Na colônia penal

Na colônia penal Franz Kafka

Resenhas - Na Colônia Penal

Leco 12/04/2021

Este conto gira em torno de quatro personagens e uma máquina em uma ilha colonial fictícia. Um viajante é convidado a assistir a execução de um condenado. Quem o recepciona é o oficial, encarregado da máquina e grande entusiasta do modelo penal. O suposto culpado não é julgado, desconhece a sentença e nem sabe o porquê de estar ali. O oficial é o juiz e executor da pena. O soldado é um sujeito simples e cômico que apenas cumpre as ordens do oficial, parecendo ignorar todo o absurdo em torno da execução penal.
É um texto curto que chega a ser em certo ponto cômico pelo absurdo de toda a situação.

Millalud 26/07/2023

Eu sei porque estou te batendo, mas você não precisa saber
Nessa breve novela kafkiana acompanha-se a análise de um viajante estrangeiro sobre um processo penal em uma colônia. Com apenas 4 personagens, o viajante, o oficial, o soldado e o condenado, vê-se a atroz máquina - muito bem vista pelo oficial, que tem o objetivo de aplicar a sentença aos condenados, e de modo simplório, sua função é cravar na pele do sentenciado sua sentença ininterruptamente por 12 horas, até sua morte.
Alguns fatos sobre esse pequeno livro merecem atenção, como a questão do condenado não ter conhecimento sobre o que está sendo acusado e descobrir apenas por uma análise do que está sendo escrito em sua pele.
É uma livro que merece ser analisado para capitar as intenções minuciosas do autor ao escrevê-lo, Kafka novamente foi genial nessa obra, trazendo aspectos construídos durante suas outras obras, como em O processo

Klênyo 21/05/2021

Meu 1º Kafka
Gostei da experiência. O livro mostra o prazer quase sádico que um oficial tem em punir um condenado. A forma como o personagem descreve em detalhes a máquina que executa o castigo e as fases do sofrimento impresso no sentenciado através desse "aparelho peculiar". Os textos de apoio dessa edição são incríveis! ??

"[...] trata das muitas tensões frente à arbitrariedade do poder que condena sem fundamentar [...]" Lenio Streck

Marina 08/06/2021

A culpa é sempre indubitável.
O fato de condenaram um homem sem que ele saiba e motivo e ainda tirar seu direito de se defender já é inacreditável, além da forma como o oficial descreve o aparelho e a execução de forma leve e prazerosa, torna tudo muito pior.
"? Ele não sabe qual é a própria sentença? ? Não ? repetiu o oficial. Parou por um momento, como se exigisse um fundamento mais específico da pergunta do viajante, e, então, disse: ? Seria inútil anunciá-la. Ele a sentirá na carne."
"? Mas ele ao menos soube que foi condenado? ? Também não ? disse o oficial. Ele sorriu para o viajante, como se esperasse dele mais alguma observação peculiar. ? Não ? repetiu o viajante, passando a mão pela testa ?, então o homem tampouco sabe como sua defesa foi feita? ? Ele não teve a oportunidade de se defender ? comentou o oficial e olhou para o lado, como se falasse para si mesmo e não quisesse envergonhar o outro por ter que explicar coisas tão óbvias."

aquariano.louco 05/07/2021

Meu segundo livro do Kafka. Gosto muito da escrita dele e dos temas que sempre escolhe desenvolver. É uma leitura rápida mas que propõe muitas reflexões.

Vitória 01/08/2021

Método kafkiano
Neste sublime livro nos deparamos mais uma vez com a genialidade fria, macabra e terrivelmente real de Kafka. A crença cega e imutável em uma máquina de fazer justiça e seu método que despreza opiniões desde a acusação, julgamento e sentença é o ponto crucial dessa narrativa tão atual. Kafka mais uma vez nos deslumbra com sua genialidade atemporal.

Mariana 03/08/2021

Uma pequena novela. Uma obra gigante
Li A Metamorfose pelo menos três vezes e é um dos meus livros preferidos! Da mesma forma, acredito que Na Colônia Penal também merece algumas releituras no futuro, já que carrega tantas mensagens e nos desperta tantas reflexões.

Já na primeira linha, Kafka nos apresenta um "aparelho peculiar" utilizado como meio de punição em uma colônia penal - uma ilha para exílio de prisioneiros nos trópicos. O aparelho faz alusão a todo o maquinário do judiciário, nos levando a pensar em questões sobre o autoritarismo, direitos humanos, princípios da ampla defesa e devido processo legal.

Sobre o enredo, impossível falar mais que isso, considerando que o livro é bem curto e o elemento surpresa é essencial para essa leitura.

