O Sofá Estampado

O Sofá Estampado Lygia Bojunga

Resenhas - O Sofá Estampado

1 | 2 | 3 | 4

laubooksx 07/01/2022

Uma obra que te faz pensar
Neste livro iremos conhecer o Vítor um tatu tímido de tudo que se apaixona perdidamente por uma gata angorá. Pode parecer bobo mas esse livro é bem mais que isso, aqui vamos refletir sobre o impacto do ser humano na natureza, do quanto damos importância pra dinheiro e bens materiais e também a importância de seguir seus sonhos, muito fofo vale a pena ??

Vini 30/11/2021

Decepção?
Esse livro tenta passar alguma mensagem, porém não consegui captar, o livro é completamente sem sentido além de ser totalmente confuso.

Tatiane 24/10/2021

Quer entender o mundo em que vivemos por meio da fantasia? Ainda acha que preconceitos e desigualdades são mi-mi-mi de gente frustrada? Precisa entender o que é o individualismo cada vez mais exacerbado na sociedade moderna? Leia este livro! Simplesmente fantástico!

manu 10/09/2021

o livro não faz sentido nenhum, mas acho que esta é a parte mais interessante dele. se vc quer uma leitura diferenciada, recomendo. me senti alegre enquanto lia.

Rachel 25/11/2009

Sonho.
Eu lembro qeu eu só lia esse livro no sofá!
Ficava imainando a linda historia, acabei por ler rápido, o ano em que o li foi bem produtivo...não tinha muito amigos, nem entrava na internet, acabei adorando!
Lembro até hoje qeu eu chorei quano o terminei, achei realmente lindo, um sonho!

Pollyanna 03/05/2010minha estante
Se eu pudesse escolher a dedo o meu estilo de escrever, com certeza seria o mesmo da Lygia Bojunga. Ela escreve com uma delicadeza extremamente direta, que te leva além das palavras, até a história que ela está contando. Sem enrolação, sem linhas soltas. Tudo muito costurado e fácil de entender, mesmo sendo um texto bem literário e subjetivo.

O engraçado é que O Sofá Estampado é uma bagunça. Tem seis histórias de seis personagens diferentes: um tatu, uma dona-de-casa, uma gata, uma vó tatu, uma hipopótama e um inventor. E mesmo assim o livro é todo emendadinho, com uma coisa te levando para outra, sem causar estranhamento nenhum. Isto porque as histórias não são somente contadas, mas descritas. Vítor, o tatu, é o centro do livro, e da história de vida dele nascem diversas situações que se entrelaçam com a história de cada um dos outros personagens.

Além disso o livro passa uma moral bem legal. Eu não costumo gostar de livros que possuem o intuito de passar uma lição e tal, principalmente porque a maioria destes tipos de livros são didaticamente chatos. Então é sempre surpreendente para mim quando leio os livros da Lygia. Eles sempre possuem uma lição e nunca são chatos.

Lucy 14/06/2021

Esse livro é muito precioso! A escrita da Lygia é sempre maravilhosa, a história de Vítor é muito encantadora, a maneira como ele consegue dar a volta por cima depois de tantos problemas e seguir os passos da sua avó.

Lucy 14/06/2021

gecssxlliteraria 27/04/2021

esse livro me fez criar várias teorias reais sobre quem é a mulher que aparece, mas faz mt tempo que li ent não lembro de nenhuma kalakakaak

Anthony 06/12/2020

Sofá completamente normal
Um histórico que começa prometendo muito, mas cai no "mais do mesmo". Genérico e questionável.

Daniel 20/10/2020

Mala >>> Sofá Estampado
Difícil descrever esse livro. Tenho ele em casa há mais de 10 anos, mas nunca lhe dei a devida atenção. Quando criança tentei ler, mas achei confuso e nem tentei entender, simplesmente, abandonei. Sem nenhuma outra coisa pra fazer, me lembrei do livro e o peguei para ler, melhor decisão. Livro fantástico, com lições profundas e sutis. Tão leve em sua mensagem que não me admira acharem que se trata de apenas mais um livro infantil, porém, grande engano, a leitura é ingênua o suficiente para uma criança e profunda mais que o suficiente para arrebatar jovens e adultos. Similar à uma fábula, esta não-fábula nos apresenta um tatu chamado Vítor, de personalidade, sentimentos, dúvidas, anseios tão bem estabelecidos que chega a ser real! Ok, Vítor pode não ser real, mas seu desenvolvimento tatu (humano) é tão verdadeiro, manso que é impossível você não identificar algo em sua realidade. Recomendo a todos que leiam, mas leiam com atenção, está belíssima obra de Lygia Bojunga!

