A Abadia de Northanger

A Abadia de Northanger Jane Austen

Resenhas - A Abadia de Northanger

Amandha.Camargo 19/08/2022

Romance classico
Eu nao sou uma grande fã de romances, mas sempre abri uma excessão para Jane Austen.

Nossa heroína (adorei como ela colocou sua personagem nessa história) Catherine está conhecendo a sociedade quando se torna amiga da família Tilney e é convidada a abadia para passar uma temporada. Ao longo da trama seu coração a leva a altos e baixos com suas conclusões precipitadas, mas como a gente sabe que é Jane Austen a autora, tudo tem um final feliz 😍😍😍

Com uma escrita direta ao ponto, A abadia de Northangher traz um romance friends to lovers, carregado de reflexões sobre a capacidade feminina de pensar e agir, críticas a cerca da perseguição que romancistas da época sofriam, tudo no bom e velho estilo da autora, sarcatisca e cômica.

_ingriidmartins 15/08/2022

Uma leitura leve...
Por incrível que pareça foi o primeiro livro da Austen em que eu não senti sono durante a leitura. Aproveito para salientar que não sou fã de romance de época, mas diria que esse está razoavelmente bom. Gosto dos livros da Jane Austen por ela ter sido uma das pioneiras do romance em sua época, e inclusive é uma leitura válida pra entender um pouco daquele tempo. Um ponto que eu considero crucial nesse livro é que na narrativa conseguimos ter uma noção da linha de raciocínio da autora e nota-se em algumas partes que a Jane Austen tinha uma propensão feminista, isso óbvio, surge de forma bem sutil na escrita, mas achei bem interessante.

Lais Furtado 15/08/2022

A Abadia de Northanger
A cada livro me apaixono mais por Jane Austen.
Catherine Morland é nossa heroína da vez, que adora livros góticos, por conviver apenas com seus irmãos, ela foi convidada pelos os Allen?s para passar uma temporada em Bath.
Entre bailes, teatro e passeios matinais, nossa heroína conhece os Thorpe?s e os Tilney?s.
De Bath, Catherine vai realizar o sonho de conhecer uma abadia, onde a mesma deixa sua imaginação trabalhar e após sofre uma grande decepção.

Sahmundi 11/08/2022

Poderia ser melhor
Catherine é uma jovem ingênua, cheia de energia e leitora voraz de romances góticos. O livro faz uma espécie de paródia a esses romances, especialmente os escritos por Ann Radcliffe. Jane Austen faz um eloquente contraste entre realidade e imaginação, entre uma vida pacata e as situações sinistras e excitantes que os personagens de um romance podem viver.

Lendo os livros da Jane Austen percebi que o clímax do livro sempre demora a chegar,os começos sempre são lentos e depois a história começa a ficar interessante.

A nossa protagonista seria facilmente uma personagem secundária mas no decorrer da história ela vai se tornando a nossa heroína.

Catherine é uma personagem sonhadora apaixonada por Romance, principalmente os góticos (que são livros de mistério e terror) mas acaba se perdendo entre a realidade e a ficção,o que acaba colocando em uma situação difícil.

O romance se torna o tema secundário da obra,não senti química entre o casal e depois tudo acontece rapidamente.

Catherine conhece um homem vingativo,intrometido e fantasioso e uma garota mentirosa e manipuladora e aprendi que as piores traições são das pessoas que mais amamos.

E novamente temos o preconceito em relação ao dinheiro e a reputação de alguém.

Sei que relacionamento precoce era normal para a época mas a diferença de idade me incomoda.

loupez 02/08/2022

Diferente do que eu esperava
Esse foi o meu segundo contato com a escritora Jane Austen,e bem,não foi um dos melhores, gostei bastante do par romântico da protagonista, mas senti falta do desenvolvimento dos antagonistas, e comparando esse livro com orgulho e preconceito, esse livro nem parece que foi escrito pela mesma escritora.
Wayne 02/08/2022minha estante
Verdade, são bem diferentes. E na minha opinião, "Orgulho e Preconceito" e "Persuasão" estão no topo dos preferidos e Abadia está em último lugar. Mas mesmo assim, eu gosto muito porque a Jane Austen é maravilhosa e o que menos gosto dela ainda dá um banho em muita coisa por aí.?

