Antes do Baile Verde

Antes do Baile Verde Lygia Fagundes Telles

Resenhas - Antes do Baile Verde

Diego Rodrigues 25/11/2022

A comédia (e a tragédia) humana do cotidiano
Um dos maiores nomes da nossa literatura, Lygia Fagundes Telles nasceu em 1918, na cidade de São Paulo. Vencedora de prêmios como o Jabuti e o Camões, a "dama da literatura brasileira", como é conhecida, integrou a Academia Brasileira de Letras e foi a primeira mulher brasileira a ser indicada ao Nobel de Literatura. Sua obra é marcada por temas como a morte, o amor, a loucura, o medo, o fantástico e a análise da condição humana. Nos anos 70, se consagrou ao publicar algumas de suas mais aclamadas obras, como "Antes do Baile Verde" (1970), "As Meninas" (1973) e "Seminário dos Ratos" (1977). Lygia também foi um dos principais expoentes do pós-modernismo brasileiro. Faleceu em abril de 2022, com incríveis 103 anos, de causas naturais. Mas seu legado permanece, Lygia vive...

"Antes do Baile Verde" era apenas um conto quando, em 1969, rendeu a Lygia o Grande Prêmio Internacional Feminino para Contos Estrangeiros de Cannes, na França. Surfando na onda, a editora, que não era boba nem nada, aproveitou a oportunidade para lançar, no ano seguinte, um compilado de contos que levava o mesmo nome. Nascia então a primeira edição deste livro. Desde então, a obra passou por diversas modificações em sua composição até ganhar uma edição definitiva, organizada e ordenada pela própria autora. Em sua versão final, o livro traz dezoito contos e cobre um período de vinte anos (1949-1969) da nata da produção literária de Lygia. São narrativas curtas que investigam o que há por baixo da fina camada de verniz que reveste o cotidiano. Relacionamentos em crise, conturbadas relações familiares, casos extraconjugais, solidão, amor, loucura e tudo o que ronda nosso dia a dia e compõe a vida, mesmo que às vezes escape da nossa percepção.

Aqui não temos personagens heroicos ou grandiosos, os contos são protagonizados por tipos comuns, típicos brasileiros: amantes em desarmonia, músicos frustrados, prostitutas, caminhoneiros, jovens ávidos e idosos solitários. E o desenlace está no que há de mais banal! Lygia não precisa lançar mão de nenhum grande acontecimento para fazer sua mágica acontecer, basta uma noite de carnaval, um antiquário, um bordel, um cemitério, uma mesa de bar ou um cinema, em qualquer cenário pode-se desenrolar a comédia (tragédia, em alguns casos) humana. Os contos são, em sua maioria, melancólicos e propensos a provocar pequenas crises existenciais. Lygia é muito sutil e suas "garras de veludo" podem atacar a qualquer momento, às vezes num diálogo, outras no desenlace final, quando a gente já achava que ia passar impune, mas sempre, sempre sem aviso prévio.

Já havia lido outra de suas coletâneas, "Seminário dos Ratos", e, apesar de ter gostado, confesso que não havia me arrebatado. Mas, tendo amigos que têm Lygia em alta conta, sabia que era só uma questão de encontrar o livro certo. E encontrei! Apesar de breves, as narrativas de "Antes do Baile Verde" ficam reverberando, ali, no inconsciente, e a gente se pega a todo instante relembrando, às vezes até tendo uma nova compreensão tardiamente, como se o conto nunca terminasse. Ler Lygia é realmente uma experiência única (e altamente recomendada). A edição da Companhia das Letras conta ainda com posfácio de Antonio Dimas, uma carta de Drummond endereçada a autora e outros textos. Material que não só deixa a leitura mais imersiva, como ajuda a contextualizar a obra de Lygia Fagundes Telles dentro da nossa literatura.

site: https://discolivro.blogspot.com/
@quixotandocomadani 26/11/2022minha estante
Demais a sua resenha. Acho que o livro te inspirou rs deu pra sentir o quanto vc gostou desse livro. Acho até que vou começar a ler Lygia por esse! ??

Diego Rodrigues 26/11/2022minha estante
Obrigado, Dani! E acredito que iniciar por esse seja um bom caminho para começar a ler Lygia.. Vc vai gostar!

Luana.Iannone 22/11/2022

Lygia é a melhor que temos
acho que eu penso em um dos contos de "antes do baile verde" pelo menos uma vez por dia desde que li esse livro. me marcou muito.

Kérolin 21/11/2022

Todos os contos dessa coletânea são de altíssimo nível
Melhor coletânea de contos que já li, não tem um conto regular, são todos ótimos. Até aqui só tinha lido os romances da Lygia, que inclusive, eu adoro, mas a Lygia contista me ganhou ainda mais.

"Verde lagarto amarelo" e "venha ver o pôr do sol" são inesquecíveis.

Aquela que tá olhando pro céu 21/11/2022

Fragilidade e força das relações
Antes do Baile Verde é um livro de contos de Lygia Fagundes Teles. Ela mesma escolheu a dedo seleção de textos que iriam fazer parte deste apanhado, e eles foram colocados em ordem decrescente no que diz respeito o tempo cronológico: os últimos escritos foram os primeiros.

