Abril Não Verá Maio

Abril Não Verá Maio Ana Cravid'

Resenhas - Abril não verá maio

Cristiane174 09/08/2022

Surpreendente
Gosto de surpreendida e esse livro foi uma grata surpresa. Mistério, suspende, drama, romance e muitas reflexões. Adorei!

Aline Guedes 10/07/2022

Denso e intenso
Primeiro, tenho que citar que o alerta de gatilho é extremamente importante. Qualquer livro com temas sensíveis deveriam ter. E particularmente no meu caso, quase desisti da leitura, mas puramente por motivos pessoais.

A história é bem escrita, e chego a vê-la por dois ângulos:

- Do ponto de vista de história de suspense, aonde houve a entrega de uma história que entregou reviravoltas, dicas da solução do caso no decorrer do livro, e teve um desfecho interessante, porém, discordo de alguns pontos que achei que ficaram ligeiramente "abertos".

- Do ponto de vista da história dramática, aonde a trama da protagonista se desenvolve com os outros personagens, que traz todo o suspense, mas muito além disso, traz tantos assuntos intensos, que preciso citar como algo à parte. A forma como o passado da protagonista aos poucos nós é apresentado faz com que nos afeiçoemos a ela aos pouquinhos... E isso constroem uma relação entre nós e os personagens que só se fortalece.

Assim, continuei a leitura não só pelo mistério das mortes, mas também porque queria ter certeza de como cada personagem acabaria.

Mesmo discordando de alguns pontos, que infelizmente não o fazem ser um livro 5 estelas, considero a leitura excelente!

Alba 25/01/2022

Almas despedaçadas
Aviso logo que não se trata de uma leitura leve, por isso seu psicológico deve estar em dia quando começar essa leitura.

Ler "Abril não verá maio" foi intenso em todos os sentidos. Ana Cravid nós trás em um livro reflexões sobre morte e vida enquanto ocorrem casos de mortes em plena Paris. Por falar em Paris, podem esquecer aquela cidade bela e romântica com todos aqueles esteriotipos forçados, a Paris que Ana Cravid retrata é realista, suja e cheia de defeitos como qualquer outra cidade.

A história está envolta de Abril e suas relações sociais conturbadas, que ao mesmo tempo lhe trazem alegria para viver e também a faz agir com irracionalidade a ponto de colocar em risco tudo o que conquistou. Contudo, Amandine valia a pena, tudo que Abril fazia por ela sempre valeu a pena. Pelo menos para Abril.

Ana Cravid entregou uma história repleta de reviravoltas, tensões e sentimentos a flor da pele, por isso recomendo demais a leitura!

Manuela 16/09/2021

Impactada
Abril, neurocirurgiã conceituada, começa a auxiliar em um estudo sobre o cérebro de sujeitos com tendências suicidas. Apesar de, tentar manter-se imparcial, se vê inserida na investigação de assassinatos sem série que tem duas de seus sujeitos estudados como ligação.

Certo e errado, vida e morte, amor e raiva se vêem embolados num suspense policial cheio de revezes.

O livro tem inúmeros gatilhos (abuso sexual infantil, violência, negligência, suicídio) e não é para qualquer um ler. Demorei a finda-lo, justamente, por necessitar respirar em muitos momentos.

Obs: a autora Ana Cravid' é nascida em São Tomé e Príncipe, e apesar de falarem português, há pequenas diferenças ortográficas na escrita, que não comprometem a leitura.

Mai 24/05/2021

Reviravoltas
Esse livro foi totalmente imprevisível hahaha quando lemos um suspensa tentamos descobrir o mistério antes que o livro nos conte quem é, mas desta vez foi algo completamente inesperado, é por isso o livro foi tão bom. Alguns personagens que eu não queria que se fossem se foram, mas isso nos dá a oportunidade de pensar ?e se eles tivessem ficado, como a história teria se desenvolvido??
Merece ser reconhecido, a Ana arrasou ??

Dani @oslivrosdadani 22/02/2021

Abril não verá maio
Mesmo com os percalc?os da vida, Abril conseguiu conquistar tudo o que sempre sonhou. Sua independe?ncia financeira e uma carreira de sucesso. Aos 27 anos a neurocirurgia? almejava apenas um pouco de paz e tranquilidade, mas um pequeno acidente com suas ma?os fez como que o curso de sua vida se alterasse por completo. A pedido de seu mentor, Abril ingressara? em uma nova pesquisa. Nela tera? que reunir dados sobre pessoas que tentaram cometer o suici?dio.

