Racismo e fascismo & O corpo escravizado e o corpo negro

Racismo e fascismo & O corpo escravizado e o corpo negro Toni Morrison

Resenhas - O corpo escravizado e o corpo negro

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Lethycia Dias 26/06/2020

Textos precisos e muito relevantes
Já fazia muito tempo que eu tinha vontade de ler algo escrito por Toni Morrison, então quando vi que esse e-book tinha sido disponibilizado gratuitamente, nem pensei duas vezes antes de baixar. Esta semana, consegui reservar um tempo para ler e estou impressionada com a precisão das palavras da autora nos dois textos que ele inclui e com a atualidade desses textos.
O artigo "Racismo e Fascismo" fala das conexões entre esses dois sistemas de opressão. Já "O corpo escravizado e o corpo negro" rememora a ocasião da inauguração do Museu Americano do Holocausto Negro em Milwaukee, no estado americano de Wisconsin, para falar sobre a pouca preservação de memórias sobre o passado de pessoas negras e a falta de lugares que preservem essa memória, no contexto dos EUA. Esse foi o texto que me despertou mais reflexões, porque Toni Morrison rebate os questionamentos de quem se pergunta "Por que ficar lembrando da escravidão, se já acabou há tanto tempo?". E ela argumenta sobre a importância disso apontando uma questão que muitas pessoas não compreendem: que a escravidão imposta às pessoas negras deixou uma herança de desumanização, exclusão social, miséria, violência e criminalidade que continua sendo associada às pessoas negras, além de um estigma do qual pessoas negras não conseguiram ainda se desassociar. Morrison estabelece a diferença entre a escravidão de pessoas negras e outros sistemas escravistas que existiram em outras sociedades mais antigas, rebatendo também outro velho argumento usado por pessoas que não compreendem as injustiças históricas consequentes da escravidão: aquele de que "outros povos também foram escravizados". A autora explica como a escravidão, com os povos negros, estabeleceu uma estrutura de hierarquia social que, justificada e perpetuada pelo racismo, continuou a existir mesmo quando a escravidão terminou. E para mim, essa discussão e esse apontamento são os pontos mais importantes desse artigo.
Por fim, achei os dois textos muito interessantes e muito bem escritos. Embora sejam curtos, trabalham muito bem os assuntos de que tratam, e me deixaram com vontade de ler mais textos de não-ficção escritos pela autora. Recomendo muito a leitura deste e-book. É rápido, embora os temas sejam complexos, e instiga novas pesquisas e mais leituras.

site: https://amzn.to/3i0JywR

Fael Olimpio 25/06/2020

Um livro essencial para nos ajudar a entender sobre o racismo, e como ele se enraizou na nossa sociedade.

Raul113 25/12/2020

Impactante
Toni Morrison nos dá uma perspectiva única sobre como o racismo acabou por se tornar a base estrutural da sociedade do novo mundo em sua colonização e como a escravidão passou a ser associada aos preceitos raciais permitindo até hoje a manutenção desse sistema.

Gabrielle 27/06/2020

Leitura atual e super válida
A leitura é brevíssima, apenas 25 páginas. Eu li em ebook (que por sinal até esta data, 27/06/20, está grátis na Amazon), e parece ter até menos.

São dois textos da autora Toni Morrison, ganhadora no Nobel de Literatura em 1993, que refletem temas super atuais como racismo, ser negro, a relação do nós e do outro, favismo... Enfim, a leitura é fluída e vale a introdução ao tema.

Ps.: Fui marcando as partes que achei interessante, e quase que acabei marcando todo texto.

Rafito 21/06/2020

Curto e incisivo.
Texto retirado de um dos livros da autora, que infelizmente nos deixou em 2019. São curtos, a leitura flui e quando você percebe já acabou. Ela propõe alguns olhares diferentes sobre os conceitos apresentados, a meu ver. Gostei muito.

Babi 18/03/2021

Não vou dizer muito. É uma leitura de conhecimento, tive um pouco de dificuldade com a leitura por conta da escrita muito, ?formal?, digamos assim. Mas é enriquecedor no quesito aprendizagem e olhar com outros olhos uma situação pela qual eu não passo mas vejo vários dos meus passar.

KARYO 20/06/2020

Daria 6 estrelas se fosse maior...
Em poucas páginas e poucas palavras, Toni Morrison abre os nossos olhos para questões extremamente complexas, e especialmente degradantes, para a comunidade preta. Escancarar a diferença entre escravidão e racismo é fundamental para mostrar que não é porque a escravidão "deixou" de existir que o racismo também deixou. "Deixou" assim, entres aspas, porque o sistema não mede esforços para nos escravizar mais uma vez, através da privatização do sistema carcerário que, seja no Brasil ou nos EUA, é um depósito de vidas pretas injustiçadas pela visão esbranquiçada do que é aceitável socialmente. Tudo isso reforçado por um problema "invisível": a falta de representatividade monumental do que foi a escravidão e de quem fomos/somos nós. Como lembrar, então, de todos os males que a escravidão causou e que o racismo vem causando? Como mostrar que vidas pretas geniais já existiram, existem e hão de existir num mundo que quer o fim delas? Através da arte, claro, enquanto se luta contra as forças opressoras de quem sempre esteve ao lado do racismo: o fascismo, seu irmão. Lutemos!

Milena300 29/01/2021

Mais profundo do que eu imaginava
Peguei esse e-book para ler pensando ser algum romance fácil e surpreendi com que me deparei.
Foi o primeiro contato que tive com a autora, eu sabia que ela tinha vários livros mas não sabia o quão profundo e crítico era seu pensamento. Tive que ir atrás de análises mais precisas pra digerir melhor a abordagem do tema.
Gostei, quero ler mais coisas da autora.

