David Copperfield

David Copperfield Charles Dickens

Resenhas - David Copperfield

jade martins 26/08/2020

"Se serei o herói de minha própria vida, ou se essa posição será ocupada por alguma outra pessoa, é o que estas páginas devem mostrar"
O que dizer dessa obra que me cativou por quase dois meses? Só posso dizer que foi uma experiência maravilhosa.

Logo de início somos jogados na vida de David, no dia de seu nascimento, uma sexta feira à meia noite, portanto condenado a uma vida infeliz. Acompanhando sua trajetória vemos que em muitos momentos essa superstição se concretiza, porém assim como há infortúnios na vida de David, há também momentos de enorme felicidade, que encheram meu coração de alegria enquanto estava lendo. Os personagens nos fazem rir, chorar, ficar com raiva e todas as emoções que se possa imaginar. Dickens tem uma facilidade enorme de construir personagens amáveis e outros odiáveis (cof cof Uriah Heep...), o que enriquece muito a trama e o cotidiano que acompanhamos nessas 1000 e poucas páginas, além de fazer um belo retrato da sociedade inglesa do séc. XIX.

Por fim, é uma leitura agradável e fluida, ficamos ligados aos personagens a tal ponto que assim que terminei a leitura já fiquei com saudades, e confesso que não sei como vão ser meus dias sem estar junto de David, de Peggotty, de Agnes, do Sr. e da Sra. Micawber, e de toda essa família que por um tempo foi a minha.

Neila Porto 20/06/2024

A história segue a vida de David Copperfield, desde sua infância difícil até a maturidade. O romance começa com o nascimento de David e os desafios que enfrenta com a morte precoce de seu pai e a subsequente tirania de seu padrasto, Edward Murdstone. Enviado para um internato severo e depois forçado a trabalhar em condições miseráveis, David conhece uma série de personagens memoráveis que moldam sua vida.

Entre esses personagens estão sua bondosa e excêntrica tia Betsey Trotwood, o manipulador e fraudulento Uriah Heep, o generoso e bem-humorado Sr. Micawber, e a trágica e leal Emily. Cada personagem é desenhado com a mestria característica de Dickens, cheio de detalhes que os tornam vivos e inesquecíveis.

À medida que David cresce, ele enfrenta muitos desafios e triunfos, buscando sucesso pessoal e profissional. Sua jornada é marcada por momentos de profunda tristeza e grande alegria, refletindo a complexidade da experiência humana. O romance aborda temas universais como a luta pelo autoconhecimento, a importância da amizade e da integridade, e as injustiças sociais.

A narrativa é rica em detalhes e oferece uma visão vívida da sociedade vitoriana, com críticas sutis e agudas às suas falhas e hipocrisias. O estilo de Dickens, com sua prosa eloquente e humor afiado, faz com que a leitura seja tanto uma experiência emocional quanto intelectual.

O livro é frequentemente citado como o romance mais autobiográfico de Dickens, e o próprio autor afirmou que o livro era seu "filho favorito". Essa conexão pessoal se reflete na profundidade emocional e na autenticidade das experiências de David.

Isabella2243 07/09/2020

Agora entendo o motivo de ser o filho predileto
Quando comecei a ler, logo nas primeiras páginas senti que esse livro não sairia da minha cabeça tão fácil, 1243 páginas não foram empecilho para maratonar essa leitura, fico muito feliz de sentir o que senti a cada virada de página, desde a primeira página até a última, essa história me arrancou lágrimas profundas que não sei explicar, e que me enchem delas novamente ao lembrar casa capitulo. Livro favoritado com certeza.

