Auto da Compadecida

Resenhas - Auto Da Compadecida

1926 encontrados | exibindo 1 a 16

Stephie 01/08/2021

Auto da compadecida
Minha professora passou esse livro antes das férias e eu não li KKKKKKKK.
Minhas aulas voltam amanhã e eu me desesperei um pouco ?
Então eu li o livro pra não pagar vergonha na aula (confesso que foi a primeira vez que eu li um livro que a escola passou. Obrigada Letícia, por ter me incentivado a ler ??)
Como eu não tava com a mínima vontade, eu usei o audiolivro que tá disponível no YouTube, coloquei no x2 e companhei a leitura. Acho q o fato de eu ter usado o audiobook ajudou um pouco(se a sua escola passar esse livro, faz isso) ao decorrer do livro, a leitura vai ficando mais leve e rapida, mas as primeiras páginas dão vontade de morrer ?.
Enfim, no final, achei o livro bom, mas eu não leria se não fosse obrigação de escola
Nati 01/08/2021minha estante
A leitura é difícil ?

Nati 01/08/2021minha estante
Tem o filme

vi 01/08/2021minha estante
veja o filme! é muito divertido

Brenda 01/08/2021minha estante
Também li por causa da escola, mas mesmo assim gostei muito do livro

rita_pontes 01/08/2021minha estante
Esse livro é ótimo! Eu amo demais a escrita do Ariano e consegui ler super rápido. Pra uma próxima vez, quando você tiver mais tempo e sem pressão de prazo, dê uma nova chance ? O canal vá ler um livro no YouTube fez umas lives muito bacanas discutindo o conteúdo do livro, eu recomendo!

Bruna | @bmartinssss 10/03/2020

Li todo o livro imaginando as cenas do filme. Adorei!
Juba 10/03/2020minha estante
Muito bom né ^^ :)

Bruna | @bmartinssss 10/03/2020minha estante
Sim, eu adorei! Fiquei com vontade de assistir o filme de novo depois que eu li hahah

Juba 10/03/2020minha estante
:) :D

Lary.Momentolitera 10/06/2020minha estante
Caraca eu nem sabia que existia o livro \0/ que mara

Juba 11/06/2020minha estante
Não perca tempo e faça de tudo pra ler ^^

Danilo 02/08/2021

Suassuna é incrível!
Chicó e João Grilo estão em busca da sobrevivência. O pobre nordestino precisa dar um jeito para driblar a própria fome. O livro é uma peça de teatro pronta e apesar do seu jeito simples e cômico, essa história não deixa de apresentar um sofrimento constante na vida do sertanejo. Eu amo ver o jeito que João Grilo monta e resolve as confusões, ridicularizando a elite. Essa ridicularização da elite brasileira é um traço incrível do Ariano. Sempre me diverti assistindo suas palestras onde ele fazia chacota da elite e ainda era aplaudido! Rsrsrs? Essa frase resume o que tem no livro:?A esperteza é arma do pobre?
Adorei sua resenha!!! ?

Julia Mendes 03/08/2021minha estante
É de boa de ler sendo peça de teatro? Não muito sou acostumada ?

Julia Mendes 03/08/2021minha estante
Falei que nem mestre Yoda ???

Danilo 03/08/2021minha estante
Ju! É super tranquilo. Essa edição não tem tantos detalhes do que fazer no palco. Então é possível ler sem perder a conexão com a história

Danilo 03/08/2021minha estante
Depois eu vi uns erros na minha resenha. Vai ficar assim mesmo! Hahahah

Kell 09/09/2022

"Não sei, só sei que foi assim"
Uma leitura muito agradável. O auto da compadecida, é uma livro muito bom, fluído, divertido, engraçado. Um livro curto então li em 2 horas, foi incrível. Não tenho muito costume em li literatura nacional, mas estou gostando muito dos que estou lendo. Me indique livros nacionais.
Claudia.Lopes 09/09/2022minha estante
Acabei de ler "Capitães de Areia" de Jorge Amado, muito bom

estanted4ari 09/09/2022minha estante
Quero ler esse também, eu amo o filme demais... Agora aqui vai algumas indicações nacionais: medo, a coragem, a língua dos anjos e as camadas da cebola

Kell 10/09/2022minha estante
Muito obrigado pelas indicações. Aliás, eu assisti o filme tbm, e é a melhor adaptação que já vi.

