O Sofá Estampado

Resenhas - O Sofá Estampado

1 | 2 | 3 | 4

Vih1409 08/04/2023

O sofá estampado
É uma leitura levinha, no começo não entendi nada, no final parecia que estava no começo, brincadeiraKKKKKK
É mt bom pra sair da ressaca.

gabi1692 20/01/2023

sou apaixonada na lygia e acho que os livros dela são pra qualquer idade. é uma história simples, engraçada e que traz críticas sociais; além do acompanhamento da ansiedade do tatu. ótimo pra sair da ressaca, leitura rápida e fluida! perfeito demais!

Pam 16/12/2022

Esse livrinho é adorável. Tô encantada pela autora e sua escrita.
A história não tem cabimento, mas é fofa, reflexiva, crítica e muito divertida. Adorei acompanhar a jornada de autoconhecimento do tatuzinho Vitor.

Lorenzo 08/12/2022

O que eu achei de O Sofá Estampado
É admirável como Lygia Bojunga consegue instigar a nossa imaginação com seus livros. Apesar de ter lido poucos, sua criatividade para escrever e seu modo de contar as histórias é surpreendente.
O livro conta a história de um tatu chamado Vítor, que se apaixona pela Dalva, gata que passa o dia innteiro num sofá estampado (amarelo clarinho, ora violeta, ora margarida) assistindo TV. A história de Vítor é contada depois de alguns capítulos quando o livro se inicia. Sua história na escola, sua tosse em momentos mais inoportunos, rsrs... E principalmente seu hábito de cavar em momentos que se sente nervoso.
Um ponto que creio que seja um dos atos que mais me deixou interessado foi o de quando a Vó de Vítor vem visitá-lo, com sua mala de viagens, que ela promete que um dia chegaria até ele, mas nunca chegou.
Consegui perceber que muitas vezes Vítor se sente incompreendido, com vontade de ficar isolado de outras pessoas, e de refletir sobre como as pessoas o enxergam e sobre as coisas que acontecem em sua vida.
Depois de alguns capítulos, surge uma personagem que me fez divertir muito: dona Popô, dona de uma agência de publicidade que resolve "ajudar" Vítor a fazer um comercial na TV para que Dalva o veja , mas depois de um certo tempo isso acaba não dando tão certo como o esperado.
Foi uma ótima leitura, muito gostosa, divertida, que despertou muito minha imaginação. Espero poder ler mais livros de Lygia!
Até a próxima leitura! ;)
Gabriela 09/12/2022minha estante
Lorenzo, não conhecia a autora, mas fiquei bem curiosa sobre a história pelo que você contou!

Fiquei curiosa para saber se Vítor consegue chamar a atenção de Dalva e as aventuras que participa nessa história toda, colocarei o livro em minha lista para ler!

Com certeza as histórias que despertam nossa imaginação sempre nos levam de volta à infância e esse sentimento é muito gostoso!

Gisele 10/12/2022minha estante
Uau! É raro eu me interessar muito em um livro e querer lê-lo, gosto bastante de histórias que trazem um ar de infância e os personagens não são seres humanos. Me interesso também, porque livros desse gênero geralmente trazem muitas reflexões e ensinamentos. Lorenzo, sua resenha despertou uma grande curiosidade em mim sobre como essa história se desenvolve!

Pela forma como você comentou suas experiências com o livro, me senti animada e acho que vou gostar da leitura, vou adicionar esse livro em minha lista ^^

Ucar 08/12/2022

Considero que é realmente MUITO BOMM, é uma leitura rápida, tem crítica social, fala um pouco sobre o desmatamento na Amazônia, tráfico de animais, acompanha a ansiedade que o personagem principal tem, é muito bom perceber como tudo tá relacionado e pouco a pouco as coisas vão se encaixando.

Lucy 21/10/2022

Vítor, o tatu antissocial
Não tinha sinopse nenhuma na capa e também não fui atrás. Achei que ia ser só uma estória sobre um sofá, mas foi além.