Mirna.Porto 07/09/2020

Novelão
Charles Dickens foi o escritor mais popular da era vitoriana. Ele considerava David Copperfield seu ?filho favorito?. A David, Charles emprestou alguns dramas vividos por ele próprio e o talento como escritor. Originalmente, o romance foi publicado em formato de folhetim, com intervalo mensal, a cada 3 capítulos e todo esse processo durou de maio de 1849 até novembro de 1950, quando foi finalmente lançada a primeira edição do livro.
O folhetim é o ancestral das novelas e séries. Alguns ingredientes dessa receita de sucesso surgiram aí ? a presença de inúmeras personagens distribuídos em núcleos, a narrativa longa que poderia ser adaptada de acordo com a reação do público, os ganchos dramáticos no final de cada capítulo (o rosto congelado da personagem e o clima de ?e agora??).
David Copperfield é um novelão que acompanha toda a vida do personagem, do nascimento a idade adulta, com direito a mocinho ingênuo, mocinha angelical, vilão caricato, bordões, amores melodramáticos e humor. Também tem crítica social, ainda que discreta e não tão contestadora. Tudo isso embalado numa escrita poética.
A influência de Dickens é extremamente importante e ele continua sendo um dos autores ingleses mais lidos até hoje. Suas obras são leitura obrigatória nas escolas e já foram adaptadas inúmeras vezes para cinema, TV e teatro. Ian McKellen (Gandalf) e Daniel Radcliffe (Harry Potter) já viveram Copperfield na TV!
Agora em 2020, 170 anos depois do seu lançamento, David Copperfield ganha mais uma adaptação ao cinema com Dev Patel (o Jamal de Quem Quer Ser um Milionário?) como personagem principal. A estreia do filme foi adiada pela pandemia do coronavírus e não tem data definida.
P.S.: Aviso aos desavisados! O livro David Copperfield não tem absolutamente nada a ver com o mágico David Copperfield! O mágico, que se chama David Seth Kotkin, adotou esse nome artístico pela importância da obra literária. Você pode até achar desnecessário o aviso mas eu li comentário de gente decepcionada pela internet, que começou a assistir ao filme certa de que era sobre o mágico...

:: Sofia 07/09/2020

Leitura muito gostosa!
Completei a leitura em 2,5 semanas, proeza somente possível por ter acompanhado a leitura coletiva do canal Ler Antes de Morrer. Sem o incentivo da Isabela, leria mais devagar, e não sei se compreenderia tanto do livro e da cultura da época sem suas análises. Também, não sei quando me disporia a lê-lo, apesar de ser um clássico da literatura inglesa, o "filho preferido" de Dickens, seu romance mais autobiográfico; é leitura escolar obrigatória no Reino Unido e Estados Unidos.

O livro David Copperfield é um romance de formação, isto é, conta a jornada de crescimento e amadurecimento da personagem principal. Por isso, temos contato detalhado tanto com a infância de David (minha parte preferida) quanto com sua vida jovem e adulta.

Outra característica do texto é a presença de diversos núcleos sociais aos quais David convive. Parece uma novela, todos se encontram em momentos improváveis e se relacionam de maneira próxima. Disso, o livro se torna muito interessante, pois as micro-histórias conversam sobre os mais diferentes assuntos: dificuldades pecuniárias, prostituição, casamento, amor, criminalidade, abandono parental, educação... porém é deveras irreal. Londres de 1850 é muito grande e populosa e a Inglaterra é muito extensa para se encontrarem tanto em uma época sem automóveis.
O livro é de redação muito bonita e descreve bem a aparência, as emoções e as sensações das personagens. Também é boa a construção de cenário.
A única coisa que encontrei de cansativa foi o elaboração moral das personagens: todas que são boas no início da narrativa continuam assim até o final; todas que são ruins no início assim o são até o final. Acontece que o David sim se surpreende com a mudança de comportamento das personagens, mas isso porque ele é inocente e ingênuo, enganado por muitos durante o livro. Não acontece conosco. E dessa constância das personagens resultam bons finais para as boas e maus finais para as ruins. Por isso, prefiro o começo do livro, não é tão previsível.

Aconselho muito que leiam, pessoal! Também aconselho que participem de leituras coletivas, principalmente para quem não tem o hábito de leitura.

Por conta dessa experiência positiva, eu e meu amigo Matheus vamos conduzir uma do livro "Flores para Algernon", de Daniel Keyes, esse mês! Confiram nos nossos Instagrams @sososoaress e @mathspedrosa

Júlia ð 08/09/2020

Favorito
"Se serei o herói de minha própria vida, ou se essa posição ser a ocupada por alguma outra pessoa, é o que essas páginas devem mostrar."

David Copperfield é uma história de iniciação e de aprendizado da difícil arte de viver; é também uma narrativa sobre afeto, desamor, amizade e perda, sobre escolhas morais e desafios que se apresentam ao narrador-protagonista no caminho da educação de si mesmo para a vida em sociedade.

