O Continente

O Continente Erico Verissimo

Resenhas - O Tempo e o Vento: O Continente - Vol. 2

Luis 09/03/2011

Painel Literário da História Gaúcha.
Se o volume 1 de " O Continente", parte inaugural de "O Tempo e o Vento", são dominados por Ana Terra e pelo Capitão Rodrigo, quase toda a ação do volume 2 ocorre sob a influência de Bibiana,a submissa esposa do Capitão é a figura principal da sequência dessa obra seminal de Érico Veríssimo.
A trama central envolve a luta surda entre Bibiana e a nora, a enigmática Luzia Cambará, figura atormentada que atemoriza o frágil Bolívar, seu marido, que muito pouco lembra o Capitão Rodrigo, já que é um homem indeciso e sombrio.
A posse do neto Licurgo é o grande objetivo de Bibiana, que vê no menino a expressão máxima da continuação da saga familiar.
Talvez o livro decepcione um pouco aqueles que esperavam a atmosfera vibrante do primeiro volume. O ritmo é bem mais lento, marcado pelos embates psicológicos entre Luzia e a sogra, coadjuvadas por Bolivar. A narrativa é quase toda pontuada pelas reflexões do Dr. Carl Winter, que, através de seu olhar estrangeiro, traça um perfil dos personagens e das situações apresentadas.
O romance deslancha a partir da retomada da história do cerco ao Sobrado, iniciada no primeiro volume, quando Licurgo, já adulto, comanda a família na resistência dramática ao ataque dos Federalistas.
De qualquer forma, "O Continente", em ambas as partes, cumpre com louvor o papel de marco inicial do maior painel literário da história gaúcha.
Deividy 23/05/2018minha estante
Exata sua observação sobre o ritmo. ainda estou chegando na metade desse vol. 2 e reparei isso em relação ao vol. 1. claro q ainda assim é um livro muito bem escrito.
desde de incidente antares me tornei grande fã da escrita de Veríssimo.

Wallas Felippe 23/07/2009

Uma obra apaixonante
Quando terminei de ler pela segunda vez a única coisa que me veio à mente foi isso:

Tempo...

Às vezes o tempo é nosso maior inimigo,
Outras vezes é nosso maior aliado.
Nada melhor do que dar tempo ao tempo,
Pois tempo é remédio para tudo

A única coisa que sinto nesse momento é o vento lá fora.
O vento sopra e o tempo passa...
O tempo e o vento...

É noite,
Só encontro você em meus pensamentos.
Meus únicos companheiros são:
O tempo e o vento...

Tudo passa,
A morte chega quando você menos espera.
Só restarão duas coisas:
O Tempo e o Vento...

(Wallas Felippe)

Enrique 28/06/2009

"O vento uiva, fazendo matraquear as vidraças. Bibiana Terra Cambará sorri, leva o indicador aos lábios, como a pedir silêncio, e, estendendo a mão na direção da janela, sussurra:

- Está ouvindo?"
Lore 18/05/2013minha estante
Bitch, please! =(

Condor 11/05/2009

Amigos, segundo Dr. Carl Winter
Deste livro, levo esta pertinente observação do Dr. Carl Winter: "Faca que não corta, pena que não escreve, amigo que não serve, que se perca pouco importa".
Nikolas 29/05/2010minha estante
Bibiana aponta para a janela e diz pro Fandango:

"Está ouvindo?"

Não tem como não se emocionar com um final assim, depois de acompanhar desde o príncipio a história dos Terras, e é impossível não criar uma afeição aos personagens como os desse livro, mesmo sendo um mero coadjuvante.

"BUENAS E ME ESPALHO, NOS PEQUENOS DOU DE PRANCHA E NOS GRANDES DOU DE TALHO!"

"POIS DÊ!"

cintia 26/10/2011minha estante
Amigo, essa observação não foi do Dr. Winter...

Ariane 11/05/2012minha estante
Mas não foi o doutor que falou isso.... foi Juvenal...filho de Florêncio.