Antes do Baile Verde

Antes do Baile Verde Lygia Fagundes Telles

Resenhas - Antes do Baile Verde

Juju 04/03/2024

"Depois do Baile Verde"
Antes do Baile Verde é um dos contos da autora, que nomeia o livro. São contos curtos, bem rápidos de serem lidos!
Uma leitura que me surpreendeu muito positivamente!
Lygia tem uma escrita que prende o leitor e desperta a curiosidade para saber o que vem a seguir...
Cada conto tem sua singularidade, seus detalhes. A autora nos faz colocar os olhos sob uma lupa e ver as nuances de estórias cotidianas, de relacionamentos, nos chama a atenção para seus personagens e suas emoções e sentimentos!
Após a leitura de cada conto, senti um misto de dúvidas, curiosidade, vazio e uma sensação de profundidade extrema!
"Depois do Baile Verde", eu poderia ler outros tantos contos como estes...

Foi uma experiência diferente, super recomendo!
Max 04/03/2024minha estante
Ótima resenha, Juliana! Também gostei muito desse livro!?

Juju 06/03/2024minha estante
Obrigada hehe!

Gabrielle199 04/03/2024

Máquinas do tempo existem, e esse livro pra mim é uma delas
Resolvi ler esse por causa dos contos "venha ver o pôr do sol" e "a caçada" porque lembrei brevemente que os li no colégio assistindo uma resenha desse livro no YouTube; lembrei que tinham me causado um baita assombro na época. E relendo os contos hoje, consegui voltar no tempo e lembrar a primeira leitura, as primeiras sensações, os primeiros sentimentos, até mesmo as atividades que fiz sobre eles, e que sensação gostosa essa de viajar no tempo! Me despertou memórias que eu nem sabia que existiam...ah o poder dos livros!

Dilalilac 04/03/2024

Contos interpessoais refinados
Resolvi avaliar um por um e fazer uma média de todas as avaliações.

01. Os Objetos: 5???
02. Verde Lagarto Amarelo: 5?
03. Apenas um Saxofone: 3.5?
04. Helga: 2?
05. O Moço do Saxofone: 5?
06. Antes do Baile Verde: 5?
07. A Caçada: 5?
08. A Chave: 5?
09. Meia-Noite em Ponto em Xangai: 5?
10. A Janela: 5?
11. Um Chá Bem Forte e Três Xícaras: 5?
12. O Jardim Selvagem: 5?
13. Natal na Barca: 3?
14. A Ceia: 5?
15. Venha Ver o Pôr do Sol: 0?
16. Eu era Mudo e Só: 3?
17. As Pérolas: 5?
18. O Menino: 5?

? Média aproximada: 4.5?

A escrita da Lygia é maravilhosamente imersiva e sensorial, muito sedutora e... É como uma caixa de bombons com licor.
Eu não sou apaixonada por todos os licores, alguns são indiferentes, mas a maioria é excepcional.
E não gostar de fato, eu só não gostei de um, licor de alho o tal conto. Mas decididamente meu favorito foi o primeiro, um licor de mil sabores.

C4nteiros 26/02/2024

Memórias
Contos lindos e delicados.
Me trouxe muitas recordações. Lembro de ter lido vários desses contos de forma avulsas nos livros didáticos de português que o governo dava nos anos 2000.
Lygia sempre incrível!
Daniel.Malaquias 01/03/2024minha estante
Sim, alguns contos eu também li de forma avulsa.

Lucas1429 24/02/2024

Depois do baile verde
Li essa obra em conjunto no grupo de leituras que participo. De início, achei estranho o formato dos contos, muito pelos finais que são interruptivos... ainda assim, olhando no geral, gostei da obra.

Lygia escreve de uma forma bonita, prendendo a atenção em contos curtos e que não são lidos pelos seus finais, mas pela sua narrativa mesmo... alguns contos te colocam a refletir sobre a vida, sobre questões humanas que são ali colocadas sobre diversos pontos de vista: desde uma criança até um homem que tem interesse em trair mesmo conhecendo o marido da mulher com quem pretende praticar o ato. É a vida corriqueira de muitos anônimos que vivem diariamente, uma cortina de pessoas que têm vidas distintas e momentos únicos em suas vidas.

Imaginei Lygia em um trem, olhando diversas pessoas e imaginando particulas da vida de cada um ali. Um fragmentozinho de Tomás, um piscar de Roberto e assim por diante... tudo bem humano e bem complexo, ainda que em situações tão simples: vida, morte, amor, traição, término, recomeço...

