Política: para não ser idiota

Política: para não ser idiota Mario Sergio Cortella

Resenhas - Política: Para Não Ser Idiota

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Ricardo 04/07/2012

Diálogo sobre a indiferença
Interessante, apesar de um pouco superficial este diálogo entre os professores Mario Sérgio Cortella e Renato Janine Ribeiro sobre a política. Acho que o livro pecou por sair às vezes um pouco do foco no entanto a erudição dos dois autores foi bastante demonstrada e a indiferença política é uma característica comum do brasileiro

Gabi Meireles 23/02/2017

Não precisa falar difícil pra falar bonito
Bate papo esclarecedor e enriquecedor entre dois filósofos, sociólogos, dentre outros títulos. Se você acha que política não presta e não quer se envolver ativamente porque acredita que não há mais solução, leia esse livro e entenda o que é, e a importancia sua da participação na esfera política do seu país. Esse é só o primeiro passo para uma transformação, que segundo Cortella e Janine, já está acontecendo.

@zurcenila 21/02/2017

Política para não ser idiota - Cortella e Janine
Este livro é um bate papo entre Mario Sergio Cortella e Renato Janine Ribeiro, num debate inteligente sobre direitos, deveres, liberdade, sociedade, democracia e a política do cotidiano.
Além de uma abordagem atual sobre a realidade e acomodação do povo brasileiro diante desse tema, os dois promovem um verdadeiro passeio sobre a história política do nosso país e do mundo e nos instiga a refletir sobre o futuro diante deste panorama.
Para a mudança que tanto queremos para nossa economia, sistema, política, sociedade, democracia, basta nos abstermos das discussões sobre este tema e esperarmos a cada dois anos novas eleições? Dispomos de liberdade de expressão? Liberdade de escolha? Liberdade política? Há democracia? Para reivindicar tantos direitos e "liberdades".. temos consciência de nossos deveres como cidadãos e parte integrante da sociedade?..
Enfim, a reflexão sobre uma política diária e não para ser lembrada em ano eleitoral. Boa Leitura!

eriksonsr 21/05/2013

Muito bom livro!

Creio que leituras como estas são algumas das que realmente deviam ser cobradas na escola bem como se fazer trabalhos e discutir sobre.

Os autores falam como o sentido original da palavra idiota, aquele que não se interessa por política, é desconhecido, bem como a importância da mesma, de se debater e participar da política.

Uma citação encontrada no mesmo:
"Liberdade é algo natural para o ser humano, tanto é assim que não percebemos quando esta presente, mas logo nos damos conta da sua ausência."

Thamires.Viel 16/11/2015

Opinando: Cortella é um filosofo com sacadas geniais, desde que assisti a palestra dele intitulada " Se você não existisse, que falta faria?" me apaixonei.
Em tempos de agitação politica, crise, inflação, manifestações e etc é extremamente importante causar uma reflexão politica nas pessoas. As pessoas estão guerriando e divididos em dois grupos: Os que defendem sua posição politica ferrenhamente a ponto de perderem a razão contra os que preferem não se envolver com a politica. O livro é exatamente para esse segundo grupo.

" A expressão idiótes, em grego, significa aquele que só vive a vida privada, que recusa a politica, que diz não a politica. " ( Página 7 )

A forma escolhida para a criação do livro não me agradou. Trata-se de um dialogo entre os dois autores, dialogo esse dirigido com cada um expondo o que pretendia. Criei uma expectativa além do que o livro forneceu. Por se tratar de dois autores excepcionais, de conhecimentos vastos e sabedoria impar, esperava que o livro trouxesse mais mais conteúdo, mais reflexões e idéias do que esse formato permitiu.

A leitura foi breve por tratar-se de apenas 112 páginas, mesmo abaixo das minhas espectativas e tratando-se de um livro sobre filosofia e politica a leitura é leve.
Pretento re-ler dando uma chance extra, esse é um daqueles livros que a cada releitura você aprende uma nova lição!

"Alguns hoje entendem liberdade e direitos como uma propriedade ou objeto de consumo "

site: http://thamiresviel.blogspot.com/2015/10/politica-para-nao-ser-idiota.html

deborat 06/01/2024

Política não é somente quando falamos de partido, de esquerda e direita, de discussão e oposição. Política é muito mais que isso, é nosso dia a dia, é poder viver em uma democracia.
O livro traz um debate muito leve e positivo sobre a palavra "política".
Super recomendo.

MarcelBeliene 31/01/2015

Uma leitura que suscita muita reflexão
Política para não ser idiota. Eis uma obra muito abrangente, que toca em assuntos de muita importância nos dias atuais; mas, mais do que isso, considero uma leitura que faz com que o indivíduo compreenda seu lugar na sociedade e como suas atitudes, enquanto ser individual, influenciam no coletivo.
Em doze capítulos, dois monstros da cena intelectual brasileira, Mario Sérgio Cortella e Renato Janine Ribeiro, produzem num diálogo claro e objetivo muito conhecimento e filosofia, abordando desde assuntos relacionados à diversidade social, como as liberdades individuais e de expressão e a democracia; até temas obscuros como a corrupção.
Uma leitura muito útil para todo cidadão que deseja entender o seu espaço no coletivo.

