David Copperfield

David Copperfield Charles Dickens

Resenhas - David Copperfield

andreiaflores 24/10/2022

Que livro espetacular. Quer riqueza de narrativa, tantas palavras simples e tão profundas ao mesmo tempo. Uma experiência indescritível.

Angel 19/10/2022

Me recordo de ter lido a obra a pouco tempo, e fico feliz por ter voltado a me encantar com essa doce história.

Rafael.Alves 13/10/2022

Perfeito!
Esse é sem dúvida um dos livros mais sensacionais que já li, e talvez o meu favorito!

Demorei muito para completar a leitura por ter passado por um período turbulento, mas nem isso estragou a experiência dessa obra prima. Alguns pontos bem breves sobre a progressão do livro: o desenvolvimento de David Copperfield acontece de modo expressivo durante toda a passagem da estória, inicia com ele criança e conta sobre alguns acontecimentos que moldaram sua vida até um período bem avançado da sua fase adulta, os personagens desenvolvidos neste tempo são extremamente fascinantes e algumas passagens são muito comoventes. O livro inicia muito bom e acaba muitas vezes melhor. Achei interessante que o autor consegue fazer com que você sinta toda a "energia" dos personagens, e você os passa a ver assim como David os percebe. Além de tudo, o livro é super fluído e de fácil entendimento, é aqueles que dá pra ler um pouquinho antes de dormir sem que o cansaço pese tanto na absorção do conteúdo.

É o exemplo perfeito do livro que causa a sensação de "vazio" assim que você o termina. Quem tiver a oportunidade de ler, leia e muito provavelmente você entenderá o que quero dizer.

Recomendo muito!

Luana 10/10/2022

QUE LIVRO INCRÍVEL! QUE FINAL PERFEITO! Muito emocionante toda a história de vida do personagem.
Charles Dickens, meus amigos! O homem é sensacional! A escrita impecável! Toda a narrativa perfeita! E não é à toa que este era o livro preferido dele. Apenas leiam!

Foi um pouco cansativo, porque é um livro extenso, mais ou menos umas 1040 páginas e por mais que eu goste muito de ler nunca tinha lido um assim tão grande, mas vale muito a pena, leia no seu tempo mesmo que você passe meses nele, é muito mais importante você entender a história e demorar pra terminar do que terminar muito rápido, ler muito rápido e não entender metade do que leu.
Aproveitem essa essa leitura e essa história PERFEITA!

Ester 07/10/2022

Amei acompanhar a vida deste personagem, e fico muito feliz que David Copperfield tenha finalmente alcançado a felicidade (porque tava difícil viu).

nancirocha81 02/10/2022

Uma biografia de um personagem interessantíssimo
Que livro! A história de David Copperfield surpreende do começo ao fim. É um livro longo, mas vale a pena o investimento do seu tempo. Uma das leituras mais desafiadoras que tive, pela extensão e pelas surpresas ao longo do livro. Excelente e atemporal.

keyla 20/09/2022

é um relato de uma vida tão comum, tão simples, que em tantos Davy estava simplesmente vivendo algo típico da vida e eu me emocionei. É muito humano, nunca havia lido algo tão singelo e transparente.
Davy, que encontra novas famílias em pessoas que há pouco eram desconhecidas, que chega a algum lugar mas não sabe como continuar, então para, usa o tempo para se descobrir e assim voltar a andar, sem pressa, pois entender a si mesmo é delicado e requer paciência.
Assim como a maioria das pessoas, descobriu de maneira tão precoce e abrupta que a vida é difícil e injusta, mas mesmo assim não desistiu e encontrou uma maneira de deixá-la mais agradável.
emocionante.
parabéns dickens você é foda meu finado !!
Félix 21/09/2022minha estante
Pretendo iniciar meus 2023 com esse livro

keyla 21/09/2022minha estante
vale muito a pena!!

Michela Wakami 21/09/2022minha estante
Meu finado? ????

Michela Wakami 21/09/2022minha estante
Esse livro é maravilhoso mesmo, amiga.
Uma obra prima.?????
Fico super feliz que você tenha gostado é um dos meus livros favoritos.??

ângelo.roberto 21/09/2022minha estante
meu finado kkkkkkk coitado

cris 15/09/2022

Sensacional
Acompanhar a história de vida do David Copperfield é uma delícia. Dá vontade de viver também e depois sentar e escrever nossas próprias memórias do quão bela é a vida..

Alessandra 27/08/2022

Foram 25 dias viajando com personagens deliciosos, histórias de pessoas comuns que se tornaram extraordinárias. Eu amei a leitura e me apaixonei por David em todas as suas fases. Com David criança me vi chorando muitas vezes querendo cuidar dele, pegar no colo e acolher o menino. O David adolescente me trouxe vida, felicidade e tive certeza que família e amigos verdadeiros fazem a diferença. E com David adulto tive a certeza que uma vida bem vivida com alegrias e tristezas vale a pena. David é o espectador vivo e ativo de todos os seus amigos, peça fundamental no desenrolar da história de cada um. Só sei que quero ser amiga dele.
Dois pontos me chamaram atenção na narrativa:
1- Que não precisei dar chance para David, gostei dele logo de cara e o amor foi só aumentando.
2- Personagens dúbios me deixaram intrigada a leitura toda. Eu nunca sabia se o personagem era bom ou mal, se era forte ou fraco, sempre ficava na expectativa: Será que Steeforth realmente era amigo ? Será que Dick realmente era fraco das ideias ? E assim foi toda a narrativa.
Se você gosta de novelas, de um folhetim com muitos personagens, enredos diferentes, leia Dickens. É uma leitura extensa, mas valiosa e no final Dickens entrega o fechamento de todos os personagens com minuciosos detalhes.
Valeu !!

de Paula 09/08/2022

Ah, Charles Dickens!
Que obra primorosa desse autor que acabei de conhecer, mas já se tornou um dos mais estimados para mim! É um calhamaço? Sim, com certeza. O que importa é que vale a pena cada palavra nele escrita.

