Na colônia penal

Na colônia penal Franz Kafka

Resenhas - Na Colônia Penal

Raquel 03/12/2021

A Antofágica faz tudo
Comprei o livro apenas por ser um título do Kafka que eu gostaria muito de ler, mas, além disso, a edição lindíssima da Antofágica também me chamou muita atenção. Quando comprei e abri, percebi que Ivan Mizanzuk e Lenio Streck eram autores de textos que estavam na obra (apresentação e posfácio, respectivamente). Desses dois caras, eu só espero coisas boas. Não me decepcionei, tudo excelente, mas me surpreendi com os outros dois textos do posfácio, de autoria de Celeste Ribeiro de Sousa e Márcio Seligmann-Silva. Os dois últimos textos são uma aula valiosa acerca da obra Kafkiana. A edição é espetacular, a ilustração é excelente e o texto de Kafka, bom, é Kafka né? Não dá para colocar o que é Kafka em palavras. O livro é curto e é possível lê-lo em uma tarde, tendo tempo livre para isso.
nunohds 17/12/2021minha estante
comprei o livro justamente por conta da edição kk, espero lê-lo em breve

Jeff 22/12/2021

Ótimo livro
Essa obra de Franz Kafka traz ao leitor um diálogo extremamente ?minimalista? e breve, envolvendo apenas 4 personagens, mas a reflexão e o discurso implícito na obra são extremamente relevantes e atuais!

Alberto 26/12/2021

Um bom começo para quem quer conhecer a obra de Kafka
Está presente nesse livro a sensação de estar imerso num pesadelo desconfortável, que é característica das obras de Kafka. Neste livro a violência e a brutalidade são mais expressas, menos insinuadas que em "O Processo" e "A metamorfose". É um texto simbólico, trata dos poderes e malefícios do totalitarismo, e alguns viram nele uma antevisão da chegada do fascismo. Tirei dali umas boas frases memoráveis. A ideia da transfiguração, da iluminação pela dor, permeia o texto. É curto, fácil de ler, embora o tema seja pesado e a violência incomode. A edição que li, da Antofagica, é belíssima e as ilustrações de Lourenço Mutarelli são elas mesmas uma obra prima à parte. Indico para quem nunca leu nada de Kafka e quiser começar por um livro curtinho, fácil´de ler, e que representa bem o estilo do autor.

Diego Almeida @diegoalmeida999 30/12/2021

Sucateado segue o aparato de execução
A abordagem de Kafka sempre trás consigo referências diretas ou indiretas ao sistema burocrático e o aparelho geralmente falho de gestão. O uso de analogias leva o leitor desavisado a pensar que se trata de um texto simples direto e curto, porém Kafka nunca é só o que parece, muitas camadas de significados existem em seus textos. Confesso que na colônia penal é a obra deste autor que menos me fisgou, no entanto pretendo reler e permitir uma nova visão.

Tha 31/12/2021

Na Colônia Penal
O livro de inicia com um Oficial apresentando uma máquina a um viajante. Esse Oficial vai descrevendo essa máquina e fala sobre ela com muito orgulho. No decorrer do texto, conhecemos mais dois personagens (o soldado e o condenado), cuja participação no enredo se dá, por vezes, de forma cômica e menos ativa do que os dois primeiros.

É um livro impactante e que induz a diversas reflexões sobre ideologias, totalitarismo, tortura e sistema penal.

Millalud 26/07/2023

Eu sei porque estou te batendo, mas você não precisa saber
Nessa breve novela kafkiana acompanha-se a análise de um viajante estrangeiro sobre um processo penal em uma colônia. Com apenas 4 personagens, o viajante, o oficial, o soldado e o condenado, vê-se a atroz máquina - muito bem vista pelo oficial, que tem o objetivo de aplicar a sentença aos condenados, e de modo simplório, sua função é cravar na pele do sentenciado sua sentença ininterruptamente por 12 horas, até sua morte.
Alguns fatos sobre esse pequeno livro merecem atenção, como a questão do condenado não ter conhecimento sobre o que está sendo acusado e descobrir apenas por uma análise do que está sendo escrito em sua pele.
É uma livro que merece ser analisado para capitar as intenções minuciosas do autor ao escrevê-lo, Kafka novamente foi genial nessa obra, trazendo aspectos construídos durante suas outras obras, como em O processo

Rodrigo.o 26/07/2023

Não olhe a máquina
A leitura é muito boa e com certeza te faz refletir sobre como é atual o assunto que ela aborda, publicada em 1919 Kafka traduz muito sobre a arbitrariedade e relações de poder no meio jurídico dos séculos posteriores.

Tito 15/07/2013

A máquina.

Gabriela Paulino 03/07/2020

Nunca antes uma história tão curta me trouxe tanta agonia e desespero. Acompanhando um diálogo entre personagens, "Na colônia penal" traz descrições tão inquietantes que me fizeram parar para respirar fundo diversas vezes: é a prova viva de que um livro curto nem sempre é um livro fácil de ser lido.

Carlinha 27/11/2020

Bem Atual
Embora tenha sido escrito há mais de 100 anos, mostra que parecemos andar em círculos.
Uma crítica ao sistema penal que pode ser percebida nos dias atuais, e até arriscaria dizer em algum lugar do futuro. "A culpa é sempre indubitável"
Achei interessante como parece que a geringonça tem mais personalidade que os demais envolvidos na trama. É bem interessante como são dados detalhes importantes sobre o singular aparelho. Suas formas, suas falhas, ele quase ganha vida na trama.
Os demais personagens são meros coadjuvantes, não tem nome, não sabemos como são, não nos é apresentado nenhum fato profundo sobre eles.
Gostei bastante, embora a história em si seja bem resumida.
Além das excelentes gravuras, o livro conta com vários posfacios que complementam o exemplar.

Letícia Lopes 02/12/2020

Forte
Um relato forte do sistema punitivo!!! Um relato prévio de atrocidades que ainda iriam acontecer no mundo !!!

Sylvia 30/09/2022

Maravilhoso!

Leituras sempre instigantes, impactantes, de muita reflexão!

Paty 14/07/2021

Um "aperitivo" kafkiano bem indigesto... E isso é otimo!
'Na Colônia Penal' é um livro super curtinho e muito mais fácil de ler do que 'A metamorfose', por exemplo e é por isso que me pareceu quase um "aperitivo" para conhecer a escrita do autor e se preparar para leituras mais difíceis do Kafka.

Mas ao mesmo tempo que é uma leitura fácil e até agradável, também carrega um teor bastante indigesto e desconfortável. Não que esse seja um ponto ruim, muito pelo contrário: carrega críticas e reflexões importantes sobre punição, tortura e justiça.

Gostei bastante, mas acabei me decepcionando um pouco, porque achei que seria um pouco maior... e quando o livro ganhou meu coração e eu pensei "caramba! Que que vai acontecer agora?", aí ele acabou ?

Mas no geral é um livro bom, sim! Vale a pena pra quem tem receio ou medo de encarar Kafka pela primeira vez...

Gutemberg.Monteiro 21/08/2021

Para amantes do direito e de Kafka.
Essa novela kafkiana retrata a ida de um viajante a uma colônia penal, lugar da realização de execuções por meio de uma "máquina" datalhada no texto.
Contém várias alusões a temas relacionados ao direito, os quais eu não tenho propriedade para me aprofundar.
No mais, uma novela recomendada!

Boni 21/08/2021

Honre seus superiores
Um livro profundo, com um final bem inesperado, na colônia penal mostra uma visão de mundo cruel mas realista.