A Casa da Madrinha

A Casa da Madrinha Lygia Bojunga

Resenhas - A Casa da Madrinha

Lorena 11/12/2017

Imagine...
Quem não ama a casa da madrinha? E quem não gostaria que ela fosse tão encantada quanto a dessa linda história?
Mas talvez ela esteja em algum lugar, esperando pra ser encontrada, esperando pra oferecer conforto, amor e amizade quando estivermos mais perdidos. Apenas acredite!

Yoh 23/09/2017

A Casa Da Madrinha - Lygia Bojunga
Assim como o livro A Bolsa Amarela da Lygia esse livro também é uma fantasia, entretanto é uma fantasia gostosa de se ler que quando ver já acabou. A historia deste livro é contada em terceira pessoa, contando a historia de Alexandre um menino do Rio de Janeiro, que ouvindo a historias de seu irmão Augusto descobre que tem uma madrinha, e sabendo disso quis logo viajar para a casa da tal madrinha, que Augusto disse que era so ir andando que encontrava a casa.

Porém Alexandre não era rico, então tinha que trabalhar e por isso desde pequeno vendia coisas nas praias de Ipanema e Copacabana, por este fato quando Alexandre foi viajar para a casa de sua madrinha encontrou um pavão, um lindo pavão que pensava pingado, ou seja, não pensava muito bem, e como este passou a viajar com ele, Alexandre teve que pensar em ma forma de ganhar dinheiro com aquele pavão para que os dois pudessem comer afinal, e deste jeito foi para na cidade em que Vera estava. A historia é contada por meio de Vera que vê Alexandre fazendo um Show no meio da rua e fica intrigado pelo garoto novo que apareceu e assim ele conta sua vida para ela, sobre ele, o irmão e ate mesmo o pavão com a historia do pensamento pingado.

Mesmo sendo Fantasia e tendo lá as coisas irreais Lygia sabe como colocar um pouco de verdade em tudo de forma que nos não pense que o livro é um viagem total, e assim achar a historia leve e descontraída. Eu sou meio suspeita para falar mas acho que a Lygia Bojunga escreve muito bem, mesmo só tendo lido dois livros dela, porém todos os dois que li sã excelente e indico para todos ao meu redor e mesmo não gostando muito de fantasia a melhor fantasia que já li até agora foi a de Lygia Bojunga.

Bruna Andrade 02/03/2017

A Casa da madrinha de Lygia Bojunga
A primeira coisa que me vem a cabeça quando penso neste livro é "como alguém pode simplesmente não lê-lo?". Eu sou particularmente apaixonada por histórias como O pequeno Príncipe e Alice no país das maravilhas, e é de fato um orgulho poder dizer que temos uma história tão maravilhosa quanto estas que se passa bem aqui; mais precisamente no Rio de Janeiro, onde vive o Fernando - protagonista de uma brilhante aventura e que ao lado de um amigo mais que adorável, segue rumo horizonte em busca de sua madrinha.
Este é um livro pelo qual tenho um amir todo especial e tenho certeza que conquista a todos que o leem. Essa é uma história pra levar consigo o resto da vida.
Bruna Andrade 03/03/2017minha estante
Peço perdão pelo erro quanto o nome do protagonista que é Alexandre na verdade (não consegui editar a resenha).

Tracinhas 05/10/2015

por Pamella Soares
Você pode conferir a resenha no nosso canal!

site: http://jatracei.com/post/129545076587/resenha-87-a-casa-da-madrinha

Pedro 08/09/2013

Perfeito *-*
Esse foi o melhor livro que já li na minha vida, simplesmente prefeito. Se souber interpretá-lo vai aprender muita coisa com ele.
A casa da madrinha conta a história de um rapaz que está em busca de uma casa que o irmão dele disse que vive sua madrinha. Na estrada em busca da casa encontra um pavão que tem o pensamento pingado, eles se tornam amigos e seguem o caminho do rapaz juntos. A história começa a se desenrolar quando os dois passam por uma cidade onde mora uma menina que resolve os ajudar na busca.

Gabrielle 12/08/2013

ABCD dos livros - Resenha
Esse é um dos meu favoritos também, ele é maravilhoso! Quando eu ganhei (da minha madrinha) não fui com a cara do livro, a capa não tem nada de especial, é bem simples, e ele ficou um bom tempo parado enquanto eu lia outros, ai de repente comecei a lê-lo e não parei mais, o livro é super fininho, devorei praticamente. Ele é bem infantil, mas conquistou meu coração! É um livro que faz você ficar no mundo da lua. Conta a história de um menino que passava dificuldades no Rio e decidiu morar com sua madrinha, nesse viagem ele encontra um pavão doido da cabeça, literalmente, e eles se tornam muito amigos.
Fazem shows para conseguir dinheiro e não passarem fome, e encontram uma menina que está cansada da sua vida, e quer ir com eles para a aventura que se segue, ai a loucura fica ainda maior, eles através do vazio imaginam cada coisa, e no final de toda essa aventura eles chegam na tal casa da madrinha e a casa, assim como o livro, é magica, nada na casa acaba, chega de passar fome e necessidade! O livro fala muito da realidade do Brasil, de como é importante uma amizade, por mais doida e esquecida que seja, o poder da imaginação! O livro é super legal gente, eu indico muito!!