A jovem me?dica faz de tudo para na?o trazer para si todo o drama vivenciado por seu pacientes. Mas ve? tudo descarrilhar quando dois deles esta?o ligados as vi?timas de um assassino em se?rie. E sem perceber Abril estara? cada vez mais envolvida. Tornando cada vez mais distante, a ta?o sonhada tranquilidade.

Com uma escrita instigante e inteligentemente bem construi?da, Ana Cravid nos apresenta uma histo?ria original, muito bem pensada e com um enredo completamente plausi?vel. Eximia contadora de histo?ria, Ana me proporcionou uma viagem absolutamente incri?vel na mente complexa de seus personagens. Que por sua vez foram compostos de forma vi?vida, dolorosa e real. Em especial as personagens femininas ta?o quebradas, imperfeitas e ao mesmo tempo ta?o fortes e u?nicas. Pelas quais eu investi totalmente meus sentimentos e minha afeic?a?o durante toda a leitura.

A narrativa na?o e? feita de forma linear, nos proporcionando revisitar o passado de cada personagens e conhecer o motivo dos seus dramas e angu?stias.
A autora aborda muitos pontos fortes, como viole?ncia, neglige?ncia, abuso e suici?dio. Embora estes assuntos nos deixem desconforta?veis ao le?-los, eles aumentaram o suspense e alimentaram meu fasci?nio por descobrir como as coisas iriam se encaixar no final. Final este que por sua vez e? um martelo na te?mpora do leitor, daqueles que respeitam toda a trajeto?ria dos personagens.

?Abril na?o vera? maio? e? uma obra convincente, fascinante, so?lida e marcante, que ocupou minha mente na?o somente durante a leitura, mas depois de finaliza?-la. E que indico a todos os amantes de uma boa leitura.

??Gatilhos: Viole?ncia, abuso e suici?dio.

Meu Vício em Livros 23/09/2020

um suspense impressionante
O titulo desta obra é instigante por si só e eu nunca tinha lido um enredo parecido. A infância da Abril é extremamente dolorosa e ela tem dificuldades nos relacionamentos com as pessoas, mas até onde ela vai para proteger quando realmente ama é inacreditável. Terminei a leitura e fiquei dias digerindo a história que foi marcada por cenas de violência.

Confesso que foi difícil me conectar no início e até gostar da Abril, mas a partir de uma revelação surpreendente, tudo ficou mais claro e eu não consegui mais parar de ler. Ri, chorei, fiquei revoltada, quis matar a autora! Quando sentimos tantas emoções assim é maravilhoso! Sai totalmente da minha zona de conforto e recomendo muito para quem curte este gênero!

Aviso importante: a obra possui gatilhos como suicídio, abuso e negligência. Se você for sensível a esta temática eu não recomendo. O idioma é no português de São Tomé e Príncipe, um país da África Central e a terra natal da autora. Algumas expressões e palavras deixam isto claro, no entanto, não é nada que atrapalhe o entendimento.

Marina Mafra 05/09/2020

Sobre a morte, mas inspira vida
Achei ótimo a sinopse ter alerta de gatilhos, pois é um livro perturbador, mas valeu a pena viver cada angústia durante a leitura.

Abril misteriosamente sabe com quantos anos vai morrer. Essa parte deu um ar meio fantasia para a história, como se a protagonista e a Morte fossem velhas conhecidas. Amei isso! Em vez de decidir viver tudo intensamente, Abril escolheu ter paz e não se envolver com nada, nem ninguém.

Mas a Vida tinha outros planos.

Como médica renomada, ela se trabalhou em um estudo com suicidas. Foi impossível se tornar indiferente aos relatos de quem não havia tido sucesso ao tentar tirar a própria vida, mas ao longo da história percebemos que instinto de proteção era uma das características de Abril.

Quando uma das suas pacientes mais queridas perdeu o pai em um possível assassinato, a médica se envolveu para auxiliar a polícia a desvendar o caso. A investigação se tornou perigosa quando mais corpos foram encontrados e levantaram a suspeita de um serial killer, mas Abril já não tinha mais medo da Morte, o importante era manter a jovem em segurança.

Um suspense policial desesperador, que me fez refletir sobre a seguinte questão: Quando não conseguimos mudar o que há dentro de nós, usar para um bem maior pode ser uma boa alternativa?