Perdida_nas_Estrelas 10/09/2022minha estante
Bom, eu amo Dom Casmurro! Vale a pena a experiência sz

Kell 10/09/2022minha estante
Sim, Dom Casmurro, é uma leitura obrigatória. Já está na minha lista. Obrigado pela indicação

Renata CCS 01/03/2013

O AUTO DA COMPADECIDA é uma obra merecedora de numerosos elogios
O AUTO DA COMPADECIDA é um clássico do teatro brasileiro e virou minissérie de televisão e um filme para o cinema, ambas ótimas versões que recomendo assistir. Mas a leitura é sempre insubstituível: lendo esta peça, podemos sentir sua força poética e popular, a simplicidade dos diálogos, os vários tipos de personagens nordestinos, e vemos também o tipo bem brasileiro neles, que é o de "dar conta do recado" com o famoso "jeitinho" brasileiro.

Os protagonistas são Chicó e João Grilo, que são dois empregados de uma padaria, cujos patrões cuidam melhor da cadela do que dos funcionários. Quando a cadela morre, a mulher do padeiro exige que João Grilo e Chicó peçam ao padre que benza sua cachorra antes do enterro. Para conseguir que o padre realizasse o enterro, João Grilo diz que a cachorrinha era uma cristã devota e que deixara em testamento 10 contos de reis para a igreja. O bispo fica chocado quando descobre, mas logo aceita ao saber do dinheiro. Chicó apaixona-se por Rosinha, a filha do Major Antônio Morais, e junto com João Grilo elaboram um plano para provar que Chicó é corajoso e assim conseguir a permissão do major para poder se casar com sua filha. Em uma de suas armações eles se encontram com o cangaceiro Severino que invade a cidade com seus homens e faz com que seu subordinado mate o padre, o bispo, o padeiro e a esposa. Na hora da execução de João Grilo e Chicó, João Grilo engana Severino com uma gaita mágica que ele diz que pode ressuscitar os mortos. Severino decide morrer para visitar seu padrinho Padre Cícero e depois voltar com o poder da gaita, então pede ao seu guarda que o mate. O subordinado vendo que seu chefe não voltava, mata João Grilo e Chicó consegue fugir. Todos os mortos se encontram no purgatório para o julgamento final e, após uma discussão acirrada com o Diabo, João Grilo consegue a presença de Nossa Senhora que sugere ao filho, Jesus Cristo, que envie Severino diretamente para o céu, pois ele não era responsável pelos seus atos, já que foi uma vítima de uma infância difícil. O padeiro e sua esposa também seguem o mesmo caminho, já que se perdoam antes de serem assassinados. O mesmo acontece com o padre e o bispo, pois na hora da morte perdoaram seus agressores. João Grilo ganha uma segunda chance e a permissão de voltar para a Terra.

Com muito humor o autor fala da miséria humana, da mesquinharia das pessoas, do racismo e da luta pelo poder. Revela também os costumes regionais e o caráter religioso dos cristãos. Ariano Suassuna escreveu de forma irreverente, mostrando a vida no sertão nordestino e a fé simples de um povo. Simplicidade é o sinônimo deste livro delicioso. É um clássico de nossa literatura! Leitura mais que obrigatória.

J@n 02/03/2013minha estante
É uma peça poética e popular. A simplicidade dos diálogos e a caracterização dos personagens tornam esta obra única na dramaturgia brasileira. Adoro Ariano Suassuna. Para mim, ele é o "cara"!

Renata CCS 05/03/2013minha estante
Olá J@n, eu tb adorei esta obra. A adaptação cinematográfica ficou bárbara também (como grande fã, imagino que tenha assistido).

J@n 06/03/2013minha estante
Assisti sim e achei que ficou incrível, muito fiel ao original e com atores perfeitos. Notei que vc não leu outras obras de A.S. e, como grande fã, vou tomar a liberdade de indicar algumas (posso?) Tenho certeza que irá gostar.

