A Abadia de Northanger

A Abadia de Northanger Jane Austen

Resenhas - A Abadia de Northanger

Geovana 04/03/2022

Comecei a ler com um pouco de medo da leitura ser complicada ou simplesmente chata por ser um livro mais antigo, acabei me surpreendendo pq em nenhum momento tinha uma grande dúvida do que iria acontecer, mas mesmo assim ele acaba de prendendo a ler de um jeito bem gostoso.

Arica 14/03/2022

Amo como parece que a autora está conversando com o leitor.
Fica claro como os livros de romance são tratados como livros vazios desde a época de Jane Austen.
Final muito corrido.

lou4 05/04/2022

Ok, eu realmente achei que eu fosse amar esse livro, mas acabei me enganando, infelizmente.

O livro fica sempre na mesma, nada acontece e quase não tem diálogos, o que pra mim cansa um pouco a leitura.

Cenas detalhadas até demais, ai, demorei eras pra terminar.

Enfim, não gostei e acho que não fez meu estilo.

sanagalxy 13/04/2022

Tranquilidade e supense no mesmo livro? A mamãe Austen sabe como.
Já tendo experiência nas obras da mamãe Austen (meu carinhoso apelido para a lenda dos romances) em livros como Emma (um dos meus favoritos da vida) e tão famoso Orgulho e Preconceito, eu já bem sabia o que esperar de mais um de seus clássicos, mas ainda sim tive uma boa supresa a ler A Abadia de Northanger e descobrir os suspenses nele. Infelizmente não me apeguei tanto ao senhor Tilney como gostaria, mas acredito que seja porque amo tanto o senhor Knightley que nenhum mocinho me consquista como ele (apesar do Darcy chegar perto). A família Thorne foi uma grande decepção, o John é um insuportável mauricinho horrendo e a Isabella tadinha uma desorientada, e má influência para a Catherine (apesar de amar os comentários ácidos dela sobre os homens). Num geral, é um livro bom e tranquilo, uma leitura de conforto eu diria, mas nada que me faça querer falar sobre ele com tanta intesidade como os outros dois que já li.

NatAnia1 15/04/2022

Já li alguns livros da autora mas não esse, a história é excelente e muito bem feita, mas não se compara aos demais livros que Jane Austen escreveu.

Aline 16/04/2022

Razoável
Achei o livro meio superficial, sem uma história que prenda a atenção. Fiquei sempre esperando acontecer algo de interessante.

gabisz_aleencar 17/04/2022

Esperava menos
Eu já tinha lido "Emma", outra obra da autora que eu não gostei muito. Iniciei esse livro então não espetando muita coisa da obra, mas me impressionei. Não foi uma coisa grandiosa, porém os protagonistas e as coisas que acontecem pro enredo rolar, me cativaram.

Kariny.Klenp 19/04/2022

A Abadia de Northanger
Bom não tenho nada a dizer sobre esse livro, não achei tão bom, mas também não é ruim, é o tipo de livro que gosto, mas não entendi muito o livro

rafa 19/04/2022

adorei porque a personagem principal as vezes viajava na maionese o que a tornava diferente das outras protagonistas do livro da Jane

Ju. 22/04/2022

Meu primeiro livro da Jane Austen
Adorei a escrita e as cenas são bem detalhadas. Porém achei a história fraca. Fiquei esperando acontecer algo mas nada acontecia, e o romance foi raso, poderia ter sido melhor desenvolvido e achei o final corrido... Mas ainda assim gostei de ter lido

Lua 27/04/2022

Finalmente terminei isso
Gente, esse livro não tem nada a ver com a sinopse, é um saco. É uma grande enrolação, sinceramente não recomendo. Me arrependo do tempo que passei lendo, porém sou ruim de iniciar um livro e não terminar. Enfim, acabou o tormento.

Nathi 27/04/2022

Uma comédia romântica do século 18
Posso dizer que ultimamente não tenho lido livros de romance, percebi que poucos desse gênero sendo lançados agora me agradam. A maioria li pelo hype que tinha. Outra coisa: não gosto das cenas de sexo nos livros, é algo que não vejo relevância alguma na história e realmente não me agrada, é por isso que normalmente prefiro aqueles romances mais infanto juvenis por serem mais puros nesse sentido. Então, por esses motivos, os livros da Jane Austen são um prato cheio para mim.

Eu só havia lido Orgulho e Preconceito (umas dez vezes, sem brincadeira) da autora por causa de um IC que fiz no ensino médio. Foi amor à primeira vista pelos personagens, pela escrita, por tudo! Mas até agora não tinha tido a oportunidade de ler os outros livros, então imaginem a minha felicidade!

A Abadia de Northanger é considerado o romance mais chato de Jane Austen, talvez por ser calmo e as reviravoltas nem tão grandiosas. Mas eu amei. Esse livro nos conta a história de Catherine, uma jovem de 17 anos que mora no campo e vai para Bath com seus vizinhos por uma temporada de seis semanas. Cath é uma leitora voraz de romances góticos e cansada da vida monótona no interior sem aventuras para ser uma heroína está completamente extasiada por viver experiências em um lugar novo.

Em Bath Catherine conhece na sua primeira semana Henry Tilney, um rapaz educado, carismático, inteligente e leitor de romances (incrível, não é?), e ele conquista seu coração imediatamente. Nesse meio tempo Cath conhece Isabella Thorpe e seu irmão mais velho, que por coincidência é amigo de seu irmão também. Uma amizade se inicia, bailes e passeios fazem dos dias da nossa heroína muito felizes. O único problema é que Catherine, por ser muito inocente e não ver maldade nas pessoas, não percebe quando estão sendo falsas e usando-a por conveniência. É então que nossa protagonista começa a ver que nem tudo é como ela imaginava que seria e quando é convidada para passar algumas semanas na Abadia de Northanger ela aceita na hora.

Alguns podem achá-la uma heroína meio burra, mas aqui devo defende-la e explicar seus atos. Ela tem 17 anos e vivendo em uma época muito diferente de nós obviamente será mais inocente que as protagonistas dessa idade nos livros de hoje que já estão salvando o mundo, bebendo e iniciando a vida sexual. Sinto que os livros de hoje retratam meninas de forma muito madura e as adolescentes lendo isso acham que devem se portar assim, fala sério, isso não é Elite ou Rebelde (embora eu não assista nenhuma dessas séries já vi trailers e comentários e não fazem mesmo o meu estilo). Então, gostei bastante de ler um romance em que uma garota de 17 anos parece realmente ter essa idade, sendo alegre, infantil algumas vezes, se deixando levar pela imaginação, mas sem perder quem realmente é e tendo verdades que ninguém tira dela.

O romance em si me agradou muito! Henry me deixou encantada e Catherine é um amor de pessoa, acompanhar cada diálogo dos dois foi muito divertido e dei altas risadas em algumas partes. Fiquei brava com alguns personagens e com outros desenvolvi tive um carinho enorme! Se você procura um romance divertido e bom, ou se quer conhecer algo da autora, esse é o livro certo! Agora o próximo da lista da minha queridíssima Jane Austen é Emma!