ANVM é um livro muito bem escrito, com uma narrativa envolvente, em uma história bem construída. Com certeza vai dividir opiniões sobre o que é realmente certo ou errado?! E o quanto valorizamos a vida.

Recomendo muito!

Ana 02/09/2020

Poxa, leiam! Vocês vão amar e se apegar com tanto mistério!
@anacravid | ABRIL NÃO VERÁ MAIO ?5?'s.
Abril, uma mulher de sucesso de 27 anos, neurocirurgiã e proprietária de um apartamento próprio no coração de Paris, parecia ter conseguido tudo que alguma vez desejara. Mas o que ela realmente queria era paz, algum sossego. Tivera uma infância sofrida e dolorosa. Quando criança, chegou a sofrer de paralisia do sono por estresse.
As coisas mudaram quando um acidente em sua mão a levou a aceitar um pedido de seu mentor: reunir dados de pessoas que tentaram cometer suicídio para uma pesquisa. Abril segue a regra de não se envolver, mas acaba por a quebrar, desenvolvendo diversas consequências.
Quando dois indivíduos da sua pesquisa acabam ligados às vítimas de um assassino em série, ela se vê envolvida nas investigações. Entre o seu desejo de proteger os sujeitos do seu estudo, cuja mente era fragilizada, e de ajudar a polícia a encontrar o serial killer, ela é levada ao seu limite.
?? Aviso: a história possui multiplos gatilhos ??
Tenho que começar dizendo que o enredo foi estupendamente bem criado e elaborado. Mas tenho que confessar, o início foi um tanto arrastado para mim. Comecei a me envolver melhor após uma enorme reviravolta. Nesse momento, não consegui mais me segurar e devorei o livro. A cronologia e o espaço são bons e nítidos: uma história que se passa na França (onde nossa autora mora!).
Criei muitas teorias no decorrer de tudo e fiquei maravilhada por ter acertado uma boa parte. Tenho que reforçar aqui que o livro não é previsível e tem todo um suspense muito bem elaborado.
Uma conversa que tive com a autora foi sobre seu português. Ele é um tanto diferente do que conhecemos, mas eu, particularmente, gosto e não me incomodo. Isso é algo que muitas pessoas enchem o saco da Ana ? ai gente, sinceramente!
Quanto aos personagens, como sempre, há quem amamos e quem detestamos, e esse não seria diferente. No decorrer da leitura me deparei com um misto de sensações. Eu entendia, mas por vezes me via perdida na mente de Abril. Por ser uma obra em 3° pessoa, conseguimos analisar um pouco de cada. Gosto da relação que ela constrói com alguns personagens, principalmente a com Amandine.
??CONTINUA NOS COMENTÁRIOS??
Me encantei com diversos personagens além de Amandine, jovem de quadro depressivo. Os gêmeos Gnagna e Madao mexeram com meus sentimentos através de sua história. Stephane é um homem bom e grande artista. Makan é... bem, eu não sei o que acho dele, mas gosto de sua audácia. São personagens bem diferentes do que estou acostumada e, em determinado momento, me apeguei a eles. Abril? Ela mostrou-se ser muito mais do que pensei. Eu a entendia, mas por vezes me via perdida em sua mente.
Quem diria que uma piada cósmica encerraria esse livro... A carga emocional dele é pesada, mas muito singela em abordar certos assuntos. É um livro para se ler aos poucos, para conseguir absorver tudo. Captei ações que são capazes de afastar mesmo aqueles que amamos e que devemos amar, dizer e provar esse amor, não apenas com palavras. Uma leitura marcada de mistério, emoções e reviravoltas marcantes.
"? ???? ?ã? é ??????á???. ? ?????? ???? ?? ????, ???? ?? ???? ? ???? ?? ????. ?ã? ?????????? ???? ???? ?????. ??? ?????? ??? ?????? ? ??? ???çã?, ??? ??? ? ???? ???? ?á??? ?? ????????. ? ???? é ????????í?? ??? ???????. ??????? ??????? ??? ?ã? ?????????? ? ??? ???????, ???ê-?? ???á???, ??? ??????? ?????? ??? ?ã? ???????????á-??, ???????? ? ??? ????? ????á???, ? ???? ???í??? ?? ????????..."
Lembrando que ANVM está em pré-venda até dia 18 de agosto.

?Na pré venda ele está na metade do preço!

