A Abadia de Northanger

A Abadia de Northanger Jane Austen

Resenhas - A Abadia de Northanger

rafamassagardi 19/06/2023

A prova de que fanfiqueiras extistem há mais de dois séculos
A Abadia de Northanger é um romance divertido, bonito e irônico. Acho que o que mais gostei foi a imaginação da protagonista, uma leitora de romances góticos. É bem fácil se identificar com ela.
No geral, carrega o cenário, enredo e narrativa ao melhor estilo da Jane Austen, então recomendo se você gosta da autora ou de romances do século XVIII.
izy :) 19/06/2023minha estante
que resenha simpática, nem gostei mto de "razão e sensibilidade" mas fiquei com vontade de tentar ler esse

rafamassagardi 19/06/2023minha estante
Tenta sim! É muito bom!?

daniela!! 19/06/2023minha estante
Amo esse??

mirianbezerra 20/06/2023minha estante
eu amo os livros da jane austen

mirianbezerra 20/06/2023minha estante
eu já li orgulho e preconceito, emma e persuasão, pretendo ler todos os livros da lenda

AMEI O TÍTULO KSJSKSJSKSKS

rafamassagardi 21/06/2023minha estante
Também pretendo ler todos dela! Já li Razão e Sensibilidade, Orgulho e Preconceito, Emma, Persuasão e A Abadia de Northanger!

Ana :P 21/08/2023minha estante
Já li orgulho e preconceito, qual vc me indica pra ler depois?

rafamassagardi 21/08/2023minha estante
Acho que Emma! É bom demais!!?

barbara.luna.56 09/05/2022

Meu primeiro livro de Jane Austen. Adorei o estilo de escrita da autora, principalmente nas horas que ela conversa com o leitor. Me lembrou Machado de Assis ou então o que, no teatro, se chama a queda da quarta parede. Em relação a história em si, achei bem cansativa no início e muito apressada no final. A leitura só começa a ficar interessante a partir da chegada de Catherine à Northanger e daí todo o desenrolar da história se passa rápido demais. Apesar disso, vale como entrada no universo da autora.
Beka 09/05/2022minha estante
Fiquei impressionada com a falsidade da amiga dela

barbara.luna.56 09/05/2022minha estante
Demais!! Kkkk Acho até que se perdeu muito tempo nessa parte da história. Mas, de fato é impressionante como a personagem é dissimulada.

Beka 09/05/2022minha estante
Sim, mas acredito que seja que pelo excesso de polidez das pessoas

Beka 09/05/2022minha estante
A Jane Austen fez assim, do contrário, não caberia na época, sla

Brunna.Urbanski 04/08/2021

Decepcionada
Nossa estava muito ansiosa para ler essa história...mas faltou história na verdade...terminei pensando que poderia ter lido um livro melhor
rana.castillo 04/08/2021minha estante
É o livro que menos gosto da Jane ?

Brunna.Urbanski 04/08/2021minha estante
Fiquei até com preguiça de ler o resto na verdade..????

rana.castillo 04/08/2021minha estante
Ah, nãooo. Não desanime, os outros são bem melhores (pelo menos pra mim)

Nathalia.Fabris 22/11/2021

A Abadia de Northanger, de Jane Austin.

?Esse foi o primeiro livro que li dessa autora tão aclamada pelos leitores ao longos dos anos. Confesso que escolhi ele dentre as opções que vieram no box pelo nome? foi o que menos me atraiu ao ler a sinopse e eu sempre leio os que não to com tanta expectativa antes dos que realmente são meu ?foco principal? (que no meu caso é o tão adorado orgulho e preconceito).

??Dito isso, devo dizer que esse livro se revelou algo extremamente cativante, cria-se com a Catherine, vulgo nossa heroína (como a autora trata a personagem principal) uma ligação genuína.

?Eu me vi torcendo por ela a cada desafio, dúvidas e embates internos. É um livro de 1803, o que acaba que nos faz presenciar um machismo até então dado como correto? Mas Catherine soube se reagir em momentos certeiros, o que ajudou a não ficar maçante.

??Eu gostei demais do desenvolvimento da história. Enxerguei uma amizade abusiva, contudo, Nossa heroína com o tempo aprendeu a se posicionar e não ceder pela vontade alheia.

?É uma obra relativamente curta (comparada a outras obras da minha estante), menos de 250 páginas, e acredito ter sido uma boa escolha começar por ele. Que venham os próximos da querida Jane Austin.
kika.ferrer 22/11/2021minha estante
to doida pra ler ele! Amo a jane

amanda 22/11/2021minha estante
Esse livro é ótimooo, recomendo todos os outros da autora!
Orgulho e Preconceito é meu xodozinho.
Persusão tbm é perfeitoooooo

Maria, lua do Lucy 03/02/2023

Nossa nem tão heroína, Catherine!
Já esperava que o foco do livro fosse o tal Abadia de Northanger.

Nossa heroína Catherine, com 16 anos, com poucas experiências de vida. Senhora Allen a chama para viajar com o seu marido a Bath, para fazer a menina sair da sua cidade natal.
Após, algumas semanas sem ninguém pra puxar o assunto, a Senhora Allen encontra a sua velha amiga da escola, agora casada e com suas três filhas.