Drika.Neske 10/09/2020

David Copperfield é novela das boas! Romance de formação incrível, onde acompanhamos a vida desse personagem cativante e o vemos amadurecer e passar pelos inúmeros obstáculos da vida. A narrativa é maravilhosa, nos sentimos dentro da "novela" criada por Charles Dickens e ansiamos pela leitura dos próximos capítulos. Embora o livro seja um verdadeiro calhamaço a leitura não é maçante e nem densa demais, é descritiva na medida certa e ainda nos encanta com uma dose de sarcasmo e comicidade, com personagens peculiares e engraçados, além daqueles de quem não gostamos, tem de todo tipo. O livro também é capaz de apresentar um retrato histórico da Inglaterra pós revolução industrial focando principalmente na vida de operários e crianças que vivem na pobreza. Relatos que fazem você se emocionar e rir ao mesmo tempo. Enfim, a leitura permite uma ótima imaginação da ambientação e dos personagens com boa dose de melodrama, tragédia e peripécias cômicas, é sem dúvida leitura pra vida.

emilybarbosa 11/09/2020

David Copperfield foi o meu primeiro contato com Dickens, e admito que comecei com medo. Por ser um clássico, antigo e por ser enorme, pensei que seria bem difícil, mas não podia estar mais enganada. A escrita do Dickens consegue fazer com que pareça que estamos vendo um filme. Toda a ambientação entra perfeitamente na nossa mente. A escrita não foi maçante, como achei que seria; foi bem fácil, na verdade.
Agora, sobre o livro em si: gostei demais! Chorei muuuuito em algumas partes, passei raiva em outras, mas também ri demais. Se eu pudesse mudar uma coisa no livro todo, seria o desfecho do Ham e, principalmente, o desfecho do Steerforth.
Amei muitos personagens e odiei muitos outros com a mesma intensidade.
Foi uma ótima experiência e pretendo ler outros livros do autor futuramente.

Carol 16/09/2020

Livro que nos faz entrar na história
Nesse livro sofremos junto com o Davy, rimos, nos angustiamos, comemoramos suas conquistas.
A leitura é super fluida e 1.000 páginas se passam se sentirmos.

Tayná 18/09/2020

Ah como David me deu nos nervos por diversas vezes haha.
Porém é um livro muito gostoso de se ler, os personagens cativam a gente, como novela, onde nos sentimos presos aos próximos acontecimentos e sentindo os pesares dos personagens ali, por sinal, muito bem descritos.
A infância de David muito emociona e é ali que o leitor começa a se cativar com o personagem e querer saber o fim desta história.

Valquiria.Beltramini 27/09/2020

Novela
Uma novela com vários núcleos , romance de formação onde acompanhamos a trajetória do protagonista que dá nome ao livro, nem sempre com atitudes inteligentes, mas que sem dúvida nos faz torcer por ele. Muitos personagens marcantes , uns apaixonantes, outros repugnantes, muitas emoções .

Fabi 29/09/2020

O que dizer? O que resenhar? Maravilhoso! Fantástico! Uma joia rara!

Haryadne.Moreto 30/09/2020

O que escrever sobre esse livro... são tantos coisas, tantos caminhos, tantas linhas para abordar. Só sei que quero reler mas muitas vezes, pq uma não é suficiente para esse livro.
A escrita é maravilhosa, encantadora, muito vocabulário diferente, novo. (sim.. alguns capítulos poderiam ficar de fora pq acabam cansando o leitor). Acompanhar a vida de David nos leva a rir, sofrer, chorar, querer entrar no livro e pegar David no colo. Como não amar Mr. Peggoty. Resumindo, não tem como escrever tudo que o livro aborda e nos faz sentir, apenas lendo!!!

Cristina 30/09/2020

David Coorperfield
David Coorperfield... Novelão bom, daqueles que sentimos saudade quando acaba, que passamos dias pensando como estariam os personagens. Este livro apesar de ser um calhamaço tem uma leitura tão fluida simples, que não conseguimos parar. Com algo em torno de 50 personagens, pode até da medo, mas o narrador apresenta cada um com tanto inteligência, que quando eles reaparessem, vem tudo a tona e se não vem com tanto detalhes, vem a sensação sobre o personagem. As decisões de David algumas vezes nos irrita mas a preparação inicial do autor ao nós apresentá--lo, nós faz torcer por ele, mesmo ele fazendo uma burrada ou se unindo a pessoas de caráter duvidoso. Vale a pena iniciar essa leitura pois ela emociona, diverti e algumas
vezes irrita... o mas importante é que ela nos consegue gerar sentimentos.