? Haverá um sorteio entre os compradores da pré-venda em que o ganhador ganhará um KIT de mimos e ANVM assinado logo após o fim da campanha.

Todas as informações e link para compra estão na bio e no IG da @anacravid. Boa sorte a todos. ?

Ana 02/09/2020

Poxa, leiam! Vocês vão amar e se apegar com tanto mistério!
@anacravid | ABRIL NÃO VERÁ MAIO ?5?'s.
?? Aviso: a história possui multiplos gatilhos ??
??CONTINUA NOS COMENTÁRIOS??
Lembrando que ANVM está em pré-venda até dia 18 de agosto.

?Na pré venda ele está na metade do preço!

Daiane Cardoso 02/09/2020

Impactante.
Abril é uma jovem neurocirurgião bem sucedida, conquistou tudo o que desejava e planejava viver tranquilamente os seus dias. Após um acidente com a sua mão direita passou a reunir dados de pessoas que tentaram cometer suicídio. Esse
trabalho foi um convite de seu mentor.
Amandine é uma adolescente de 16 anos diagnóstica com depressão. Com o tempo ela conquista a amizade da Abril. Dando o início a uma transformação pessoal em ambos.
Vários assassinatos ocorrem levando a Abril ficar preocupada com Amandine, ela passa a ajudar nas investigações. Sua vida desde então toma um rumo inesperado.

"o amor não é necessário. E quando falo do amor, falo de todo o tipo de amor. Não precisamos dele para viver. Mas quando ele cumpre a sua função, ele faz a vida mais fácil de carregar. O amor é constituído por pessoas."

"Abril era covarde de mais para admitir que não queria ser sozinha. Nunca sonhara com casamento e nunca quisera ter filhos. Mas não queria ser sozinha."

"— Toda a gente tem medo de psicopatas, mas você notou que a maioria de crimes é cometida por pessoas normais?"

Fiquei emocionalmente impactada com a leitura. Me levou várias vezes a lágrimas. Mostra como o ser humano pode ser cruel. Ana Cravid' aborda temas dos quais contém gatilhos. A trama é narrada em terceira pessoa.Teve momentos em que tive que dar uma pausa e respirar fundo. As personagens são duas almas quebradas que juntas formam um elo forte. Abril que antes era fechada, fria, aos poucos se abre para a vida. Se dando uma chance e sentindo empatia pelo outro. Tanto que se envolve em uma relação sem rótulos com o fotógrafo Stéphane. Adorei o seu jeito cuidadoso e verdadeiro. Fiquei na torcida pelo casal. Amandine também evolui. Fiquei apegada a personagem. A história tem muitas reviravoltas, tem partes leves e divertidas entre as amigas. Sabe aquela leitura que te provoca uma montanha russa de emoções? Bem, foi assim com esse drama. A autora conseguiu com a sua escrita fluir todos os sentimentos que a história carrega. Recomendo a leitura para aqueles amantes de um bom drama.

@amorcafelivros 31/08/2020

Uma obra com temas reais, forte e muitas reviravoltas.
; ESTÁ OBRA PODE CONTER GATILHOS

Posso dizer que essa obra foi uma novidade imensa para uma pessoa que só vive de Romance. Literalmente saí da minha zona de conforto. De imediato, foi um tanto difícil me conectar com os personagens, com a história e com Abril. Mas em um certo momento, uma grande reviravolta me deixou de queixo caído e não consegui parar de ler, até chegar ao desfecho da história.

Abril Não Verá Maio é uma obra carregada de temas reais e forte, tais como : suicídio, violência, assassinato..

Além da protagonista, essa obra contém muitos outros personagens. Amandine foi uma personagem que me apeguei de imediato, queria poder colocá-la em um potinho e protegê-la. Os gêmeos Gnagna e Madao me emocionaram com suas histórias de vida. Makan, não consegui formular uma opinião certa a seu respeito. E Abril, bom, acho que ela está quase no mesmo barco que Makan, eu disse quase. Como já falei, de início foi difícil me conectar com a protagonista, mas depois que Amandine apareceu em sua vida, me senti mais próxima de Abril, e notei que ela é a personagem mais diferente que já conheci. Abril têm alguns hábitos diferente, quase um TOC. Mas na verdade, possui um coração grande e bondoso.
⠀⠀
Um grande mistério ronda em cima dos assassinatos. E meus amigos, é totalmente surpreendente.

