Almas Sombrias L. J. Smith

Resenhas - Almas Sombrias

Beatriz Gosmin 09/07/2011

Resenha por Beatriz Gosmin - www.livroseatitudes.blogspot.com
Se fosse pra definir este livro com uma palavra seria confuso. Digo isso por causa das coisas que julguei serem ‘sem noção’ que aconteceram no decorrer da história, sem falar das partes em que a narrativa ficava densa e lenta. (motivo do atraso da resenha). Mas vamos lá:

Depois que Stefan caiu na armadilha de Shinichi (de ir para o Shi no Shi para se tornar humano), ele se encontra encarcerado, faminto e mal tratado em uma prisão na Dimensão das Trevas.

Elena, Damon e Matt, seguem rumo a essa dimensão seguindo as duas dicas – dadas por Misao - para encontrar as duas partes da chave das raposas que abrem a cela de Stefan.

Em Fell’s Church, Bonnie e Meredith tentam manter o equilíbrio do caos que foi instalado pelos espíritos raposas, mas, em suas pesquisas a respeito destes demônios, elas se veem cara a cara com a missão de Elena, o que as faz ‘trocar de lugar’ com Matt uma vez que ele também voltou a cidade devido a razões que não vou citar.

Damon avisa as meninas de que a ida à Dimensão das Trevas exigirá sacrifícios que elas não vão gostar de fazer, mas mesmo assim elas assentem e vão. Damon também se torna um dos 'principais' do livro, uma vez que tem uma participação maior e importante para os acontecimentos da história ( e EU nem adorei isso, imagina... Nem ligo pro Damon... Mentira! Te s2 Damon!)

Novos personagens surgem para ajudar na história, dentre eles a Lady Ulma – ela será um grande apoio – e o vampiro Sage, também um grande ajudante da história. Gostei muito dos dois personagens.
Principalmente da águia do Sage e de seu cão. São fofis. Hehe.

A confusão é liberada neste livro - fiquei perdida em várias partes – e também o sangue. Tive a impressão que o livro girava em torno desta palavra, e no derramamento do mesmo.

Damon e Elena ficam muito próximos, o que me deixou brava pois o Damon é meu! ela é do Stefan e eu quero desde sempre que o Damon fique com a Bonnie. Meus personagens favoritos sempre foram os dois. õ/

A diferença, pensou Elena em sua sinceridade inata, era que ela não dava a mínima para os outros. Mas Damon era diferente. Quando ele a beijou, ela pôde sentir a diferença dentro de si. Algo que ela nunca sentira antes... Até Stefan.

No fim, eu gostei do livro. Quando digo 'no fim', quero dizer no fim mesmo. O final foi tudo o que eu sempre quis, apesar de nunca ter passado por minha cabeça algo parecido. Apesar de ter deixado um "O que faremos agora?" e com certeza ter dificultado ainda mais a situação, foi demais.

Bem, apesar dos apesares, Damon sempre será meu Vampiro favorito! Leiam!
Leila 16/02/2012minha estante
Ótima resenha! Concordo com tudo. Também adoro o Damon e adorei este livro porque ele é protagonista.

Beatriz Gosmin 17/02/2012minha estante
Leila: O Damon é tudo de bom!

Lila 27/02/2012minha estante
Fiz resenha do penúltimo livro da série e te digo uma coisa, tuuudo bem que esse Almas Sombrias não foi lá essas coisas, mas COM CERTEZA foi melhor que o Anoitecer.
Eu só acha uma pena que o livro tenha acabado assim. Queria saber o que aconteceu com Fell's Church, com a humanidade de Damon, quanto a esfera estelar da Misao e com o Shinichi... =/
Será que eles vão traduzir o Midnight?

Beatriz Gosmin 27/02/2012minha estante
Eu desanimei com a série depois do 4º. :(

Mas espero que eles traduzam sim, também quero saber o que vai acontecer com eles!!

Beijos

Juliana 12/04/2013minha estante
Não sei se sou só eu que apesar de gostar dos livros e da série de TV, acha os livros intensamente confusos e mal escritos. É uma das poucas obras em que eu acho a série melhor que o livro.

