Casa Velha

Casa Velha Machado de Assis

Resenhas - Casa Velha

ceci 21/05/2024

!!
?...disse-lhe que era preciso ter paciência, que os desgostos eram a parte principal da vida; os prazeres eram a exceção..."

Clara 20/05/2024

É a obra do Machado que eu menos gostei
Foi uma leitura totalmente arrastada
Só consegui terminar pois tinha a pressão de cair no vestibular

Joaquim 17/05/2024

Lido entre uma noite e uma madrugada de tão curtinho.

Foi interessante ler os fatos narrados por um padre, mas definitivamente este não é o meu conto favorito de Machado. Na realidade creio que já no início da leitura tu já perceba qual será o final e isso foi algo que nunca me ocorreu ao ler textos machadianos.

Leitura pra quem precisa cumprir meta estabelecida no início do ano.

Isabella.Arrais 13/05/2024

Casa velha de Machado de Assis
Gostei bastante!
O livro conta a história de um padre com aspirações a escrita política, ele vai a casa de D. Antônia por intermédio de outro padre analisar os livros que seu finado marido deixou, tudo está preservado na biblioteca, lá ele conhece Félix e Lalau e se envolve completamente na história e vida desses personagens.
Aqui Machado foi interessantíssimo, fala sobre classes sociais, políticas, intrigas e como quem está no topo não permite quem está abaixo suba.
Machado é sempre incrível, não é a toa que o melhor.

pretty_he4rt 09/05/2024

Perfeito
Comprei "Casa Velha" por um acaso, e não esperava surpreender-me tanto. Gosto da narrativa que transita entre romantismo e realismo, além da escrita maravilhosa, como todas as obras machadianas.
A Lalau e sua complexidade me encantaram; não existe vilão completo, e no fim as coisas são como são na vida real.
Lembrou-me "Helena". Recomendo infinitamente. ?

Livia 26/04/2024

Li a pedido de um professor e foi meu primeiro machado de Assis.
Senti algumas dificuldades com a leitura mas depois de um tempo fluiu melhor

Carolina.Bugia 24/04/2024

Leitura obrigatória da escola
O que falar sobre o livro perdido machadiano?
Não foi minha leitura favorita, a linguagem é meio complicadinha, mas a história em si até que é legal

Marcos Toledo 19/04/2024

Li rapidinho de tão bom.

Li com texto de ajuda para ajudar a entender melhor e foi ótimo.

É um livro repleto de símbolos, e vi muito como um ensaio para Dom Casmurro também.

Gostei do desenvolvimento das personagens, gostei da história e da escrita.

O padre é um personagem muito bem feito, muito complexo.

edifícioesplendor 17/04/2024

Haters dirão que demorei 2 meses, mas foi só 1 mês e 29 dias
O livro é curtinho e muito bom, uma transição entre romantismo e realismo, recomendo demais. É bem possível ler em uns 4 ou 5 dias, não façam como eu que quando cheguei no final da história já tinha esquecido o começo.

bruna 10/04/2024

E basta.
?Assim vai a vida humana: um nada basta para complicar tudo?

?Conquanto fosse muito mais baixa que eu, dera um jeito tão superior na cabeça que parecia olhar de cima.?

?mas nem a alma de um homem é tão estreita que não caibam coisas contrárias?

?e nada está perdido enquanto o coração espera alguma coisa?

vou ter que reler num futuro próximo :)

maria 02/04/2024

Casa Velha
Este é o primeiro livro de Machado de Assis que leio. Fomos separados em grupos na escola, e cada um teria que organizar um seminário sobre o livro que foi designado. Meu grupo teve a sorte, ou azar, de cair como uma obra curtinha e de fácil leitura.
Tenho absoluta certeza que se tivesse lido este livro em outras condições teria adorado, mas no momento só consigo focar no como é dificílimo organizar um trabalho inteiro sendo a única a que realmente leu o que foi proposto.
Me desejem sorte, ou mandem dicas e análises sobre a obra, ambas ajudam!

Gabi 27/03/2024

Casa velha
Ainda estou processando tudo.

Cada hora era uma revelação diferente e eu não sabia mais o que pensar. Fiquei pasma com o final, tipo, como assim?

Um livro cativante, li em algumas horas.

Simplesmente estou triste com o final, mas é literalmente a realidade né. As coisas não dão certo na maioria do tempo.

bibis8 25/03/2024

Casa Velha não é um dos livros do Machado que tinha interesse em ler, e o fiz por obrigação. A história é boa e aborda um tema extremamente importante que é a desigualdade social e o preconceito de classe, no entanto, acabou não me cativando muito e, por ter uma escrita mais antiga, por mais que seja curto, levei muito tempo para lê-lo devido a pouca vontade de terminá-lo