Karen156 25/07/2022

Não gostei muito
Gostei da protagonista, ela e sonhadora, gentil e bastante fanfiqueira, ela tem qualidades e defeitos. O romance e bem fraquinho,não achei um casal realmente bem desenvolvido. A história foi se desenvolver bem depois do esperado. Na metade do livro que a sipinose fez um pouco de sentido, achei o final apressado. A escrita e diferente dos outros livros da autora, achei interessante.
Minha opinião

Nataly 22/07/2022

É ok
Não me apeguei tanto aos personagens ou ao enredo. Gostei, mas não achei tão envolvente quanto os outros da Jane que já li.

Manu 20/07/2022

Razoável, leitura rápida e leve
Na primeira metade é só mais uma história repetitiva de Jane Austen, mas na última metade, quando ela vai para a abadia, melhora bastante.
Gostei dos momentos que seriam de um certo suspense, acho que enriqueceram bastante o livro.
Só achei estranho os momentos em que a autora fala diretamente com o leitor, achei meio perdidos e distraem da história, te retiram da imersão no livro.

tallitarezende 12/07/2022

Diferente porém bom
Achei bem diferente do estilo da Jane Austen, mas curtir.
Adorei ter opiniões nela no decorrer da história.
E Jane Austen né, não tem como ser ruim

CCataldi 08/07/2022

Longe do estilo Jane Austen
Para quem leu Orgulhoso e Preconceito, Razão e Sensibilidade, Emma e até mesmo Mansfield Park antes de A Abadia de Northanger, talvez, entenda o motivo pelo qual esse é o livro que menos gosto.

Para mim, com exceção do papel de heroína, o estilo de como a história é contada diverge dos outros romances. É tão corrido que chega a beirar à displicência. Vejam, não é ruim. Mas, está longe do padrão de excelência dos outros livros da autora.

Vale a leitura, claro. Afinal, é Jane Austen.

Evelyn Véras - 04/07/2022

"A partida dele deu a Catherine a primeira convicção empírica de que uma perda às vezes pode ser um ganho."

Ele não entrará no meu hall de livros favoritos da Austen, mas foi uma leitura agradável.

Dayane.Alves 03/07/2022

Deixei pra falar sobre esse depois q passasse o calor do momento. Sinceramente assim q eu terminei falei mal horrores sendo q a culpa foi toda minha de ir com expectativa com esse enredo sendo outro. Mas se for ler pelo lado cômico, é mto divertido, leitura leve e bem fluida(isso falando de um livro de época). Acho que a Catherine virou uma das personagens q eu mais gostei da Jane austen, ela tem um espirito apaixonado, empolgado e MTO emocionado(No nivel fanfic) e por isso foi a q eu mais me identifiquei. Não leiam pelo romance pq realmemte não é algo mto desenvolvido. Não foi o livro que mais gostei dela, mas particulamente gostei mais que razão e sensibilidade e diferente desse, Abadia de northanger eu super releria novamente em algum momento da vida q eu queira rir ou sentir algo mais leve.

Jorisdana 18/06/2022

???????
Eu amei esse livro. Engraçado, romântico, tem lindos diálogos, muitos acontecimentos, até mistério!! Nossa, que leitura linda, uma das melhores que tive da Jane.

ocamiverso 05/06/2022

é um livro cheio de quebras de expectativas
uma história que incialmente se prolonga até quase se tornar cansativa mas que depois traz consigo seus refrescos. é a imagem perfeita da época na qual foi escrita, e os comentários narrados pela autora deixam tudo mais dinâmico, delicioso de ler.