Renata CCS 06/03/2013minha estante
Olá J@n, aceito sugestões sim e fico muito grata! São tantas as obras de Suassuna que realmente preciso de algumas indicações. Obrigada!

sonia 28/10/2013minha estante
Ler o livro, assistir o filme, e admirar-se de que a obra é do autor quando muito jovem ainda.

isadorarxg 19/07/2022

confesso q n leria esse livro se n fosse pela escola msm gostando mt do filme nunca tive vontade de ler o livro, ele ate q e bkm mas n faz mt meu estili de leitura sla
Looser 26/10/2022minha estante
Kakakak mesma coisa q eu disse na minha resenha mds

isadorarxg 26/10/2022minha estante
mds fui ler e foi praticamente a msm coisa so q com palavras diferentes alakakkaka

Looser 29/10/2022minha estante
@Isinha SIM KAKAKKA MDS já te adorei

isadorarxg 29/10/2022minha estante
tb ja te adoreikkkkkkk

Phelipe Guilherme Maciel 01/09/2016

A Grande Obra do Teatro Nacional. Desculpe, Nelson Rodrigues...
A grande obra do teatro nacional. Este livro é o ponto alto da cultura nordestina mais simples, do povo sofrido sertanejo. A obra é bem diferente da versão que todos conhecem da versão televisionada estrelado por Matheus Nachtergaele, Selton Mello e Fernanda Montenegro. Na versão do cinema, além de O Auto da Compadecida, trechos de outros livros do grande Ariano Suassuna foram incorporados, como o livro "O Santo e a Porca" e "Torturas de um Coração".
Ariano bebeu diretamente na fonte das crendices populares e da literatura de cordel para fazer O Auto da Compadecida. O Gato que descome dinheiro, o julgamento no céu, entre outros célebres momentos da peça, são já histórias muito antigas do povo nordestino.

Esse livro dá para ser lido em 1 dia apenas, mas a mágica que deve é retirada, dura para sempre. Hoje me sinto muito mais brasileiro, e um pouco nordestino, pois este livro é puro orgulho.

Ariano Suassuna, você foi o mais porreta dos porretas.
Alana 30/01/2017minha estante
sim, sim sim!!! Foi um livro que peguei emprestado pra ler, mas tenho a intenção de adquiri-lo e poder ter ele ao meu alcance sempre.

Phelipe Guilherme Maciel 30/01/2017minha estante
E a edição da Agir é toda carinhosa, um livro muito bem feito, que vale a pena ter mesmo. O que Ariano Suassuna e Jorge Amado passam do nordeste, homem nenhum consegue passar. Eles te transportam para aquele reino de felicidade simples. Da mesma forma que Graciliano Ramos consegue te fazer experimentar a aridez da terra, o suor da testa e o sal das lágrimas.

Fábio 14/02/2017minha estante
Tenho lido muitos livros estrangeiros, mas logo espero adquirir novamente livros de autores brasileiros, esse em especial por ser um clássico da nossa literatura!

Phelipe Guilherme Maciel 15/02/2017minha estante
Fabio, também desconsiderei muito a literatura nacional depois do Ensino Médio. Priorizei a literatura americana, principalmente a literatura fantástica e ficção científica. Hoje estou relendo os grandes clássicos brasileiros e me redescubro! Também estou gostando muito dos contemporâneos, como o Milton Hatoum por exemplo. Vale a pena, demais!

Notas da Leitora 09/03/2022

Conhecia a história mas...
ler, entrar em contato com os personagens em sua narrativa distinta do audiovisual foi uma experiência excelente.
Adorei a escrita, a forma como se desenrola o enredo e já tô louca para buscar mais obras do autor!
Mayara.Dangelo 09/03/2022minha estante
Amo ? li muito quando criança .

Milena - @milenayasmim_ 09/03/2022minha estante
Eu amo esse livro

Katia Rodrigues 09/03/2022minha estante
Recomendo O santo e a porca ? é muito bom!