Livro bem simples e rápido para ser lido. Recomendo aos leitores iniciantes, embora já adianto que não deve-se ler pelo final, mas pela essência de cada estória ali apresentada.

Também confesso que nem todos os contos me agradaram, alguns achei bem chatinhos, mas, no plano geral, valeu muito a pena. Destaque, para mim, foi o conto do cara que olha para a peça de tapeçaria e se imagina lá. Sublime.

Imprescindível para mais um pouco de conhecimento acerca da nossa vasta e rica literatura nacional.
Ana Cláudia Barcelos Petry 07/03/2024minha estante
Baita resenha

Thiago Duarte 23/02/2024

A magistral ambígua Dama da Literatura Brasileira
Desde já, quero rankear entre os 18 contos da antologia o meu top 3 de prediletos e de não prediletos:

1° Natal na Barca
2° Antes do Baile Verde
3° O Menino
...
16° Os Objetos
17° A Janela
18° A Caçada

Eu posso listar diversos elogios à antologia de contos "Antes do Baile Verde", mas, como as adjetivações serão de praxe nessa resenha, já quero resumir ela como esplêndida. Lygia Fagundes Telles tem um poder magistral na construção de seus contos. Ela articula muito bem cada situação que será vivenciada pelas personagens, sejam tanto no externo quanto no intímo. Mas não pense o leitor que isso será o suficente.

Como disse o professor Antonio Dimas não devemos confiar no ron-ron de Lygia Fagundes Telles. Acontece que nos contos da escritora, de início, sempre teremos conflitos menores, os quais, à primeira vista, são situações bem tranquilas. Porém sempre há uma maneira desse sossego dar lugar a agitação, ao sombrio e ao descontetamento de suas personagens.

É imprescindível também a habilidade da escritora na construção da minuciosidade dos elementos que vão compor as histórias, seja a ambientação de um mesquinho restaurante, as lembranças que unem os personagens por objetos, o contraste entre o amor e a morte. Esse cosmo é o folêgo para esmiuçarmos os mais pequenos detalhes que desbravamos em seus contos. Enfim, ler essa coletânea é mágico, é surreal. Só uma Dama seria capaz de proporcionar a delicadeza e a finesa em mocinhos que em algum momento podem ser muitos ambíguos.

Madu 22/02/2024

Excelente!!
Livro perfeito!!! não teria como ser diferente sendo uma obra da Lygia. meus contos favoritos foram: apenas um saxofone, antes do baile verde, a chave, eu era mudo e só e as pérolas.

Nathane6 21/02/2024

Do jeito que a clínica psiquiátrica gosta
?Leitura concluída em 21 de fevereiro de 2024

?Nota: ??????????
?? Favoritado

?Resumo: Lygia Fagundes Telles faz vários contrastes do comportamento humano nesses 18 contos. Obra consagrada da autora.

??Opinião: Apenas a melhor coletânea de contos que já li em minha vida. Todos são excelentes. Sua escrita elegante é muito sublime e única. Os contos sempre terminam de uma forma a te deixarem pensativo ou chocado. O único defeito é que acaba rápido. Estou encantada com essa obra.
VIVA LYGIA FAGUNDES TELLES ????
Estou até agora pensando no que o Miguel fez com adaga ?, o destino do moço do saxofone, no pai doente?? e no eterno pôr do ?
Nesse livro, os personagens que não foram corn0s, foram uns alucinados...Ou os dois!!!!! Do jeitinho que a psiquiatria gosta como caso clínico. ?

Obra favoritada e super recomendada.

Taiiinara 20/02/2024

Perfeito!
Eu queria ler esse livro já fazia anos, finalmente tive a oportunidade (ganhei de presente). E ele é realmente tudo aquilo que eu tinha escutado sobre. São 18 contos, e não tive dificuldade em engatar em cada uma das histórias porque todas são cativantes, criativas, chamativas e me prendeu totalmenteeee! Eu adoro um final em aberto entao achei perfeito. Nenhuma das histórias tem final e isso faz com que, quem está lendo, fique criando teorias para o que aconteceria em seguida.

Mandy Helen 20/02/2024

Ótima leitura
Lygia tem uma facilidade de capturar o leitor.
Os contos sempre nos fazem achar que vão por um rumo e no final sempre nos suspreendem com uma pontinha de curiosidade pra saber o que acontece depois.
Uma ótima leitura pra quem quer começar ler obras brasileiras.

