The Vanishing Half

The Vanishing Half Brit Bennett
Brit Bennett

Resenhas -

Camila Felicio 13/11/2023minha estante
Obrigada pela resenha me salvou dinheiro kkk Estava na minha wish, mas sempre tive a impressão de que podia ser monôtono kkkkkkkkkkkkkkk

Lets 13/11/2023minha estante
Hahahahaha a sorte é que achei por 5 reais na versão em inglês na promoção ??

Stefany 09/07/2023

Li esse livro ao mesmo tempo que Pachinko, e foi uma experiência interessante porque apesar de serem tão diferentes eles possuem algumas semelhanças: o fato da história acompanhar gerações de uma mesma família ao longo dos anos, o abandono de sua identidade, etc.

Mas aqui a história se passa nos Estados Unidos em contexto de segregação racial, onde acompanhamos essa pequena cidade habitada por pessoas negras, mas que fisicamente não parecem negras de forma alguma. Achei muito diferente todo conceito de Mallard, sendo esse lugar para pessoas de pele clara que nunca seriam aceitos como brancos devido sua origem negra, mas que ao mesmo tempo se esforçava para clarear a pele cada vez mais ao longo dos anos.

"A town for men lime him, who would never be accepted as white but refused to be treated like negroes."

E com esse pano de fundo, foi uma jornada muito interessante poder acompanhar a história de Stella e Desiree na busca pelo seu próprio caminho, e como cada uma construiu sua própria vida. A teia de mentiras que foi se formando me deixava ansiosa, porque eu não sabia como aquilo seria resolvido. A sensação é de que não era possível desfazer o nó que foi criado, porque cada mentira se ramificava em outra, até que se percebe uma vida inteira baseada em inverdades. E não acho que há como voltar atrás disso.

De tempos em tempos fico obcecada com alguns autores e decido que quero ler toda a sua obra, e sendo esse o segundo livro que leio de Brit, sinto que já quero ler até sua lista de compras. Essa autora tem uma forma tão bonita de escrever, ela sabe construir bons personagens e humanizá-los de tal forma que mesmo discordando de suas atitudes ainda conseguimos o porquê fizeram o que fizeram. E eu adoro livros assim. Já estou ansiosa para ler a próxima preciosidade que ela escrever e, se for como esse livro, sei que já vou gostar.

Robs 19/09/2022

Lindo!
Livro lindo!
Gostei muito de ver como 2 vidas de uma mesma origem podem ser tão diferentes baseados apenas nas escolhas que a gente faz na vida.
Top!
Fica a reflexão!

Bianca.Seminotti 05/05/2022

Metades
Este é o segundo livro que leio da Brit Bennett, e a autora ainda não conseguiu me prender muito. Mas a experiência foi melhor do que a primeira (The mothers). O tema central do livro é muito bom, e traz o tópico da discriminação racial nos anos 60, 70, 80, através de outro ângulo. O desenrolar da história é melhor no terço final da narrativa, e todos os personagens são muito reais e interessantes.

@leiolivros 13/04/2022

A premissa é facilmente intrigante: no contexto dos EUA nos anos 60, as gêmeas Vignes fogem da cidadezinha onde vivem e decidem viver com identidades raciais opostas. Uma como branca e a outra como preta.

Das muitas maneiras como essa história poderia se desenrolar, acho que Britt Bennett soube escolher a melhor.

Com muita serenidade, mas nenhuma timidez, ela nos apresenta uma narrativa recheada de questões que reverberam muito hoje em dia, como o racismo e a identidade de gênero, sem deixar que pareçam deslocadas no contexto histórico em que tudo se passa.

As personagens são ricas em personalidade e cheias de defeitos, o que só as torna mais reais. Quatro mulheres tão diferentes e ao mesmo tempo unidas por algo tão forte nos guiam pelas vidas que escolheram viver. Achei bonito demais.

Não foi um livro avassalador, e nem tem que ser. Às vezes a gente só precisa de uma boa história

glhrmnc 22/02/2022

interessante ler esse livro num país tão miscigenado como o brasil (e onde se fala tanto sobre colorismo, e onde boa parte da população tem pessoas negras na família mesmo que não se identifiquem como e a divisão não seja tão evidenciada) e em 2021, onde a conversa sobre racismo ainda é tão atual quanto nos anos 80. me emocionei, me marcou demais a forma como mesmo estando separadas continuaram tendo uma parte da outra através das filhas e como a mãe delas no final da vida via as gêmeas como duas partes de um todo.

Bia 01/02/2022

Apenas leiam
Achei o livro simplesmente perfeito, agora que terminei tô aqui me perguntando pq demorei tanto pra ler ele.
O livro traz várias reflexões, a história é linda e com certeza vou ficar pensando nele por muito tempo. Já virou um dos meus preferidos!

