Nosso lugar

Nosso lugar Tabata

Resenhas - Nosso lugar

1 | 2 | 3 | 4

Retalhos e Prefácios 28/12/2020

É possível separar a autora da obra
Na véspera das eleições municipais, sendo moradora de uma cidade em que urge a necessidade de implementação de educação política para ontem, trago uma resenha um tanto quanto conflituosa pra mim.

Faz-se necessário ressaltar, antes de qualquer coisa, que quando recebi este livro da Companhia das Letras torci o nariz. Definitivamente, esse não é um exemplar que eu compraria por livre interesse. Tenho muitas críticas à autora enquanto pessoa política e isso me afastava de sua obra.

No entanto, encarei o "recebido" como um desafio e me propus a lê-lo com o máximo de empenho e coração aberto.

"Nosso Lugar" vem com a premissa de trazer o relato da autora a respeito de seu trajeto de vida até ser eleita deputada federal, como a segunda mulher mais votada no País. E a promessa de narrar sua luta por mais mulheres na política.

Em seu livro, Tabata consegue nos mostrar o quão inteligente sempre foi e, principalmente, quanto soube aproveitar as oportunidades que as políticas públicas lhe proporcionaram. Chegou em Harvard por mérito e apoio. E tenta mostrar que todos somos capazes do mesmo feito. Em minha opinião, falha um pouco nesse quesito. Suas ideias ficam um pouco soltas.

A leitura é agradável, parece um grande bate-papo, ou, uma mini-biografia. Senti falta de focar mais na ideia de "luta por mulheres" e menos histórias dela mesma. Embora meu gênero favorito seja biografia.

Mas, num geral, é um livro gostosinho. É sempre interessante ver a evolução de uma mulher na vida.

Lamento que Tabata, mesmo tendo vindo "de baixo", hoje ainda defenda tantos interesses burgueses. Mas isso não é tratado no livro... Então, se você tiver interesse em conhecer como ela chegou numa posição política que, ainda hoje, é ocupada por uma minoria de mulheres, e um pouco do machismo, misoginia e fake news que ela enfrentou nessa caminhada, vale a leitura.

site: @aquelaepifania

agnorosa 31/01/2021

Nosso Lugar
Nosso lugar é um livro fantástico onde vemos como uma menina da periferia ascende ao cargo político de deputada. Menina essa que estudou massivamente, que se graduou em Harvard com honra máxima aos 22 anos, que fundou diversos projetos sociais com foco na melhora da educação no Brasil e que tem como inspiração grandes nomes como Malala e Obama.

Uma mulher que entende que apesar das dificuldades foi de certa forma privilegiada por conta de grandes oportunidades que teve, e que outras pessoas com o mesmo sonho não podem contar.

Com uma escrita leve e fluída, nos conta dos obstáculos que teve durante sua incrível trajetória, dos dramas familiares, dos ataques e fake news que sofreu antes mesmo de sua candidatura e de como manteu seu sonho vivo apesar de tudo.

Um livro que te faz entender que o lugar das mulheres é onde elas quiserem estar. Uma história inspiradora e que te faz querer fazer mais pelo Brasil e que reforça a esperança de um dia termos um país igualitário.

Ana 23/03/2021

Como li aqui, é sim possível separar o autor da obra.
Uma linda história de superação e rompimento de barreiras. Apesar de hoje acha-la uma política que defende algumas ideias burguesas, Tábata tem sua origem pobre e de luta e, sem sombra de dúvidas, inspiradoras para mulheres que desejam entrar na política.

Yasmin T. 25/07/2020

Bibliografia calorosa
Esse livro começa descrevendo a trajetória da Tabata desde os tempos de escola e vai avançando e mostrando a sua evolução na carreira de ?ativista pela educação e cientista política?, como ela mesma se descreve.
É incrível as informações de recursos que a autora descreve, aos quais podemos recorrer, uma vez que temos noção de sua existência. Para que assim hajam mais mulheres nos principais lugares de destaque, e principalmente na política.

Ronnayse 27/08/2021

O livro traz a trajetória de vida de Tabata Amaral, trazendo um resgate da sua história escolar e familiar, até os caminhos que a levaram a ingressar na politica. Mostrando, em todos os caminhos, as dificuldades enfrentadas pelas mulheres.

Ana Clara 28/08/2020

Vamos juntas?
Este livro tem um grande poder de mudança, simplesmente porque ele instiga o leitor a sair e procurar resolver os problemas de sua comunidade assim como a autora.
Tabata Amaral é uma inspiração para muitos jovens e para mim não é diferente. Sua história é emocionante e sua garra impressiona.
Acredito ser impossível terminar esse livro sem se perguntar se deveria entrar parava polícia, ou refletindo se está fazendo o suficiente para ajudar na mudança a fim de um mundo mais igualitário.

