Procura-se um namorado

Procura-se um namorado Alexis Hall

Resenhas - Boyfriend Material

jonathan 16/01/2022

uma gracinha de livro
pra mim, começar o ano com uma leitura mais levinha é sempre uma boa pedida, e procura-se um namorado se encaixou muito bem nesse lugar! eu tinha algumas expectativas sobre esse livro, todas elas baseadas na minha experiência com vermelho, branco e sangue azul, de casey mcquiston, porém a narrativa construída por alexis se distancia bastante dos dramas entre a coroa inglesa e a casa branca de alex e henry.

foi muito divertido me deparar com a narrativa em primeira pessoa do luc, que é um personagem com muitas opiniões, dramas e um senso de humor bastante afiado ? apesar de algumas piadas serem inglesas de mais pra minha compreensão. além da narrativa divertida, a relação crescente dos protagonistas me cativou muito, apesar de o ritmo dos acontecimentos ser bastante lento. sem falar do próprio oliver, que como o esperado, é um boyfriend material de primeira, além de todas as qualidades e da beleza, parece ter até os menores parafusos no lugar (ou será que não?) então foi muito fácil perceber os meus sentimentos por ele crescendo à medidas que os de luc também cresciam.

agora temos os poréns: apesar de todos os pontos positivos e de ser um livro com o qual eu me diverti (e amei e sofri e senti raiva e quis viver um romance clichê e quis comer rabanada) eu senti que algumas coisas poderiam ter sido diferentes: pra começar, o ritmo da narrativa foi um pouco lento, o que eu, em geral, não costumo ver como um problema, porém, sinto que todas as páginas que foram gastas em algumas poucas questões poderiam ter rendido muito mais profundidade a história se fossem gastas em outras, como por exemplo, uma maior profundidade no desenvolvimento do oliver, que foi muito pouco trabalhado, tendo alguns dramas só citadas aos 45 do segundo tempo, e também a proximidade entre o luc e o pai.

outra questão são os personagens secundários, quase todos eles em quase todos os momentos, são extremamente caricatos, o que eu enxerguei como uma forma que alexis encontrou pra trazer mais humor ao texto e, como fã de lemony snicket, não posso criticar isso. o único problema são as piadas e os diálogos que, sinto eu, tiveram uma certa perda de sentido na tradução e/ou são tão ingleses que eu, que não tenho tanto dessa cultura na bagagem, tive dificuldade pra entender. suponho que o vitor martins deve ter suado pra trazer o texto da melhor forma possível, mas imagino que algumas notinhas de rodapé poderiam ter melhorado a compreensão geral.

apesar desses pontinhos, foi um livro que me prendeu e que me fez sentir feliz em todas as vezes em que tirava um tempinho pra deitar e ler umas páginas, então recomendo fortemente a leitura!
Jessica 15/10/2023minha estante
A questão de várias piadas se perderem na tradução é bem real. Nesse sentido, os tradutores da seguinte ganham de lavada, porque eles sempre conseguem adaptar bem para um contexto BR, e isso faltou na história.

Camilla 07/09/2020

Não entendo o hype
Boyfriend Material é sobre o Luc, ele tem 28 anos, é abertamente gay e filho de um cantor famoso. Por conta disso, ele esteve nos holofotes desde a infância, e agora está tendo problemas no trabalho por conta de uma foto constrangedora. O melhor jeito de melhorar sua imagem pública é arranjando um namorado sério... ou talvez, um namorado sério de mentirinha.

Eu estava bastante impressionada com a primeira metade do livro, mas eu já não gostava dos amigos e familiares do Luc porque eles são estereotipados demais. Na segunda metade, isso ficou insuportável. Eu odiava a maioria dos diálogos e a única coisa que me fez continuar foi o romance... até que tudo foi pro espaço. Os conflitos não fazem o menor sentido, eles brigavam por coisas pouquíssimo realistas e, apesar de eu gostar do Oliver, ele fez várias decisões estúpidas que me fizeram odiá-lo também.

Essa história tinha muito potencial. Infelizmente, o desenvolvimento foi um desperdício.

Natália Simião 26/06/2022

Pense em um romance realista e ao mesmo tempo doce! ?
???? "E eu tive certeza de que o amor era daquele jeito : bagunçado e assustador e confuso e leve o bastante para te fazer flutuar como uma sacola plástica ao vento ."

