A Abadia de Northanger

A Abadia de Northanger Jane Austen

Resenhas - A Abadia de Northanger

Lize 11/05/2022

Sem comentários.
Jane Austen é mesmo perfeita em tudo o que fez. É um verdadeiro clássico. Nunca li nada dela pra me arrepender. Diva demais!

Gi Lisboa 12/05/2022

Leitura boa! Romance de época q me fez lembrar de algumas telenovelas. Em muitos momentos da leitura eu consegui imaginar e visualizar perfeitamente o ambiente e os personagens.

Lizandra.Mirelle 14/05/2022

Catherine é uma das minhas
Acho que é comum em todo livro de Jane Austen a gente começar meio perdida e depois de alguns capítulos começar a engatar na história, mas posso dizer que depois de Elizabeth Bennet, gostei muito de Catherine Morland. A história me prendeu e o final foi maravilhoso.
Recomendarei o livro sim.

Priscila.Sousa 18/05/2022

Embora o romance não esteja tão explícito eu gostei .
O livro é bom do início ao fim, trás personagens fortes e falsos kkk. Gostei porque eles não ficam parados em um só local, a Catharina viajou bastante conheceu vários lugares, fez amizades e aprendeu bastante com elas. Ela parte para a abadia já em mais da metade do livro e é depois de estar lá que as coisas começam a ficar interessantes e revoltantes também, devido as atitudes do general, mas tudo termina bem.

Goodevyning 25/05/2022

Meu primeiro Jane Austen
Esse foi o primeiro livro da autora que eu li e por coincidência o primeiro que ela escreveu. Demorei para me prender a leitura, tanto que levei meses para ler o livro, não sei exatamente o porque. Talvez seja porque o desenvolvimento e lento e muitas vezes você se depara com diálogos que não fazem sentido nos dias de hoje, além disso a tradução dessa edição é um pouco difícil (muitas vezes me peguei lendo inúmeras linhas de coisas que não significavam nada na minha cabeça, me senti um pouco burra mas isso não vem ao caso).
A parte que eu esperava que seria detalhada e longa foi a parte que praticamente foi resumida em um capítulo, o desfecho da história. Fiquei muito decepcionada com o final repentino e a falta de descrições, me pareceu que a autora correu para terminar o livro (o que não faz sentido já que ele não foi publicado em vida). Para sempre vou me perguntar o que aconteceu com Isabella, com James (será que um dia o coração dele vai se curar?), com a própria Catarina e seu companheiro.
Pretendo ler outros livros da autora mas apenas pela fama que eles tem porque se a minha vontade dependesse dessa experiência seria difícil eu querer ler suas obras novamente.
Recomendaria para quem quer uma leitura rápida e não tem grandes anseios de detalhes para coisas importantes.

Izabella 31/05/2022

As minhas afinidades são excessivamente fortes.
Meu segundo contato com a escrita da Jane Austen e continuo adorando seu jeito de contar histórias.

Esse é o considerado o livro mais chato a autora, talvez porque tenha um começo lento. Mas, apesar disso, a escrita dela nos prende.

Alguns diálogos incomodam, é obvio. Como acontece em todos os livros de outra época. A inocência da personagem principal retrata muito bem a cultura daquele período.

Embora alguns personagens não sejam nada ingênuos, com muita falsidade e anseio pela escalada social.

No fim, apesar do romance não ter me prendido tanto, foi uma leitura bem fluida. Pena que o final, a parte mais interessante pra mim, foi bastante corrida.

ocamiverso 05/06/2022

é um livro cheio de quebras de expectativas
uma história que incialmente se prolonga até quase se tornar cansativa mas que depois traz consigo seus refrescos. é a imagem perfeita da época na qual foi escrita, e os comentários narrados pela autora deixam tudo mais dinâmico, delicioso de ler.

Jorisdana 18/06/2022

???????
Eu amei esse livro. Engraçado, romântico, tem lindos diálogos, muitos acontecimentos, até mistério!! Nossa, que leitura linda, uma das melhores que tive da Jane.

Mirelle56 14/06/2024

Se tornou o meu segundo favorito da Jane Austen!
De fato, esse livro se tornou meu segundo favorito, perdendo apenas para Orgulho e Preconceito, claro.
O que posso dizer sobre a Isabella? Eu a compreendo? Ela priorizou o melhor pra si do que o amor, e eu não a julgo por isso, ela apenas falhou em ter acreditado no Frederick* e acabou perdendo os dois pássaros, fico curiosa sobre o destino dela.
Em segundo lugar, o General Tilney é chatissimo. Assim com a Senhora Allen, sinceramente...

Evelyn Véras - 04/07/2022

"A partida dele deu a Catherine a primeira convicção empírica de que uma perda às vezes pode ser um ganho."

Ele não entrará no meu hall de livros favoritos da Austen, mas foi uma leitura agradável.

CCataldi 08/07/2022

Longe do estilo Jane Austen
Para quem leu Orgulhoso e Preconceito, Razão e Sensibilidade, Emma e até mesmo Mansfield Park antes de A Abadia de Northanger, talvez, entenda o motivo pelo qual esse é o livro que menos gosto.

Para mim, com exceção do papel de heroína, o estilo de como a história é contada diverge dos outros romances. É tão corrido que chega a beirar à displicência. Vejam, não é ruim. Mas, está longe do padrão de excelência dos outros livros da autora.

Vale a leitura, claro. Afinal, é Jane Austen.

tallitarezende 12/07/2022

Diferente porém bom
Achei bem diferente do estilo da Jane Austen, mas curtir.
Adorei ter opiniões nela no decorrer da história.
E Jane Austen né, não tem como ser ruim

Manu 20/07/2022

Razoável, leitura rápida e leve
Na primeira metade é só mais uma história repetitiva de Jane Austen, mas na última metade, quando ela vai para a abadia, melhora bastante.
Gostei dos momentos que seriam de um certo suspense, acho que enriqueceram bastante o livro.
Só achei estranho os momentos em que a autora fala diretamente com o leitor, achei meio perdidos e distraem da história, te retiram da imersão no livro.

Nataly 22/07/2022

É ok
Não me apeguei tanto aos personagens ou ao enredo. Gostei, mas não achei tão envolvente quanto os outros da Jane que já li.