_moniclis 26/01/2017

Simplesmente desisti!
O amor que eu tenho pela serie foi oque me fizeram ler ate este livro. Mas tem uma hora que a paciência acaba. Pela primeira vez na vida julgo um filme (ou serie, no caso), melhor que o livro. Depois de 5 livros lidos a historia fica enjoativa e completamente confusa.
Nem posso imaginar como que a serie foi inspirada nestes livros!
Raisa.Schutz 08/04/2017minha estante
Eu também vi a série primeiro. Li os quatro primeiros livros e estou tendo essa mesma impressão. Pela primeira vez acho a série / filme melhor. Parece que o livro foi só um esboço da ideia, e a série aperfeiçoou.. no livro as coisas são um pouco desconexas é simplesmente jogadas na história. Estou estranhando bastante.

Raisa.Schutz 08/04/2017minha estante
Estou tendo essa mesma impressão. Vi a série primeiro e agora estou lendo os livros, e estou achando muito fraco. As coisas são desconexas, simplesmente jogadas na história, sem muito rumo. Não exploram direito a história.

Giovana 03/03/2018minha estante
Concordo, eu também adoro a série, mas os livros são confusos e é uma história sem sentido...

Jéss 11/07/2018minha estante
Concordo demais. Estou lendo arrastada. História sem pé e nem cabeça, personagens insuportáveis.

Camila 22/06/2011

Almas Sombrias
A cada volume que passa perco mais e mais o interesse por essa série, mesmo assim insisto por pura curiosidade e orgulho! Não quero desistir!! rs... Achei esse livro vagaroso e sem objetivo! Os personagens estão se perdendo um pouco! O mocinho está ficando inexpressivo, o vilão está ficando frouxo e a mocinha está safada demais!! hahahaha

www.leitoracompulsiva.com.br
Eduardo 25/06/2013minha estante
'A cada volume que passa perco mais e mais o interesse por essa série" = eu

Isabela 23/08/2013minha estante
Concordo. Depois de Meia-Noite eu simplesmente desisti. Até o terceiro livro a saga presta, o quarto é tolerável, o quinto quase já não dá para aguentar, do sexto em diante só li porque comprei.

Caroline 25/07/2015minha estante
Faço de suas palavras as minhas! Insisto em terminar por orgulho! kkk

DeniseSC 24/12/2021

Perseverança
Confesso que já estou cansada dessa saga, só estou lendo para concluir, então a leitura está se arrastando.
Se o livro fosse bom ficaria mais fácil, mas não é, Elena não sabe que irmão escolher, é sempre endeusada: "A mais linda, generosa, altruísta, enfim um anjo na terra". É muito cansativo e difícil se conectar com personagens perfeitas.
Por isso o que continua salvando o livro são os coadjuvantes.
Mas se tem algum ponto positivo, que justifique as estrelas, foi a contrução da dimensão das trevas.
Vou ler o próximo livro para fechar essa leitura tão cansativa.
Gabriela361 03/04/2024minha estante
Na minha opinião a serie de livros seria melhor se terminassem em Delena . A serie de Tv é melhor do que os livros. Tem partes que o Damon fala coisas sem sentido. Como a parte que ele fala que a Elena é virgem. Qual é o problema nisso? Nem precisava falar isso,é um falte educação com um mulher mesmo sendo um personagem eu fico muito irritada com isso. O que vc acha sobre isso .

DeniseSC 03/04/2024minha estante
Acho completamente bizarro algumas cenas mesmo, mas atribuo como "um produto de sua época" ser virgem contribui para esse papel de Santa Helena que todos tem dela.
Alguns rumores dizem que a editora não queria um final com Delena e acabaram forçando o Stefan.
Também gosto muito mais da série de TV e acho que todo o enredo dos Originais mais presentes e a recaídas do Stefan consumindo sangue humano foi o que mais agregou

Laura3766 06/03/2024

Meu deus Q CAOS!!! Acho q vou demorar 3 séculos p processar td o q aconteceu nesse livro (e ainda tem mais 4
Gabriela361 03/04/2024minha estante
Tenho que concordar com vc .