Abril Não Verá Maio fala sobre as as dificuldades e crueldade do ser humano. Sobre a falta de amor e empatia com o próximo. O enredo é cheio de mistério, reviravoltas e cenas que mexem com seu emocional, em alguns momentos precisei parar a leitura e pensar um pouco. Essa é uma história que você precisa ler devagar, para poder analisar fato por fato.
⠀⠀
E por que ABRIL NÃO VERÁ MAIO? Bolei mil teorias e não acertei. Só lendo para saber.

Parabéns Ana, para quem leu seu primeiro livro MIRA, se depara com um enredo totalmente inovador e diferente. Me surpreendi positivamente.

site: www.instagram.com.br/amorcafelivros/

@aleitoradelivros 23/07/2020

Queridinho da vida!
ANVM é um drama/policial extenso que tem de ser lido com muita atenção, com trechos bastante detalhados sobre o passado, as motivações e as ações dos personagens, impossibilitando assim, uma leitura rápida do dia para noite. Entretanto, são esses detalhes minuciosos que fazem com que todas as pontas se encaixem, uma ação nunca é feita sem um propósito definido.

Aos 27 anos, Abril já é uma neurocirurgiã bem sucedida, porém, ainda não alcançou a paz e o sossego que tanto deseja. Após aceitar coordenar uma pesquisa médica voltada aos suicídas, seu desejo parece ainda mais distante. Para quem nunca quis se envolver com os problemas alheios, agora sua missão é ajudar, já que, ironicamente, ela se vê no papel de consultora da polícia, a qual está atrás do mais recente Serial Killer da França: Le Ripper de Paris. Tudo isso porque, Amandine, sua "cobaia" adolescente da pesquisa suicída, está envolvida com uma das vítimas desse assassino.

Quanto mais Abril evita ter empatia, mais ela falha miseravelmente. Houve um tempo em que era fácil se importar somente consigo mesma, mas logo que Amandine surge em sua vida, sua hostilidade se esvai.

Além de Amandine, existem vários outros personagens - não menos importantes - que compõem a obra. Cada um com suas incontáveis falhas humanas - o que os tornam tão verdadeiros - outros repugnantes e alguns até peculiares.

Contém vários PLOT TWIST - do jeito que eu gosto! - e também gatilhos de abuso infantil - o que não gosto - mas reconheço a necessidade para o desenrolar da trama.

Impossível não amar Abril, Amandine e todos os seus amigos! Mais impossível ainda, é não odiar outros personagens que dão até um embrulho no estômago.

Esse livro NÃO tem potencial nenhum para virar filme... tem potencial para virar SÉRIE! Alguém avisa a Netflix!

Sério, gente, LEIAM! Depois lança a série e vocês irão se arrepender de não terem lido o livro primeiro!

@aleitoradelivros

Rody 09/07/2020

Leiam!!!!!!
Eu ainda não consegui digerir essa história. Ainda está aqui dentro e não sei bem o que dizer. Quero gritar: Leiam!!!!!!! A primeira coisa que eu notei foi a grande evolução da escrita da escritora. As personagens são perfeitas no sentido de humanos. Stéphane representando os carecas. Amandine está para sempre guardada no meu coração. Eu amei Makan. Tenho um fraco por pessoas como ele, então já sabe né, quando é bem feito, a gente se apaixona. Certas cenas me reviraram o estomago. Tem gatilhos mais do que imaginei, mas a estória é muito boa. Tods personagens são desenvolvidas, mesmo as secundárias.
O livro conta a estória de uma medica (Abril) que é jogada dentro de uma investigação policial para encontrar o autor de crimes em series em paris. Ela faz isso enquanto trabalha no hospital como cirurgiã, cuida de seus problemas de saúde mental e lida com o seu passado. A estória é pesada, é bastante sombria. O suspense é enigmático. Eu meio que acertei uma previsão menor, mas a autora me enganou direitinho. Tem cenas que eu não sei como a autora teve a coragem de escrever. Eu nunca tinha lido descrições tão vividas e reais de certas cenas. O trabalho de investigação é impecável, o trabalho de médico também. A autora fez bem as pesquisas.
Se quiser conhecer uma estória de suspense, drama, investigação policial e muitas lagrimas, eu recomendo muito ANVM. Mas se for sensível a temas como suicídio, abuso, negligencia, violência, violência sexual, infância dolorosa, não aconselho.
No fim, essa é uma estória sobre a vida e sobre estar vivo e fazer conexões, sobre aproveitar enquanto dura.