Casa Velha

Casa Velha Machado de Assis

Resenhas - Casa Velha

Aline220 12/02/2024

Casa velha é um romance de Machado de Assis que se passa no Braisil durante o segundo reinado. É uma história que te prende e que possui um plot inimaginável, porém trágico.

Dilvan3 11/02/2024

Mais "incesto"
Desafio da estante 2/50

Primeiro de Machado que consigo finalizar. A história surpreende, pois a escrita é até simples considerando a época de sua publicação, o plot do final compensa muito.

Leandro676 28/01/2024

Se eles foram felizes, não sei; mas foram honestos, e basta.
Publicada em folhetins entre 1886 e 1886, a novela é narrada por um Padre que, na tentativa de escrever sobre o Primeiro Reinado de Dom Pedro I, acaba sendo o observador de um romance proibido.

O casal, Félix e Lalau, são impedidos de se casarem por causa de uma mentira contada por D. Antônia, mãe de Félix.

Ambientado no Rio de Janeiro, por volta de 1839, o tema principal é a diferença entre as classes sociais dos personagens. É curto e de rápida leitura, não há profundidade.

É uma obra intermediária entre a fase romancista e realista de Machado de Assis, e tem plot twist. Recomendo demais!

marlenemoraes 26/01/2024

A novela que todos aguardam próximos capítulos
Eu simplesmente amei o livro! Por ser uma publicação de folhetim, é muito esperado que os capítulos encerrem-se no clímax dos acontecimentos. Deixa o leitor com vontade de ler.
Confesso que tive receio de ler por ser Machado: o que ele tem de genialidade, tem de textos com palavras difíceis (o que dificulta a interpretação da narrativa). A Casa Velha foge deste padrão e nos deixa bem a vontade para lê-lo vorazmente.
A edição que comprei me favoreceu muito, porque o texto era integral mas haviam notas explicativas para expressões ou palavras não mais utilizadas. Isso facilitava muito em ler a obra.
A história é leve, daria para um adolescente ler sem menores problemas. Espero que coloquem livros como esse nas escolas, influenciaria muitos alunos a gostar de Machado de Assis.

Aedna.Feitosa 21/01/2024

"Casa Velha," escrita por Machado de Assis, se desenrola no Rio de Janeiro por volta de 1839. Narrada pelo ponto de vista de um padre que pretende escrever sobre o Primeiro Reinado de D. Pedro I, a trama revela as complexidades da sociedade da época ao explorar as tensões familiares na Casa Velha, habitada pela viúva D. Antônia, seu filho Félix e outros, como a jovem Lalau. A história destaca o romance proibido entre Félix e Lalau, revelando contradições sociais e intrigas. Publicada como folhetim em 1885-1886, a obra, embora associada ao realismo de Machado, possui traços de sua fase romântica, sendo uma novela de 10 capítulos narrada em primeira pessoa, explorando a figura dos agregados e desafiando as hierarquias sociais. Essa narrativa intermediária reflete a complexidade da obra machadiana.

Luis706 18/01/2024

Segundo clássico lido.
Um final cheio de reviravoltas à cerca da família da Casa Velha, tudo isso sendo narrado e protagonizado por um padre... Confesso que me perdi em certos momentos, porém ainda considero um bom livro.
Tcharles.Amarante 05/02/2024minha estante
????????

Nandinh4 17/01/2024

Meu livro favorito de Machado!
Sempre surpresa com a capacidade de Machado de surpreender!
A história e narrada por um padre, mas o foco da história é o casal Félix e Lalau.
Embora seja curto, nos traz reviravoltas e profundidade nas relações. Parece que os personagens existem e sentem tudo aquilo de verdade, os sentimentos, a complexidade? amo como Machado faz tudo isso parecer simples!

Déia 16/01/2024

Me prendeu bastante
Fiquei triste com esse plot aaaaaa
é meio difícil a escrita mas amei o enredo
me surpreendeu mtooo
queria q eles ficassem juntos

Taís 15/01/2024

"os desgostos são a parte principal da vida; os prazeres são a exceção."

um bom livro, narrado por um padre no tempo monarquia no Brasil

Laura 10/01/2024

Fuxicos na casa alheia.
Na narrativa, um padre, vendo que não são muitos os livros sobre o imperador D. Pedro II, decide ir em uma casa velha, onde morava a família de um falecido funcionário do imperador, em um escritório onde guardava relatórios sobre seu tempo trabalhando para o imperador. Ao chegar lá, o padre começa a se interessar pelos moradores da casa, uma senhora e seu filho e uma jovem empregada. Começa a perceber um romance entre a jovem e o filho da dona da casa, e tenta aproxima-los, até descobrir que a dona da casa proíbe esse romance entre eles. E busca entender a motivação da proibição. Ele começa a escrever sobre as relações da família pois acaba achando mais interessante do que o assunto principal o qual ele vinha a escrever.
Sinceramente, apesar de ser um livro curtinho, esse foi o que menos me prendeu do Machado de Assis, não gostei muito da narrativa e não consegui me aprofundar nela.

Fey 01/01/2024

Casa velha
Um bom livro mas fiquei a leitura toda achando que estava faltando alguma coisa pra capturar mesmo a atenção. Mas é uma leitura rápida e um antirromance de praxe do Machado de Assis.

Igaço 29/12/2023

Curto, porém rico em história
Apenas por ser do Machado já merece 5 estrelas. Porém, o livro é realmente muito bom, embora possua poucas páginas.

Luigi.Bonvenuto 28/12/2023

Curto e intrigante
Casa velha é uma das obras mais ignoradas de Machado de Assis com a qual tive contato em virtude do vestibular da Unicamp. Confesso que no início achei levemente tediosa até que a história de tornou interessante ao ponto de eu querer ler mais para chegar ao final. Sem spoiler, mas a conclusão tem uma reviravolta que dá satisfação e uma sensação de dever cumprido. Embora como toda obra de machado não termine tão feliz, ainda tem uma conclusao satisfatória
Entretanto, justamente por ser curta, não há tanto desenvolvimento como em outros livros seus. Há uma discordância quanto a sua categoria, alguns dizem romance, outros novela e ainda há aqueles que chamem de conto, mas o fato é que Casa Velha, ainda que enxuto, transmite critica a hipócrita sociedade brasileira e seus vícios

mafe 28/12/2023

Babado atrás de fofoca
Mais um da Unicamp, mais um do Machadão, só que dessa vez, uma história curta!

É incrível como até mesmo em um conto o Machado consegue deixar a sua marca. Seu realismo provocador está de forma bem sutil mas uma leitura atenta é capaz de identificar as denuncias à hipocrisia das pessoas da história.

Hannah 20/12/2023

Um livro muito complicado, difícil e chato de ler, comparado as outras obras do autor, por exemplo, Dom Casmurro e entre outras. O único lado positivo é que o livro é pequeno, demorando menos tempo que o normal. Os personagens são rasos, acho por ser uma obra antiga e curta. Deixo o conselho para a melhor compreensão buscar videoaulas ou audiobooks com explicações e mais atuais, senão não irá entender a obra. Para mim, a obra não impulsiona uma trama tão cativante.
?Não digo que todas as linhas fossem corretas, mas a alma corrigia tudo.?
?Mas o coração é uma coisa, e a cabeça é outra.?
?Félix padeceu muito com esta notícia; mas nada há eterno neste mundo, e ele próprio acabou casando com Simhazinha. Se ele e Lalu ficaram felizes; não sei; mas foram honestos, e basta.?