Gabriela361 03/04/2024minha estante
Mau comecei a ler e esta sendo incrível.

Maria Carolina 02/08/2012

Essa série está começando a me decepcionar!
Gente vamos ser sinceros, que MERDA de livro foi esse!? Que finalzinho mais vagabundo e corrido foi esse?!?!? A Autora extrapolou demais, muita enrolação afff! Gente eu ADORO ESSA SÉRIE..tenho todos os livros, mais a série vem perdendo força desde o Livro anterior que foi um fiasco de tão ruim!
Agora lendo Almas Sombrias fiquei pensando, " Meu Deus como a Autora se perdeu, e esculhambou tudo". Só não larguei ele porque amo essa série e tenho esperanças que pode melhorar ainda (sempre tento ser otimista mais ta dificil)! Até os personagens estão fracos, sem a simpatia que tinha antes, até do que eu não gostava , ficaram piores. O Unico de quem gosto realmente e do Damom. Agradeço a Deus que a Série de Tv não foi tão influenciada pelos livros porque se tivesse eu sentaria na guia e choraria litros! Agora vamos para o proximo e rezar para que melhore !
Eduardo 25/06/2013minha estante
Juro que depois do 4º livro da série eu dormi em todos. Desisti de ler a serie. Mas amo a serie de TV

Mari 15/08/2011

do inferno ao céu
A melhor coisa deste livro é a última página! Mas, não vale ler isso primeiro!

Até a página 300 é muita enrolação, apesar de Damon e Helena darem uma super esquentada no livro!

Só sei que tem muita imaginação... Muita festa e muita desgraça.

Agora, é só esperar o próximo!

Mari 17/10/2011minha estante
Oi Victor... lapso total! Mas, vc nunca viu uma Elena com H???

Clara Azevedo 02/02/2022

Almas Sombrias
Diários do Vampiro volume 6. Stefan foi enganado com a possibilidade de se tornar humano e assim capturado por Shinishi e Misao, os espíritos raposas, agora ele está preso na Dimensão das Trevas. Elena quer salvar Stefan então está contando com o Damon, irmão mais velho de Stefan, para esse resgate já que ele é responsável por Stefan ter sido levado. Meredith e Bonnie tentam controlar a grande m*rda que os espíritos raposas fizeram em Fell's Church mas as suas descobertas levam as duas a se juntarem a Elena e Damon. Matt está em sérios problemas Caroline o acusou tê-la estuprado, o que não é verdade, o responsável pela gravidez dela é o Tyler ou será o Shinishi? Ela ficou com ele durante um tempo. Basicamente esse livro foi uma enrolação tremenda para as coisas acontecerem. O tempo todo ficam endeusando a Elena dizendo que ela é boa, altruísta, generosa, sincera, compreensiva, disposta a fazer qualquer coisa pelos amigos e os amigos fazerem qualquer coisa por ela. Eu sinceramente não vejo nada disso na Elena. O Matt até mesmo afirma em uma parte do livro que Meredith, Bonnie e ele são cachorrinhos da Elena ela manda e eles a obedecem. Elena fala que Stefan é o amor da vida dela e a garota vai lá e coloca um par de chifres na cabeça dele ela não só beijou o Damon mais de uma vez aqui como também compartilhou sangue com ele sendo que isso é algo bem íntimo como já foi falado na história. Ela críticou tanto a Katherine por ter ficado com o Stefan e o Damon ao mesmo tempo mais ela está fazendo a mesma coisa, que hipócrita. Enfim ela não sabe qual dos dois quer. Parte do livro é Elena traindo Stefan com o Damon. Outra é em Fell's Church com o Matt mais a Senhora Flowers tentando lidar com o que está acontecendo na cidade porque aquele lugar está praticamente de cabeça pra baixo com as coisas loucas que vem acontecendo, só que não tem tantos capítulos narrando o que acontece lá. Acho que história ficaria mais fluída se tivessem enxugado um pouco as coisas que aconteceram na Dimensão das Trevas( tinha coisas muito desnecessários, estava ficando massante acompanhar aquilo) e o que vinha acontecendo em Fell's Church. Espero que no próximo volume tenha o que diabos vem acontecendo em Fell's Church porque neste volume eu estava mais interessada no vinha acontecendo naquela cidade do que ver a Elena dançando com vestidos de festa kkkkkkkkkkkk gostaria de ter visto alguns capítulos do Stefan preso na prisão e como ele estava lidando com tudo( até teve capítulos dele na prisão mas eram narrados pela Elena e não pelo Stefan) até porque ele estava lidando com saúde mental ele não sabia o que era real ou falso.
elleabgy 17/05/2023minha estante
to nem na metade do livro, mas concordo com cada palavra.