Bruninha 12/02/2023

"O que aprendi é que a sociedade, em um país tão desigual como o nosso, quando não tira a vida, vai tirando de alguns de nós a capacidade de sonhar."

O livro retrata a história de Tabata Amaral, que busca uma educação de qualidade para o Brasil. O livro é curto, terminei ele em dois dias. Ele mostra como ela soube aproveitar as oportunidades, que são extremamente difíceis de se conseguir em nosso país, para mudar a vida dela, e em consequência, ajudar a mudar a vida de outros jovens. Esse livro me fez querer ser mais envolvida na política, principalmente por ser mulher.

Tamara 18/10/2022

Um livro que nis permite conhecer um pouco melhor a história da incrível deputada Tabata Amaral, a qual é sem dúvidas inspiração para muitas pessoas.

Thom 02/05/2021

É muito estranho você ver uma pessoa que tem a mesma idade que você, fez o dobro de coisa que você já fez, com uma realidade bem mais dura do que a sua. Isso as vezes me dá a sensação de impotência, mas logo passa. Tabata não quer ser objeto de frustrações, e sim de inspiração para que mais pessoas, que assim como eu, lute por um Brasil mais igualitário.

“...nós precisamos acreditar na nossa capacidade de promover mudanças.”

Tabata Amaral, cresceu em uma@periferia de São Paulo, conseguiu estudar ciência política e astrofísica em Harvard e é a segunda deputada federal mais votada em São Paulo. Ativista pela educação, escreve suas 190 páginas um pouco da sua vida e os motivos que a faz lutar todos os dias.

Com uma escrita simples e direta, recheada de informações relevantes sobre programas educacionais existentes, dados desconhecidos do grande público, influência jovens retratando a realidade de uma pessoa de baixa renda que conseguiu transformar a sua realidade.

Nosso lugar é um livro de extrema importância para sairmos da nossa zona de conforto forró, passa@os a refletir qual é o Brasil que queremos no futuro.

site: https://www.instagram.com/thom.tomazeli/

Marina149 17/03/2022

Ler um livro escrito por Tabata Amaral foi um desafio interessante. Por algum tempo tive algumas ressalvas em relação a ela politicamente. Porém, após realizar a leitura senti que acabei a julgando mal e me baseando em opiniões alheias que não foram muito bem formuladas. Criei até certa admiração. O ponto alto do livro pra mim foi poder mudar meu pre-conceito em relação a ela. Ver a caminhada de Tabata e ver aonde ela chegou é dar fôlego de vida pra continuar. Minha admiração por ela cresceu exponencialmente ao acompanhar de onde ela veio, por onde passou e o que ela realmente defende. Estou muito feliz de saber que uma mulher jovem como ela ocupa cargos importantes no nosso país. E não tenho dúvida de que defender a ocupação dos espaços políticos por jovens, e principalmente mulheres é a esperança que temos por uma política de qualidade. Nesse quesito o livro foi muito inspirador. Fora isso, senti falta que ela mencionasse mais a questão das mulheres na política e um pouco menos da história de vida dela, já que assim faria mais jus ao nome "nosso lugar". Fora isso, a leitura (construção de frases, organização de capítulos...) é bem ok.

Joseclei 24/07/2020

Recomendo a leitura
De maneira simples, Tabata Amaral conta sua história em narrativa emocionante, mostrando que através de muita luta é possível efetuar uma mudança em todo sistema político e na sociedade com trabalho, dedicação e sem nenhum tipo de polarização.

Milenia 26/07/2020

Inspiração e emoção
O relato de Tabata emociona pela trajetória mas repleta de sonhos por algo melhor que a realidade que nos cerca. Mas além de simplesmente apresentar sua trajetória, este livro nos vem como um signo de empoderamento.

Stéphanie 15/09/2020

Com certeza é o Nosso Lugar
A Tabata é uma pessoa incrível. Isso fica claro por seus projetos, pelas ideias que defende e por sua atuação em prol de uma educação mais justa e transformadora.
Mas esse livro abre uma nova janela para quem é essa mulher que chegou na política em 2018, mas lutava pela democratização da educação muito antes disso.
Sua história de vida, as oportunidades que conquistou e o que fez com o apoio educacional recebido são páginas lindas desse livro. Mais do que uma autobiografia, ?Nosso Lugar? oferece uma esperança, uma perspectiva otimista e positiva sobre o lugar da mulher na educação e na política.

Yasmim 03/10/2020

Recomendo!
Um livro motivador, de perseverança e superação. Aumentou ainda mais, minha admiração pela pessoa excepcional que a Tábata é. Recomendo para todas as pessoas que pensam que não são capazes, em especial as mulheres.

Brenda.Tomaz 20/01/2021

Inspirador
A história da Tabata é realmente muito inspiradora e nos leva a crer que há esperança para o nosso país!

1 | 2 | 3 | 4