site: http://abcddolivro.blogspot.com.br/

Thays 09/08/2013

A casa que qualquer um com imaginação quer visitar...
O livro "A Casa da Madrinha" tem como personagem principal Alexandre, um menino que mora em uma favela do Rio de Janeiro. Ele passa algumas dificuldades, por isso vende coisas na praia para ajudar a família. Um dia Augusto (seu irmão) conta a ele sobre a casa de sua 2ª madrinha,o que o deixa assustado, pois ele nem sabia que tinha uma 2ª madrinha. Augusto conta tudo sobre a casa e de todas as coisas maravilhosas que tem nela. Alexandre fica imaginando tudo isso, fica se imaginando na casa se divertindo. Então ele decide que iria o mais rápido possível para a casa. E no caminho conhece pessoas, vive aventuras e perde medos. No início, quando vi a capa e o título não me interessei muito. Até que li a contra-capa e comecei a me interessar...Aos poucos fui lendo, e ás vezes até me confundindo com o enredo da história. Após ler o livro tirei uma conclusão: ELE É INCRÍVEL!

Vini 13/02/2013

"Gostoso"
Li o livro em apenas dois dias, apesar da leitura ser muito fácil e rápida (é bem capaz que uma pessoa o leia em apenas um dia), e me surpreendi claramente com a história, com o jeito que os acontecimentos se passam.

Deve ser o primeiro livro que li com esse tipo de escrita, que achei incrível, vale dizer. A autora começa com a história no final do livro, em que Alexandre, o protagonista, está fazendo um show numa cidade do interior, para ganhar algum dinheiro. É lá que Alexandre conhece Vera, uma amiga que o acompanha por bastante tempo, que não é tanto assim, e escuta tudo o que o menino tem a dizer.

O menino Alexandre vive, a todo momento, com um pavão, chamado Pavão, fazendo apresentações pelos lugares que vai. Ele conta toda sua história e a história do Pavão à sua amiga, Vera, e assim vão se desenrolando os fatos que já aconteceram. Conforme vai passando as histórias que ele conta, mas dá para entender o que Alexandre está fazendo ali, viajando e fazendo shows, e explicando como conheceu Pavão, como chegou ali e tudo o mais. Como disse Ana Maria Machado, é incrível a forma que Lygia Bojunga narra a forma; do mesmo jeito que falamos, só que mais 'gostoso'. É também incrível como Lygia descreve os problemas do Brasil, só que de forma leve, quase imperceptível.

A história promete algumas emoções. Acho que dá para chorar, tanto de tristeza como de alegria. Acho que dá para rir, dar gargalhadas, dependendo da hora. Acho que dá para esquecer dos problemas do mundo, e só desejar tudo de bom para os personagens principais. Não sei como Lygia Bojunga faz isso, mas adoro.

Quanto ao desfecho, devo dizer que é o mais impressionante que já li. É com honra e razão que esse livro vai à lista dos favoritos, é com razão que essa autora ganhou o Hans Christian Andersen - o Nobel da literatura infantil. O primeiro de muitos títulos que leio da autora. Indico à qualquer um, sem hesitar.

>Vitória< 22/01/2013

A casa da madrinha- Lygia Bonjuga
Esse livro conta a história de Alexandre, um menino muito sonhadr e determinado a achar a casa da sua Madrinha.
Nesse trajeto ele encontra dois amigos, o Pavão e a Vera, e com eles ele vive uma grande aventura.
Ele conta a Vera suas histórias que interrompem a narrativa e deichão a leitura cada vez mais interessante!
AMEII!!!...
Luiza 24/01/2013minha estante
Também gostei muito desse livro.

>Vitória< 24/01/2013minha estante
obrigada

Guilherme Peres 26/11/2012

Guilherme 26/11/12
O livro "A casa da madrinha conta a história de um menino chamado Alexandre que vive em busca da casa de madrinha desconhecida. Ao passar da narrativa vão sendo encontrados e comentados alguns personagens como, por exemplo: João das mil e uma namoradas, pavão, Vera seu Joca do pandeiro. este livro é um pouco confuso no inicio, pois o inicio é o meio, o meio é o inicio e o fim é um pouco vago, pois deixa um ar de mistério. Algo importante a ser acrescentado é o uso de símbolos, pois de acordo com o que aprendi este livro foi escrito na época da ditadura militar e por isso Lygia Bojunga não podia jogar na "cara" dos militares que eles estavam maltratando as pessoas. Este livro em minha opinião é indicado a pessoas que gostam de ler sobre aventuras e não é brincadeira como aparenta ser visualmente devido a duas edições em que aparece uma porta flutuando, mas em cada história se trata de algum assunto que quando lido pode ser que você aprenda alguma coisa útil.
Felipe 30/11/2012minha estante
Legal, retratou bem o livro.

léo 26/11/2012

primeiro que amei
A casa da madrinha foi meu primeiro livro que amei pensei que não iria gostar porque logo no começo estaria ".... balançava uma caixa mas de vez de sorvete era panelas facas e etc(geral)