Política: para não ser idiota

Resenhas - Política: Para Não Ser Idiota

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Volnei 12/08/2021

Política: para não ser idiota
Neste livro Cortella , em parceria com Renato Janine Ribeiro, fazem um dialogo bastante interessante quanto ao conhecimento que devemos ter com relação a politica

site: https://toninhofotografopedagogo.blogspot.com.br/

hirna 12/07/2021

Nunca pensei
Normalmente, não pego livros do meu pai por livre e espontânea vontade, porém admito que me surpreendi comigo mesma, e principalmente, porque foi uma ótima escolha! Por isso tô muito admirada gente - EU CRESCI MANO DO CÉU - recomendo muito, é simples, mas traz ótimas discussões.
Monge 30/10/2021minha estante
Nunca vi, parece ótimo

hirna 30/10/2021minha estante
Traz muitos questionamentos, e não somente sobre política, porém também menciona estudos a partir da filosofia e a educação, inclusive citações de outras obras muito interessantes e, analisa consideravelmente como esse tipo de coisa preenche o nosso cotidiano, sendo para além de algumas palavras, porque política é prática e, uma tarefa a ser realizada por todos.

Luan Poppe 29/04/2014

Esperava mais
Bem, no fim das contas, gostei um pouco do livro, mas esperava muito mais. O livro trata de vários assuntos diferentes, com abordagens diferentes, sobre o tema da política. Acho que o livro poderia ter sido muito melhor. Os autores tem ideias e pensamentos interessantes sobre os temas que abordam, mas muitas vezes, achei que faltou uma aprofundação maior em certos assuntos. Acho que eles falaram muitas coisas diferentes sobre política, mas não conseguiram se aprofundar como poderiam nos assuntos que trataram nem chegar a conclusões. Acho que se o livro fosse maior, talvez eles pudessem aprofundar mais. Acho que também faltou um pouco de organização na estrutura do livro, pois, por ser um diálogo, eles acabavam mudando de assunto muito facilmente, sem completar o assunto anterior. Muitas vezes me senti por fora do diálogo, como se apenas estivesse assistindo ao diálogo, e não participando dele de fato. Porém, mesmo assim, o livro ainda teve algumas ideias bem interessantes, a que mais gostei, pelo que lembro agora, foi quando falaram do horizonte adversário e utopia. No fim das contas, achei um livro válido para se ler, mas não de fundamental importância. Sobre o tema político, penso que existem outros que funcionam de forma melhor e abordam melhor o tema a que se dispõem a tratar.

gioooouu 06/05/2023

Bom?
Apesar de ser bemm curto e o vocabulário ser muuuuuito fácil, a leitura não foi tão fluida. talvez isso se dê ao fato de que li poucos livros nesse estilo
mesmo assim, gostei pela proposta que ele apresenta
a discussão é muito inteligente, e em alguns momentos eu fiquei (literalmente) boquiaberta

Felipe.Goularte 18/12/2019

Filosofando sobre cidadania/política
Como uma conversa informal entre dois amigos, a obra segue como se fosse um podcast em papel, passando sobre temas como democracia, a política como atividade diária (além do momento de votar), responsabilização individual sobre o que acontece nas grandes instâncias do estado, e muito mais, tudo banhado a muita filosofia.
Cortella e Janine conseguem seguir uma linha de raciocínio fácil de acompanhar, com conteúdo, um complementando muito bem ao outro. No entanto talvez o livro esteja um pouco datado pros dias de hoje, mesmo que nem faça tanto tempo assim que foi escrito. Claro que na época a polarização política no mundo era algo ainda muito incipiente. É triste ver eles conversando sobre democracia como algo garantido, discutindo os pontos a se melhorar, enquanto temos no poder pessoas glorificando tempos de ditadura, censura e tortura. Quantos passos para trás estamos dando, tanto nas discussões, como nas ações...

Elias.Fernando 23/04/2020

Mirando o horizonte
Um livro pequeno que causa uma transformação imensa em nossa noção sobre política, repleto de referências grandiosas, o livro de Janine Ribeiro e Cortella é uma aula para qualquer um que queira entender o básico do básico do que é política: convivência em sociedade, decisão sobre as normas, construção da vida individual e pública, etc. Como eles debatem no livro, talvez precisemos repensar o horizonte, onde queremos chegar, que tipo de sociedade queremos ter. Isso não se faz sozinho, se faz em colaboração, em conjunto. Fazendo política. Recomendo.
Karina599 23/04/2020minha estante
Muito resenhista ele

Elias.Fernando 27/04/2020minha estante
Kkkkk agr a gente é obrigado a fazer

MARCELA PANDA 10/10/2023

"Os ausentes nunca tem razão."
"Agora,estamos numa época - já encontramos nela, mesmo que nem todos estejam conscientes ou convictos disso - na qual importa saber que nesse novi jogo todos todos iremos ganhar ou perder. E o que discutimos sobre consenso e acordos me convence disso. Enquanto em várias questões - trabalhistas, previdenciárias, conflitos patrão/empregado, conflitos religiosos etc. - as pessoas adotam posições divergentes, já quando o que está em jogo é a vida ( a bida no planeta, a nossa qualidade de vida nele), passamos a ter uma base mais firme pata uma aproximação entre nós, para uma nova aliança."

Naty 12/03/2022

Li esse livro por indicação do meu professor de História Antiga e me surpreendi positivamente.