Ao pensar em cada conto e tentar ver o fio condutor de todas as narrativas, percebi que, de uma forma ou outra, o principal tema tratado nos pedaços de histórias é a fragilidade das relações humanas. Os recortes aqui escritos são muito sensíveis e verdadeiros, cada um com uma personalidade diferente, emanando emoções específicas.

Todas elas falam sobre algum ponto de um relacionamento onde é tudo ou nada; onde os sentimentos e atitudes são postos à prova e a verdade, ainda que dura, é revelada. A narrativa é cirúrgica e precisa, levando o leitor nesta viagem dentro do cotidiano dos personagens retratados.

O único que foge à regra é "a caçada", mas podemos interpretar a interação com o desenho e os personagens como relações, também, frágeis.

A escrita de Lygia é muito bonita, agradável de se ler e interessante. A maneira com a qual ela descreve os objetos é minuciosa. O mesmo se dá com os personagens humanos e seus pensamentos. Os tons variam, mas a beleza é preservada em cada um.

juderezende 15/11/2022

Lygia sendo Lygia
Apesar de não ser a maior fã de contos, sou extremamente fã da Lygia. O jeito como ela escreve me da certo conforto, eu me sinto transportada para a época qual ela viveu, consigo ouvir uma valsinha brasileira ao fundo, sempre que leio Lygia Fagundes Telles.
Apenas para não perder o costume de falar mal, vamos lá... alguns contos (os quais eu não lembro agora) eu realmente não entendi o propósito. E sobre o do título, Antes do Baile Verde, eu esperava mais.

liviad 14/11/2022

Acho incrível como todo conto da Lydia inicia como se não quisesse nada e quando você menos espera tem alguém morrendo, simplesmente incrível q sutileza e o uso das palavras dessa mulher!!!

Caroles 11/11/2022

Arrepiada com a escrita da Lygia.
Os contos tão breves mas cada um um turbilhão de sentimentos. Me apertaram o coração, deram voz aos meus anseios e me vi em suas palavras...mesmo sendo personagens tão distantes da minha realidade.

bteuzt 08/11/2022

lygia é minha irmã mais velha
lygia também é minha mãe, minha amiga, meu ex, eu mesma. com seu fluxo de escrita totalmente pessoal e marcante, ela escreve experiências universais da forma mais fantástica e diferenciada. situações que todos passamos ou podemos passar, pensamentos profundos que temos em estados eufóricos, frio na barriga, inveja e desejo, todas as nuances dos sentimentos são refratadas perfeitamente nos contos de lygia. amo muito

Aline.Rodrigues 06/11/2022

Maravilhoso, Lygia ganhou meu coração
Humano, íntimo, sutil e impactante. Os contos de Lygia tem algo de desesperadamente humano e cotidiano e é muito fácil você se identificar com algumas de suas histórias. Ela começa de mansinho e quando você menos espera: Ops, o que é isso que está acontecendo aqui? Histórias tão humanas, assustadoramente naturais e viscerais.

Com este livro, Lygia se consolidou como uma das minhas escritoras favoritas.

Destaque para os contos: Os objetos, Verde Lagarto Amarelo, A chave, A janela, A ceia, Venha ver o pôr do sol e Eu era mudo é Só.

João 31/10/2022

Uma aula na arte de escrever contos
Esse foi meu primeiro contato com Lygia Fagundes Telles e eu simplesmente fiquei apaixonado pela escrita dela.
A forma delicada, sensível e elegante com que Lygia narra as histórias me conquistou.
Já quero ler outros livros dela...

Max 27/10/2022

Muito bom!
Não tinha, ainda, lido contos da escritora. Fiquei surpreso pela qualidade da escrita, temas como desejos, consciência moral, conflitos e descobertas surpreendentes permeiam as histórias.A limpidez da escrita e sua capacidade de ao finalizar cada conto como se fosse uma interrupção, de súbito, deixando nossa mente divagando ante tantas possibilidades de consequências.
Gostei!?

Vinicius 10/10/2022

Alguns médios, outros MUITO BONS
Com contos variados, as temáticas versam muito sob o olhar do dia a dia, a partir de perspectivas de momento. Alguns com tô que de terror, outros com toque de suspense, fazem desse livro uma verdadeira surpresa.

Peter.Molina 09/10/2022

Atmosfera intrigante
Meu primeiro contato com Lygia foi bastante interessante. Esse livro de contos tem seus altos e baixos, destaco aqui os contos Apenas um saxofone, Natal na barca , Venha ver o pôr do sol e O menino. São os mais incríveis, com construções ora angustiantes ora melancólicas mas que mexeram muito comigo. O restante dos contos não funcionou muito pra mim, ralvez numa releitura consiga gostar mais, porém achei os outros com texto bastante claro e de fácil entendimento mas talvez por serem curtos não me agradaram tanto.

Davi Teixeira 04/10/2022

Excelente!
Os contos presentes nesse livro são uns melhores que os outros. Alguns eu tive que ler mais de uma vez por que nem tudo a autora te entrega em uma bandeja. Todos os contos são excelentes.