Auto da Compadecida

Resenhas - Auto Da Compadecida

2010 encontrados | exibindo 226 a 241

AnaPAssis 16/01/2024

Genial!
Já havia assistido à minissérie e ao filme... Esse foi meu primeiro contato com a obra escrita do Ariano... Ele é genial!

Não tenho palavras para descrever os diálogos, as tramóias de João Grilo, e as histórias de Chicó.

Só não favoritei porque sabia que se tratava do roteiro da peça, mas tem trechos com opções para o diretor mudar algumas cenas e cenários. Isso me atrapalhou um pouco pq na versão que li não havia diferença entre o texto da peça e essas "instruções", que poderiam ser inseridas em outra fonte, ou em itálico para diferenciar.

Super reconhecimento, que conhecer outras obras do autor ??

gabvsc 13/01/2024

Uma leitura engraçada, leve, divertida e rápida. eu adorei ler o livro e acompanhar a história dos personagens

Adriely21 11/01/2024

Gostei bastante da leitura, vi e aprendi muitas coisas que nn tinha percebido no filme. O livro para mim me fez refletir sobre como estou lidando com as situações difíceis da minha vida também a importância das escolhas.

Ennndss 10/01/2024

É um livro excelente, uma leitura fluida com sátiras e críticas. Especialmente para aqueles que pensam que a religião não tem espaço para brincadeiras.

Rfgaugustin 08/01/2024

Bem parecido com o filme, poicas alterações nos detalhes.
Ariano torna o drama leve, cômico e poético.

Mi_ 06/01/2024

"Embarquei nas páginas do 'Auto da Compadecida' de Ariano Suassuna e me vi imerso em um universo rico de humor, crítica social e personagens inesquecíveis. Suassuna tece uma trama que mescla o sagrado e o profano, resultando em uma obra que é ao mesmo tempo divertida e reflexiva. Uma leitura indispensável para quem busca uma viagem pela cultura nordestina, com pitadas de sátira e sabedoria. Recomendo a todos que desejam uma experiência literária única.

najma0 06/01/2024

Foi assim.
(4,25)
Confesso que nunca vi o filme, mas definitivamente vou assistir ainda hoje. E quando tiver alguma peça, COM CERTEZA irei ver.
Acompanhei em audiobook e égua foi maravilhoso, sério. Se puderem, ouçam, porque a experiência fica muito melhor, acho que só gostei o tanto que gostei por causa dos atores que fizeram as vozes, deram muita vida à história.
É engraçado e confesso que fiquei triste de chegar ao fim, queria continuar acompanhando os personagens. Sensacional.
Thaí 06/01/2024minha estante
O filme é maravilhoso!

Iolanda 06/01/2024minha estante
Tanto o livro, quanto filme são perfeitos!

darci jones and the six 04/01/2024

Melhor do que eu esperava
Eu não sabia o que esperar desse livro, visto que ele é em estrutura de roteiro. Mas ele com certeza foi melhor do que eu esperava.
O livro flui muito bem, é gostoso e divertido de ler. A todos o momento eu lia as falas com as vozes dos atores do filme. E por falar do filme, ele segue muito bem essa literatura.
É uma leitura bem rápida, mas de grande apreciação. Recomendo mil vezes, com mil estrelas e um coração.
????
Brenno.Gomes 05/01/2024minha estante
esse bichinho aí é o roteiro do filme é?? Que massa, nunca li um livro assim

Caroline 04/01/2024

Incrível
Esse livro é maravilhosooo, muito engraçado, ri várias vezes lendo ele, leitura bem rápida, todo brasileiro deveria ler

raxel_costa 04/01/2024

Só sei que foi assim
Quando se trata de sertão, há muitos clichês. Justamente por abraçar e aprofundar esses clichês, Ariano atinge sua maestria. Resgata todas as imagens e desenhos para fortificá-los e construir personagens marcantes. Sem se esquecer, nunca, do bom humor e da religiosidade típica, Suassuna traz à vida uma das melhores obras teatrais do país, conquistando um lugar especial na maior parte dos corações brasileiros contagiados por sua genialidade.

Laranass 04/01/2024

Todo mundo é 🤬 #$%!&
Amo livros com ceu, inferno, purgatório e eu amo como nesse livro eles falam que toda a parte da sociedade é errada

Rafael 03/01/2024

Ariano mágico
Eu sempre fui muito fã do filme, e me deparei por acaso com a peça. Existem apenas algumas diferenças bem pontuais. João Grilo e Chicó são personagens do Brasil, são a cara do Brasil. Emocionante e engraçado, atemporal.

Rebeca.Souza 03/01/2024

A santa advogada
Auto da compadecida deveria ser uma peça que todo brasileiro deveria ler!

Bem humorada, com ritmo empolgante e falas ácidas,Ariano Suassuna, pai deste roteiro, casou o estilo das peças de comédia medieval com cordéis nordestinos e criou uma obra de arte.

Mas não se engane, esse roteiro não foi feito só para rir. Como uma boa obra brasileira, carrega críticas sociais associadas com a realidade nordestina, como por exemplo: a ganância e poder da Igreja; a valorização dos donos de terras (descendentes de portugueses) em detrimento dos civis mais pobres (Chicó e João Grilo); a violência dos cangaceiros gerada por aqueles que deveriam proteger a população (a polícia).

A nossa senhora ( a santa compadecida) adentra esta história mostrando o outro lado da história dos personagens condenados pelo Diabo ( o que eu achei bem pertinente ele ser representado por um vaqueiro, algo que faz parte do folclore nordestino); revelando o outro lado da moeda por trás das suas ações, mas acredito que no fundo ela somente perdoou de fato Severino, o cangaceiro e João Grilo.

Bem, acho que todo mundo já entendeu o quanto eu gostei da peça e que sim, eu recomendaria esse livro para QUALQUER pessoa.

Angelica.Shihara 02/01/2024

Um livro engraçado, cheio de boas energias ao ser narrado, personagens icônicos e que fica gravado n mente de quem lê.
Suassuna trouxe alegria pra essa leitura.

Atlam 01/01/2024

A experiência foi incrível do início ao fim, não é como o filme, mas tão bom quanto. vale a pena ver e ler.

2010 encontrados | exibindo 226 a 241