Notas da Leitora 09/03/2022minha estante
Vou buscar esse. Obrigada pela recomendação!

zuko. 22/10/2022

ainda não acredito que achei esse livro na biblioteca da escola.

amo tudo nesse livro os diálogos são perfeitos li tudo em um dia só
dontartaruga 27/10/2022minha estante
eu GANHEI esse livro da escola mas n aguentei duas páginas ?
achei tão estranho o texto no estilo teatral

zuko. 04/11/2022minha estante
eu gostei do livro mas senti falta de algumas coisas e as vezes o estilo teatral me irritou mas eu amo a história se quiser me dar o livro eu aceito

dontartaruga 05/11/2022minha estante
jamais, vai ficar aqui enfeitando meu quarto até um dia baixar coragem, e muita paciência, em mim p eu conseguir ler

zuko. 05/11/2022minha estante
chata!!

Daniella 31/05/2020

Criei uma admiração muito grande pelo autor, Ariano Suassuna, antes mesmo de ler esse livro ou qualquer outro dele. Então lê essa obra só fez com que eu criasse ainda mais estima por ele.
Essa obra é rica em críticas, sátiras e personagens cômicos. Quem já viu o filme e se apaixonou vai se a apaixonar ainda mais pela história após ler o livro.

SEVERINO
Como é o nome de Vossa Senhoria?
JOÃO GRILO
Minha Senhoria não tem nome nenhum, porque não existe. Pobre lá tem senhorita, só tem desgraça.
SEVERINO
Diga então o nome de Vossa Desgracência.

Página: 119/120
EvaíOliveira 31/05/2020minha estante
Muito bom.

Marcia 08/04/2021minha estante
Se vc nunca leu um texto de teatro, este é o melhor para começar! Ariano Suassuna retrata magistralmente o país em que vivemos até hoje.

Laysse.Pessoa 19/07/2021minha estante
A poucos minutos eu estava lendo uma resenha perfeita do nada ela sumiu e não a encontro mas.

Evinha Lopes 28/06/2022minha estante
Vou lê em agosto

Kaiã 20/07/2021

A memória afetiva desse filme é grande e o livro é tão bom quanto. Amei revisitar essa história incrível. O livro é bem curto e fluido, todos deveriam ler, impossível não gostar.
Dilva 20/07/2021minha estante
Ameiii esse livro. Matheus Nachtergale incorporou direitinho o papel de João Grilo, impossível ler sem imaginar ele. Todos os outros tbm foram mto bons, mas João Grilo é sensacional.

Kaiã 20/07/2021minha estante
Simm! Já tô com vontade de rever o filme!!

readwithjuly 20/07/2021minha estante
esse livro é mt bom ri mt lendo

Simone 04/05/2021

Auto da Compadecida nos remete ao nordeste mais singelo em hábitos e costumes. Texto cômico e leve. Leitura indispensável para quem é apaixonado pelo Brasil.
bibis 04/05/2021minha estante
Aaaa quero ler

Simone 05/05/2021minha estante
Você vai amar Bibis?

bibis 05/05/2021minha estante

Alberto 21/01/2022

Muito divertido
É bem genérico afirmar que uma obra é "muito divertida", mas é a melhor descrição a se fazer. Da primeira à última linha, não há um momento sem graça. A minissérie que passou na Globo segue bem o livro, com modificações, mas vale mesmo a pena a leitura. O difícil é não associar Chicó e João Grilo, respectivamente, a Selton Mello e Matheus Nachtergaele (nomezinho difícil, obrigado pela ajuda, Google rsrs).
isisfy 21/01/2022minha estante
O filme é muito bom! O livro deve ser maravilhoso então.

Michela Wakami 21/01/2022minha estante
Amooooo!

Beatriz.Rios 22/01/2022minha estante
Nossa! Estou querendo muito ler a última obra de Arino Suassuna desta mesma coleção. Inclusive nela, tem ilustrações feitas pelo próprio autor.

Tiago Doreia 18/06/2021

Uma das minhas leituras brasileiras favoritas
?Cumpriu sua sentença, encontrou-se com o único mal irremediável, aquilo que é a marca do nosso estranho destino sobre a terra, aquele fato sem explicação que iguala tudo o que é vivo num só rebanho de condenados, porque tudo o que é vivo, morre.?