Thainá - @osonharliterario 16/09/2020

Impactante, necessário e cuidadoso
Entre os anos de 1995 e 2000, a autora Toni Morrison escreveu dois textos sublimes e didáticos explorando temas de suma importância e conhecimento. Com uma escrita direta, crua e simples, a autora traz consigo textos carregados de reflexões e aprendizados, sendo uma ótima forma de começarmos a entendermos melhor as bases do racismo e do fascismo e as linhas tênues, mas distintas, entre escravidão e racismo.

Em Racismo e Fascismo, texto que introduz a obra digital, somos levados à reflexão de como tais pensamentos, ideologias e preconceitos são introduzidos em uma sociedade, à princípio de forma lenta e imperceptível, mas depois tornando-se movimentos supremos de ódio e violência. Assim, Toni Morrison cita 10 passos utilizados para se inserir o racismo e o fascismo na sociedade e no governo, passos que chocam, mas que, ao mesmo tempo, são totalmente críveis e reais.

Já o segundo texto, O corpo escravizado e o corpo negro, aborda a distinção entre a escravidão e o racismo e em como ambos, ao menos no início, não estavam interligados; a autora disserta sobre como escravidão e racismo não podem ser considerados a mesma coisa, colocando um contraponto entre o corpo escravizado e o corpo negro.

Toni Morrison ainda revela o porquê de achar tão necessário e importante que ainda falemos sobre a escravidão. Diferente das guerras e de suas vítimas, as pessoas escravizadas não tem estátuas ou memoriais para si; não há um local para ser visitado, contemplado ou relembrado. Portanto faz-se trabalho da própria Literatura não deixar que esse acontecimento morra em nossas lembranças.

Nunca tinha lido nada da autora, mas arrisquei nesse curto e-book e, acho, não poderia ter começado por nada melhor. Esses textos só me fizeram querer ler mais e mais textos da autora, sejam ficcionais ou não, pois suas palavras têm poder, ensinamento e força. Algo tão pequeno, mas que significa tanto. Espero que todas as pessoas tenham a oportunidade de conhecer a fundo esses textos e as palavras da autora, pois ela precisa ser ouvida, agora mais do que nunca.

Toni Morrison tem uma força grandiosa e suas palavras me tocaram profundamente, assim como aconteceu com as de James Baldwin. Ambos os textos que estão nesse e-book são ótimos para se compreender a visão da pessoa negra e absorver tudo que esse conhecimento tem para nos somar. São textos que serão ótimos em uma leitura, mas que se tornarão ainda mais excelentes em releituras futuras.

Resenha completa no blog Sonhando Através de Palavras.

site: https://sonhandoatravesdepalavras.com.br/2020/09/16/resenha-o-corpo-escravizado-e-o-corpo-negro-toni-morrison/

Kamilla 29/12/2020

Leiam!
O e-book é bem curtinho, mas trás grandes mensagens bem necessárias, principalmente para o momento atual em que estamos vivendo. No texto Racismo e Fascismo a autora nos mostra as conexões entre esses dois sistemas que se baseia em opressão contra as minorias (que nem são minorias, na verdade). Já no Corpo Escravizado e Corpo Negro a Toni nos apresenta o porquê da necessidade de falarmos sobre a época da escravidão, não é só esquecer e fingir que não existiu. É entender o porquê de ter acontecido para não voltar a errar novamente, sem esquecer de mencionar que a escravidão deixou marcas profundas para o povo negro até hoje.

? Sem dúvidas é uma leitura necessária! LEIAM!

Aninha 13/06/2020

Descobri por estar gratuito na Amazon e foi uma ótima apresentação a Toni, com certeza procurarei mais trabalhos :)

Nathalye 08/07/2020

Pare e pense
Corpos escravizados vêm desde a Grécia antiga... Estão nos textos bíblicos.
Associar escravidão c corpos negros, atualmente, deixa brechas p dizimação dessa população no atual contexto.

Renata 14/06/2020

Indispensável
Esses dois textos nos trazem a dimensão de como o corpo negro sempre sofre alguma tentativa de escravização, ainda que não seja no sentido literal da palavra.
Jacque 14/06/2020minha estante
Li agora! Só não dei 5 estrelas pq queria mais... A discussão rende muitoooo ainda! Mas adorei

Renata 14/06/2020minha estante
Exatooo! É maravilhoso!

Ygor Gouvêa 14/06/2020minha estante
Imagino que provavelmente já sabem, mas não custa nada divulgar, esses são dois textos retirados de um outro livro dela, A Fonte da Autoestima, creio que ela desenvolva mais lá: https://www.skoob.com.br/livro/1109474ED1112650

Vanessa 15/06/2020

Vidas negras são importantes
Todo mundo precisa ler, primeiro porque explica perfeitamente como se dá o início de um governo fascista e racista!
Temos que reconhecer pq o movimento negro tem que ter espaços que representem toda a sua história, pq que todos precisam saber que a história das Américas não foi só construída pelos brancos, mas também pelo trabalho do corpo negro, mas quem pode dizer melhor, pq essa leitura é obrigatória, do que as palavras da própria autora?

"Não há lugar, eu disse, aonde eu ou você possamos ir para refletir ou não refletir, para evocar a presença, ou relembrar a ausência, dos escravizados; nada que nos recorde daqueles que completaram a travessia e dos que ficaram no meio do caminho. Não há um memorial apropriado, não há uma placa, grinalda ou parede, parque ou lobby de arranha-céu. Não há torre de noventa metros de altura, nem banquinho de beira de estrada. Não há sequer uma árvore marcada, uma inicial que eu ou você possamos visitar em Charleston ou em Savannah ou em Nova York ou em Providence ou, melhor ainda, nas margens do Mississippi.? (Toni Morrison)

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6