A Teoria do Iceberg

A Teoria do Iceberg Christopher Bouix

Resenhas - A Teoria do Iceberg

Sofia.Massarelli 15/11/2020

Resenha: A teoria do iceberg
Quando comecei a ler este livro estava com a expectativa muito baixa, mas este livro me surpreendeu.
O livro conta a história de Noé, um jovem que sofreu um acidente quando estava surfando, e desde então nunca mais entrou no mar. Ele é uma pessoa introvertida que prefere ficar em casa e ler um livro a sair e se aventurar. A professora de Noé diz que ele escreve muito bem, e o incentiva a participar em um concurso de contos.
Noé decide participar do concurso e arruma um emprego na biblioteca. Enquanto está fazendo uma entrega de livros, conhece um homem, que o ajuda a escrever melhor, e Noé logo quer saber mais sobre ele e acaba descobrindo algo surpreendente. Ele também conhece Lorraine, uma jovem que veio de Paris para tirar férias com o pai. Lorraine começa a se aproximar de um rapaz que Noé não gosta tanto, e ela lhe diz para não julgar as pessoas se não as conhece, pois as pessoas são como os icebergs, só conseguimos ver 20% da pessoa logo de cara, os outros 80% estão escondidos, assim como em um iceberg.
O livro mostra a jornada do protagonista e aos poucos a superação dos seus traumas, ele fala sobre amizades, como uma pessoa pode ajudar a outra e o principal: não julgue o livro pela capa, não julgue uma pessoa sem antes conhecê-la, você pode se surpreender com a verdade sobre ela.
Eu gostei muito do livro. Recomendo para quem gosta desse tipo de livro.
Artemes.Mendes 15/11/2020minha estante
Adorei a resenha Sofi, ficou perfeita ?

Lençol 15/11/2020minha estante
Adorei?

Mari 23/03/2021

A teoria do Iceberg
?O maravilhoso não existe. O que existe é a nossa capacidade de se maravilhar.?
Este livro conta a história de Noé, um adolescente que adorava surfar, porém, certa vez, acabou sofrendo um acidente enquanto surfava, que resultou em poucos danos físicos, mas trouxe sua gagueira, fobia de mar e traumas.
6 meses depois, Noé conhece Lorraine, uma menina que morava em Paris e veio passar o verão na cidade; Noé acaba se apaixonando por ela, e daí surge um romance entre os dois.
Em meio a isso, o menino conhece um idoso rabugento e amargo, mas Noé mal sabia que, pouco tempo depois, ele acabaria virando seu melhor amigo, e esse mesmo senhor o ajudaria a escrever um texto para um concurso.

A história se desenvolve a partir desses enredos; eu li com pouco entusiasmo por ser um paradidático da minha escola, mas confesso que me surpreendi. Tem uma história boa, o autor escreve bem, mas acho que faltou aproveitamento de alguns personagens (principalmente Rémi), o livro poderia ser maior, pois causou uma impressão que o final foi escrito com pressa; também achei o preço da obra um pouco caro, tirando isso, o livro é muito bom, com uma história bem curta, mas gostosa de ler. Talvez se eu lesse com mais vontade teria gostado mais.
paulaagmes 23/03/2021minha estante
nossa que profissional nem parece q foi forçada a ler pela escola (TO ZOANDO)

laura 21/03/2021

"É muito fácil odiar as pessoas quando não as conhecemos"
O livro fala sobre um garoto de 15 anos chamado Noé, a história se passa 6 meses após o acidente que sofreu enquanto surfava.
Por mais que tenha ficado com poucas consequências físicas, acabou desenvolvendo gagueira pós traumática, medo e fobia do mar.
Num dia após a consulta com o terapeuta, acaba conhecendo uma menina chamada Lorraine, pela qual se apaixona, também consegue um emprego na biblioteca e numa entrega de livros, conhece um velho misterioso, ranzinza e mau humorado, que esconde sua verdadeira identidade.
A história gira em torno desses dois plots, em alguns pontos acho que foi muito mau trabalhado, como a crise de pânico, a família de Noé e o personagem Rémi.
E os capítulos foram um inferno de ler, cada um com 30 pgs.
Uma hora o escritor resolveu simplesmente resolveu pular um mês de história em um parágrafo ?????, e o final também muito raso.

Enfim, não vale a pena pelo preço, mas muito melhor do que praticamente todos livros que já li por causa da escola.

luisa 04/04/2021

A teoria do iceberg
eu achei um bom livro, menciona várias referências como cantores, livros e autores da época que eu adorei, até pesquisei e sempre quando lia ouvia Tom Pretty. Porém esse livro não me prendeu, eu não ficava muito curiosa para saber o que aconteceria na próxima página, mas em geral eu gostei. Achei bom pois não estava esperando isso, as referências do livro são fantásticas (algo que me fez continuar lendo). É uma boa escolha para ler, e como é um livro pequeno você não demorar tanto.

Kaka 27/09/2021

Fui obrigada a ler por conta da escola.
Inicialmente, ressalto que a obra em questão foi do meu agrado. Acredito que da forma que foi escrita, a leitura flui, não foi para mim uma leitura arrastada / monótona, isso obviamente dentro do que a história pode proporcionar. Acho muito interessante a analogia do próprio iceberg, a relação entre o iceberg e uma pessoa, no sentido de mostrarmos apenas uma parcela de nós mesmos.