Ricardo Silas 21/01/2015

Não seja idiota
Filosofia... há poucas atividades intelectuais que sejam tão úteis e necessárias quanto a Filosofia. Além disso ser claramente demonstrado nesse livro, os autores, Cortella e Janine, encantam o leitor pela simplicidade e abrangência de conhecimento criterioso. Política é coisa séria e merece nosso tempo, por mais exaustiva e decepcionante que possa ser. O diálogo empreendido pelos autores consiste, de modo especial, em fazer o leitor se reencontrar na natureza pública do Estado, do governo e, sobretudo, da cidadania. São raciocínios inteligíveis, abundantes em clareza de pensamento, de comunicação, que permite reflexões posteriores, senão ao término de cada capítulo. Aliás, refletir é o que se deve fazer ao ler um livro tão minúsculo assim. Mas refletir sobre o que? Sobre si mesmo, sobre a coletividade e as grandes massas guiadas pelo partidarismo político e pela propagação do fanatismo. Saber como evitar esses desvios é fundamental, e carece de reflexão, ponderação em profundidade. Cortella e Janine, penso eu, conseguem convencer o leitor a não ser um idiota nas duas acepções da palavra: a etimológica e a popular. Entender a democracia, a justiça, a liberdade, a corrupção, o ativismo, preenche nossa razão de sentido. E é esse rumo que devemos seguir.

Eng° Alan 13/11/2014

Uma boa e rápida leitura
O livro possui provocações filosóficas instigantes destes dois grandes pensadores, Cortella (sou fã) e Janine Ribeiro (não conhecia mas gostei muito de suas posições). Não é um livro que detalha como é necessariamente a política, mas sim como nós vemos e vivemos a política na suas mais variadas vertentes. Nos leva a pensar a nossa participação dentro de nossa sociedade, e também a analisar os representantes políticos que aí estão, a corrupção, o desagrado e/ou desinteresse com a política, entre outros.
É uma leitura rápida e envolvente. Vale a pena.

Nathalia Almeida 30/04/2014

Politica
Sinceramente nunca iria comprar esse livro se não fosse por obrigação. O professor da minha faculdade quase nos obrigou a ler esse livro, já havia houvido falar do Cortella e muito bem, mas não e o meu tipo de leitura, mas ate que gostei do livro, o autor fala com clareza de vários assuntos antigos e da atualidade.

Luan Poppe 29/04/2014

Esperava mais
Bem, no fim das contas, gostei um pouco do livro, mas esperava muito mais. O livro trata de vários assuntos diferentes, com abordagens diferentes, sobre o tema da política. Acho que o livro poderia ter sido muito melhor. Os autores tem ideias e pensamentos interessantes sobre os temas que abordam, mas muitas vezes, achei que faltou uma aprofundação maior em certos assuntos. Acho que eles falaram muitas coisas diferentes sobre política, mas não conseguiram se aprofundar como poderiam nos assuntos que trataram nem chegar a conclusões. Acho que se o livro fosse maior, talvez eles pudessem aprofundar mais. Acho que também faltou um pouco de organização na estrutura do livro, pois, por ser um diálogo, eles acabavam mudando de assunto muito facilmente, sem completar o assunto anterior. Muitas vezes me senti por fora do diálogo, como se apenas estivesse assistindo ao diálogo, e não participando dele de fato. Porém, mesmo assim, o livro ainda teve algumas ideias bem interessantes, a que mais gostei, pelo que lembro agora, foi quando falaram do horizonte adversário e utopia. No fim das contas, achei um livro válido para se ler, mas não de fundamental importância. Sobre o tema político, penso que existem outros que funcionam de forma melhor e abordam melhor o tema a que se dispõem a tratar.

Marcelo 20/01/2014

Na verdade não é uma resenha. Aqui se trata mais de um comentário positivo do livro. Muito bom! fácil leitura
Os autores abordam temas variados, mas circulam em torno da questão política. Discutem muito sobre a ética também... Recomendo!

Rafael 26/09/2012

Livro para ser lido por nao idiotas
O livro é basicamente uma conversa,mesmo que seja uma conversa entre dois grandes filósofos(pelo menos do Cortella já posso ter certeza)a conversa gira basicamente sobre a alienação brasileira em relação a politica abordando temas como: partidarismo,conflito X confronto, corrupção como fator desmotivante a conscientização politica,politica cotidiana entre outros termas pertinentes, enfim um livro que deve ser lido por toda pessoa que deseja refletir sobre sua consciência politica.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6