? Luc: aquele personagem que você ama e odeia! É um cara da farra, filho de subcelebridades, limpeza e organização nunca viu na vida! ?
Mais também é amoroso, companheiro e super engraçado.
Oliver: menino comportado e certinho, ama seu trabalho, é um gostoso, leal e também amoroso!
? Nada como um relacionamento falso para unir duas pessoas não é mesmo? É aqui não seria diferente com o nosso casal! Nada como um namoro falso para unir duas pessoas.
? Luc e Oliver precisam fingir um relacionamento por motivos pessoais, principalmente Luc que se envolve em muitas confusões e precisa limpar sua imagem com um namorado decente! E nada melhor do que ter amigos para ajudar nessas horas!
? Gente pense em um livro que faz a gente rir! ?
O Luc é um comediante nato! E tem umas piadinhas bem calientes que a gente morre de rir!
? Mais nem tudo são flores nesse livro! Tanto Luc, quanto Oliver lidam com conflitos com suas respectivas famílias. A família do Oliver é puro Chernobyl! ?
E esses conflitos afetam o relacionamento dos nossos pombinhos transformando tudo em um caos! ??
Mais o final é praticamente o começo! ??
? Conclusão final: gente se você for ler esse livro você deve ter um pouco de paciência, pois a fluidez dele vária muito, as vezes deixando cansativo por isso não vai ser cinco estrelas! Tirando isso é um livro muito engraçado, doce e tem umas pitadas de hot que pelo amor né Oliver? ??
E também muito reflexivo sobre o autoconhecimento, o amor próprio e como pessoas próximas podem ser tóxicas. Outro fato que me incomodou foi a autora ter inserido um plot e não ter o desenvolvido! Esse livro também possui gatilhos ok! No geral eu, gostei muito desse livro e no final te faz refletir e até emocionar um pouco também! Estou bem curiosa para a continuação da história que com certeza vai trabalhar muito mais esses gatilhos e esse relacionamento que praticamente é novo para ambos protagonistas!
?? Recomendado com certeza! ??????

matheusfellpps 05/02/2022

Vibes VBSA ?????????
ADOREI! esse foi um livro que no começo não estava engatando muito bem, mas que fui continuando, e ainda bem que fiz isso. ?
o lucien é um pouco (talvez mto?) ferrado da cabeça, por conta de tudo q ele já passou e passa.
oliver parece ser o perfeitinho sem problemas, mas que ao passar do livro a gente vê que não é bem assim.
a história é bem engraçada, mto por parte do luc (obg lenda ?????)
os dois são perfeitos juntos, casalzãoo!!!
é um livro enemies to lovers, clichê, perfeito pra ler ??

leituras do jao 15/05/2022

MUITO BOOOOM
no começo da leitura eu tava achando o livro chato pq o protagonista em questão era MUITO INSUPORTÁVEL, mas ele evoluiu muito no decorrer da história e o livro fica cada vez melhor. amei demais.
Jardii 15/05/2022minha estante
Eu amo esse

roses in winter 15/05/2022minha estante
recomenda?

leituras do jao 15/05/2022minha estante
recomendo mttt

Queria Estar Lendo 29/12/2021

Resenha: Procura-se um namorado
Procura-se um namorado é uma comédia romântica adulta lançada aqui pela Editora Paralela - que cedeu este exemplar para resenha - e acompanha a desastrosa vida de um homem que, para manter o emprego, precisa desesperadamente de um relacionamento sério.

Luc não tem nada sob controle. A vida dele é um desastre completo, a começar pela falta de capacidade de se aproximar de homens depois do fiasco que foi seu último relacionamento - que envolveu um tipo de traição pior do que qualquer outra coisa.

Para ajudar, ele é filho de um músico que construiu sua fama em cima de drogas e polêmicas, o que meio que acaba refletindo em Luc, independente de ele não se envolver com essas coisas também. De bônus, seu emprego está por um fio por causa dessa reputação maldita; eis que Luc recebe um ultimato: ele precisa arranjar um relacionamento estável e perfeito para que a mídia o deixe em paz e, assim, permita que apoiadores retornem à associação de caridade na qual ele trabalha.

É então que ele decide convidar Oliver, um advogado de nariz empinado com uma personalidade extremamente complicada para participar de um namoro de mentira; e o pior: Oliver aceita.Procura-se um namorado é, como a premissa vende, uma comédia romântica adulta desastrosa, no bom sentido, com um protagonista que está andando na corda bamba nos limites da vida e dos problemas.

É um livro genuinamente engraçado, com tiradas que não forçam memes e referências a torto e a direito (eu sigo odiando essa escolha narrativa quando exagerada) e que equilibram bastante os dramas do protagonista, que são enormes e cheios de nuances, com o desenvolvimento da história e do fake dating.

Eu digo e repito e repito mais uma vez: livros adultos não têm a obrigação de serem moralmente corretos e nem de entregarem personagens principais que questionam tudo o que falam, como agem e como reagem. É esperado que o público que está lendo essa história entenda as nuances; livros adultos não precisam passar lições de moral mastigadas dentro da narrativa. É esperado que os leitores entendam o que está sendo questionado e criticado, e que pessoas às vezes falam besteira.