Rafael 05/09/2015

Unidos por Stefan.
A cada livro, parece que Diários do Vampiro decai. Reunião Sombria não foi tão bom quanto os três primeiros e Anoitecer também teve vários defeitos, mas Almas Sombrias venceu os dois em disparada. Esse sexto livro é - até agora - o pior livro da série, na minha opinião. Quase nada funcionou nesse volume, o que deixou mais frustrado pois a autora disse em uma entrevista que esse é o seu preferido e isso me deixou mais esperançoso por uma melhoria em relação ao anterior.

A história desse volume é totalmente contraditória com a proposta da série e do próprio livro, que seria salvar Stefan da prisão Shi no Shi. Porém isso só ocorre nas dez últimas páginas, deixando as outras 435 (!) totalmente aleatória ao apresentar uma história sobre escravos (!!) que Elena e os outros salvam. Os "fangirls" da série irão dizer que esse plot serviu para que Elena encontrasse o objeto que precisava para salvar Stefan, mas várias páginas poderiam ter sido cortadas e deixariam o livro mais ágil.

Agora entendo porque em uma entrevista, L.J. Smith disse que a editora a pediu para escrever livros mais curtos. Os próprios viam que esse número de páginas era desnecessário. E se no livro anterior, o clima da série original estava se esvaindo, nesse ele se vai de vez. Não senti qualquer conexão com o clima original e a única coisa boa do livro anterior - que foram as possessão de Shinichi e Misao sobre os habitantes de Fell's Church - não tem qualquer importância aqui. São poucas cenas na cidade e em nenhuma vemos possessões, apenas conversas chatas entre Matt e Sra. Flowers.

Já sobre os novos personagens, não me identifiquei com nenhum deles e o único que gostei um pouco foi Sage. Pode ser que eu me identifique mais com ele já que ele estará no próximo livro, mas deu graças à Deus que os outros foram esquecidos porque nenhum acrescenta em nada. Já os velhos personagens - Matt, Sra. Flowers, Caroline e Meredith - continuam bem desenvolvidos, exceto por Bonnie. Sempre revirei os olhos com esse medo exagerado da personagem, mas nesse volume isso está insuportável. Espero que ela mude com o passar dos livros, mas praticamente já desisti da personagem.

O único ponto positivo é Damon e Elena. Damon sempre foi um ótimo personagem seja nos livros ou na série, mas é nesse volume que conhecemos outras nuances do personagem - até porque essa trilogia obviamente foca mais em Delena do que Stelena, o que é mais um ponto negativo na minha opinião pois prefiro Stelena. Apesar disso, curti a interação dos dois nesse volume (não como casal, mas como "amigos), e junto de Damon, Elena é a que mais cresce nos livros. O amadurecimento dela de O Despertar até agora é gritante e super positivo. Sem dúvidas, ela é um dos poucos pontos que me motivam a continuar com a série.

O outro é o final desse livro que deixa um plot twist muito forte para Meia-Noite. Mas mesmo assim não irei começar o sétimo livro agora. Preciso de um tempo longe da série depois de ler Anoitecer e este seguidos - e gostar de poucas coisas. Assim que eu finalizar a leitura do próximo e último escrito pela L. J., venho com a resenha.

site: http://crushforbooks.blogspot.com.br/
Juliana Lopes 10/10/2015minha estante
Me identifiquei completamente com a sua resenha! Achei a mesma coisa... é um livro bem morno mesmo e realmente o que salva é o Damon, adoro o personagem, rs. Também pretendo dar um tempo e deixar pra ler Meia- Noite depois.