MaywormIsa 19/02/2024

Ah, a vida nos pequenos detalhes...
"Antes do baile verde" foi meu primeiro contato com a escrita de Lygia, e confesso que estava muito ansiosa e cheia de expectativas em relação aos contos que essa obra guarda. Contra todos os meus princípios literários (tenho um pouco de pé atrás com livros de contos), resolvi dar uma chance para Lygia.

Esta obra contém 18 contos que a própria Lygia selecionou para publicação, e dentre estes 18 contos, o "Antes do baile verde" é um dos mais famosos, por ter dado um prêmio internacional à autora.

A escrita de Lygia é atraente, cada palavra se movimenta sensualmente até formar uma frase. É viciante, nostálgica, perfumada e macia. Essa mulher SABE como escrever. O que me deixou decepcionada foi O QUE ela escreveu.

A pegada dos contos é mais ou menos a seguinte: cada conto nos mostra momentos antes de algo realmente "interessante" acontecer. É o que a mulher traída está sentindo antes de a amante do marido entrar pela porta para o chá, o que a filha sente antes de deixar o pai moribundo sem um último adeus para ir se divertir, é o que o marido ciumento sente ao ver a mulher se arrumar para uma reunião.

Estamos observando os pequenos detalhes, os momentos antes de algo grandioso, confrontador, ou inesperado acontecer e por isso, a maioria dos contos não tem final, é apenas uma reticencia, como se o conto estivesse inacabado.

Confesso que apesar de entender a proposta, não me agradou muito esse estilo. Apesar disso, nem todos os contos apresentam essa estrutura, se me lembro bem, há uns 3 contos com início, meio e fim, mas o restante segue o mesmo padrão.

Por fim, minha avaliação em nota (máxima 5) de cada conto:

Eu era mudo e só - 4/5
As pérolas - 3/5
O Menino - 2.5/5

Falnna 05/02/2024

Leia se não espera respostas
Esse foi meu primeiro contato com Lygia Fagundes Telles e eu não sei se eu leria de novo. Não acho que seja um trabalho ruim, só definitivamente não é o meu estilo. Esse livro é composto por contos que, aparentemente, não carregam ligação entre si, mas que se encontram no campo semântico, todos os contos começam com uma situação pacífica que desenrolam em algo dramático que não vai ter solução pro leitor, o que me frustrou bastante, principalmente porque TODOS os contos seguem essa fórmula, o que deixa a leitura bem cansativa, pelo menos pra mim. Dito isso, ainda sempre há algo surpreendente nos contos, porém é exatamente isso que me deixava cansada, se você curte suspense e finais abertos, vai ter um motivo pra continuar até o final, eu não tive.

oceanwaves 03/02/2024

São tantos contos extraordinários que é impossível não se ver em um ou não encontrar beleza em outro.
Meus 5 contos preferidos dessa coletânea:
1. Verde Lagarto Amarelo
2. Os Objetos
3. A Caçada
4. A Janela
5. Meia-Noite em Ponto em Xangai
Daniel.Malaquias 01/03/2024minha estante
Eu amo A caçada, é um dos melhores contos da Lygia.

AnA 02/02/2024

Leitura válida
Minha primeira experiência com autora e posso dizer que foi boa.

Gostei da forma como ela deixa as coisas mais implícitas, a ambiguidade presente no curso da história, como ela apresenta os elementos das histórias que chega uma hora que você fica :o, como ela constrói a ambientação complexa em poucas páginas, as relações interpessoais e suas intimidades e histórias, como também os finais serem em aberto que deixam o leitor se questionando e pensando como seria o final daquela história.

Apesar de ser contos rápidos de ler, teve uns que foram um pouco intragáveis para mim que foi do conto Helga ao conto Meia noite em Xangai por ter muito preconceito: antissemitismo, racismo, xenofobia, homofobia.... Eu sei que a autora retrata a classe burguesa de sua época, mas eu não sei dizer se isso seria da representação dela dessa sociedade ou se ela pensava assim também. Me deu raiva esses contos porque são coisas inaceitáveis para mim e me deu uma desanimada no ritmo da leitura. Mas, após isso, retomou o curso de como era nos primeiros contos.

Contos preferidos: Objetos, Verde Lagarto Amarelo, A Janela, O Jardim Selvagem, Natal na Barca e Venha ver o pôr do Sol.

yasmin.gava 23/01/2024

Meu cérebro não tinha capacidade de interpretar muitas das histórias, mas as que eu entendi eu achei espetacular