Vida à venda

Resenhas - Vida à Venda

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Nandara.Secco 26/03/2021

Você é apegado à vida?
Meu primeiro contato com a literatura japonesa, e como comecei bem, não é à toa que Mishima já foi considerado a ganhar o Nobel, que mestre, ou melhor... Um samurai, já que o autor era um grande admirador das tradições milenares da cultura japonesa, especialmente da conduta de honra desses guerreiros, o Bushidô, nada mais justo do que dizer que, tal como uma espada afiada, suas palavras nos dilaceram, cindem, separam-nos do que éramos antes de lê-lo e depois.

Em Vida à venda, fazemos uma viagem ácida e divertida sobre o valor da vida e da morte, mas, longe de ser um livro enfadonho e pesado, causa-nos um fascino, prende-nos com bons ganchos, reviravoltas, personagens fantásticos, tudo com a grande capacidade de nos causar reflexões sobre as escolhas que fazemos para garantir que continuemos vivos. Por que damos valor à vida? Quais são os sentimentos que nos prendem em situações que, por vezes, são incompatíveis com a vida?

Esse livro não vai te fazer entender o sentido da vida, mas, com certeza, te fará compreender o medo da morte e, principalmente, chegar a angustiante verdade: não temos controle de nada, por vezes, nem de nossa própria vida.

Nathalie.Murcia 28/02/2021

Irreverente e muito interessante
Hanio tinha uma vida estável e sem sobressaltos. Em determinado dia, ao ler as notícias do jornal, as letras se tornaram baratas e ele decidiu se suicidar, na estação de trem. A tentativa malogrou e, sem coragem de fazer uma nova investida, ele publica um anúncio vendendo a sua vida, deixando-a à inteira disposição do comprador.

A partir daí, clientes insólitos, com estranhas propostas o procuram, e uma sucessão de acontecimentos bizarros ocorrem. Leitura irreverente e imprevisível. Dei boas risadas e amei a leitura. Hanio, com toda sua apatia pela vida, é um personagem muito interessante e caricato.

site: www.instagram.com/nathaliemurcia/

J. W. Murta 17/02/2021

Não dá pra parar de ler
Meu primeiro contato com esse mito da literatura japonesa. Fiquei espantado de tamanha grandiosidade expressada nesse livro. Realmente muito bom. Indico muito.

Bruno 29/01/2021

Um bela surpresa !!!
Eu jamais imaginei que poderia ler Yukio Mishima de forma frenética. Já que meu contato com suas obras anteriores me davam uma rasteira tão logo quando resolvia correr ao texto. Pois sua característica é aquela que procura ornamentar seus arranjos de forma sútil e subversiva com seu jogo de palavras embalado a uma estética contemplativa ao exprimir emoções. Não que falte isso em 'Vida a Venda' pelo contrário tem boas dosagens. Porém devido ao tema esse tom sarcástico e corriqueiro me deixou surpreso. Existe encontro e desencontros com vários personagens um mais interessante que os outros com suas banalidades fantásticas em um Japão que se corrói ao se ocidentalizar como o próprio autor procura estampar.

Lusia.Nicolino 30/12/2020

Você pode vender o que é seu. Defina seu.
Vida à venda foi publicado originalmente na revista Weekly Playboy do Japão entre maio e outubro de 1968. E, nosso personagem, Hanio Yamada, é um publicitário de 27 anos, entediado e que, após ler o jornal e ver nele mais do que letras, decide se matar.
Organiza suas últimas horas: compra sedativos, vai a uma longa sessão de cinema, vai a um bar, onde chega até a confessar suas intenções, o que só provoca risos e, então, toma o último trem, no qual pretende chegar morto ao final da linha. Mas, não dá nada certo e ele muda a sua estratégia: faz um anúncio pondo sua vida à venda. A partir daí, viverá situações inusitadas, encontrará personagens diferentes e misteriosos. Quanto cada um pode pagar e porque ele consegue vender sua vida tantas vezes? O que é volúvel, o que é sublime, o que é capricho, o que é verdade? Como os animais cruzam as linhas dessa narrativa? Em que ponto dessa jornada o seu caminho poderia encontrar-se com o caminho de Hanio?

Quote: “A sensibilidade usual de Hanio retornava aos poucos – aquela posterior à tentativa de suicídio que o levara a ver irrealidade e mentira em tudo. Quando se vive em um mundo como este, tristeza ou alegria deixam de existir. Tudo é envolvido por um contorno difuso, e a ‘incoerência’ incide noite e dia sobre a vida com a brandura de uma iluminação indireta.”

site: https://www.facebook.com/lunicolinole

Cássia 19/08/2020

"Vendo minha vida", assim foi o anúncio que Hanio pôs em um jornal, tendo que a existência, para para ele, nada tinha significado. Alguns interessados logo apareceram: um marido, bem mais novo que a esposa, que procurava vingança, uma mulher que procurava colocar à prova um experimento de um livro que contrabandeara, uma vampira que queria seu sangue... a vida ou a morte como objeto de mercado.
O livro possui uma narrativa dinâmica, quase uma novela, que não nos deixa desligar da leitura.
Depois de conhecer a biografia do escritor, veio a curiosidade sobre os demais livros por ele escritos, que o farei em breve,assim espero, caso não comprem minha própria vida. Afinal,quase não a pomos à venda todos os dias?

1 | 2 | 3 | 4 | 5