The Vanishing Half

The Vanishing Half Brit Bennett
Brit Bennett

Resenhas -

Camila Felicio 13/11/2023minha estante
Obrigada pela resenha me salvou dinheiro kkk Estava na minha wish, mas sempre tive a impressão de que podia ser monôtono kkkkkkkkkkkkkkk

Lets 13/11/2023minha estante
Hahahahaha a sorte é que achei por 5 reais na versão em inglês na promoção ??

bmeetsevil 17/03/2021

Interessante
Acho que ouvi tanto gringo falar desse livro que criei um certo hype, o que acabou tornando-se a leitura meio meh. É um bom livro, interessante de ver como duas vidas conseguem ser tao opostas.
bmeetsevil 02/09/2021minha estante
Tornando a*

Wes 30/06/2020

Uma mistura de Euridice Gusmão com Evelyn Hugo
Quando eu vi as promos desse livro dizendo, A história de uma mulher negra se passando por branca, eu pensei: ué que lazeira é essa?! Só depois de ler que fui entender o motivo.

O livro se passa no começo dos anos 60 até o fim dos anos 80, período esse carregado de preconceito e descriminação por todo o canto dos EUA. E é aí que que começa a história de duas irmãs gêmeas bivitelinas, uma nasceu com a pele mais escura e outra mais clara. Ambas se separam enquanto eram mais jovens e vivem suas vidas sem contato nenhum desde então...

Enquanto uma sofre todo o preconceito da cidade por ser uma mulher negra e incansavelmente busca procurar sua irmã. A outra vive uma vida de estrela em ascensão interpretando papel de pessoas brancas e em alguns momentos renegando a sua identidade ou até mascarando. Até que uma personagem aprece e amarra o laço das duas.

helene 26/07/2020

Esse é o segundo livro da Brit Bennett que leio, mas a experiência foi completamente outra. Não sei se foi pelo fato de ler na escrita original sem tradução, se essa história é mais próxima/pessoal da autora ou se talvez eu esteja num momento diferente, o fato é que foi uma das melhores narrativas que já li.

Existe tanta segurança na escrita que ela não precisa de nenhum outro elemento para segurar o leitor, nenhum mistério, nenhuma grande revelação - tanto é que muitos desfechos são entregues como se de passagem, mas sem deixarem de ser marcantes. Entre uma década e outra, nós vamos acompanhando como os personagens lidam com o eu real e o eu projetado. A grande protagonista desse livro, afinal, é a jornada da família.

Heloisa.Damian 23/10/2020

Muito bom!
Tô impressionada! Esse livro é muito bom. Vale a pena a leitura e de cara, você aprende um pouco mais sobre o racismo, abuso, cultura, e como era nos anos 60/70.

marxcos 21/12/2020

AAAAA
Falo sem dúvidas que é O LIVRO DO ANO !!!! Maravilhoso de verdade, me faltam palavras para descrever o quanto eu amei essa leitura.
E quem discorda que discorde no seu skoob.

Artur 24/01/2021

De início, achei que não tinha me conectado tanto com as personagens, mas agora, uns 20 dias depois de ler, sigo pensando nas personagens e nos acontecimentos e tudo mais e consigo enxergar as camadas e a importância dessa história.
Um livro muito redondo, bem amarrado, com personagens reais e problemas condizentes com as situações vivenciadas. Não é um final triste, mas também não é um final feliz, é, novamente, real. Achei a abordagem sobre colorismo e ?white passing? muito interessante. Brit Bennett segue fazendo tudo.

Carolina 28/01/2021

Leitura que expande horizontes
Nunca tinha lido um livro que mostrasse o cenário racial nos EUA da forma como esse livro consegue retratar. Ele mostra um espectro muito mais complexo do que apenas ser negro ou branco, e explora a identidade e autoafirmação de pessoas de famílias mistas, o que pode ser visto de forma semelhante em grande parte das famílias no nosso próprio país.

A narrativa é viciante, e a forma como vamos aprendendo pouco a pouco a visão de diferentes pessoas do núcleo familiar retratado mostra a habilidade da autora como contadora de histórias.

Sem dúvida se tornou um dos meus favoritos da vida! Espero que em breve tenhamos uma tradução para o português, para que mais pessoas tenham acesso à essa história que acrescenta tanto à nós quando a lemos.

