Casa Velha

Casa Velha Machado de Assis




Resenhas - Casa Velha


278 encontrados | exibindo 46 a 61
4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 |


cinnamon_lnk 20/02/2024

Uma história curta, na percepção de uma pessoa que acaba entrando no meio da situação complicada e é um fator crucial para o desenvolvimento dela, o final tem algumas reviravoltas, e o livro possui uma narrativa muito característica, no geral, é um livro bem interessante.
comentários(0)comente



Maria13981 20/02/2024

Livro muito bom, com uma linguagem mais antiga, porém muito bom e com final surpreendente. A história te prende do início ao fim.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



LeticiaSula 14/02/2024

A escrita de fato é muito boa, não foi uma experiência de leitura ruim, mas o enredo em si não me cativou tanto, em nenhum momento senti real preocupação pelos personagens.
comentários(0)comente



Kaicchan 13/02/2024

Ai Machadinho, você tem meu coração
Machado de Assis é uma daquelas leituras que você nem se dá conta de que já leu tantas páginas, tamanha é a fluidez de sua escrita.

Amei essa novela, particularmente adorei o plot twist, e amei a força que Laulau tem. Recomendo demais para aqueles que gostam da escrita do Machado de Assis ou para aqueles que querem entrar em contato com a sua escrita pela primeira vez.
comentários(0)comente



Aline220 12/02/2024

Casa velha é um romance de Machado de Assis que se passa no Braisil durante o segundo reinado. É uma história que te prende e que possui um plot inimaginável, porém trágico.
comentários(0)comente



Dilvan3 11/02/2024

Mais "incesto"
Desafio da estante 2/50

Primeiro de Machado que consigo finalizar. A história surpreende, pois a escrita é até simples considerando a época de sua publicação, o plot do final compensa muito.
comentários(0)comente



Leandro676 28/01/2024

Se eles foram felizes, não sei; mas foram honestos, e basta.
Publicada em folhetins entre 1886 e 1886, a novela é narrada por um Padre que, na tentativa de escrever sobre o Primeiro Reinado de Dom Pedro I, acaba sendo o observador de um romance proibido.

O casal, Félix e Lalau, são impedidos de se casarem por causa de uma mentira contada por D. Antônia, mãe de Félix.

Ambientado no Rio de Janeiro, por volta de 1839, o tema principal é a diferença entre as classes sociais dos personagens. É curto e de rápida leitura, não há profundidade. 

É uma obra intermediária entre a fase romancista e realista de Machado de Assis, e tem plot twist. Recomendo demais!
comentários(0)comente



marlenemoraes 26/01/2024

A novela que todos aguardam próximos capítulos
Eu simplesmente amei o livro! Por ser uma publicação de folhetim, é muito esperado que os capítulos encerrem-se no clímax dos acontecimentos. Deixa o leitor com vontade de ler.
Confesso que tive receio de ler por ser Machado: o que ele tem de genialidade, tem de textos com palavras difíceis (o que dificulta a interpretação da narrativa). A Casa Velha foge deste padrão e nos deixa bem a vontade para lê-lo vorazmente.
A edição que comprei me favoreceu muito, porque o texto era integral mas haviam notas explicativas para expressões ou palavras não mais utilizadas. Isso facilitava muito em ler a obra.
A história é leve, daria para um adolescente ler sem menores problemas. Espero que coloquem livros como esse nas escolas, influenciaria muitos alunos a gostar de Machado de Assis.
comentários(0)comente



Aedna.Feitosa 21/01/2024

"Casa Velha," escrita por Machado de Assis, se desenrola no Rio de Janeiro por volta de 1839. Narrada pelo ponto de vista de um padre que pretende escrever sobre o Primeiro Reinado de D. Pedro I, a trama revela as complexidades da sociedade da época ao explorar as tensões familiares na Casa Velha, habitada pela viúva D. Antônia, seu filho Félix e outros, como a jovem Lalau. A história destaca o romance proibido entre Félix e Lalau, revelando contradições sociais e intrigas. Publicada como folhetim em 1885-1886, a obra, embora associada ao realismo de Machado, possui traços de sua fase romântica, sendo uma novela de 10 capítulos narrada em primeira pessoa, explorando a figura dos agregados e desafiando as hierarquias sociais. Essa narrativa intermediária reflete a complexidade da obra machadiana.
comentários(0)comente



Luis706 18/01/2024

Segundo clássico lido.
Um final cheio de reviravoltas à cerca da família da Casa Velha, tudo isso sendo narrado e protagonizado por um padre... Confesso que me perdi em certos momentos, porém ainda considero um bom livro.
Tcharles.Amarante 05/02/2024minha estante
????????




Nandinh4 17/01/2024

Meu livro favorito de Machado!
Sempre surpresa com a capacidade de Machado de surpreender!
A história e narrada por um padre, mas o foco da história é o casal Félix e Lalau.
Embora seja curto, nos traz reviravoltas e profundidade nas relações. Parece que os personagens existem e sentem tudo aquilo de verdade, os sentimentos, a complexidade? amo como Machado faz tudo isso parecer simples!
comentários(0)comente



Déia 16/01/2024

Me prendeu bastante
Fiquei triste com esse plot aaaaaa
é meio difícil a escrita mas amei o enredo
me surpreendeu mtooo
queria q eles ficassem juntos
comentários(0)comente



Taís 15/01/2024

"os desgostos são a parte principal da vida; os prazeres são a exceção."

um bom livro, narrado por um padre no tempo monarquia no Brasil
comentários(0)comente



Laura 10/01/2024

Fuxicos na casa alheia.
Na narrativa, um padre, vendo que não são muitos os livros sobre o imperador D. Pedro II, decide ir em uma casa velha, onde morava a família de um falecido funcionário do imperador, em um escritório onde guardava relatórios sobre seu tempo trabalhando para o imperador. Ao chegar lá, o padre começa a se interessar pelos moradores da casa, uma senhora e seu filho e uma jovem empregada. Começa a perceber um romance entre a jovem e o filho da dona da casa, e tenta aproxima-los, até descobrir que a dona da casa proíbe esse romance entre eles. E busca entender a motivação da proibição. Ele começa a escrever sobre as relações da família pois acaba achando mais interessante do que o assunto principal o qual ele vinha a escrever.
Sinceramente, apesar de ser um livro curtinho, esse foi o que menos me prendeu do Machado de Assis, não gostei muito da narrativa e não consegui me aprofundar nela.
comentários(0)comente



278 encontrados | exibindo 46 a 61
4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR