David Copperfield

David Copperfield Charles Dickens

Resenhas - David Copperfield

CassianiMotta 02/01/2023

Dickens escreve e emociona como nenhum outro
Minha dinda tinha um armário com vários livros, trabalhos, uma máquina de escrever que eu adorava. E esse livro sempre esteve lá, desde pequena reconheci o nome da minha mãe na folha de rosto. E quando aprendi a ler, tentava ler esse livro, nunca consegui... Eu chorava, chorava tanto que não conseguia continuar, então guardava o livro, voltava pra casa e depois de um tempo, tentava de novo. Quando eu tinha uns 10 anos, finalmente consegui ler o livro (mesmo com muitas lágrimas). Conversei com a minha mãe sobre esse livro, que está comigo hoje ainda. David Copperfield conta um drama de um menino britânico, sua mãe viúva se casa com um homem cruel, David coleciona sofrimentos: abandono, pobreza, humilhação. Ele é quem narra a história nesse clássico da literatura mundial, escrito por Charles Dickens. Para quem gosta de drama, ler crítica social, os livros de Dickens são muito recomendados. Eu mesma quero ter algumas novas edições para guardar.

Mona 01/01/2023

Já é o melhor livro de 2023!
Eu não sei nem por onde começar a escrever essa resenha. É clichê, eu sei mas, realmente não sei se consigo passar, com palavras, todas as emoções, sentimentos que senti ao longo dessa leitura.
Comecei a ler David Copperfield com medo. Poxa, é um calhamaço com 1160 páginas e além disso é um clássico, escrito por volta de 1850, a primeira coisa que pensei foi "não vou conseguir ler por que não vou entender nada" e eu não podia estar mais errada.
Já no primeiro capítulo dei risada por conta do título: Nasço. Nesse momento, e sem exageros, Dickens já tinha me ganhado, eu só não tinha percebido ainda. Logo nas primeiras páginas eu gargalhei, ofeguei e também chorei. Inclusive, deixo aqui um comentário a parte: Machado bebeu MUITO da água do Dickens. Pra descobrir o por que você tem qie ler kkkkkkkkkkkk. Fiz diversas anotações durante o tempo que passei com David e a cada virada de folha eu me afundava mais e mais na trama (afundar no bom sentido).
Lá no começo desse texto eu disse que não saberia expressar direito tudo o que senti lendo e realmente, não sei expressar o quão bom foi conviver todos esses "anos" com o David e sua tia (mais querida do que pensamos), com seus mil amores (David Copperfield o primeiro romântico do mundo kkkkkkk), com alguns vilões que vão fazer você querer arrancar os cabelos (sério, vocês vão querer mesmo!) e com os grandes e incríveis (incríveis MESMO) amigos que ele faz ao longo de todos os anos de vida.
Eu terminei essa história chorando de saudade, sério, eu chorei mesmo, por que me apeguei demais a todos envolvidos ali e queria esquecer tudo só pra poder ler de novo como se fosse a primeira vez.
Espero que essa resenha tenha feito criar uma vontade, mesmo que mínima, de você ler esse clássico que, na minha opinião, todos deveriam ler!

Andrea.Rodrigues 31/12/2022

E aqui termina minha leitura
No início do livro David Copperfield se pergunta se será o herói de sua própria história.
Agora, terminando a leitura anual que decidi fazer do livro, eu diria que o seu maior ato de heroísmo foi ajudar o próximo sendo um verdadeiro amigo.

Mmads 28/12/2022

Uma vida
Um livro que a muito desejava ler, e consegui. Posso dizer que é uma história surpreendente e de muita superação.

val 27/12/2022

Clássico surpreendente
O livro narra em primeira pessoa a história de David, de seu nascimento a vida adulta. Possui o estilo narrativo da época. Podemos dizer que a vida de David é uma grande aventura, onde personagens vêm, somem e reaparecem nos momentos mais inesperados. Dizem que o autor inspirou-se em sua própria história ao fazer este livro. Quantas emoções viveu! Deve ser por isso que sua obra chega até nossos dias.

Vitória 26/12/2022

Depois de um ano exato, voltei pro Charles Dickens. Li um conto de natal ano passado e me apaixonei pela escrita desse homem, sem falar na narrativa que me conquistou logo de cara. Sabia que os romances longos do autor tinham uma proposta um tanto quanto diferente, mas estava disposta a tentar. Agora, depois de concluir o livro, só fiquei com mais medo de tentar outras histórias do autor, porque se o grande favorito dele foi essa bomba, eu nem sei o que esperar dos demais.
Pelo menos para mim, ficou claro que o livro foi originalmente escrito no formato de folhetim. Cada capítulo tem uma mini história, quase como se fosse o capítulo de uma série, e geralmente acaba no momento mais eletrizante pro leitor, o que faz com que a gente nunca queira largar o livro. A leitura também é muito fluida, a escrita do Dickens continua incrível e, ainda que esse seja um livro clássico, a linguagem é simples e as páginas passam com uma velocidade que a gente nem percebe.
O início me lembrou demais Jane Eyre, e talvez isso tenha criado em mim uma expectativa que não chegou nem perto de ser suprida. O David sofre demais na sua infância, principalmente depois que se torna um órfão, então foi impossível não traçar um paralelo entre as duas histórias. Nessa parte o autor sabe muito bem retratar o personagem como uma criança, a inocência dele, como ele vê sempre o melhor lado de todos à sua volta, a magia de uma viagem de férias com a Peggotty (essa foi de longe a minha parte preferida), a intensidade do primeiro amor, as primeiras amizades e a necessidade de carinho e atenção.
O meu problema começou depois que o David chegou na casa da tia, porque a partir daí a narrativa simplesmente deixou de ser interessante pra mim. Eu pouco me importava com os negócios do David, os dilemas dele estavam muito fora da minha realidade enquanto mulher, e confesso que comecei a sentir ódio do personagem pelo fato do mesmo não conseguir deixar a inocência da infância de lado (enquanto eu queria meter o soco em certas pessoas, ele pensava que resolveria tudo no abraço, e que todos o amavam). Não vou dizer que todas as tramas se tornaram chatas, até porque se isso tivesse acontecido eu nunca teria conseguido concluir um livro de mais de mil páginas em uma semana. A Agnes e a Emily foram persoangens que me ganharam desde a primeira página em que apareceram, e a partir daqui elas quase carregaram o livro nas costas. Inclusive, preciso dar um destaque pras personagens femininas desse livro. Peggotty, Emily, Agnes e a tia do David são mulheres incríveis, com pensamentos e ideias que eu jamais achei que iria ver em um livro clássico escrito por um homem. Se depois de tudo esse negócio ainda tá com uma nota alta, isso é graças a elas.
O Dick foi outro personagem que me ganhou de jeito. Eu amava as cenas com ele e a tia do David, e a forma como ela concordava e dava todo o apoio a um homem tido como louco me rendeu risadas e lágrimas, talvez eles tenham sido o casal que mais me conquistou aqui. O final é previsível, mas muito recompensador, principalmente quando a gente pensa no tanto de páginas que tivemos que passar pra chegar até ele. Não é nem de longe um dos meus clássicos favoritos, acho que poderiam ser cortadas no mínimo 200 páginas desse calhamaço, mas consigo reconhecer o valor que essa história tem. Acho que esse vai ser um dos livros que eu vou ter que reler daqui a alguns anos, quem sabe em outro momento eu consiga gostar de verdade do David.

Dani 11/12/2022

Romance de formação, um clássico. Protagonista carismático, aliás como era próprio de autores mais antigos, simplesmente eram seus protagonistas pessoas comuns em situações excepcionais.
aartemesalva-nat 11/12/2022minha estante
Em 2023 lerei esse livro. Vai ser o ano de leituras de calhamaços.

Italo 08/12/2022

Após 84 anos... terminei!
O começo dessa história é maravilhoso, o protagonista é muito carismático e você rapidamente se apega a ele. O problema pra mim foi quando ele cresceu, as tramas não me fisgaram da mesma maneira, alguns personagens achei chatíssimos (sim, essa é pra vocês família Micawber). Porém há de se tirar o chapéu pra Charles Dickens, mas que escrita boa!

É um livro bom, extenso, com um dos melhores protagonista que eu já encontrei, vale a pena ler.

PS: eu não estava preparado pra encontrar tanto subtexto homoerótico aqui, old que o Davyn e o Steerforth fizeram muita brotheragem depois que chegaram daquela ópera. Pra mim é canônico que David Copperfield é bissexual e apenas minha opinião importa.
Lucas.Godoi 25/12/2022minha estante
DAVID É BISSEXUAL SIMMMM, concordo super

Cris 04/12/2022

04.12.2022
Romance de formação que conta a história de David Copperfield, narrado em primeira pessoa, por ele mesmo. Adorei a história, a escrita de Dickens, dos personagens bem construídos, que nos fazem conhecer a personalidade de cada um deles. Senti raiva, indignação,felicidade, tristeza, tudo. Esse é um livro que me fez amar mais ainda Dickens.
Janaina Edwiges 04/12/2022minha estante
Quero ler este um dia :)

Crixtina 29/11/2022

Mais uma leitura que recomendo
?Em minha observação da natureza humana, sempre soube que um homem que tem alguma boa razão para acreditar em si mesmo não deve se exibir diante dos outros para que acreditem nele.?

Amanda 25/11/2022

um clássico sem dúvidas...
Que maravilhoso foi acompanhar a vida de David Copperfield. Quantas reviravoltas! Apesar de clássico, a escrita de Dickens é leve, de fácil compreensão e muita fluidez. Amei demais! Faltou bem pouco para que David ocupasse o espaço de Edmond Dantès em meu coração.

