Carmilla (eBook)

Resenhas - Carmilla

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Sílvia 31/12/2021

Autor interessante
Segundo texto do autor que eu leio e confesso que gostaria que ele fosse mais conhecido e difundido em terras tupiniquins. O outro texto dele me fez chorar de tanto rir, o nome é O fantasma e o consertador de ossos. Em Carmilla temos uma história bem macabra com jovens lindas, doenças misteriosas, coisas inexplicáveis e explicações inverossímeis. Gostei !

Roberto_Silva 20/10/2021

A mãe das historias de vampiro
Estava gostando até um pouco depois da metade do livro; ficando arrastado demais depois disso, com explicações e facilitações de roteiro. O embate final e o contrário; muito rushado.

Mistério do livro também não funciona, algo não dá para criticar levando em conta é um clássico.

Por fim não há romance nesta obra, explorando pouco seus personagens, focando mais nas reações exageradas de desejo justificado pelo extinto vampiresco.

Para um fã do gênero, acho que deve gosta. Mas estiver esperando uma história com reviravoltas e romance, passe longe.

Algo gostei foi texto ter sido atualizado com a gramática atual.

Angelica236 19/10/2021

Carmilla
Carmilla é um personagem que faz justiça aos contos de vampiro, invadindo o quarto de moças indefesas e se alimentando, as enfraquecendo aos poucos, as envolvendo em uma aura de paixão platônica e receio que torna impossível negá-la.

Ila_lu 01/09/2021

Uma leitura viciante e surpreende, essa edição é excelente, super indico a aquisição e leitura desta obra.

Deixo aqui um trecho desta obra, "Carmilla estava linda. Nada superava a beleza do seu tom de pele. A meu ver, sua formosura era acentuada pelo gracioso langor que lhe era tão peculiar."

Ique 19/08/2021

Experiência inédita
Não conheço muito de histórias vampirísticas, sendo bem limitado nesse sentido, sabendo somente do que vemos nos filmes clássicos e cultura popular. Consequentemente, Carmilla foi uma experiência inédita dado que eu me aventurei devido a sugestão de um amigo que ama essa história. A contextualização que a edição que li forneceu foi muito importante para que eu compreendesse o período histórico, importância da obra e outras curiosidades que ajudam na melhor compreensão dos acontecimentos, criação e desenvolvimento dos personagens, cenários e outros. Ou seja, iniciei o primeiro capítulo já "preparado" para o que estava por vir.

A história em si é rápida, direta e objetiva. Gostei da ambientação e do enredo, que traz um pouco da questão erótica e sensual e algumas simbologias diferentes da que estamos habituados quando se fala em vampiro. Os acontecimentos ocorrem de maneira bem intrigante mas também um tanto previsível, sendo bem linear e trazendo poucas surpresas. Os personagens também são legais e bem construídos, no tempo curto em que tudo ocorre.

No mais, é um livro rápido e envolvente, com uma história que foi muito importante para o gênero. Meu único porém é que não achei que ele me marcou tanto.

Jrdncst 05/07/2021

Vampiras sáficas
Já adianto que, infelizmente, o conto não correspondeu às minhas expectativas. No entanto, o prefácio nos apresenta um panorama MUITO interessante a respeito do contexto em
que o livro foi escrito, questões de gênero e sexualidade e como ?Carmilla? serviu de inspiração para Stoker, autor de ?Drácula?. Com esse entendimento, pude imaginar impacto que ocorreu na sociedade, naquela época.

Sobre a história: é legal, mas não possui nenhum
ponto que seja de tirar o fôlego, cause um suspense ou até mesmo cative a leitura.

E, apesar de ser um clássico, é bem tranquilo.

giu 22/06/2021

vampiras lésbicas, quem diria ein?
Um clássico da literatura gótica, Carmilla foi meu primeiro contado com histórias de vampiros, e não qualquer vampiro, uma vampira lésbica, e posso dizer que gostei demais.

A leitura correu muito bem, a escrita é bem simples apesar de ser um livro clássico e em geral eu gostei bastante, mas acredito que a obra em si não seja tão surpreende assim. Obviamente ela tem um peso histórico enorme e é justamente isso que a faz tão importante e tão aclamada, Le Fanu foi o primeiro a tratar da questão erótica e sensual dos vampiros, o ato de seduzir para encontrar presas, e também o primeiro a incluir simbologias como a da estaca. Sua obra influenciou diversos outros autores e justamente por isso que acho que não encontrei nada de muito surpreendente nela.

Os anexos presentes nessa edição foram também um ótimo complemento, porém acredito que funcionaram melhor depois da leitura da obra, e não com antecipação a ela.

julia4380 09/06/2021

um dos meus primeiros contatos com literatura gótica e o horror num geral e devo dizer que não sou a maior fã desse gênero mas muito me foi apelativo durante a leitura. é meio inegável o teor lésbico presente não só na narrativa como na própria personagem principal e em toda a devoção que ela apresenta à laura (que pra mim não fez muito sentido, achei ela chatinha) o que, sinceramente, foi o motivo principal pra eu começar e continuar a ler esse livro. as três estrelas são mais referentes ao furos na história (quem era a mãe de carmilla afinal? e a mulher dentro da carruagem?) e o fato de eu querer também uma namorada vampiresca..

gigio 05/06/2021

aquele de um dos primeiros livros sobre vampiros
eu achei o livro muito interessante ainda mais por ter todo um background pra cultura vampiresca. Mas falando da história em si é muito intrigante e te mantém presa além de ser uma leitura rápida porém achei o final muito corrido e poderia ter sido mais explorado.

