The Vanishing Half

Brit Bennett

Resenhas -

Kelly 10/02/2021

Interessante
Mto interessante ver que irmãs gêmeas conseguem levar vidas tão diferentes, uma se passando por uma mulher branca e outra considerada negra, mas mto clara para a cidade onde mora. Uma casa com um marido branco, tem uma filha branca. A outra tem uma filha negra, que chama a atenção justamente por isso. E podemos ver o papel que o preconceito tem em tudo isso.

Carolina 28/01/2021

Leitura que expande horizontes
Nunca tinha lido um livro que mostrasse o cenário racial nos EUA da forma como esse livro consegue retratar. Ele mostra um espectro muito mais complexo do que apenas ser negro ou branco, e explora a identidade e autoafirmação de pessoas de famílias mistas, o que pode ser visto de forma semelhante em grande parte das famílias no nosso próprio país.

A narrativa é viciante, e a forma como vamos aprendendo pouco a pouco a visão de diferentes pessoas do núcleo familiar retratado mostra a habilidade da autora como contadora de histórias.

Sem dúvida se tornou um dos meus favoritos da vida! Espero que em breve tenhamos uma tradução para o português, para que mais pessoas tenham acesso à essa história que acrescenta tanto à nós quando a lemos.

Artur 24/01/2021

De início, achei que não tinha me conectado tanto com as personagens, mas agora, uns 20 dias depois de ler, sigo pensando nas personagens e nos acontecimentos e tudo mais e consigo enxergar as camadas e a importância dessa história.
Um livro muito redondo, bem amarrado, com personagens reais e problemas condizentes com as situações vivenciadas. Não é um final triste, mas também não é um final feliz, é, novamente, real. Achei a abordagem sobre colorismo e ?white passing? muito interessante. Brit Bennett segue fazendo tudo.

marxcos 21/12/2020

AAAAA
Falo sem dúvidas que é O LIVRO DO ANO !!!! Maravilhoso de verdade, me faltam palavras para descrever o quanto eu amei essa leitura.
E quem discorda que discorde no seu skoob.

Heloisa.Damian 23/10/2020

Muito bom!
Tô impressionada! Esse livro é muito bom. Vale a pena a leitura e de cara, você aprende um pouco mais sobre o racismo, abuso, cultura, e como era nos anos 60/70.

helene 26/07/2020

Esse é o segundo livro da Brit Bennett que leio, mas a experiência foi completamente outra. Não sei se foi pelo fato de ler na escrita original sem tradução, se essa história é mais próxima/pessoal da autora ou se talvez eu esteja num momento diferente, o fato é que foi uma das melhores narrativas que já li.

Existe tanta segurança na escrita que ela não precisa de nenhum outro elemento para segurar o leitor, nenhum mistério, nenhuma grande revelação - tanto é que muitos desfechos são entregues como se de passagem, mas sem deixarem de ser marcantes. Entre uma década e outra, nós vamos acompanhando como os personagens lidam com o eu real e o eu projetado. A grande protagonista desse livro, afinal, é a jornada da família.

Wes 30/06/2020

Uma mistura de Euridice Gusmão com Evelyn Hugo
Quando eu vi as promos desse livro dizendo, A história de uma mulher negra se passando por branca, eu pensei: ué que lazeira é essa?! Só depois de ler que fui entender o motivo.

O livro se passa no começo dos anos 60 até o fim dos anos 80, período esse carregado de preconceito e descriminação por todo o canto dos EUA. E é aí que que começa a história de duas irmãs gêmeas bivitelinas, uma nasceu com a pele mais escura e outra mais clara. Ambas se separam enquanto eram mais jovens e vivem suas vidas sem contato nenhum desde então...

Enquanto uma sofre todo o preconceito da cidade por ser uma mulher negra e incansavelmente busca procurar sua irmã. A outra vive uma vida de estrela em ascensão interpretando papel de pessoas brancas e em alguns momentos renegando a sua identidade ou até mascarando. Até que uma personagem aprece e amarra o laço das duas.