A Abadia de Northanger

A Abadia de Northanger Jane Austen

Resenhas - A Abadia de Northanger

Gabby Santana 30/06/2021

Catherine e Henry
Meu primeiro Jane Austen da vida, confesso q comprei pelo preço, estava bem em conta e fiquei ressabiada em acabar nem lendo por se tratar de um clássico, achei q seria chato, mas não por conta da historia em si, mas por se tratar de romance de época eu tenho dificuldades em entender a liguagem, ok sou meio lerda pra essas coisas, mas foi um bom livro, gostei de ler, e como ele foi uma obra q terminou 13 anos depois de se ter começado a escrever e foi lançado depois da morte da autora, até q entendi o final corrido e sem diálogo.

Clara 27/06/2021

Um romance nem um pouco romântico
Esse foi o segundo livro que li de Jane Austen, eu não planejava ler outros livros da autora depois de ler Orgulho e Preconceito (que apesar de ter críticas muito positivas me decepcionou um pouco) mas acabei dando uma chance pra este.

Devo dizer que até á metade do livro foi só encheção de linguiça, com cenas e diálogos pouco relevantes para a história e com 19 capítulos que poderiam ter sido resumidos em menos de 20 páginas.

A leitura só começa a fluir após a ida de Catherine para a Abadia de Northanger, onde vive várias aventuras graças a sua imaginação absurda e suas ideias fantasiosas na qual a autora aproveita para fazer uma crítica a romances góticos.

O final, apesar de bastante descontraído, me desagradou assim como em Orgulho e Preconceito a autora parece desesperada para criar um desfecho e deixa muitos fatos pendentes.

Ainda que o tema seja o romance não houve em momento algum uma química entre o casal e nem um diálogo relevante entre eles. Foi uma leitura até prazerosa por assim dizer, mas como romance deixa muito a desejar.

Gilda.Lima 02/11/2020

Catherine Morland é uma moça de 17 anos apaixonada pela leitura, tendo por preferência romances góticos. Quando é convidada pelos vizinhos, o senhor e senhora Allan, a passar uma temporada em Bath, sua vida vai mudar completamente. Lá conhecerá os irmãos Henry e Leanor Tilney, que a convidarão a conhecer a Abadia de Northanger, uma construção antiga e cheia de histórias pra contar.

Lô Alves 16/06/2021

Jane Austen sempre me surpreende!!! Nesse livro, nossa querida Catherine, uma jovem simples e amável, se aventura pela cidade de Bath, onde conhece a família Tilney. Diante de sua amizade com a senhorita Tilney ela recebe o convite de conhecer a Abadia de Northanger. Onde também acaba se aproximando do senhor Tilney, um cavalheiro gentil e digno das afeições de nossa Catherine. Mas será que todo esse convite amável do pai de sua amiga é por sensibilidade ou interesse? O final nos surpreende e nos comove.

MaJu.Simplício 10/06/2021

Ainda Não entendi o que a Jane Austen quis com esse livro!!! É certo que conseguimos ver algumas críticas relevantes, mas a história é chata, a Cat é chata, os Thorpe são insuportáveis, não tem um personagem que a pessoa se apegue! Ainda bem que acabou! Porém, sigo amando a Jane.

Giane 09/11/2020

Nesse livro Jane Austen faz uma crítica aos romances góticos com a própria personagem principal, Catherine. Ela passa um tempo com os tios em Bath, lá conhece sua amiga Isabella, mas não percebe o caráter ordinário da mesma. É convidada a passar um tempo na Abadia de Northanger e lá acontece muita coisa absurda devido a sua imaginação fértil.
É uma história legal, gostei da crítica da autora e, como sempre, Jane Austen enfatiza o romance na diferença das classes sociais e o preconceito existente.

maridsiller 05/06/2021

O início é um saco, Jane Austen escreve de um jeito completamente diferente. Mas, sinceramente, acho que me irritei tanto com Catherine por ter me visto nela em muitos momentos. O livro melhora no decorrer da história e fica realmente muito bom. Para quem está acostumado a ler romances mais bobinhos e leves, esse é um bom livro para começar a ler Jane Austen.

Dinah Rodrigues 02/06/2021

Cumpre com o que se espera
Creio que quando se dispõe a ler um clássico, sua mente tem que estar voltada para uma escrita diferente, mais polida, bem como um estilo mais lento, por assim dizer.
Essa obra da Jane foi bem 'ok' para mim. Nada excepcional, e nada exatamente ruim.

Pontos que gostei:
A interação da autora com o leitor, não ser uma obra só focada em casamento e amor, ter desenvoltura nos acontecimentos, a menção às críticas que o gênero romance sofria na época (não que eu concorde com o que a Jane disse, mas trazer isso, foi muito legal de ver), e os personagens são bem interessantes, até mesmo os colocados numa luz negativa.