Kelly 10/02/2021

Interessante
Mto interessante ver que irmãs gêmeas conseguem levar vidas tão diferentes, uma se passando por uma mulher branca e outra considerada negra, mas mto clara para a cidade onde mora. Uma casa com um marido branco, tem uma filha branca. A outra tem uma filha negra, que chama a atenção justamente por isso. E podemos ver o papel que o preconceito tem em tudo isso.

Ariene 13/02/2021

A historia é muito boa e me fez refletir bastante. Mas 270 paginas seria o suficente, muita coisa eu achei desnecessário ....

bendtherules 19/02/2021

remarkable
the story shifts between the lives and choices of two sisters, stella and desire. they, after runaway from a city where they suffered a lot, find themselves in a new place, where no one know them and they can pic the life they want to have. the way the story is written, between one living as a black woman, and the other one as white, makes you feel a lot, and we can see how much they both struggled in their own way.
this said, it's incredible how the writer made this story so rich in elements and so deep in feelings. I don't have another say about it that isn't good, because i loved it.

fernandamell 11/03/2021

Perfeito
Livro lindo que trata temáticas tão sensíveis de um jeito lindo e cuidadoso. Me apeguei aos personagens de uma forma que fazia tempos que não me apegava em um livro. Lindo, lindo! Leiam e tenham essa experiência ??

lucasgalvao 12/03/2021

Necessário
Uma história envolvente, que mostra como a cultura do racismo (em especial o americano ? que não é muito diferente do nosso) é complexo e presente inclusive dentro da comunidade negra. Mostra o quanto as duas personagens principais lutaram (de sua própria maneira) para ter uma vida melhor, escolhendo caminhos completamente diferentes. Muito na leitura poderia ter sido poupado, mas a leitura foi tão prazerosa que não queria que o livro acabasse.

Clara Xavier @araclana 28/03/2021

?The Vanishing Half (A Metade Perdida) - Brit Bennett ? 4/5
The Vanishing Half acrescentou um novo olhar sobre a racializac?a?o e colorismo que eu ainda na?o tinha me deparado em um livro de ficc?a?o. Muito grata por aprender um pouco mais.

Em 1954, as ge?meas Desiree e Stella Vignes de 16 anos, fogem de sua casa em um pequena cidade do sul do Estados Unidos em busca de novos horizontes e oportunidades. As duas, sendo negras de peles claras, te?m suas vidas separadas quando uma delas decide seguir seu caminho e viver a vida "passando" por uma mulher branca, ja? que por mais de uma vez ela havia experimentado entrar em locais proibidos e acabava na?o sendo notada. Mas qual foi o custo de suas escolha?

O desenvolvimento dessa histo?ria e? envolvente e altamente reflexivo. Ela contada ate? meados dos anos 80 e mostra o desenrolar na?o so? da vidas das duas, mas tambe?m das pessoas que elas se relacionam e amam. Para ser sincera, todos eles parecem ter perdido uma metade que desapareceu, que se perdeu... sa?o muitos personagens e histo?rias u?nicas que faz o livro ser ta?o rico. Tem aquele que passa por luto, quem sente saudade, que e? abandonado, quem foge, quem fica... Tem decepc?a?o, tem medo, tem raiva e um abismo entre os mundos.

*Preciso acrescentar o qua?o legal foi ter um personagem trans na histo?ria*

Recomendo a leitura! Por favor, se ja? tiver lido, me diga o que achou.

Possivelmente, ele vai ganhar adaptac?a?o para HBO como uma se?rie em breve. EBAAAA!

Emilly 01/04/2021

Assim que li a premissa do livro, fiquei bastante intrigada. "Como assim irmãs gêmeas, negras, e uma delas resolve se passar por branca?".
Logo é explicado que as gêmeas, Desiree e Stella, moram em uma cidadezinha chamada Mallard, tão pequena que nem consta no mapa, habitada exclusivamente por negros de pele clara.
Na adolescência, elas resolvem fugir da cidade em busca de outras oportunidades e o relacionamento das duas muda quando uma delas resolve viver como uma mulher branca após passar despercebida em locais públicos.

O desenvolvimento da história é MUITO envolvente, a escrita da Brit Bennett está ainda mais fascinante - provavelmente por ter lido no idioma original - e traz bastante reflexões. Com toda certeza esse é um dos meus favoritos do ano, recomendo bastante!