Procura-se um namorado tem, sim, um protagonista difícil. Mas essa é a graça. Luc é imperfeito! E tá tudo bem! Nem todo mundo é um cristal quebrando o tabu, nem todo mundo pensa por dez segundos antes de falar alguma besteira (e não tem nada extremamente ofensivo ou problemático na narrativa, são besteiras casuais que adultos à beira do colapso deixam escapar).

Luc é um cara gay, orgulhoso disso, teimoso e no fundo do poço, sem estabilidade alguma em todo o resto da sua vida. O desenvolvimento dele na história é lento, porque ele tem um histórico de traumas emocionais com relacionamentos e de daddy issues que justificam essa lentidão. A gente se frustra, mas entende a postura do protagonista porque é compreensível.

"Porque, quando permito que alguém entre na minha vida, das duas, uma: ou a pessoa vai continuar me aguentando embora eu não mereça isso de ninguém; ou a pessoa pisa em mim e vai embora."

Ele literalmente fala "desculpe, estou um pouco chateado e ser babaca é meu mecanismo de defesa". É um traço de personalidade que torna o personagem humano e realista porque ninguém é perfeito, ainda mais na situação do Luc.

A gente já leu trocentos personagem emocionalmente ferrados, no fundo do poço, e o Luc é mais um deles. O que torna a jornada dele legal, porque queremos vê-lo escalar e superar todos esses problemas emocionais que carrega há tanto tempo. Os que envolvem a família, principalmente com o pai ausente, seu coração, porque a relação de mentira com o Oliver começa a ficar complicada, e ele mesmo.

Procura-se um namorado também foi um livro extremamente divertido, com situações dignas de filmes clichê de comédia romântica. A reação do Luc ao mundo é engraçada porque ele é um exagero por si só; as situações em que ele se enfia são engraçadas porque, realmente, nada dá certo na vida do Luc, nem quando ele tenta - e principalmente quando não tenta.

Oliver, o outro lado da equação, é extremamente oposto ao Luc em tudo na vida - tanto no fato de ser bem sucedido com o que trabalha quanto por não carregar tanta frustração e problemas de comunicação. Ele é um sopro de ar fresco na vida do Luc, e traz consigo interações engraçadinhas e flertes interessantes; confronta o Luc, também, o que é ótimo para incentivá-lo a fazer mudanças na própria vida.

E o Oliver é muito, muito divertido por ser tão sério e objetivo com tudo. Eu gostei de como ele é fiel ao que acredita, e também como tem um coração de ouro escondido atrás da careta fria e das falas formais demais. Empático, mas cauteloso. Não entrega muito dos seus sentimentos abertamente, mas estão ali para serem lidos.

"Ele sorriu. Blackwood estava sorrindo. Para mim. Por mim. Por causa de mim."

Procura-se um namorado traz uma situação inusitada e divertida como o namoro de mentira, e aproveita para falar sobre autoestima, problemas de abandono e as marcas que isso deixa em uma pessoa, desenvolvimento de confiança e o peso de entregar seu coração a outra pessoa.

Eu me diverti e me emocionei com a história, e com certeza é aquele tipo de livro que você pega para espairecer e esquecer da vida. Uma leitura leve, mas com temas fortes. Um romance adulto intenso, mas engraçado.

A edição da Paralela ficou ótima, e eu gostei muito da tradução do Vitor Martins; fluída, bem editada e revisada.

A única coisa que eu tenho pra criticar é o tamanho do livro e o fato de os coadjuvantes não servirem realmente à história, mas mais como um suporte do protagonista e só. A narrativa enche linguiça em alguns pontos que poderiam ter sido encurtados pra deixar a narrativa mais fluida; não precisava de tantas páginas e de tantos conflitos.

Se você ama namoro de mentira e personagens caóticos com personalidades impactantes, Procura-se um namorado é uma ótima leitura para se desligar do mundo e se divertir com uma inusitada e inesperada história de amor.

site: https://www.queriaestarlendo.com.br/2021/12/resenha-procura-se-um-namorado-alexis.html

Nikki 14/01/2024

Procura-se um namorado - Alexis Hall
"E eu tive a certeza de que o amor era daquele jeito: bagunçado e assustador e confuso e leve o bastante para te fazer flutuar como uma sacola plástica ao vento."

Nanda103 17/08/2023

Procura se um namorado
Simplesmente incrível, leitura bem fluida e rapidinho de ler, o jeito como eles começam a se apaixonar é tão leve e foi mt bom de ler.