Uma odisseia de autoconhecimento do tatu Vítor. Ele esbarra com vários assuntos, como meio ambiente, aceitação, vazio existencial, luto (porque sempre tem que ter nas abras da autora), mundo corporativo, a alienação da tevê e um sofá com estampa.

Ele parece confuso no começo, e no final é igual ao começo, mas mesmo assim foi uma leitura interessante. Vale uma releirura daqui a alguns anos. A escrita é fluida, e passa bem rápido, eu é que só leio 25 página por dia, mas dá pra ler até em um dia se a pessoa tiver inspirada.

Lu 20/10/2022

Relendo livros da infância
Eita, fazia um tempão que uma resenha de livro não aparecia por aqui, né?

Pois bem, com as mudanças nos últimos meses acabei lendo bem menos do que gostaria.

Como todo hábito, é aos poucos que a gente vai voltando e para leitura da semana, decidi fazer um vale a pena ler de novo e pegar algo bem tranquilo?

Li esse livro quando era criança e ele foi o primeiro com mais de 100 páginas que finalizei sozinha (ficava muito orgulhosa de mostrar ele por aí rs)

Ao finaliza-ló pela segunda vez, é realmente impressionante como as coisas mudam, na primeira vez, achei um pouco confuso, mas gostei da história, já dessa vez, a leitura já ficou bem mais fluida, porém desatualizada.

A história infantil, tem diversas críticas sociais embutidas, algumas já precisando de atualização para os tempos de hoje, mas mesmo assim ainda é uma ótima opção para galera que tem filhos e está em busca de algo.

ranester 07/09/2022

Confusion
É uma historinha diferente. Tem personagens nada convencionais.
Fiquei meio perdida, mas acho que essa é a graça do livro.

Raquel Marina 04/07/2022

Adoro como Lygia Bojunga consegue falar de temas complexos com uma linguagem fluída e coloquial, sem perder qualidade literária. Em sofá estampado os temas são muitos: desmatamento, ganância, alienação, indústria televisiva e publicidade. De modo quase vertiginoso ela foi levantando situações que evidenciavam a crise da globalização com personagens como uma gata, um tatu e uma hipopótama trazendo ludicidade nessas abordagens. É Lygia Bojunga sendo Lygia Bojunga. Não se tornou um dos meus favoritos dela, mas valeu a leitura.

Fla 08/03/2022

O sofá estampado
Um livro bem humorado, usei para sair da ressaca literária. "Amarelo bem clarinho, todo salpicado de flor; ora é violeta, ora é margarida, e lá que uma vez que outra também tem um monsenhor":)

imp 19/02/2022

Minha opinião:
Eu particularmente achei um livro bem entediante, sem sentido, não te prende na história. Não recomendaria. Mas é fácil de entender, uma leitura rápida porém entediante.

laubooksx 07/01/2022

Uma obra que te faz pensar
Neste livro iremos conhecer o Vítor um tatu tímido de tudo que se apaixona perdidamente por uma gata angorá. Pode parecer bobo mas esse livro é bem mais que isso, aqui vamos refletir sobre o impacto do ser humano na natureza, do quanto damos importância pra dinheiro e bens materiais e também a importância de seguir seus sonhos, muito fofo vale a pena ??

Vini 30/11/2021

Decepção?
Esse livro tenta passar alguma mensagem, porém não consegui captar, o livro é completamente sem sentido além de ser totalmente confuso.

Tatiane 24/10/2021

Quer entender o mundo em que vivemos por meio da fantasia? Ainda acha que preconceitos e desigualdades são mi-mi-mi de gente frustrada? Precisa entender o que é o individualismo cada vez mais exacerbado na sociedade moderna? Leia este livro! Simplesmente fantástico!

manu 10/09/2021

o livro não faz sentido nenhum, mas acho que esta é a parte mais interessante dele. se vc quer uma leitura diferenciada, recomendo. me senti alegre enquanto lia.

1 | 2 | 3 | 4