Daubian 14/05/2021

Bebendo da fonte
Como queria ver o fim de Castlevania,me lembrei que existia esse livro. Fico fascinado o quanto essa história passa batido para a história. É óbvia a semelhança entre Carmilla e Drácula. Bran bebe dessa fonte do seu conterrâneo sem pudor. Um vampiro não faria melhor. É verdade, Drácula é maior, uma trama mais alongada em mais cenários...mas é em Carmilla que o mito se solidifica. É até uma pena hoje em dia o tema ser tão batido porque seria maravilhoso ir descobrindo o que este ser "vampiro" junto com os personagens. Carmilla ainda ganha um toque a mais em envolver as personagens num ousado romance lésbico. Pode ser um olhar anacrônico, mas a tensão sexual é evidente. É interessante o uso da homossexualidade de Carmilla. Seria essa a causa do vampirismo ou uma consequência? De fato é algo a se discutir as relações do vampiro com a sexualidade, o sangue, os sonhos... Acho que Carmilla acaba com isso mais metafórico que o Drácula e consegue criar um personagem cativante. Sedutor talvez seja melhor. O fim é apressado e o romance muito indireto, mas gostaria que esse livro, escrito 25 anos antes do Drácula, ganhasse o devido papel.

Renan Caíque 20/04/2021

Um clássico do vampirismo
Em tempos de incontáveis séries e filmes de vampiros surgindo a cada dia nas plataformas de streaming e livros voltados ao público infantojuvenil, muitas pessoas não conhecem as clássicas obras surgidas nos séculos XVIII e XIX. Livros como "A noiva de Corinto"(1797) de Wolfgang von Goethe, "Christabel"(1798) de Samuel Taylor Coleridge, "O Vampiro"(1819) de John William Polidori, "Varney, o Vampiro"(1840) de James Malcolm Rymer, “Cidade Vampiro”(1875) de Paul Féval, "Drácula"(1897) de Bram Stoker, e claro, "Carmilla" de Sheridan Le Fanu, foram as responsáveis por moldar o vampirismo na literatura e na arte, em geral.

"Carmilla, a Vampira de Karnstein", publicado originalmente em forma de folhetim, de 1871 a 1872, por Sheridan Le Fanu (1814-1873), é uma novela de caráter gótico e de influência romântica; foi a primeira obra a ter uma vampira como personagem principal. Conta a história de uma jovem solitária chamada Laura, que vive apenas com o seu pai e duas governantas em um imenso e velho castelo, na Estíria (lugar localizado na Áustria). Certa noite, enquanto passeavam juntos, Laura e seu pai, ocorre um pequeno acidente próximo a eles, onde uma carruagem com pessoas por eles desconhecidas, tomba. Uma jovem é retirada da carruagem aparentemente sem vida ao mesmo tempo que uma senhora sai de lá dentro fitando a jovem com preocupação. O pai de Laura logo consta que a jovem desmaiada ainda tem vida, e oferece ajuda à senhora. Após muito hesitar, a dama aceita a ajuda dizendo que tem uma longa viagem de vida ou morte a fazer, e que regressará dali há três meses, então fica combinado que Laura e seu pai, teriam a jovem como hóspede durante este tempo. A bela e misteriosa jovem se diz chamar Carmilla, porém não fala quase nada sobre quem é, o seu passado e a sua família; apesar disto, logo Laura e Carmilla tornam-se grandes amigas, e quanto mais íntimas se tornam, mais mistérios começam a acontecer no lúgubre castelo.

Alguns elementos sempre presentes na novela de Le Fanu são o suspense sombrio, o ambiente gótico (castelos e igrejas medievais, ruínas, vilas abandonadas, clima noturno, lugares escuros e misteriosos) e às vezes o sentimentalismo ultrarromântico. Algo também a se destacar, é o erotismo subjacente e o suposto lesbianismo de Carmilla, que ataca apenas a mulheres, e quase em todo o livro demonstra-se fascinada e até obsessiva por suas vítimas. "Carmilla" influenciou toda a literatura vampírica que se seguiu após o seu lançamento, sendo inclusive a principal fonte de inspiração para o clássico "Drácula" de Bram Stoker (a obra de vampiros mais conhecida e influente da história).
Enfim, um livro encantador, apesar de bem curto, que não é só uma história de vampiros, é um ensaio sobre a solidão e as relações humanas, e as impressões ingênuas da vida e dos sentimentos da jovem narradora Laura.

Foi o livro de vampiros mais adaptado para o cinema depois de "Drácula". Eis algumas adaptações: "O Vampiro"(1932) de Carl Theodor Dryer, "Rosas de Sangue"(1960) de Roger Vadim, "La cripte e l'incubo"(1964) de Camilo Mastrocinque, "Carmilla, a Vampira de Karnstein"(1970) de Roy Ward Baker, "A Noiva Ensanguentada"(1972) de Vicente Aranda, "Carmilla"(1989) de Gabrielle Beaumont.

site: https://www.instagram.com/renan_tempest/

Felipe 08/04/2021

Chama atenção pela forma que se assemelha a movimentos mais modernos. A narrativa gótica mas leve. São inegáveis os pontos que influenciaram Stoker mas o toque de Stoker é mais particular e inovador. A história de Carmilla nos leva do ponto A ou B sem grandes perturbações. Esperamos que algo aconteça e é o que recebemos. Diferente do que muitos divulgam, não vi romance algum. Apenas uma vampira utilizando seu poder de sugestão como já vimos em tantas outras obras.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6