Carmilla (eBook)

Resenhas - Carmilla

1 | 2 | 3 | 4 | 5

deartessagray 02/04/2021

Um clássico interessante.
Não sou de ler clássicos, prefiro livros contemporâneos. Porém, quando soube da existência desse aqui, fiquei instigada, afinal o livro que inspirou Dracula?! Após ler, percebi que não era tudo o que imaginei, infelizmente não virou favorito (como pensei que seria).

Duda 19/03/2021

Romantização inadequada da obra
CARMILLA 6.5/10
Carmilla é um romance gótico escrito pelo Joseph Thomas Sheridan Le Fanu, de 1872, e foi uma das primeiras histórias de vampiro elaboradas na história da literatura de terror. O romance tornou-se tão essencial, que foi responsável pelo desenvolvimento do gênero na era vitoriana e influenciou diversos autores posteriores do terror a produzirem histórias marcantes, como, por exemplo, o escritor irlandês Bram Stoker, executor de Drácula.

Apesar de ser um clássico, particularmente achei a leitura muito apressada e mal desenvolvida. Todo clássico possui características inerentes ao tempo, pois tendem a tornarem-se atemporais e transmitirem saberes e valores sempre aplicáveis a cada leitura. No entanto, com o repertório que possuo de leitura de clássicos, não pude encontrar, neste, elementos tão acentuados de análise, a não ser o fato de ter sido uma obra inaugural.

A história não é insatisfatória, mas não faz jus a sua apresentação inicial. Muitos elementos ficam à deriva do leitor e acredito que, se Joseph quisesse, poderia ter desenvolvido melhor a trama dos personagens. Todavia, creio que esse era o objetivo da obra: ser algo simples e inédito. Muitos pontos são passíveis de problematização, se não levado em conta o contexto histórico da época, mas por estar muito avançada em conhecimentos atuais sobre gênero, sexualidade e estrutura social, incomodei-me com a senioridade do livro.

De maneira geral, achei a obra fluída e pouco complexa. A quantidade de páginas motivou-me a finalizar a leitura e o tamanho reduzido dos capítulos facilitou na divisão de leitura durante os dias. Agora, problematizando: para aqueles que me indicaram como um livro de romance lésbico, ou para aqueles que possuem essa expectativa, não sei onde iremos concordar. Em nenhum momento pude perceber uma dinâmica mais amorosa entre as personagens e, pelo contrário, observei processos de possessão e domínio animal. Apesar de Carmilla ser uma criatura que seleciona suas vítimas, não acredito que a escolha de figuras femininas caracterize algum mecanismo romântico e lésbico, mas sim a vulnerabilidade de suas presas, as quais eram sempre qualificadas como delicadas e solitárias (mas posso estar equivocada, pois vejo muitas fanfics sobre).

Apesar disso, gostei da descrição de sentimentos da narradora Laura e, para mim, a história só ganha forma depois da metade do livro. Gostei do final, apesar de achá-lo apressado, e, independentemente dos fatores que mencionei, indico a leitura para aqueles que buscam conhecer mais a história da literatura gótica e a maior influência de Stoker para a produção de Drácula.

Observação: para mim, Laura pode ser lésbica, mas Carmilla não. No entanto, até que ponto as ambivalências que Laura sente, em relação a Carmilla, não são oriundas dos poderes que Carmilla inevitavelmente possui sobre suas vítimas? Não gosto da ideia de romantizar um relacionamento entre as duas que, claramente, era fruto de uma soberania de Carmilla sobre Laura e suas demais presas.

Carol 18/03/2021

Pioneiro
É um livro lento e sem grandes emoções, mas devemos levar em conta que é um livro lançado em 1873 e, com isso vem seu pioneirismo vampirístico, inspirando Bram Stoker e, principalmenteeee, a questão da homoafetividade dos vampiro tudo (porque vampiro é do balacobaco sim, bjs Anne Rice). Só pela vampira sapatão eu já amei.

tsyane 14/03/2021

sinto q perdi meu tempo, achei algumas partes interessantes e outras me deram medo mas n gostei me

