David Copperfield

David Copperfield Charles Dickens

Resenhas - David Copperfield

lady.loli 26/07/2022

Sem palavras! Uma obra se torna mais impressionante quando eu me sinto exilada do mundo em que fui introduzida, um mundo confortável e prazeroso, onde tem-se a oportunidade de aprender, se emocionar, rir, chorar, se frustrar... em resumo (estou agora falando como o sr. Micawber kkkkkk), viver uma vida com os personagens, ser transportada à outra realidade. Sinceramente são poucos os livros que deixam assim e é muito bom dizer que foi o caso de David Copperfield, mas ao mesmo tempo é desolador estar me separando dos personagens. Quanta risada, choro e aprendizado! Não consigo falar nada melhor a não ser : leiam!!!! Quem já teve a oportunidade de ler "Mulherzinhas", de Louisa May Alcott, há de concordar comigo que são ambos parecidos, não iguais, mas semelhantes. Talvez porque ambos sejam sobre amadurecimento.

Nádia 16/07/2022

David Copperfield foi a leitura perfeita pro momento que estava vivendo, pois não é sempre que temos disposição e tempo para ler um livro tão grande, e naquele mês eu queria um livro que fosse me entreter por bastante tempo e David Copperfield cumpriu as minhas expectativas.

O livro inteiro é muito bom, mas a primeira parte foi a que mais me pegou, ficava sempre esperando ver aquela criança pequena conseguir sair daquela situação tão horrível, eu mesma queria poder entrar na história e tirar ele daquela situação.

As outras partes do livro também são muito boas, contudo, as vezes David Copperfield é meio inocente (o que as vezes me irritava), principalmente em relação a um amigo que desde o começo eu não gostei, e também sua estranha relação com a esposa. Mas isso não tira o mérito de uma narrativa tão boa. Recomendo bastante que alguém tenha essa experiência de leitura.

Renata Rezende 09/07/2022

Dickens, né?!
Uma escrita tão emocionante, envolvente, que a sensação que se tem é de que estamos lendo com o coração e não com os olhos.

Achei muito semelhante ao 'Grandes Esperanças', onde o autor também narra a vida de um personagem desde a infância. Os personagens são lindos. Os vilões, odiosos. O fim abrasa o coração. Termino apaixonada, como sempre.

Beatriz Novais 07/07/2022

Que experiência!
Acabei a leitura nesse instante e já estou com saudades de ter como companhia a narração de David, não tenho como dizer o quanto gostei dessa leitura. Momentos de tristeza, de raivaz esperança e angústia. Momentos vibrando com os personagens e em outros surpresa com tantos plots haha, Charles Dickens era mesmo sensacional no que fazia. Favoritado e cm certeza ainda vou pensar muito nessa leitura nos dias que virão. ?

JanaAna90 27/06/2022

Ínfimas palavras para uma Grandiosidade
Inicio minha resenha com uma certeza: de quem não serei capaz de descrever a grandiosidade desse livro e o quanto o mesmo repercutiu em mim.
O livro conta a história de David Copperfield, do seu nascimento até a sua vida adulta e, o mais interessante, é que o narrador dessa história é o próprio David.
E assim podemos acompanhar David, quando criança a sua narração se volta totalmente com esse olhar infantil para os fatos, mas não menos ricos em detalhes e realismo. E aqui, nos encantamos e amamos o pequeno David; sofremos, rimos, nos emocionamos e refletimos, com o seu olhar aguçado para a sua vida de criança com sua pureza e sua bondade, já tão aflorado em tenra idade.
Na adolescência podemos ver as descobertas de todo adolescente, do primeiro amor, das difíceis escolhas profissionais, das amizades verdadeiras, das decepções e todo um leque de possibilidades e impossibilidades que a vida proporciona. O quanto podemos aprender com os erros e acertos de David. E assim, vamos sendo enredados na história e na vida de David. Confesso que nessa altura da leitura já estava amando David Copperfield e mais ainda Dickens (rsrs).
Quando adulto podemos ver o crescimento de um grande ser, que mesmo tendo passado por muitos perrengues (e creiam não foram poucos) ainda assim se torna um homem honrado, honesto, de coração puro e lindo, assim é David. Aproveito para afirmar que, nesse período da história, já conhecemos o pior vilão dos livros, um sujeito realmente contrário ao que é David. E aqui, ouso dizer que o caráter de uma pessoa é forjada mesmo sob as improváveis possibilidades, quando uma pessoa é boa não importa a que vida e/ou as pessoas ao seu redor não sejam. Nem sempre o meio influência, da pior maneira. Penso eu que, ao ler a narração da vida de David, que sempre foi bom, puro e honesto, em meio a tantas adversidades, o autor passou para mim essa impressão de que nem sempre o meio ruim nos influencia negativamente e quem somos é forjado a partir das nossas ações e pensamentos (divagações minhas, rsrs).
Por fim, vejo que Dickens nesse livro nos cativa com sua escrita envolvente e nos prende do início ao fim do livro. Quantas vezes tive vontade de não largar o livro até que chegasse ao final (rsrs). Quantas vezes fiquei sem fôlego, com um aperto no coração, suspirando e pensando no que acabava de ler. Ahhh, Dickens! Quanta leveza e sabedoria por trás desse grande livro. E sinto o quanto meu relato está distante da gigante obra construída por esse grande autor.
Termino aqui dizendo que se você não leu ?David Copperfield ? , leia!

Jécyka 25/06/2022

Quando eu lia resenhas sobre esse livro, eu tinha a impressão que ele seria todo sobre sofrimento. Que boa surpresa ver que tem muito mais que isso.
Esse é um lindo tomando de formação que mostra a força do amor e da bondade. Eu realmente amei acompanhar a vida de David e de todos que cruzaram seu caminho. A família Peggoty tem meu coração.
Jécyka 25/06/2022minha estante
Romance*

Carla 20/06/2022

É inacreditável a capacidade de Charles Dickens em me deixar completamente viciada e apaixonada pela sua escrita, suas histórias, seus personagens e, sobretudo, seus inícios/finais de livros!

David Copperfield é um calhamaço e também um clássico. Porém, eu JURO para vocês, a leitura flui e não há qualquer dificuldade em entender o que se passa.

Esse livro, como alguns que já comentei por aqui, é um romance de formação. Quer dizer, acompanha David desde o momento do seu nascimento (literalmente) até já adulto. Originalmente, como outras obras do autor, foi publicado em folhetim.

David Copperfield é considerado por muitos como uma obra autobiográfica de Dickens e isso é bastante tocante, uma vez que David sofre bastante na sua infância, tanto nas suas relações familiares quanto fora delas (questões que impulsionam a transição de uma completa inocência para um amadurecimento precoce). Detalhes como: dívidas do pai de Dickens que fizeram-no ser preso e o separou de sua família, bem como a trabalhar muito jovem numa fábrica de graxa ? a família do sr. Micawber, no livro, onde o pai da família tem problemas pecuniários que os metem em confusões...

Enfim, não sabia como fazer uma resenha propriamente dita desse livro. Em partes porque ele narra a vida de David durante um longo período de tempo e também porque eu sinto que quanto menos você souber sobre a história, melhor. Quando cheguei ao final, me senti muito nostálgica e meio triste de abandonar todos aqueles personagens, principalmente o David (que se tornou um personagem tão querido pra mim).

Os personagens são muito bem desenvolvidos, com características marcantes. É interessante que tem personagem com indicação de que será uma pedra no sapato desde o início e outros nem tanto... A dica é: preste atenção nas atitudes de todos. O juízo de David pode ser equivocado ás  vezes. Meus personagens favoritos: Agnes, sr. Peggotty e Betsey (tia do David). Personagem detestável: Uriah Heep (cada "pequeno Copperfield" lido era um revirar de olhos).

David Copperfield é o filho predileto de Dickens e luta bravamente com "O Conto de Duas Cidades" no meu pódio.

Ju 01/06/2022

A obra de arte de Dickens
Como começar uma resenha sobre essa obra de arte? Nada do que vou falar aqui, chega nem perto da perfeição que foi colocada nas páginas desse livro. Impossível comentar sobre todos os personagens (que são muitos) e inacreditavelmente Dickens consegue desenvolver todos com bastante precisão, cheguei a pensar que talvez não tivesse personagens secundários, já que a história de todos eles foi iniciada, desenvolvida e finalizada de forma extremamente coerente.
A história de David é extremamente tocante, com altos e baixos, você literalmente sofre e se alegra junto a ele. Um personagem tão bom que parece que ninguém mais no mundo chegará no nível dele. Ja estou com uma saudade enorme de ler páginas e mais páginas sobre sua vida. Recomendo fortemente a leitura, se tornou um dos meus favoritos, já não vejo a hora de reler?
Reginaldo Pereira 02/06/2022minha estante
????????????????

Gizalyanne 20/05/2022

Perfeito
Uma excelente estória que demorou a me cativar , mas no final não conseguia desgrudar.
David Copperfield conta a vida de um menino batalhador de bom coração e um bom amigo, mas cego no campo do amor.
A narrativa é ótima e vale o título de Clássico, tem aventura drama e romance além do tradicional senso de humor inteligente do autor.
Recomendo fortemente a leitura!

Lucas P. Gomes 17/05/2022

Simplesmente esplêndido
Depois que você começa o livro, não é difícil terminar ele, difícil mesmo é se despedir desse protagonista que é o mais apaixonante do universo. Simplesmente não dá pra parar de ler enquanto tudo não estiver bem e não ter dado tudo certo na vida dele. Eu amei cada página desse livro.

Karolline.Campos 14/05/2022

Compatibilidade de impressões
Esse não foi o primeiro Dickens que li. Comecei com Tempos difíceis, depois fui para Grandes esperanças e logo me vi embarcando na aventura de David Copperfield. Lembro que quando comecei a ler fiquei extremamente impressionada com a habilidade de Dickens escrever sobre a infância e adolescência com tanta compatibilidade de sentimentos. A narrativa de David sobre sua infância, seu reconhecimento sobre o peso da ausência do pai e da breve criação do padrasto é um dos pontos que mais me prenderam ao livro. A personalidade de David, meio ingênuo, meio bobo se desenvolve de forma a transformar obviedades em surpresas digas em suspense. A magia de uma narrativa tão bem escrita que mesmo quando você já tem quase certeza do que vai acontecer e que mesmo quando acerta ainda sente aquele arrepio, aquela comoção da confirmação da coisa toda... isso Dickens faz com maestria e o faz a partir da perspectiva de David. O leitor percebe a personalidade sonhadora e/ou inocente de David desde muito cedo e mesmo com essa certeza nos deixamos muitas vezes levar pela narrativa dele. É como se fôssemos contaminados com sua bondade, contaminados mesmo!! Afinal, pensamos "como David é bobo" e quando se desenrola o conflito nós nos sentimos bobos junto dele. É incrível. Simplesmente incrível. No geral, acredito que o fato de ter demorado bastante para concluir a obra fez a leitura esfriar um pouco. As semelhanças de alguns personagens com outros personagens de Grandes esperanças me fez achar que não tinha muito pra mim nesse livro. Mas eu estaria sendo injusta se não reconhecesse a maestria desse que é o filho favorito de Charles Dickens. Fiquei foi feliz de perceber detalhes colocados pela crítica no final dessa versão, a mesma que li. Soube identificar as particularidades e preciosidades da obra mesmo com essa impressão final de ausência de clímax. Eu gostei demais. Foi uma baita experiência. Todo clássico é!

Luciana 09/05/2022

Que romance!
David Copperfield através de seu escritor, narra sua própria história, entremeada de tristes passagens e momentos de alegria!
Muito bem escrito, um livro fácil de ler, que prende a atenção e lhe leva para um romance de época cheio de personagens maldosos, outros desagradáveis e outros tantos que deixam saudades!
Leitura imperdível!

Patrícia.Bilibio 27/04/2022

Todas as estrelas possíveis
Obra espetacular que cativou meu coração literário. Livro dos mais maravilhosos e afortunada sinto-me por vivê-lo tão intensamente!