As únicas coisas que ainda me incomodam nos clássicos são as coincidências. Todo mundo conhece todo mundo que é amigo da personagem principal... É um detalhe com o qual ainda devo me acostumar. kkkkk

Raissa 17/11/2022

Perfeição, apenas!
Q livro perfeito, mds... Eu já tinha mta expectativa com essa leitura, mas o Dickens simplesmente elevou isso p outros níveis. Cada assunto, mesmo sendo o mais simples possível, é abordado de forma extremamente interessante (ou seja, vc dificilmente vai ficar no tédio). Já vou deixando claro q o sr. Dick é o melhor personagem do livro ???. Resumindo, virou uma das minhas melhores leituras do ano!!! Dickens, eu te amo, cara ???????

Andre.28 15/11/2022

A vida, as tragédias e os amores de David Copperfield
Charles Dickens é um escritor conhecido pela sua versatilidade e pela sua capacidade de construir enredos muito descritivos, personagens bastantes peculiares, exemplos e críticas sobre caracteres humanos. Dotado de uma habilidade única, ele consegue desenvolver diferentes personalidades de personagens, criando atmosferas e um painel de características particulares, e um quadro muito diverso de sentidos, sem deixar de apresentar e representar sentidos universais da existência e vida humanas. Traçando paralelos com a sua tradição descrita, Charles Dickens se consagra e se consolida como um excelente escritor, cânone da literatura inglesa com este livro, estabelecendo críticas, muitas vezes em tom irônico, criando paralelos sobre vidas (ou sua própria vida como escritor), e buscando dão um sentido particular a sua escrita descritiva.

Inicialmente publicado em capítulos num jornal de Londres, tendo sido publicado como livro em 1850, David Copperfield é narrado em primeira pessoa. Obviamente este livro conta a história de David Copperfield, de sua infância até a sua vida adulta, e neste trajeto mostrando a vida do personagem e a sua convivência com as pessoas passam pela sua vida. David é um garoto muito esperto que cresce sobre o escrutínio particular, a morte da mãe e os maus tratos do padrasto e da tia postiça. David passa por um tormentoso destino até chegar à vida adulta. Quando adulto ele é mostrado como ser bastante reflexivo vivendo com a sua tia excêntrica (e legítima) Betsey Trotwood (uma das personagens mais hilárias e sinceras deste livro), enquanto procura definir sua vida profissional na área do direito, posteriormente se estabelecendo como um escritor de fama reconhecida. É importante ressaltar que o mote central do texto são as mudanças de comportamento e a vida amorosa do personagem principal, passando pela sua tormentosa relação com a filha do procurador Spenlow, adorável e um tanto ingênua Dora Spenlow. Nesse ínterim podemos observar todos os sofrimentos que afligem pobre jovem David Copperfield.

O livro em si é bem fácil de se ler, há uma fluidez narrativa muito interessante. O que incomoda um pouco o leitor pode ser descrito pelo excesso de minúcias do texto, especialmente algumas partes e alguns personagens que são secundários, - e por algo que crer-se no que seja um caráter superficial de "acontecimento do romance" - muito embora isso não seja um problema. O livro tem uma gama de personagens muito interessante. Às vezes podemos perceber que há um exagero no número de personagens retratados, e o nível de superficialidade de alguns incomodam um pouco, principalmente o desfecho de alguns desses. Entretanto, é notável como Charles Dickens consegue descrever tão bem a alma humana, dar sentido a um romance muito improvável e contar histórias dentro de uma história. Vale ressaltar a personagem da Emily, uma das mais notáveis referências de personagem que nutre um amor baseado na resignação e na renúncia. A Personagem Peggoy, a babá do David é uma outra personagem adorável. Por fim devemos ressaltar o quanto esta história é marcante, e o quanto o autor sabe amarrar o enredo. Podemos perceber que o autor também faz da sua vida pessoal uma espécie de representação através desta história, e obviamente acrescentando, ou retirando, aquilo que ele achava necessário. Um verdadeiro clássico que vale a pena ser lido.

Inaiá 05/11/2022

"Como você está cego, Trotwood..."
Essa é a versão resumida de David Copperfield e é adaptada para adolescentes.
Bom, a história vai contar a história de David, que nasceu numa sexta-feira do mês de março, à meia-noite em ponto. Por esses motivos, diziam que ele seria azarado na vida e a história relata exatamente isso, sua infância até a vida adulta.
Quem leu esse livro, sabe que sua história de vida realmente não foi fácil, mas não concordo em chamá-lo de azarado.
Gostei muito da história, me prendeu desde o início e me deixou com muita curiosidade. Para quem quer ler a versão original, que contém mais de 1000 páginas... eu recomendo ler essa versão curtinha para ter uma ideia.
Obg por me acompanharem nessa leitura :D