Elton 01/02/2021

Mito do vampiro e sexualidade
Escrito mais de 20 anos antes de Drácula, obra que popularizou o mito do vampiro como conhecemos hoje, Carmilla é uma novela que conta a história de uma vampira sedutora... E lésbica.
O curioso sobre a história é que o discurso não é claro, é difícil saber se a obra, à sua época, visava debater sexualidade, condenar a homossexualidade ou apenas utilizava como um recurso narrativo secundário (acho pouco provável esse último). E por isso é tão interessante até hoje. É um narrativa cheia de erotismo (ainda que sutil) e suspense que prende a atenção e não se torna menos apreciável por conta do final morno e estranhamente abrupto.
Como dito no próprio prefácio da edição, "um vampiro heterossexual é um vampiro domesticado", a energia sexual do vampiro é um interessante objeto de estudo. Por que um ser imortal e poderoso precisaria se curvar às normas, moralismos e preconceitos da nossa sociedade?

Lucca 31/01/2021

A fonte do Conde Drácula
É muito interessante ler a obra que inspirou um clássico. Muito bem escrita e com elementos de horror muito bem estabelecidos durante o decorrer da história, sem falar na forte tensão sexual que o autor colocou que é uma das partes que mais me chamou atenção.

Vanessa.Cristina 19/01/2021

Um clássico da literatura de vampiros
Carmilla - A vampira de Karnstein - é provavelmente a segunda obra sobre vampiros escrita em língua inglesa. É a principal obra que trata da homossexualidade na literatura de vampiros . E o que torna mais curioso ainda é por tratar da homossexualidade feminina num período tão conservador como a era vitoriana.

A edição da editora Hedra possui uma introdução que elucida, panoramicamente, debates acadêmicos sobre a obra e também sobre a origem do mito do vampiro, principalmente ligados a figura feminina. E isso tornou a leitura muito mais interessante.

A história é curta e segue características da típicas do gótico: castelos, vilarejos desolados e assombrados, um clima mórbido....

A atração que Carmilla, a vampira, provoca em Laura, sua vítima e anfitriã, é claramente sexual. Carmilla é sedutora e deixa bem claro em suas conversas e manifestações de carinho que o afeto não é apenas de amiga, embora Laura, em sua ingenuidade, questione essas intenções. Esta por sua vez, que é narradora e personagem da história, também explicita sua atração por ela.

O história mantém um suspense a cada capítulo e a leitura flui bem, mas o final é bem comum e não surpreende.

Acredito que a leitura vale a pena para quem quer conhecer um clássico da literatura gótica que inspirou a criação da obra Drácula, publicada 25 anos depois.

A leitura é rápida e prazerosa.

Max 15/11/2020

Um dos melhores livros com vampiros
Embora seja um dos primeiros livros sobre vampiros, onde muitas coisas ainda estavam sendo estabelecidas e seriam usadas em outras histórias, como o fato de matar um vampiro usando uma estaca de madeira, o livro consegue ser bem melhor que muitas histórias de vampiros que vieram depois (e que se inspiraram nessa).

Fui atrás das adaptações dessa história e como é difícil achar uma que faça jus a essa obra. Sempre modificam algumas coisas que eu nem entendo o porquê da modificação, como mudar o nome de alguma das protagonistas ou não conseguir adaptar a Carmilla como ela é descrita no livro.

É um livro de literatura gótica que te deixa com mais vontade de ler sobre esse tema.

grasielly 09/11/2020

Entendo a importância do livro na criação da mitologia de vampiros e tal, mas realmente não é pra mim. Mesmo sendo um livro curto, a leitura foi super cansativa e sem grandes atrativos (pelo menos para mim, que não tenho o costume de ler clássicos e também não ligo para vampiros).

meiri 14/10/2020

querida, vivo em ti; e morrerás por mim; amo-te demais
sheridan le fanu não poderia imaginar que ao escrever uma lésbica como um ser demoníaco e vampiresco ele agradaria tanto as lésbicas (eu).

Gabrielle162 04/10/2020

Livros com vampiros gays são infinitamente superiores a livros com vampiros heteros.

Clara Rodrigues 26/08/2020

...
Gostei da história
Deixa o leitor curioso do início ao fim
Só que achei o final corrido.

Jessica 17/08/2020

Uma jovem começa a adoecer após a chagada de uma hóspede inesperada. Mas teria a linda Camilla e suas manias estranhas alguma coisa a ver com a doença que se espalha pelo local?

1 | 2 | 3 | 4 | 5