difícil de ler este mas estamos trabalhando muito sobre Machado de Assis nas minhas aulas de literatura e a cada aula eu me interesso mais por esse cara, toda a genialidade dele em cada parte do livro é incrível, cheio de metáforas e menções que vão fora da caixinha. Machado de Assis é realmente atemporal. recomendo!

laraapaixonada 17/03/2024

Comecei a ler por conta do vestibular, tem ótimos plots, e o livro te prende do início ao fim mas óbvio que sendo Machado de Assis com todo o seu realismo, não temos um final feliz entre o casal protagonista.

Anatskk 16/03/2024

Casa Velha
Otimo livro, li por causa do vestibular e n achei q ia ficar tão surpresa com os plot twist. Teve alguns momentos que nao entendi, mas deve ser pq o livro é velho.
Mas bem gostosinho de ler, recomendo

dodoraswift 15/03/2024

Instigante
No começo ele é um pouco lento, até mesmo cansativo, mas depois a leitura vai se desenvolvendo e faz você ficar curioso para saber o que vai acontecer.
Recomendo para todos, foi bem legal.
E outra, é o Machado né

Olgashion 12/03/2024

Um padre chega numa casa velha e escuta a história dos moradores destrinchando um mistério que a dona da casa lhe conta.

Ouvido no projeto.de leitura do podcast ler antes de morrer

twlipy 06/03/2024

Assim vai a vida humana: um nada basta para complicar tudo
Iniciei a leitura pra uma prova, mas acabei me entregando muito a obra. Machado realmente é um mestre com as palavras, fiquei deslumbrada lendo as descrições de personagens e como eles foram explorados durante a história. a ironia da um charme especial ao livro, além de ser divertido e ter um plot absurdo.
cheguei a quase ficar emburrada com Machado pelo final. quem diria que livros realistas não tem final feliz, não é mesmo? ah, o doce sabor da ilusão pelos pontos românticos da escrita.

no mais, dou razão a tudo o que falam sobre o escritor, é muito difícil não ser cativado pela escrita. nem tanto pelo que está sendo dito, mas na forma com que ele diz. é sensacional.

"...dotada de um par de olhos, como nunca mais vi outros, claros e vivos, rindo muito por eles, quando não ria com a boca; mas se o riso vinha juntamente de ambas as partes, então é certo que a fisionomia humana confirmava com a angélica, e toda a inocência e toda alegria que há no céu pareciam falar por ela aos homens."

Lira Juazeiro 04/03/2024

Casa Velha, pensamento arcaico
Casa velha é uma metáfora para a maneira de pensar da dona da casa. Ainda enraizada na herança da família de ?sangue nobre? da qual fazia parte, Dona Antônia não pode dar o braço a torcer. A caridade para com Lalau é apenas uma carapuça social, e até mesmo psicológica, que ela usa para cobrir a podridão do seu interior. Mas que bom que Lalau aprende e escolhe não mais fazer parte dessa encenação. Fez certo.

Matheus656 04/03/2024

Que clássico bom
Meu segundo contato com o autor, é foi muito melhor do que o primeiro. A história é curta mas não deixa de entregar um bom desenvolvimento

lett 02/03/2024

Trata-se de uma história que começa lenta, mas aos poucos te envolve na trama dos personagens, principalmente no aspecto psicológico. Fala sobre moralidade, religião, posições sociais e etc. Ao meu ver, tem um final frustrante, porém coeso.

Jandira.Antunes 28/02/2024

Casa velha
"Casa Velha" é uma obra do renomado autor brasileiro Machado de Assis.

Publicada em 1885, a novela apresenta uma trama envolvente que se desenrola na fictícia Casa Velha, onde o protagonista, Padre Bernardes, vive experiências marcantes e enfrenta conflitos morais.
Machado de Assis utiliza sua habilidade ímpar para explorar a psicologia das personagens e tecer uma narrativa que reflexiona sobre temas como religião, hipocrisia e o peso das decisões humanas.
A obra é um mergulho profundo na complexidade das relações sociais e na moralidade, característica marcante do estilo literário do autor.

booksdalaus 28/02/2024

Casa velha
Casa Velha' narra a história de um amor incestuoso a partir das lembranças de um padre, que faz um balanço das perdas e ganhos dessa paixão. Por meio dessa obra, Machado de Assis sugere haver um paralelo entre as esferas públicas e privadas da vida e mostra como um drama familiar pode ser um retrato do Brasil do século XIX.

Lis 24/02/2024

Vários plot twists!!!
As primeiras 30 não cativam, mas vale a pena continuar a leitura.
Machado cria uma trama que nos envolve e faz torcer pelo casal, e as revelações são surpreendentes!!!
Um final digno de vida real?

Leonardo1375 21/02/2024

Machado de Assis ataca novamente
Um triângulo amoroso e que entre esses havia um padre, tinha muita coisa pra ser interessante, e realmente a história começa a te cativar muito a partir de certo momento, e a forma que a personagem Laulau é escrita é absurdamente boa, a personagem é praticamente viva nas letras e você não só consegue acompanhar os sentimentos do padre e de Feliz como é capaz de os sentir também, minha parte favorita da leitura. Mas como sempre, Machado de Assis machucou meu lado romântico no fim.