Rose 07/07/2012

Este volume melhorou em relação ao anterior. Aqui vemos a procura por Stefan se desenrolar. Damon, Elena e Matt saem da cidade de Fell's Churc para procurarem por Stefan na chamada "Dimensão das Trevas".
Depois de ter conseguido retirar de dentro de Damon o ser maligno que o dominava, Elena começa a conhecer o que parece ser o verdadeiro Damon e seu coração fica confuso.
Matt percebe a reaproximação deles e decide voltar para Fell's Churc e manda Meredith e Bonnie em seu lugar para ajudar Elena a reencontrar Stefan. Enquanto isso ele e s Sr. Flowres tentam salvar a cidade.
Dentro do mundo que pode ser considerado uma versão do inferno, Damon, Elena, Meredith e Bonnie vivem uma aventura sem igual, onde para começar, elas tem que serem vistas como escravas de Damon.
Em um mundo desconhecido e onde qualquer passo em falso pode ser fatal, eles conseguem ajuda de onde menos esperavam. O grupo para encontrar Stefan está bem maior e a procura pela chave mágica que abrirá as portas da prisão, libertando Stefan e quem sabe dando fim a onda de estranhos acontecimento de Fell's Churc está intensa.
Elena e Damon estão cada vez mais perto, e ela torce para que Stefan possa entender o que ela está fazendo, pois de todos ali, Damon é o que mais precisa de ajuda.
Apenas a força do amor deles será capaz de manter Stefan vivo até que eles consigam salvá-lo. E a força da amizade desta turma será capaz de manter todos vivos e salvos.

Na boa? Eu nunca gostei de Elena, desde o primeiro livro da série. Senti um pouco de simpatia por ela no quarto volume, mas gostar mesmo, nunca. E neste volume, piorou. Em muitas páginas eu tinha vontade de esganar esta garota que para mim é extremamente fútil, egoísta e manipuladora.
Nem toda a pressão, as mortes e ressurreições sofridas justificam várias das atitudes delas.
Me irritava ler coisas do gênero "Elena você é a mais inocente das criaturas". Inocente? Se isso for inocência, eu sou... deixa pra lá. E a perfeição como descrevem ela no livro, como apenas ela fosse linda, maravilhosa e perfeita. Gente, será que ninguém leva em consideração a futilidade desta garota. E quando ela entra no baile e começa a se achar feia e só se alegra e acalma quando percebe que está sendo desejada pelos presentes? Alô criatura, você esqueceu que a missão era apenas encontrar a chave da prisão e não se exibir como a miss mundo?
Para mim ela apenas usa os outros como acha melhor. E pior é que todos fazem exatamente o que ela quer. E francamente, borboletar entre dois irmãos, para mim é o fim. No mundo real, seria muito difícil sermos amigas. Não pelos atos "a la Suelen" que ela tem, mas pela futilidade e manipulação que para mim ela irradia aos quatro cantos.
Adoraria chegar ao final desta série e ver o Damon ficando com a Bonnie. Não gente, não rolou nada entre eles, isto é apenas uma vontade minha mesmo. E o Stefan com outra pessoa, qualquer outra não sendo Elena. E que Matt encontre alguém que lhe mereça de fato, pois para mim Elena merecia ficar sozinha, sem nenhum dos três lindinhos da história.
Só para finalizar, eu mesma poderia ficar com o Damon que não acharia ruim, sendo ele vampiro ou não.
Maristela 23/11/2012minha estante
Ando meia cansada de tanto ler sobre vampiros, sendo que ainda falta diversos livros para eu por tudo em dia. Tenho procurado intercalar outros livros menos pesados, com leitura bem leve, senão cansa muito. Gostei da resenha, e eu ainda não li o livro