Adoro a forma com que o autor usa da simplicidade das palavras e consegue fazer de uma pequena novela uma obra tão grande. Sem dúvida, um clássico que mais de um século depois ainda parece ter sido escrito para nossa época!
Nazrat 03/08/2021minha estante
Amei tb, fora essa edição da Antofágica linda!

Mariana 03/08/2021minha estante
Tenho adorado os livros da Antofágica! Muito bons os textos de apoio, né?

Nazrat 03/08/2021minha estante
Sim, o negócio é pacote completo haha

Carolina.Gomes 07/08/2021minha estante
Forte! Uma leitura q me marcou.

Mariana 08/08/2021minha estante
Tbm fiquei impactada!!

Dilso 17/10/2023

Fabuloso...
Eu poderia ficar aqui divagando em uma analogia pessoal, fazendo da máquina de tortura que escrevia sua sentença afundando uma ponta de vidro na carne dos condenados (assim só saberiam o porquê de suas condenações ao lerem, literalmente, na pele enquanto a engenhoca afundava o traço da frase, aos poucos, até morrerem de vez... depois de 6h). Fazer uma comparação com os outros Kafkas que li (O Processo, o Castelo, o Veredicto, A Metamorfose e Um Artista da Fome); mas não, entre prefácio e posfácios desta edição, prefiro te deixar curioso sobre está um texto brilhante do grande prof. Lênio Streck, que traz para o nosso tempo essa novela tão impar. Sim, leiam. Ele está lá, eles estão... talvez nós todos também estejamos lá.

Obs: desculpe por algum possível erro, escrevi isso com muita dor de cabeça.

Laura F Souto 02/09/2021

Fantástico
Uma leitura essencial nessa época de radicalismo e governos autoritários. Uma reflexão importante é muito necessária do nosso sistema e forma de agir.

Fe 20/10/2022

Cada livro que eu leio do Kafka minha simpatia por ele cresce - Também acho que quando ele morreu todos seus livros e ensaios deveriam ter sido queimados.
erikali__ 02/11/2022minha estante
???

Thaci 26/05/2024

Foi uma leitura interessante, ainda mais lendo em paralelo com O processo. É intrigante e o final mórbido e surpreendente, diferente dos outros livros dele é mais mórbido do que surpreendente.

Andre.Luiz 13/11/2021minha estante
Muito parecido com o processo, do Kafka tbm então?

Patricia Pietro 13/11/2021minha estante
Não sei dizer, ainda não li O Processo. Mas está na fila rs.

Raquel 03/12/2021

A Antofágica faz tudo
Comprei o livro apenas por ser um título do Kafka que eu gostaria muito de ler, mas, além disso, a edição lindíssima da Antofágica também me chamou muita atenção. Quando comprei e abri, percebi que Ivan Mizanzuk e Lenio Streck eram autores de textos que estavam na obra (apresentação e posfácio, respectivamente). Desses dois caras, eu só espero coisas boas. Não me decepcionei, tudo excelente, mas me surpreendi com os outros dois textos do posfácio, de autoria de Celeste Ribeiro de Sousa e Márcio Seligmann-Silva. Os dois últimos textos são uma aula valiosa acerca da obra Kafkiana. A edição é espetacular, a ilustração é excelente e o texto de Kafka, bom, é Kafka né? Não dá para colocar o que é Kafka em palavras. O livro é curto e é possível lê-lo em uma tarde, tendo tempo livre para isso.
nunohds 17/12/2021minha estante
comprei o livro justamente por conta da edição kk, espero lê-lo em breve

Jeff 22/12/2021

Ótimo livro
Essa obra de Franz Kafka traz ao leitor um diálogo extremamente ?minimalista? e breve, envolvendo apenas 4 personagens, mas a reflexão e o discurso implícito na obra são extremamente relevantes e atuais!

Alberto 26/12/2021

Um bom começo para quem quer conhecer a obra de Kafka
Está presente nesse livro a sensação de estar imerso num pesadelo desconfortável, que é característica das obras de Kafka. Neste livro a violência e a brutalidade são mais expressas, menos insinuadas que em "O Processo" e "A metamorfose". É um texto simbólico, trata dos poderes e malefícios do totalitarismo, e alguns viram nele uma antevisão da chegada do fascismo. Tirei dali umas boas frases memoráveis. A ideia da transfiguração, da iluminação pela dor, permeia o texto. É curto, fácil de ler, embora o tema seja pesado e a violência incomode. A edição que li, da Antofagica, é belíssima e as ilustrações de Lourenço Mutarelli são elas mesmas uma obra prima à parte. Indico para quem nunca leu nada de Kafka e quiser começar por um livro curtinho, fácil´de ler, e que representa bem o estilo do autor.