Casa Velha

Casa Velha Machado de Assis

Resenhas - Casa Velha

Laura 10/01/2024

Fuxicos na casa alheia.
Na narrativa, um padre, vendo que não são muitos os livros sobre o imperador D. Pedro II, decide ir em uma casa velha, onde morava a família de um falecido funcionário do imperador, em um escritório onde guardava relatórios sobre seu tempo trabalhando para o imperador. Ao chegar lá, o padre começa a se interessar pelos moradores da casa, uma senhora e seu filho e uma jovem empregada. Começa a perceber um romance entre a jovem e o filho da dona da casa, e tenta aproxima-los, até descobrir que a dona da casa proíbe esse romance entre eles. E busca entender a motivação da proibição. Ele começa a escrever sobre as relações da família pois acaba achando mais interessante do que o assunto principal o qual ele vinha a escrever.
Sinceramente, apesar de ser um livro curtinho, esse foi o que menos me prendeu do Machado de Assis, não gostei muito da narrativa e não consegui me aprofundar nela.

Fey 01/01/2024

Casa velha
Um bom livro mas fiquei a leitura toda achando que estava faltando alguma coisa pra capturar mesmo a atenção. Mas é uma leitura rápida e um antirromance de praxe do Machado de Assis.

Igaço 29/12/2023

Curto, porém rico em história
Apenas por ser do Machado já merece 5 estrelas. Porém, o livro é realmente muito bom, embora possua poucas páginas.

Luigi.Bonvenuto 28/12/2023

Curto e intrigante
Casa velha é uma das obras mais ignoradas de Machado de Assis com a qual tive contato em virtude do vestibular da Unicamp. Confesso que no início achei levemente tediosa até que a história de tornou interessante ao ponto de eu querer ler mais para chegar ao final. Sem spoiler, mas a conclusão tem uma reviravolta que dá satisfação e uma sensação de dever cumprido. Embora como toda obra de machado não termine tão feliz, ainda tem uma conclusao satisfatória
Entretanto, justamente por ser curta, não há tanto desenvolvimento como em outros livros seus. Há uma discordância quanto a sua categoria, alguns dizem romance, outros novela e ainda há aqueles que chamem de conto, mas o fato é que Casa Velha, ainda que enxuto, transmite critica a hipócrita sociedade brasileira e seus vícios

mafe 28/12/2023

Babado atrás de fofoca
Mais um da Unicamp, mais um do Machadão, só que dessa vez, uma história curta!

É incrível como até mesmo em um conto o Machado consegue deixar a sua marca. Seu realismo provocador está de forma bem sutil mas uma leitura atenta é capaz de identificar as denuncias à hipocrisia das pessoas da história.

Hannah 20/12/2023

Um livro muito complicado, difícil e chato de ler, comparado as outras obras do autor, por exemplo, Dom Casmurro e entre outras. O único lado positivo é que o livro é pequeno, demorando menos tempo que o normal. Os personagens são rasos, acho por ser uma obra antiga e curta. Deixo o conselho para a melhor compreensão buscar videoaulas ou audiobooks com explicações e mais atuais, senão não irá entender a obra. Para mim, a obra não impulsiona uma trama tão cativante.
?Não digo que todas as linhas fossem corretas, mas a alma corrigia tudo.?
?Mas o coração é uma coisa, e a cabeça é outra.?
?Félix padeceu muito com esta notícia; mas nada há eterno neste mundo, e ele próprio acabou casando com Simhazinha. Se ele e Lalu ficaram felizes; não sei; mas foram honestos, e basta.?

boonaxaa 19/12/2023

Bom mas nem tanto
Machado, meu dyvo, vc já fez melhor! Fiquei de saco cheio de todos os personagens, daria um soco em todos. Um beijo, só estresse

Natália 18/12/2023

Li todos os romances machadianos. Machado era um gênio.
Agora posso dizer que li TODOS os romances de Machado de Assis

Machado é o meu escritor preferido e a cada romance lido tive a mesma sensação: ele nunca me decepcionou. Com histórias bem desenvolvidas e personagens muito bem construídos, Machado tem uma obra rica e com características únicas, como a ironia, a conversa com o leitor, análise psicológica dos personagens, a intertextualidade, a crítica à sociedade.

Recomendo "Casa Velha" e todos os outros romances machadianos.

Resenha de "Casa Velha":

"Casa Velha" é um romance publicado primeiramente como folhetim para uma revista carioca chamada "A estação", entre 1885 e 1886. Foi publicado como livro apenas em 1943, 35 anos após a morte do autor. Por muitos anos, esse romance ficou esquecido e foi descoberto através de pesquisadores da obra de Machado de Assis e, assim, finalmente foi publicado como livro. É um livro curto e envolvente que faz o leitor não querer parar de ler até chegar ao final.

O livro conta a história de um padre que pretende escrever a respeito do Primeiro Reinado no Brasil. Aconselhado por outro padre, ele procura a viúva de um ex-ministro para realizar as pesquisas na biblioteca do marido na residência da família. A residência é conhecida como "Casa Velha". Na Casa Velha, o padre acaba se tornando íntimo da proprietária da casa, Dona Antônia, e de seu filho, Félix e conhece a jovem agregada Lalau. Ao participar do convívio familiar, o padre perceberá a paixão entre os dois jovens, de classes sociais tão diferentes, motivo pelo qual a matriarca se opõe à união. Tentando ajudar os jovens, o padre é envolvido em uma trama de segredos e mentiras.

cecília 18/12/2023

Mais uma obra completamente machadiana, que ao mesmo tempo que é curta, tem um impacto imenso quando você começa a refletir sobre o brasil e as nuances sociais.

Julia.Roloff 10/12/2023

Bem curtinho e gostoso.
Achei o começo desse livro meio chato, mas logo que começou a pegar o jeito, foi só indo e me vi muito envolvida na história.

Gosto da forma que Machado escreve, mas as vezes eu acho que sou burra demais para entender as obras dele completamente com apenas uma leitura, então provavelmente voltarei a ler esse livro no futuro.

Alline 06/12/2023

Machadinho sendo Machadinho
O padre, que tinha muitas pretensões, acaba envolvido numa trama totalmente desconhecida por ele e não sabe bem como se safar dessa. Uma história que apresenta mudança de ritmo e surpreende o leitor, conforme vai se desenvolvendo.

Fernanda Augusta 03/12/2023

O livro esquecido do Machado de Assis
Eu conheci e li essa história para a aula de IEL II do professor Marcelo Pen, como uma obrigação que acabei amando! Esse livro é muito interessante.

Não vi tanta ironia/humor ácido do Machado de Assis como em outros livros mais famosos, mas como eu li esse é uma transição do romantismo para o realismo e isso faz bastante sentido depois de ler a história.

Não entendo porquê ele deixou esse escrito tão bom cair no esquecimento, não mandando a história para a gráfica para ser impresso em forma de livro depois de ter saído nos jornais (como era comum na época).

Enfim, fico feliz por essa história ter sido redescoberta e pública em forma de livro. Provavelmente irei reler tudo de novo ou algumas partes para a prova final...

Super recomendo, leiam e se surpreendam com a reviravolta!

Keuny 01/12/2023

A casa velha
Li para fazer uma prova da escola, achei bem interessante.. Quero comprar e ler com mais calma... Odeio ler em pdf

Jihad 28/11/2023

O livro é bom. Bem diferente dos outros doc Machado. A leitura é mais simples
O livro fica mais interessante quando vc entende a relação com o BR