Nisso vai contando toda a trajetória da Catherine de como lidar com as primeiras amizades. Lidar com a Isabela, amiga interesseira e traiçoeiras, com um homem desagradável como o irmão dela, o senhor Thorpe e um outro que a chamou atenção, o Henry Tilney. A família dele, a convida a passar algumas semanas com eles na Abadia, para conhecer o lugar, ela não quer perder isso por nada na vida.

As melhores partes foram as expectativas dela do lugar que achava que seria como nós livros, macabro e gótico, encontrando passagens, manuscritos que poderia mudar a opinião que tinha do pai do Henry, como se ele fosse um marido que maltrata-va a antiga esposa e um assassino. Totalmente, quebrando a cara de vergonha!

O casal Catherine e Henry foi fofo de se ler, contudo, faltou mais cenas dos dois e a declaração dele.
Regis 04/02/2023minha estante
Ótima resenha, Maria. Ficou muito boa. ????

Maria, lua do Lucy 04/02/2023minha estante
Obg! ??

Ellen707 21/04/2024minha estante
Seu eu pudesse, queria esquecer deste livro AKAKKAKAKAKAK

Jessi Dante 21/04/2024minha estante
Ellen, bem isso kkkk

loupez 02/08/2022

Diferente do que eu esperava
Esse foi o meu segundo contato com a escritora Jane Austen,e bem,não foi um dos melhores, gostei bastante do par romântico da protagonista, mas senti falta do desenvolvimento dos antagonistas, e comparando esse livro com orgulho e preconceito, esse livro nem parece que foi escrito pela mesma escritora.
Wayne 02/08/2022minha estante
Verdade, são bem diferentes. E na minha opinião, "Orgulho e Preconceito" e "Persuasão" estão no topo dos preferidos e Abadia está em último lugar. Mas mesmo assim, eu gosto muito porque a Jane Austen é maravilhosa e o que menos gosto dela ainda dá um banho em muita coisa por aí.?

Nanda 16/03/2022

Gostei, mas esperava mais. O livro é bom, mas é arrastado e cansativo e no momento eu tô querendo livros mais rápidos. Enfim, é isso
Karine.Maco 18/03/2022minha estante
Eu tive uma frustração total com esse livro porque eu fiquei o tempo inteiro esperando acontecer alguma coisa e num acontecia nadah aff

Anabia 08/10/2021

A Jane Austin enrolou muito nesse livro, a história se perdeu complemente no meio e a história da sinopse acontece muito rápido no final.
uglysadrot 31/10/2021minha estante
achei a mesma coisa, tinha lido metade do livro e nem tinha falado nada de abadia, o começo ficou bem desconexo do final e até desnecessário tanto desenvolvimento desnecessário de muitos personagens

Taina.Dellandrea 02/09/2021

É o primeiro livro da Jane Austen que eu leio e ainda não estou muito acostumada com o tipo de leitura dela, então foi uma leitura um pouco lenta. Mas fora isso, o livro é muito bom e a Catherine é maravilhosa . Eu adorei as falas da autora sobre os livros de romance e como eles são tratados, foi perfeita.
Nicole.Vieira 02/09/2021minha estante
Recomendo Orgulho e Preconceito e Razão e Sensibilidade. Os mais famosos, mas com razão haha

Dèèh 02/07/2021

A Ábadia de Northanger
Eu achei a leitura muito arrastada no início, até o meio pra ser precisa. Mais depois em certo ponto, eu achei a leitura muito melhor comecei a me apaixonar por Catherine, não é um dos meus livros preferidos, porém pra começar a ler livro de época pode ser até uma boa indicação. Vou ler outros livros da autora pra decide qual é o melhor
Francieli57 02/07/2021minha estante
Eu li arrastando ate a página 150 por aí meu Deus

Helena 28/04/2024

Meio confuso
Esse livro começou muito bem mas vai piorando, raras são as cenas a partir da metade que são realmente relevantes.
O casal aqui fica junto muito do nada tipo nem faz sentido a paixão deles.

Sara M Praxedes 18/09/2020

Uma surpresa
Eu não tinha expectativas para este livro e nao tinha achado a premissa interessante mas resolvi ler por causa da autora, então não esperava que esse livro fosse tão engraçado.Tem aquele humor sarcástico e nas estrelinhas típico da Jane Austen, só que com uma frequência ainda maior do que dos outros livros.

A mocinha é a mais ingênua e imaginativa das heroínas de Austen, o que pode fazer com que algumas pessoas não gostem dela,mas ela amadurece um pouco com o tempo,

Minha parte favorita foram as menções a outras obras, principalmente a Belinda,e uma crítica bem direta a forma com que os romances eram enxergados.

Não é o melhor livro da Jane Austen , não tem aquele romantismo apaixonante, e nenhum grande acontecimento,mas é uma leitura agradável e vale a pena.

melnoliteraverso 02/10/2020

Cansativo
Não é uma leitura totalmente fluida e sim, foi cansativo, o que me fez ler mais pela base do ódio ?

Giane 09/11/2020

Nesse livro Jane Austen faz uma crítica aos romances góticos com a própria personagem principal, Catherine. Ela passa um tempo com os tios em Bath, lá conhece sua amiga Isabella, mas não percebe o caráter ordinário da mesma. É convidada a passar um tempo na Abadia de Northanger e lá acontece muita coisa absurda devido a sua imaginação fértil.
É uma história legal, gostei da crítica da autora e, como sempre, Jane Austen enfatiza o romance na diferença das classes sociais e o preconceito existente.