Anajbaggio 27/01/2023

Mto fofinho, um livro leve, engraçado, com diversas piadas, fala sobre como todos tem problemas mesmo vc achando que são perfeitos, sobre voltar a confiar em alguém depois de ter perdido toda a confiança, é como se estivéssemos lendo um diário do personagem principal, ele conversa conosco como se fôssemos velhos amigos, um livro perfeito para curar uma ressaca literária
Davi 27/01/2023minha estante
Eu amo demais esse livro sériooo

caio774 31/05/2022

esse aqui pra mim sempre vai falar de reencontros e como o amor tá em lugares q vc nem imagina. amei passar esse último mês vendo o luc passar de um total irresponsável a um adulto mais ou menos responsável kkkk. o ápice da história pra mim foi saber q a minha personalidade gira literalmente ao redor da personalidade do luc e do oliver e é muito bom acontecer algo assim pq vc fica tipo ?uau eu sou assim?. não sei pq demorei tanto pra ler e terminar esse livro, mas tenho quase certeza q foi a mini ressaca literária que tive, pq esse livro foi tão gostosinho de ler e fluiu tão bem pra mim. recomendo a leitura.

Orion89 21/01/2024

Sessão da tarde
O livro é muito bom pra sair da ressaca literária, é uma comédia romântica ótima do nível sessão da tarde, é uma leitura leve com personagens muito bons e interessantes com seus problemas pessoais. O romance que é uma enemies to lovers é uma delícinha e vai gerando uma espectativa para quando finalmente os dois aceitam o que tão sentindo.

warnerslove 15/04/2023

5 ESTRELINHAS
Já tem um tempo que não faço resenhas dos livros lidos, mas esse em especial ganhou meu coração e eu sinto que preciso falar um pouquinho dele.

Tenho pra mim que as estrelinhas são uma parte especial de um todo, e que Oliver e Luc fizeram por merecer cada uma delas.
Acho que não sei bem como escolher as palavras para descrever como me senti a respeito desse livro, me peguei sorrindo durante todos os capítulos, ao mesmo tempo que senti um aperto no coração ao me ver sendo muito parecida com o Luc e em outros aspectos com o Oliver também.

Luc e Oliver tocaram meu coração, me fizeram sorrir e suspirar de amores por eles. As vezes fiquei brava e queria gritar com os dois para eles entenderem como são ótimos e incríveis do jeito que são, mas acho que isso também é o que torna a leitura algo tão cativante e bom de se sentir. Você conseguir se conectar, se apaixonar e ainda conhecer os personagens ao ponto de ver eles como alguém que faz parte da sua vida.

Oliver e Luc, vocês são lindos, ouviram? Tenho pra mim que somos melhores amigos sim sim! (sou tão perturbada quanto vocês então acho que esse requisito eu já tenho!)
Obrigada por terem me feito gargalhar e por terem me ensinado muito, principalmente sobre como nos vermos e como podemos ajudar o outro a se ver de formas melhores.
Leo1310 15/04/2023minha estante
Sdds das suas resenhas ?

Yasmim 15/04/2023minha estante
um dos meus favoritos e é a primeira vez que vejo alguém falando bem dele ?

warnerslove 15/04/2023minha estante
@leo fazia tanto tempo que eu não dava risada e ficava imensa assim lendo, que eu consegui até fazer uma resenha pequenininha sobre eles ??

warnerslove 15/04/2023minha estante
@yasmin ele se tornou um dos meus favoritos também ? como pode alguém falar mal deles? fiquei sorrindo igual boba o livro inteiro

Leticia.Santos 06/03/2022

Esse livro tinha tudo para ser perfeito, mas não foi. A autora tem uma boa escrita , o protagonista é irônico e divertido e romance com fake dating são os pontos altos do livro. Mas ao mesmo tempo o enredo se estendeu em algumas partes sem necessidade e o desenvolvimento final foi muito mal feito. O protagonista era imaturo ao ponto de ser irritante. Em alguns mpmentos eu achei que estava lendo o ponto de vista de um adolescente de 16 anos, não um homem adulto de 28. Os personagens secundários, achei que eles foram estereotipados e muito forçados. O romance foi adorável. Oliver era um namorado perfeito,sempre paciente, apoiador e compreensivo. Mas como eu disse, a autora iniciou um plot já no final do livro que ela não conseguiu desenvolver bem para dar um bom desfecho. Uma leitura agradável, mas não marcante.

hellena17 26/12/2021

Impressionante
Apesar de ter um final previsível, eu amei a experiência de ler, li bem rápido tendo em visto q a minha casa estava cheia de visita e q eu tinha q dar atenção a elas, achei o trama muito divertido de acompanhar é muito fácil de ler, uma leitura muito leve e engraçada!
Char 26/12/2021minha estante
Quero tanto ler