O que não gostei.
Descrições longas demais são um problema, para mim.
As opiniões tão categóricas da autora, me incomodam. (Amiga, tem gente que não vai gostar de romance, supere.)
E alguns comportamentos da protagonistas são dramáticos ao extremos, beirando o insuportável.

Foi um livro que eu digo: 'Ok, li, mas não vai mudar a minha vida.'
E isso não é algo ruim. Algumas leitura são boas. E tudo bem.
Um livro ser apenas 'bom', não é ofensa.

itsnoemymoura 02/06/2021

favorito da jane austen
já li razão e sensibilidade, orgulho e preconceito e agora a abadia de northanger, esse sem duvida foi o melhor pra mim.

eu adoro as historias da jane austen e como ela consegue fazer eu me sentir dentro da sociedade. fico com vontade de revogar meus direitos de mulher e viver lá kkkkkkkkkk.

queria ter visto um pouquinho mais do henry e da catherine, mas fazer o que, né?

Ju Nancy 25/05/2021

Abadia
Não tenho nem o que falar de Jane Austen... um romance muito leve, que teve um bom desenvolvimento. Passei raiva? Claro, mas gostei muito da história e dos personagens principais. Vale a pena ler!

Brendinha 20/05/2021

Sou suspeita em falar de Jane Austen porque amei tudo que li dela até agora. Esse livro e essa edição da Principis é um amor, o cheiro, a folha, a fonte e a diagramação são perfeitas. A capa é molinha, mas não é problema.

Esse livro conta sobre a história de Catherine que conhece uma família rica que mora na Abadia de Northanger. Catherine ao longo da história de mistura com muitas pessoas falsas e com má índole que deixa qualquer um com ódio pelo resto do dia.

Catherine e Henry se encontram num baile e Henry como sempre é um homem incrível e misterioso. Sua história é misteriosa também e seu pai é insuportável (!!!!!). Há partes hilárias mas também há partes que me deixou muito triste. O final é muito pouco detalhado mas foi o suficiente pra me deixar em paz.

Resumindo: tem muita amizade, traição, loucura e amor. Só parei de ler quando tava na última página.

?A amizade é certamente o melhor bálsamo para as dores do amor frustado.?

Belmonte 02/05/2021

A abadia
Interessante, como os livros de Austin traz sempre uma crítica, uma reflexão a questões sociais vivenciadas na época, como é o caso dos casamentos arranjados. Gostei muito da leitura desse livro.

Rebeca 19/04/2021

Não coloque suas expectativas com base na sinopse..
Nunca vi na minha vida uma sinopse mais nada a ver como essa!!! A partir dela, eu tinha criado uma super estória, com vários acontecimentos. Me decepcionei com a estadia nela na Abadia. Primeiro, ela só vai pra lá faltando 100 pgs pra terminar o livro. Segundo, CADE AS GRANDES EXPERIENCIAS?

Falta diálogos no livro. Literalmente. Diálogos, na minha opinião, tornam a leitura muito mais dinâmica e prazerosa. Além de você poder se conectar mais com os personagens.

Eu gostei bastante da Catherine. Ela é uma pessoa boa, criada de uma forma que não compreende as astúcia das pessoas. Ela é uma das poucas personagens com a qual eu me identifico e não fico com vontade de socar a fuça. Quem pode culpar ela de se iludir com os outros?
Fui enganada q nem ela, passei raiva que nem ela.
O par romântico eu gostei, mas não tem como falar q fiquei apaixonada por ele. Quase não aparece. Falta Henry nesse livro!!!

Eu realmente estava gostando muito. Até ela ir para a Abadia... como lá não aconteceu nada. NADA. do que eu tinha idealizado, fiquei frustrada. Eu realmente pensei q ela teria grandes aventuras. Nada de grandes aventuras para mim....

Até as primeiras 30 pgs, estava me acostumando a forma da escrita da Jane. Até aproximadamente a 160, estava gostando MUITO do livro. Depois disso foi decaindo minha empolgação, até minha opinião se tornar em: é um livro bom para passar o tempo, mas não possuí nada de mais.

Bruna.Bossoni 18/04/2021

Primeiro livro que eu li da autora e também foi o primeiro a ser escrito por Jane Austen, publicado anos depois. O contexto da obra é baseado nos costumes da época e Austen utiliza a escrita como uma forma de criticar os mesmos, por exemplo, o estilo romance gótico era visto como algo vazio e sem valor a ser adquirido. A autora também joga indiretas com relação ao papel da mulher e como ela era vista pela sociedade, seja escrito em primeira pessoa ou usando as personagens.
É uma obra interessante de se ler, basta ter paciência com a escrita (eu considerei) meio arcaica.