Li essa incrível obra a primeira vez no ensino médio, e tenho uma recordação de ter apreciado bastante, mesmo não tendo a maturidade literária que tenho agora, que por consequência me fez apreciar muito mais nessa segunda leitura.

O auto da compadecida é uma incrível sátira social, do nosso amabilíssimo Ariano Suassuna, em formato de peça teatral que abrange um estudo muitíssimo bem humorado sobre os diversos grupos que constituem nossa sociedade.

Apesar de ser uma obra relativamente curta, aborda tantos pontos relevantes que seria necessária uma análise completa para abordar todos. Mas somente para citar algumas: a maneira como cada um age única e exclusivamente pensando em seus interesses e como tal atitude de um ou de outro vai beneficiá-lo. O interesse em lucrar, seja literal ou figurativamente é tamanho que muitos esquecem seus princípios (se é que já tiveram algum) de maneira a cegar-se propositalmente a fim de lograr êxito em extrair benefício daquela situação.

A religião entra fortemente tanto no enredo como na análise do indivíduo e da sociedade, visto que este é um elemento forte na vida das pessoas, principalmente nesse contexto de sertão nordestino do século passado.

É incrível como Ariano consegue trazer um equilíbrio pra esse elemento religioso, tanto na hora de exaltar a importância da religião como uma forma de salvação, de seguir e praticar as boas condutas; quanto pra expor suas fragilidades e sua face mundana e pecaminosa, representada pelas falhas de homens do mais baixo ao mais alto clero, todos corrompidos em maior ou menor nível.

O autor ironiza mais uma vez com um personagem, o do frade, que aos olhos de todos era um ?débil mental? mas que no fim foi o maior merecedor de honrarias religiosas.

Outro ponto muito interessante é a maneira como Ariano Suassuna quebra a 4ª parede, em um certo momento que o palhaço chama os atores para frente do plano e há um diálogo muito interessante que destaca essa questão. Vale a pena prestar atenção nessa conversa!

Um plus muito interessante é como o ilustríssimo Suassuna valoriza a cultura do sertão nordestino. Além de todos os elementos que ambientalizam a história, é interessante notar que algumas das incríveis histórias contadas na peça, como o gato que descomia dinheiro por exemplo; foi tirada de uma literatura de cordel.

Há inúmeros outros assuntos que valem uma ótima discussão, como a postura de alguns personagens, arrogantes e prepotentes diante de um pequeno, mas submissos e ordinários diante dos grandes, além de adultério, confiança (ou a quebra dela), suborno, calúnia, mentira, roubo, e assassinato. Mas para não me estender demais, queria deixar somente elogios pra essa maravilhosa obra que me arrancou reflexões e risadas durante todo o percurso de leitura.

Recomendo fortemente essa obra-prima da literatura brasileira!
Manuela 21/06/2021minha estante
Suassuna tem uma habilidade ímpar em abordar assuntos complexos de forma simples e, de certo modo, lúdica. Um mestre brasileiro, que exaltou a cultura nordestina de forma brilhante.

Tiago Doreia 23/06/2021minha estante
Além do maravilhoso senso de humor pra apresentar todas as questões, um verdadeiro mestre.

Manuela 27/06/2021minha estante
Definitivamente. O humor é o ponto chave de sua obra, faz a gente rir até das desgraças.

Albieri 17/02/2021

Amoooo
6° Livro do Ano
??????

Auto da Compadecida -Ariano Suassuna

Não tenho palavras para descrever esse livro, escrito como uma peça de teatro. Já posso dizer que entra nos meus favoritos, afinal o filme o Auto da Compadecida é meu filme nacional preferido.

Ter a honra de ler esse livro me leva a uma série de sensações.

João grilo o amarelo safado que fez muitos de nós rir e chorar com suas peripécias, eu amei do começo ao fim.

Claro que o filme é diferente, pois acrescenta-se mais coisas e tira-se outras, mas os dois são perfeitos amei.

#AutodaCompadecida #ArianoSuassuna #literaturanacional #literaturaBrasileira #livro #amoler #instalivros #tagsforbooks #bookstation #biblioteca #cabeceira #skoob #minhaestante #kindle
Eliude 17/02/2021minha estante
Ariano é maravilhoso!