Ele é desenvolvido em forma de diálogo, trata-se de um debate entre Cortela e Janine a respeito da política e sua relevância no mundo contemporâneo, onde cada um expressa seu ponto de vista e sua opinião sobre o tema.

Uma escrita leve, carregada de exemplos cotidianos e que foca em ressaltar a importância da consciência política, da democracia, da politização das coisas etc. Assuntos que DEVEMOS debater sempre, afinal somos animais politicos, e é isso que nos torna humanos.

Lia 19/08/2020

Política para não ser idiota
Um dos melhores livros que já li para introduzir um tema tão vilipendiado como política. É um livro leve e eu diria que divertido, além de muito adequado para compreender o verdadeiro significado e importância da política para as sociedades.

Aryely.Matos 12/03/2022

Sabe o livro que te prende na primeira página? Então, esse é um desses livros. Ele começa te ensinando o verdadeiro significado de política e te ensina também sobre a cidadania e te mostra a importância da política. Acho que esse é um dos livros que você PRECISA ler! Aliás, ótimo para quem está no ensino médio, pois, além de te inserir ao senso crítico ele pode te ajudar na argumentação em redações. Tem muitas citações, contexto político e histórico, teorias e acima de tudo, política para não ser idiota. Leia!

Carolina Del Puppo 19/05/2020

Muito esclarecedor, é um livro que te faz pensar e perceber muitas coisas. Recomendo para todos lerem.

Gabriel Seixas 05/01/2021

Uma boa base para iniciar uma conversa
Resenha do Livro: Política: para não ser um idiota. Mario Sergio Cortella e Renato Janine Ribeiro. 96 páginas. Editora Papirus. Publicado em 19/12/2012.

Sinopse da editora: “Devemos conclamar as pessoas a se interessarem pela política do cotidiano ou estaríamos diante de algo novo, um momento de saturação do que já conhecemos e maturação de novas formas de organização social e política? Esse livro apresenta um debate inspirador sobre os rumos da política na sociedade contemporânea. São abordados temas como a participação na vida pública, o embate entre liberdade pessoal e bem comum, os vieses de escolhas e constrangimentos, o descaso dos mais jovens em relação à democracia, a importância da ecocidadania, entre tantos outros pontos que dizem respeito a todos nós. Além dessas questões, claro, esses pensadores de nossa realidade apontam também algumas ações indispensáveis, como o trabalho com política na escola, o papel da educação nesse campo, como desenvolver habilidades de solução de conflitos e de construção de consensos. Enfim, um livro indispensável ao exercício diário da cidadania.”

No momento atual, mais do que nunca precisamos procurar por informações e diferentes pontos de vista para ampliar nosso olhar para diversas situações. As discussões políticas estão muito malucas, é uma mistura de convicção, fé, religiosidade, cegueira, desinformação, teorias da conspiração, pós-verdades, textos prontos compartilháveis, textos rasos, textos falsos, asco por essa ou aquela pessoa...assim fica difícil saber onde buscar e ainda mais: como vou formar uma opinião própria sem ter medo de ser rechaçado, cancelado ou pior, sofrer violência física?

Leitura, diálogo e reflexão. Esse tripé ajuda demais nesses momentos, eu utilizo bastante e sei que é um caminho seguro. Sem pressa pra querer ter a minha opinião, estou em constante construção. E esse livro me ajudou a entender alguns pontos importantes sobre política, voltando na história e no que vêm acontecendo com o passar do tempo. É sempre muito importante contextualizar os fatos e os dados para entendermos melhor cada situação. A decisão de ter consciência política é individual e a consequência de se abster de qualquer decisão é coletiva. Não acredito que iremos tão cedo mudar da democracia, então que seja melhor a gente aprender o quanto antes como ela funciona para poder viver numa sociedade cada vez melhor.

“Gostaria de usar uma expressão que nos era muito cara na década de 1960: política faz bem. Nós nos sentíamos vivos. E sentir-se vivo é saber que a corrupção é algo que não se deseja e, por isso, deve ser empreendida uma ação para que ela deixe de existir. Sentir-se vivo é também sentir-se participante.”
#resenhaliteraria #leitura #livros #literatura #literaturanacional #politicaparanaoserumidiota #mariosergiocortella #renatojanineribeiro #kindle #kindlebrasil

Aline.Felipe 24/02/2018

Eu aprendi algo que irei levar para sempre
Eu li e percebi o quão interessante a política pode vir a ser, além do mais existe neste livro algumas informações de grande valor, apesar de ser um livro curto, contendo em torno de 120 páginas. Demorei um pouco a terminar de ler por conta do corre do dia-a-dia, porém o li e entrou para a lista de lidos em 2017. Minha namorada me emprestou e o li sabendo que encontraria algo de valor pelo simples fato de conter as palavras do grande sábio Cortella, uma das mentes brilhantes do nosso Brasil e bem instruído na área filosófica. Então, fica aí a dica. Além de entrar para a lista de lidos, também entra para mais uma resenha minha. Resenhado por Luis F

deborat 06/01/2024

Política não é somente quando falamos de partido, de esquerda e direita, de discussão e oposição. Política é muito mais que isso, é nosso dia a dia, é poder viver em uma democracia.
O livro traz um debate muito leve e positivo sobre a palavra "política".
Super recomendo.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6