Mergulhar nas memórias de David Copperfield, um inocente e singelo garoto que vive desde a idade mais tenra as angústias da vida, vendo o seu crescimento no passar das páginas até a sua verdadeira felicidade, é algo delicioso de se fazer, principalmente acompanhado de personagens tão maravilhosos e humanos, tão bem construídos. Deixo minha menção honrosa a Peggotty, Mr. Barkis, Ham, Mr. Peggotty, Marta, Mr. Dick, Mr. e Mrs. Strong, Miss Mowcher e Mr. Mell, que personagens!

Agora vou falar dos meus queridinhos e o motivo deles serem tão importantes. Primeiramente falar de Betsey Trotwood, que mulher incrível! É tão importante ter alguém como ela na história da literatura, considerando sua publicação em 1850. A tia era uma mulher muito a frente do seu tempo, sendo empoderada, independente, forte, batalhadora, que não esmorecia diante das dificuldades e, sobretudo, humana. Cheia de arrependimentos e erros, mas com um coração tão puro e com a capacidade de enxergar o que as pessoas mais sãs e sábias não podem. E de sua inteira responsabilidade a formação do seu querido sobrinho-filho Trot, assim como a salvação do Mr. Dick. Que mulher!

Ainda falando de mulheres incríveis, que não faltam nessa narrativa, tenho que falar da querida Inês/Agnes. Dona de uma força e abnegação tão grandes, não surpreende sua felicidade encontrada depois de tantas tristezas e desenganos, que suportou com tanta resignação, só mostram o quanto o autor sabia valorizar as virtudes femininas tão importantes na construção do David Copperfield.

A família Micawber é um charme a parte. Suas lutas diante dos desenganos da vida industrial inglesa noa mostram que caráter não se compra, em absoluto, e que sempre é tempo de reconstruir e recomeçar. Não é fácil ser proletariado e ainda ter condições financeiras para manter os seus, mesmo diante de todas as dificuldades, a união e o amor que une essa família é algo admirável e exemplar.

Não vou falar dos "vilões" dessa história, porque não quero dar vazão a estes em minha resenha, embora os considere em sua essência completamente humanos. Sei bem o que é ter um Uriah Heep na vida, por isso não penso que sua narrativa seja o cerne da história, embora na vida nos separemos com figuras tão vis e perversas. Outra parte que não vou comentar são os personagens que pelas suas atitudes ou escolhas tornavam, por vezes, difícil a tarefa da leitura, por questões pessoais e pífias.

Por ser um romance de construção, quero dizer que apreciei cada momento de David Copperfield, com muito gosto e, por vezes, raiva, confesso, pela integridade e pureza do querido Davy. É uma grande obra da literatura inglesa e mundial, apreciada por mentes brilhantes de várias eras.

É uma literatura simples, que nos mostra o cotidiano de uma era tão conhecida pela humanidade, a revolução industrial, mas, por ter personagens tão humanos, tornar a obra acessível. A das melhores leituras da minha vida, sem dúvida.

lady.loli 26/07/2022

Sem palavras! Uma obra se torna mais impressionante quando eu me sinto exilada do mundo em que fui introduzida, um mundo confortável e prazeroso, onde tem-se a oportunidade de aprender, se emocionar, rir, chorar, se frustrar... em resumo (estou agora falando como o sr. Micawber kkkkkk), viver uma vida com os personagens, ser transportada à outra realidade. Sinceramente são poucos os livros que deixam assim e é muito bom dizer que foi o caso de David Copperfield, mas ao mesmo tempo é desolador estar me separando dos personagens. Quanta risada, choro e aprendizado! Não consigo falar nada melhor a não ser : leiam!!!! Quem já teve a oportunidade de ler "Mulherzinhas", de Louisa May Alcott, há de concordar comigo que são ambos parecidos, não iguais, mas semelhantes. Talvez porque ambos sejam sobre amadurecimento.

Nádia 16/07/2022

David Copperfield foi a leitura perfeita pro momento que estava vivendo, pois não é sempre que temos disposição e tempo para ler um livro tão grande, e naquele mês eu queria um livro que fosse me entreter por bastante tempo e David Copperfield cumpriu as minhas expectativas.

O livro inteiro é muito bom, mas a primeira parte foi a que mais me pegou, ficava sempre esperando ver aquela criança pequena conseguir sair daquela situação tão horrível, eu mesma queria poder entrar na história e tirar ele daquela situação.

As outras partes do livro também são muito boas, contudo, as vezes David Copperfield é meio inocente (o que as vezes me irritava), principalmente em relação a um amigo que desde o começo eu não gostei, e também sua estranha relação com a esposa. Mas isso não tira o mérito de uma narrativa tão boa. Recomendo bastante que alguém tenha essa experiência de leitura.