Mick 21/01/2022

Eu nem sei como começar essa resenha-
O livro tem como temática central a ?passabilidade? de duas irmãs (?lightskin?) e como isso afeta a vida de cada uma e as pessoas com as quais elas se relacionam. Cada personagem é extremamente bem escrito e conseguimos entender a motivação por trás de todas as ações.
SPOILER (ou não sei lá)
A relação entre a mãe e sua filha branca é a melhor de ser analisada e põe em cheque o ponto principal - a solidão de ser quem você não é.
5/5

Gaby 11/10/2021

Gostei, não amei!
Eu gostei, mas não amei!
Os personagens são complexos e a ideia do livro é muito original. Alguns personagens eu gostei muito, como o Early e a Jude, outros nem tanto, como o Blake.
A autora toca em assuntos como colorismo, segregação, gêneros de uma forma muito realista e eu achei isso DEMAIS!!
Por outro lado, achei que o livro deixou muitas lacunas e acabava atrapalhando na fluidez da leitura.
Eu gosto de sentir emoção quando leio e não consegui ter essa sensação durante a leitura.

koozinho 10/10/2021

Foda
acabei este livro ontem e real nn sei mais oq fazer da vida Meu cérebro eh só Jude Stella Desiree ? os personagens são tão perfeitos Sério tô num apego tão grande ! os quotes desse livro a história td como ela se desenvolve como eh completa ,,, o jeito q ela liga tds os pontos sem palavras Foda só isso FODA

readingstatus 10/10/2021

Já tem quase uma semana que finalizei a leitura de The Vanishing Half e eu ainda não consigo colocar em palavras o quanto essa leitura foi incrível!

Esse livro é de uma genialidade em termos de construção de história e escrita, a forma como tudo é tão bem pensado e a autora consegue navegar com uma maestria pelos diversos pontos de vista que a história tem e como cada um deles se complementam e ao mesmo tempo são tão singulares, meus amigos, é maravilhoso e de uma sagacidade admirável.

Eu adorei como a autora trouxe para história o que foi o período da segregação racial nos EUA, gostei como ela conseguiu trazer para discussão assuntos sobre identidade, raça, colorismo, relações e dinâmica familiar.

Acho que a grande cartada desse livro é a forma como Brit Bennett consegue criar duas personagens tão complexas e reais. É interessante ver como duas pessoas que, socialmente, eram vistas como iguais, viveram vidas tão diferentes e se vêem socialmente de formas diferentes. E ainda que no nosso consistente saibamos que todos temos nossas singulares, aos olhos do leitor as irmãs Vignes são a exceção, são duas partes diferentes, mas ao mesmo tempo iguais, um todo. A forma que a autora brinca com essa questão da dualidade e o uso de metáforas dá um toque todo instigante para a história.

A história pode ser um pouco densa, mas eu achei a narrativa bem fluída e particularmente não consegui largar a leitura. The Vanishing Half é um livro que trafega sobre definições e construção social, sobre como a sociedade define o ser. É um livro que me deixou pensativa e me marcou, recomendo demais a leitura!

brenda 10/09/2021

Eu praticamente engoli esse livro, de tão bom que ele é.
Não me lembro de ter lido um livro que falasse de um tema tão delicado como o colorismo, de uma forma tão justa.
Eu senti raiva, fiquei triste, feliz, emocionada, enfim, tudo.
Esse livro é incrível e super necessário.

juliapassos14 08/09/2021

Interessante
O livro conta a história de Desiree e Stella, irmãs gêmeas, que cresceram em uma pequena comunidade negra no sul dos Estados Unidos, que era obcecada por criar gerações de pele cada vez mais clara. Com uma infância difícil e regada pelo racismo, as irmãs fogem de casa e, eventualmente, tem as suas trajetórias separadas: uma se torna mãe de uma garota com a pele tão escura quanto a noite (que é rejeitada pela cidade natal da mãe, por não seguir o padrão da pele clara) e outra busca incansavelmente a liberdade de se passar por uma mulher branca. A reviravolta da história se dá no momento em que as filhas de Stella e Desiree se encontram e percebem o choque das diferentes culturas nas quais cresceram.

A história é interessante e densa, passando por diversos períodos da vida de cada uma das irmãs e o desenrolar de suas vidas, de acordo com as decisões que tomaram. Algumas partes do livro podem ser difíceis de digerir, uma vez que os personagens são bastante complexos, mas no geral aborda temas extremamente importantes como o colorismo, preconceito e até mesmo LGBTQIA+.