A Teoria do Iceberg

A Teoria do Iceberg Christopher Bouix

Resenhas - A Teoria do Iceberg

Laura Vaghetti 02/05/2024

Comecei a ler por causa da escola, e meu deus, amei,
adorei tudo no livro, o Noé é um querido e o desenvolvimento dele foi mt incrível ??

Arthur1037 16/02/2024

Hetteira
Me prendeu muito eu amei a história do Noé se tornando escritor, e eu me identifico com ele
Me irritou um pouco como a Lourraine é a clássica bela moça encantadora sem defeitos e como o Noé demorou pra se tornar alguém com ela, ele foi um pamonha

Rúbia 01/02/2024

De água nervosa a gelo confortável
Não é nada do que parece. Franceses...
Parece romance praiano de adolescentes, mas é sobre reconstrução pós traumática de três traumas diferentes.
Há uma personagem clichê e irritante, mas o enredo supera isso.
Trata bastante de métodos e produção textual, particularmente é a parte mais interessante.
Ritmo de leitura bacana.
Referências interessantes.
Alguma coisa sobre descrição e sensação que se perdem quando a narrativa avança.
Gostei. É okay.

paula borges 27/10/2023

?A força de uma história reside no que está subjacente?
Meu colégio me presenteou com esse livro, e eu adiava a leitura pensando que seria como um livro de autoajuda entediante, porém, me prendeu muito mais do que outros que ja li.
Do ponto de vista de Noé, vemos sua vida após um acidente em que foi engolido pelo mar, ao surfar, sofrendo as consequências disso. No início, tudo estava muito acumulado dentro dele, até conhecer pessoas e isso trazer muitas reflexões a se pensar para a história.

Rayssa558 11/08/2023

"é muito fácil odiar as pessoas quando não as conhecemos"
O livro é a história de Noé, um menino de 15 anos que sofreu um acidente e com isso trouxe consequências como a gagueira e fobia do mar, ele cuida disso e dps conhece uma menina chamada Lorraine.
O livro é bom mas são umas 30 páginas cada capítulo e tem personagens que poderia ter sido mais comentado como a família de Noé e principalmente a do irmão, acho que teria ficado mais interessante se tivesse conversas entre Noé e o irmão.
Ele conhece um velho bem ranzinza q o ajuda bastante e eles tem uma evolução.
o final é meio sla, o autor pula um mês do nada e o livro acaba, poderia ter tido mais, mas é a uma das leituras que eu li sem dificuldade que o meu professor passou (essa é a terceira q eu li sem dificuldade no caso) e é isso

Anaj4 18/06/2023

Iceberg
Esqueci de colocar que ja tinha lido esse por causa da minha escola,eu nao gostei muito mas eu achei fofinho o final

Leo Baggio 29/03/2023

Me surpreendeu.
Sinceramente, eu não estava muito animado para ler esse livro por ser um obrigatório da escola, mas eu claramente subestimei a qualidade da escrita.

Além de vermos de perto os apertos na vida do protagonista, Noé, e seu crescimento durante a história, também passamos a refletir bastante no modo em que percebemos as coisas ao nosso redor, isso trazendo, de vez em quando, um clima mais sério.
Apesar de ter muito esse lado reflexivo no livro, também há presente o romance e a comédia, deixando a história equilibrada e gostosa de ler.

Recomendo principalmente para escritores, porque, na história, é apresentado um jeito muito interessante de ajudar a melhorar sua escrita.

dudagomes09 27/03/2023

Eu n tenho nem palavras pra falar desse livro
Ele é a coisa mais linda do universo! eu n criei mta expectativa nele pq é um livro q a escola pediu pra ler, mas dps fé poucas pags eu já tava apaixonada por ele.

gaby 17/08/2022

O livro que me fez apaixonar pelo mundo literário
Tive que ler para um trabalho de escola, mas confesso que amei e queria poder reviver a sensação de reler como se fosse a primeira vez, uma mistura de suspense com romance e com aventuras que mdss como eu amei???

mariicota 20/05/2022

Ei boy tá lindo boy!
Ao começar o livro, você entra num universo, o universo de Noé, após seu acidente nunca voltou a surfar.
Ao longo da história percebemos a evolução e o processo de superação de Noé.
Recomendo esse livro para quem gosta de uma leitura mais contemporânea e juvenil!

nate 11/04/2022

O velho e louco
Bem legal até, é um livro que da pra concluir a leitura em apenas alguns dias e entender bem a historia. Os personagens são na minha opinião um pouco rasos, mas não tão rasos assim, o que eu mais simpatizei foi o protagonista Noé, mesmo ele sendo um bananão consegui sentir um pouco de simpatia dele ao ir aprendendo a sua história. Show de bola nota 3

nick â­ 27/03/2022

FAZENDO RESENHA PRA ESCOLA
     A história se passa no verão de 1993, em uma cidadezinha chamada Figerolles-sur-mer, ela acompanha a vida de um adolescente de 15 anos chamado Noé, enquanto ele aprende a lidar com a gagueira e a fobia pós traumática depois de um acidente ocorrido uma noite quando surfava.
     Um dia, indo para biblioteca afim de conseguir um emprego, ele conhece Lorraine, uma menina que está ali passando as férias na casa do pai. Logo eles se aproximam, ela o ensina diversas coisas, incluindo sobre conhecer "apenas a ponta do iceberg" sobre as pessoas e o ajuda a ganhar mais confiança sobre sua gagueira.
     Noé consegue o trabalho de entregador de livros e, em uma de suas entregas ele conhece mais um personagem importante para a trama: um velho ranzinza e misterioso que vive apenas da companhia de seus livros, chamado Monsieur Hereira, que o ajuda a aperfeiçoar sua escrita para um concurso de escrita, o qual sua professora de francês o apresentara.
     O livro é muito divertido, sendo curto e apresentando uma história com personagens fáceis para o público jovem se identificar, mesmo muitas coisas acredito que até mesmo quem não gosta de ler iria se entreter com esta história.
? versao da minha opn q eu mandei pra escola
agora minha opiniao verdadeira ?
Não achei esse livro nada demais sinceramente, a mensagem é legal mas não tem nada de diferente que os outros 10 mil romances pre adolescentes de sessão da tarde não tenham, os personagens também são tudo a mesma coisa. Faltou um pouco de desenvolvimento em algumas partes, parece que o final foi meio corrido e seria muito mais legal se o epílogo fosse maior.

duda 24/03/2022

comecei a ler por conta da escola e sinceramente me surpreendi, achei que ia ser péssimo mas no final gostei bastante da historia e do jeito que eles trazem as diferentes formas de lidar com um trauma! o único problema é que o livro possui muita descrição, de personagens, lugares? algumas tem até paginas, mas para quem gosta ou não se importa é uma leitura interessante.