Nanda 13/07/2012

[Resenha] Diários do Vampiro - O Retorno - Almas Sombrias
Almas Sombrias começa com Elena e Matt viajando junto com Damon que é o único que conhece o segredo para entrar na Dimensão das Trevas, o qual foi dado por Shinichi, e salvar Stefan. O início do livro é extremamente entediante, porque a autora frisa todos os detalhes da viagem do grupo, e deixa a leitura extremamente cansativa no início.
Mas no meio de toda essa viagem é quando começa a ocorrer verdadeiramente a tensão entre Elena e Damon, colocando a prova os sentimentos de Elena por Stefan, e tudo o que ela pensava de Damon. Eu gostei do livro, apesar de ter umas partes meio sem noção, e mostra muito bem um lado totalmente de Damon, eu sempre gostei mais do Damon do que do Stefan, então eu sou team Delena, e esse livro é especialmente dedicado aos fãs desse casal.
Enquanto isso, em Fell's Church, a cidade continua sendo destruída por Shinichi e Misao, e fica a cargo de Matt (que volta a cidade depois de certas circunstâncias) e da Sra. Flowers conseguir controlar a cidade. Meredith e Bonnie viajam para encontrar Damon e Elena e juntos entrarem na Dimensão das Trevas.
Nessa parte que o livro fica realmente interessante, e que faz valer a leitura. A Dimensão das Trevas não é bem o inferno, mas deve ser bem parecido com o que eu imagino. Já de início as três meninas tem que se passar por escravas de Damon, para assim conseguir entrar na Dimensão das Trevas, e o tratamento que os escravos recebem na Dimensão das Trevas é simplesmente absurdo. O diferencial nessa parte está em Damon, que passa a proteger as meninas a todo custo do mal que está presente em toda parte na Dimensão das Trevas.
Logo no primeiro dia lá, Elena (que como eu já disse, nessa trilogia está muito mais humana e bem menos fútil) já se mete em problemas ao ir salvar uma escrava que estava sendo castigada. Damon não poderia deixar sua "Princesa das Trevas" sozinha, e parte para ajudá-la.
Ao longo da história da história na Dimensão das Trevas, aparecem novos personagens, sendo eles Lady Ulma, a escrava salva por Elena; Sage, um vampiro extremamente forte que bota medo em todo mundo; Lakshimi, uma menina que passa a ajudar o grupo, e os animais de Sage: Saber e Talon, extremamente inteligentes e sempre dispostos a ajudar.
Elena e seu grupo logo começam a traçar planos para conseguir as duas chaves de raposa pelas dicas que Misao deu a Elena, enquanto a torturava. Com a ajuda dos novos amigos, eles partem em busca das chaves que serão a única saída para Stefan. Elena passa a ter experiências extra-corpóreas, nas quais ela passa a visitar Stefan e confortá-lo, mesmo que pouco.
A história em Fell's Church não teve tanta ênfase nesse livro, já que ele é basicamente todo na Dimensão das Trevas e em salvar Stefan, mas tem pontos importantes, como Matt tendo que se esconder no pensionato da Sra. Flowers pois Caroline ainda está com a queixa na polícia de que ele a violentou. Também ficamos sabendo um pouco mais de Caroline, e como ela está se transformando em lobisomem por estar grávida de gêmeos de Tyler, que também era um lobisomem.
O final do livro é, em partes, inesperado, ainda mais com a presença de Shinichi fazendo ameaças (como sempre) e jogando enigmas na esperança de uma barganha. Os enigmas de Shinichi deixam muitas pontas soltas para serem desvendadas no último volume da trilogia, Meia-Noite. Almas Sombrias é um livro bom, mas que leva um tempo a ser lido, mesmo assim, eu o recomendo.
Nanda 19/08/2012minha estante
Originalmente postada em: http://www.entrelinhascasuais.com/2012/07/resenha-diarios-do-vampiro-o-retorno_06.html

Reg 31/03/2024

É legalzinho, mas muito juvenil. Sei que falei isso em toda a série, mas é. Elena é meio cansativa, indecisa, mimada. Não entendi toda a comoção em relação a essa personagem.