Na colônia penal

Na colônia penal Franz Kafka

Resenhas - Na Colônia Penal

Carlinha 27/11/2020

Bem Atual
Embora tenha sido escrito há mais de 100 anos, mostra que parecemos andar em círculos.
Uma crítica ao sistema penal que pode ser percebida nos dias atuais, e até arriscaria dizer em algum lugar do futuro. "A culpa é sempre indubitável"
Achei interessante como parece que a geringonça tem mais personalidade que os demais envolvidos na trama. É bem interessante como são dados detalhes importantes sobre o singular aparelho. Suas formas, suas falhas, ele quase ganha vida na trama.
Os demais personagens são meros coadjuvantes, não tem nome, não sabemos como são, não nos é apresentado nenhum fato profundo sobre eles.
Gostei bastante, embora a história em si seja bem resumida.
Além das excelentes gravuras, o livro conta com vários posfacios que complementam o exemplar.

Letícia Lopes 02/12/2020

Forte
Um relato forte do sistema punitivo!!! Um relato prévio de atrocidades que ainda iriam acontecer no mundo !!!

Felipe 23/03/2021

Que incrível jornada foi a leitura desse livro!
Franz Kafka conseguiu me surpreender novamente, mesmo após o livro Metamorfose, pois A Colônia Penal traz um conjunto de sentimentos distintos na leitura do conto, no qual por não possuir divisão por partes ou capítulos e ser mais como uma história contada em um fluxo constante, terminei a obra em uma noite só. Os detalhes da máquina, o ato singular da conversa principal entre os dois personagens em diálogo apresentada no conto e o final sem um fim que te expressa sentimento de término faz com que o leitor continue pensando e refletindo bastante sobre o que o autor demonstrou com poucas palavras e qual significado ele que quis repassar. Queria enfatizar também que a edição me agradou bastante, com as ilustrações do Lourenço Mutarelli e os 03 posfácios excelentes que complementam de maneira teatral essa obra kafkiana como um todo.

Aline 28/03/2021

Trata-se de um conto curto do Kakfa. Muito boa a leitura com escrita de facil entendimento e final aberto que nos deixa livre para refletir

Myllene Felix 06/04/2021

Pesado
Obra forte, reflexiva, densa, necessária.
Não dei uma nota tão alta, porque acredito que o autor poderia ter trabalhado melhor na ambientação. Não enxerguei tão bem assim o aparelho. Em alguns momentos ele bateu na mesma tecla usando o oficial e o narrativa ja era curta demais pra bater na mesma tecla. O proprio autor nao curtiu muito o final e eu tb senti que falou algo. (Essa obra foi um lançamento postumo, provavel que ele ainda iria mexer no desfecho.)

As discussões no final foram impecáveis, ja as ilustrações dessa edição achei um pouco medonhas kkkk

Recomendo principalmente pra galera do Direito, dos direitos humanos e que curtem sociologia e questões politicas.

brol13 29/01/2023

Não é um livro que eu gosto de ler, mas é interessante ver como a política, ideologia e etc., afeta a humanidade até os dias de hoje, não sei exatamente o que o escritor realmente quis dizer com toda história, porém em algumas partes da uma aflição.

Paty 14/07/2021

Um "aperitivo" kafkiano bem indigesto... E isso é otimo!
'Na Colônia Penal' é um livro super curtinho e muito mais fácil de ler do que 'A metamorfose', por exemplo e é por isso que me pareceu quase um "aperitivo" para conhecer a escrita do autor e se preparar para leituras mais difíceis do Kafka.

Mas ao mesmo tempo que é uma leitura fácil e até agradável, também carrega um teor bastante indigesto e desconfortável. Não que esse seja um ponto ruim, muito pelo contrário: carrega críticas e reflexões importantes sobre punição, tortura e justiça.

Gostei bastante, mas acabei me decepcionando um pouco, porque achei que seria um pouco maior... e quando o livro ganhou meu coração e eu pensei "caramba! Que que vai acontecer agora?", aí ele acabou ?

Mas no geral é um livro bom, sim! Vale a pena pra quem tem receio ou medo de encarar Kafka pela primeira vez...

Gutemberg.Monteiro 21/08/2021

Para amantes do direito e de Kafka.
Essa novela kafkiana retrata a ida de um viajante a uma colônia penal, lugar da realização de execuções por meio de uma "máquina" datalhada no texto.
Contém várias alusões a temas relacionados ao direito, os quais eu não tenho propriedade para me aprofundar.
No mais, uma novela recomendada!

Boni 21/08/2021

Honre seus superiores
Um livro profundo, com um final bem inesperado, na colônia penal mostra uma visão de mundo cruel mas realista.

Leninha 23/08/2021

Muito bom mas eu não gostei
Fui com muita sede ao pote por ser Kafka, mas não desistirei, esse sadomasoquista tem uma escrita genial e minha próxima leitura dele será ?Metamorfose?, que tenho esperanças que me cause mais impacto que ?Na colônia penal?. É um ótimo conto, não poderia discordar disso mas ainda procuro algo nas obras do Kafka que me derrube mais. É de fato um aparelho peculiar mas falta algo que me surpreenda.

Lidiane.Malheiros 05/02/2022

O que é o senso de justiça?
Um aparelho peculiar executa uma pena lenta e dolorosa em condenados que não sabem sua infração nem a sentença. Essa é a justiça idealizada ,e adorada, por um comandante em uma longínqua colônia penal.

Um viajante estrangeiro presencia a execução de um soldado acusado de insubordinação. O viajante fica impressionada e se pergunta se poderia intervir.
Nesse sistema judiciário, o acusado não tem direito de defesa e, em alguns casos, nem sabe o crime cometido.

A máquina, digna de um instrumento de tortura medieval, foi desenvolvida pelo antigo comandante da ilha. Ela imprimi a sentença do acusado em seu corpo com agulhas que laceram a carne em um processo lento e doloroso que dura por horas até a morte.

Nessa novela de Franz vemos como regimes autoritários oprimem os mais fracos.
Na colônia penal nos faz pensar sobre o que é senso de justiça. Uma história que foi escrita em 1919 mas que é muito atual. Podemos ver nos eventos ocorridos anos depois, como a Segunda Guerra Mundial. Com Judeus sendo condenados, sem nem saber o motivo e sem chances de defesa.

Satiro 24/10/2022

O conto singular do singular Kafka
Tem alguns contos que são atemporais, e este com toda certeza está nessa lista! "Na colônia penal" de Kafka carrega elementos proféticos e de bastante originalidade que fazem do autor alguém com obrigatoriedade para que conheçamos.
Não irei me expor em demasia para que a surpresa seja uma característica na sua leitura, com isso elevando o livro ainda mais e o colocando em um hall singular.
Leiam, reflitam e reflitam mais quantas vezes quiser!