Auto da Compadecida

Auto da Compadecida Ariano Suassuna

Resenhas - Auto Da Compadecida

Aline Teodosio @leituras.da.aline 10/01/2020

Quem no Brasil nunca ouviu falar das mutretas de João Grilo e Chicó? Impossível ler a peça hoje em dia e não compará-la ao filme/minissérie, que, com apenas algumas ressalvas, foi bem fiel à obra.

A história gira em torno da malandragem do brasileiro e de suas artimanhas para sobreviver em meio a um cenário corrupto e cruel. O autor aborda com humor e um pouco de ironia o tal do jeitinho brasileiro. Dá umas cutucadas na nossa justiça, mostrando o quão parcial ela pode ser diante da força do dinheiro e do poder. Mostra a miséria e a soberba, a ganância e o simples desejo de sobrevivência.

Vemos aqui personagens caricaturais para simbolizar várias de nossas mazelas e/ou "pecados": O avarento, a adúltera, o corrupto, o esperto, o mentiroso, o assassino... Pode-se dizer que a obra tem um certo tom moralizante, de cunho religioso, porém o que ela mais me passou foi a intenção de pôr o dedo nas nossas feridas sociais mais gritantes.

Um humor divertido e ácido de tirar o chapéu.

"Felomenal"!!!!

Roberto Ramalho 08/01/2020

Fenomenal!
Esta peça de Ariano Suassuna, escrita em 1955 e encenada pela primeira vez em 1956, no Recife, continua mais atual do que nunca. Transformada em minissérie pela Rede Globo em 1999 (provavelmente sua entrada no imaginário do grande público brasileiro, apesar de já ter sido adaptada para filme anos antes), a peça é ácida, satírica, pungente e, ao mesmo tempo, extremamente engraçada. Chicó e, em especial, João Grilo, fazem rir pela identificação com a desgraça e a malandragem, sem a qual boa parte do povo miserável brasileiro morreria de fome. João Grilo é um dos personagens mais perspicazes e geniais que já li na literatura brasileira, quiçá mundial. Eu já tinha visto a série mais de uma vez, mas ouso afirmar que não há nada que se equipare à força do texto. Salvo algumas pequenas mudanças e adições à versão televisiva - para "encorpar" o enredo, a produção de Guel Arraes é extremamente fiel ao texto original de Suassuna, tanto que é impossível não ouvir, ou mesmo enxergar, a voz e os maneirismos dos atores de TV. Nessa sopa de tragicomédia nordestina de Suassuna, entram, sem dó nem piedade, a hipocrisia e a ganância eclesiástica, a pobreza extrema no nordeste brasileiro, além da esperteza do povo que precisa se virar para sobreviver e ser feliz. Mesmo já tendo visto série e filmes, recomendo - e muito! - o texto da peça teatral.

Luciana 29/12/2019

Cultura brasileira
Suassuna é um gênio da literatura brasileira. Nesse obra conseguiu reunir diversos aspectos de nossa cultura, sem perder clássicas referências literárias mundiais. A leitura é leve, agradável e muito divertida!

Zito 15/12/2019

Ri do início ao fim. É isso.

Silvinha 10/12/2019

Sei não, só sei que foi assim!
Livro escrito no formato de peça teatral, maravilhoso!!

site: https://www.youtube.com/watch?v=U_BJHWLpFko&t

mary 05/12/2019

Não sei,só sei que foi assim
Sensacional, aquele livro que você não tem o que escrever, só sentir.

Livia Barini 18/11/2019

Bacana
Nunca tinha lido nada do Ariano Suassuna e foi uma ótima primeira experiência.
O livro é uma peça de teatro e não romance, mas muito divertido.
Só não gostei da parte final, uns textos discutindo se o autor merece ou não o crédito pela obra que escreveu. Discussão infrutífera de teóricos.

Janine.Oliveira 02/11/2019

Amooooooooo! dei muita risada, li em 1 dia!
parece que vc tá lendo o filme

Ana 29/10/2019

Uma obra instigante e bem humorada, que te fará rir enquanto reflete sobre questões de fé.

Rani 25/10/2019

O Auto da Compadecida
Que livro, que livro!

Ler essa obra foi uma oportunidade imensa porque é um clássico da literatura brasileira e achei a leitura ótima.

Maria 04/09/2019

?Pobre lá tem senhoria, só tem desgraça?
PERFEIÇÃO! ?Não sei, só sei que foi assim!? Estou sem palavras! Li em dia só e fiquei o tempo todo (mesmo no trabalho) pensando no livro e rindo igual boba!! Um presentão do @cg.deoliveira ?? sem dúvidas top5 da vida! #AutoDaCompadecida #ArianoSuassuna #Books

Carolina CM 15/08/2019

Religião, lógica e cultura.
Difícil encontrar quem não tenha ouvido falar de Chicó, João Grilo e suas peripécias. Muito por conta do extraordinário filme de Guel Arraes. E o livro??? O livro é um apanhado de histórias de cordel meticulosamente organizado em uma peça simples. Personagens fortes se desenvolvendo em uma peça bastante curta, mas bastante reflexiva. O João Grilo do livro é engraçado, mas menos, é sombrio, é duro, é cruel...traços de quem tem uma vida sofrida de verdade. Fica a piada que você se constrange de rir no instante seguinte em que começou. A lógica do julgamento é sensacional, uma lógica religiosa bem diferente da lógica eclesiástica que vemos no começo do livro. É um livro espetacular, sem dúvida!

LuizaSH 05/08/2019

Conheci "Auto da Compadecida" através da minissérie/filme. E é umas das melhores produções que eu já vi, perdi a conta de quantas vezes já assisti e simplesmente nunca perde a graça.
Agora, lendo o livro, percebi algumas diferenças em relação à série, de personagens e tal. E o livro também é escrito em forma de peça de teatro, indicando as falas de cada personagem, mudanças de cenário, essas coisas.
Mas nada atrapalha a fluidez da narração, que é super engraçada, João Grilo é um figuraça! Mas têm uns pontos bem interessantes sobre questões comportamentais, relações humanas, e por aí vai, que te fazem questionar o indivíduo, como cada um se comporta, enfim.
E essa edição é muito bonita, toda trabalhada com ilustrações da famosa literatura de cordel, o texto, aliás, é escrito com esse estilo. Para conhecer literatura brasileira e, em particular, a literatura nordestina, muito bom mesmo.