Babi 22/09/2015

lygia, lygia, lygia.
bonito toda a vida.

Vitor 19/04/2015

O Sofá e a Lygia
Toda experiência que temos com um livro, de algumas formas, nos guia a movimentos da mente e do corpo. Fazemos careta, choramos, refletimos, rimos, etc. Lygia Bojunga consegue fazer tudo isso (e mais ainda!) comigo em cada um dos seus livros.

A vivência da história contada em "O Sofá Estampado" me fez olhar pra dentro de mim e das outras pessoas, e de como nós podemos amar o que cada pessoa tem de bom, além do mais, esse livro faz o leitor perceber que todo mundo tem algo de bom!

Mais uma vez eu me surpreendo ao ler um livro dessa autora fantástica, e saber valorizar a forma simples de sua escrita e ter a gratidão de poder apreciar o que ela faz brilhantemente em seu papel de contadora de histórias lindas e com cheirinho de jasmins.

Natalia 29/09/2014

O Sofá Estampado
O sofá estampado

O sofá estampado é um livro infantil da gaúcha Lygia Bojunga que começa assim: É pequeno, tem só dois lugares. E fica perto da janela, Pro sol não desbotar o estampado....

O livro conta a história de Vitor, um tatu muito quieto que sempre cavava buraco pra poder esconder seus acessos de tosse nervosa e que era apaixonado por uma gata chamada Dalva, que pra ganhar um concurso de quem assiste mais televisão, ela passa todos seus dias sentada no sofá estampando em frente à TV.

Vitor pra conseguir chamar sua atenção resolve aceitar o convite da Dona Popô, uma hipopótamo produtora de TV, e começa a fazer vários comerciais, até que toma coragem e pede a Dalva em namoro e ela aceita, porém, Vitor quer se casar com Dalva e também resolve pedi-la em casamento.

No entanto, a Dalva nunca dá atenção a nada, porque tudo o que interessa a ela é ficar vendo televisão e atendendo o telefone pra informar o que ela esta assistindo e assim ganhar o concurso de quem mais assiste TV. Vitor sempre que fica muito nervoso começa a cavar desesperadamente, e com a falta de atenção de Dalva ele começa a cavar também o sofá estampado, até que ele acaba voltando ao passado.

Assim a gente consegue conhecer alguns traços de sua personalidade e também sua avó, uma senhora a que vive viajando o mundo e a quem Vitor se apega muito, porque ele adora passar horas conversando com ela e ouvir suas histórias das viagens.

O sofá estampado é um livro que usa de recursos comuns à fábulas e muita simbologia para contar uma história que apesar de ter a intenção de transmitir uma lição de moral raramente se mostra uma leitura chata ou entendiante.

É um livro que se passa em alguns momentos no passado e em alguns momentos no presente, é uma narrativa bem fácil e gostosa, que mostra o tatu Vitor descobrindo suas fragilidades e caráter, e nos faz pensar em como nós sempre estamos buscando nosso lugar no mundo e como nós lidamos com as perdas e rejeições.

site: http://natalia.blog.br/2014/09/24/resenha-do-25o-livro-do-ano-o-sofa-estampado/

Walderes 06/05/2012

Peguei emprestado, com a Maria Aurora, "A bolsa amarela", que há décadas queria ler, e, de lambuja, trouxe também este "sofá". Mais uma vez fiquei impressionado com a capacidade de falar a todas as gerações própria da boa literatura infantil: aquela que, ironicamente, cada vez me parecer mais ser a que não infantiliza o leitor... Fica risível a classificação etária das obras que, nitidamente, apenas obedecem a critérios comerciais, mas nada têm a ver com grupo a quem uma obra deveria ser proibida ou prescrita. Esse "sofá", por exemplo, poderia ser lido e discutido lindamente tanto por grupos de crianças e adolescentes, quanto adultos das áreas da Psicologia, da Administração, da Engenharia Ambiental... e tantas outras áreas. Parece-me uma obra universal, capaz de suscitar interesse e tantos níveis de leitura quantos sejam os perfis dos leitores. Encantador!

Pollyanna 03/05/2010

Delicado e direto – O Sofá Estampado, Lygia Bojunga

Mas é uma bagunça muita rica, devo dizer, pois passa uma moral bem legal. Eu não costumo gostar de livros que possuem o intuito de passar uma lição e tal, principalmente porque a maioria destes tipos de livros são didaticamente chatos. Então é sempre surpreendente para mim quando leio os livros da Lygia. Eles sempre possuem uma lição e nunca são chatos.

1 | 2 | 3 | 4