A minha crítica iria para a história em si. Ela acaba sendo muito simplória, não é uma história que conta com ação, reviravoltas, suspense ou coisas do tipo, é muito ?raso? o enredo, e eu sinto falta de um trabalho melhor em relação a construção dos personagens.

Ao fim, a minha conclusão da obra é de que é um bom livro, isso em relação à escrita objetiva e as analogias que a obra traz. Porém ele deixa a desejar na história em si.

Mari 29/09/2021

A teoria do iceberg
Um livro muito gostosinho de ler. Ao longo do livro, temos uma comparação entre um iceberg e a vida de Noé, pois como em um iceberg só vemos a pontinha e não sabemos o que está por baixo, a vida de Noé também. Ele sofreu um acidente no mar e ficou com algumas consequências além do seu medo de voltar a surfar. Não tem muitos amigos. E então a cada dia vai vivendo situações novas e diferentes como começar a gostar de uma menina a qual o faz se sentir uma nova pessoa. Também desenvolver o seu sonho de ser escritor. Amei esse livro, me identifiquei em várias partes com situações que fazem parte da nossa vida cotidiana e de como muitas vezes nos sentimos igual a ele, como estrangeiros nesse mundo. Super recomendo!! ???

Isabela.Carvalho 09/11/2021

Gostei! Achei um livro de escrita fluida rápido de ler e que traz uma mensagem consigo. Dei 3.5 estrelas!

duda 24/03/2022

comecei a ler por conta da escola e sinceramente me surpreendi, achei que ia ser péssimo mas no final gostei bastante da historia e do jeito que eles trazem as diferentes formas de lidar com um trauma! o único problema é que o livro possui muita descrição, de personagens, lugares? algumas tem até paginas, mas para quem gosta ou não se importa é uma leitura interessante.

nick â­ 27/03/2022

FAZENDO RESENHA PRA ESCOLA
     A história se passa no verão de 1993, em uma cidadezinha chamada Figerolles-sur-mer, ela acompanha a vida de um adolescente de 15 anos chamado Noé, enquanto ele aprende a lidar com a gagueira e a fobia pós traumática depois de um acidente ocorrido uma noite quando surfava.
     Um dia, indo para biblioteca afim de conseguir um emprego, ele conhece Lorraine, uma menina que está ali passando as férias na casa do pai. Logo eles se aproximam, ela o ensina diversas coisas, incluindo sobre conhecer "apenas a ponta do iceberg" sobre as pessoas e o ajuda a ganhar mais confiança sobre sua gagueira.
     Noé consegue o trabalho de entregador de livros e, em uma de suas entregas ele conhece mais um personagem importante para a trama: um velho ranzinza e misterioso que vive apenas da companhia de seus livros, chamado Monsieur Hereira, que o ajuda a aperfeiçoar sua escrita para um concurso de escrita, o qual sua professora de francês o apresentara.
     O livro é muito divertido, sendo curto e apresentando uma história com personagens fáceis para o público jovem se identificar, mesmo muitas coisas acredito que até mesmo quem não gosta de ler iria se entreter com esta história.
? versao da minha opn q eu mandei pra escola
agora minha opiniao verdadeira ?
Não achei esse livro nada demais sinceramente, a mensagem é legal mas não tem nada de diferente que os outros 10 mil romances pre adolescentes de sessão da tarde não tenham, os personagens também são tudo a mesma coisa. Faltou um pouco de desenvolvimento em algumas partes, parece que o final foi meio corrido e seria muito mais legal se o epílogo fosse maior.

nate 11/04/2022

O velho e louco
Bem legal até, é um livro que da pra concluir a leitura em apenas alguns dias e entender bem a historia. Os personagens são na minha opinião um pouco rasos, mas não tão rasos assim, o que eu mais simpatizei foi o protagonista Noé, mesmo ele sendo um bananão consegui sentir um pouco de simpatia dele ao ir aprendendo a sua história. Show de bola nota 3

mariicota 20/05/2022

Ei boy tá lindo boy!
Ao começar o livro, você entra num universo, o universo de Noé, após seu acidente nunca voltou a surfar.
Ao longo da história percebemos a evolução e o processo de superação de Noé.
Recomendo esse livro para quem gosta de uma leitura mais contemporânea e juvenil!

gaby 17/08/2022

O livro que me fez apaixonar pelo mundo literário
Tive que ler para um trabalho de escola, mas confesso que amei e queria poder reviver a sensação de reler como se fosse a primeira vez, uma mistura de suspense com romance e com aventuras que mdss como eu amei???

dudagomes09 27/03/2023

Eu n tenho nem palavras pra falar desse livro
Ele é a coisa mais linda do universo! eu n criei mta expectativa nele pq é um livro q a escola pediu pra ler, mas dps fé poucas pags eu já tava apaixonada por ele.

Leo Baggio 29/03/2023

Me surpreendeu.
Sinceramente, eu não estava muito animado para ler esse livro por ser um obrigatório da escola, mas eu claramente subestimei a qualidade da escrita.

Além de vermos de perto os apertos na vida do protagonista, Noé, e seu crescimento durante a história, também passamos a refletir bastante no modo em que percebemos as coisas ao nosso redor, isso trazendo, de vez em quando, um clima mais sério.
Apesar de ter muito esse lado reflexivo no livro, também há presente o romance e a comédia, deixando a história equilibrada e gostosa de ler.

Recomendo principalmente para escritores, porque, na história, é apresentado um jeito muito interessante de ajudar a melhorar sua escrita.