O Retrato de Dorian Gray Oscar Wilde

Resenhas - O Retrato de Dorian Gray

miri.miri 23/08/2023

Só a alma é sincera, a aparência externa pode mentir.
Este é um livro chato com pontos interessantes e um ótimo final. O autor entrega todos esses temas no livro: a vida e a morte, a juventude e beleza, o preço da vaidade e o valor da alma. Ele acerta algumas vezes, porém em outras saí algo confuso, ao menos para os nossos tempos atuais. Nos personagens falta carisma e tem muita ladainha que deixou a obra menos cativante, tem mais monólogos do que a história em si. (Este pode ser um livro necessário se você pensa muito sobre aparência, beleza e tem medo de envelhecer.) O mistério envolta do retrato é o ponto chave e bom de "O retrato de Dorian Gray" seria melhor se esse tivesse tido um foco maior nisso ao invés do blá blá blá com poucas frases boas.
Yohanzinho 23/08/2023minha estante
Recomendaria ele? Achei interessante o tema, mas nao suporto livro chato.

Yanne0 23/08/2023minha estante
@Yohanzinho, vai de cada leitor, pq eu não achei esse livro nem um pouco chato ?

miri.miri 23/08/2023minha estante
Pois é, recomendo tentar, mas boa parte do livro é bem parado

N.I.X. 23/08/2023minha estante
É um dos meus favoritos. Eu acho ele incrível

Marcia 23/08/2023minha estante
Eu não gostei desse livro

Bianca 24/08/2023minha estante
Eu gosto bastante desse livro e recomendo

Yohanzinho 24/08/2023minha estante
Kakakkaakkaakka

Ayumi.Monteiro 13/11/2023minha estante
Yohanzinho, depende de vc, eu amei esse livro

diegocardeal 24/12/2023minha estante
Ganhei de natal e pretendo começar a ler hoje mesmo

martinho.bia 13/03/2024

Somos o que somos e seremos o que pudermos ser. Tem indivíduo que é aquilo que trás na alma e na vulgaridade de se classificar como inatingível faz o que bem quer sem nenhum temor ou peso na consciência.
Isafz 22/03/2024minha estante
Esse livro é incrível

28/06/2021

Eu amei muito esse livro. A maneira com que ele foi escrito, e a riqueza de detalhes nos momentos mais oportunos foram um dos maiores motivos que me fizeram amar esse livro. O fato de que Dorian é tão obcecado com a aparência e com as coisas superficiais, nos faz refletir em nós mesmos, nos faz pensar o quão fundo nós iríamos para ter a melhor aparência possível. Um livro muito lindo, em que diversas coisas acontecem em poucas páginas, uma surpresa diferente a cada capítulo.
Jojo 17/06/2022minha estante
Ele está parado na minha estante, eu vou ler, mais ainda não sei quando.

arilopes 09/02/2022

O Retrato de Dorian Gray
Minha expectativa para esse livro foi muito frustrada!

O livro é totalmente diferente do que imaginei que seria, e é exatamente por isso que ele não me agradou muito, lembro-me que decidi ler por uma indicação, além do título ter chamado minha atenção.

Além disso, achei a linguagem difícil de compreender e por vezes tive que reler vários parágrafos, alguns capítulos me deram muito, muito sono ? o que fez com que a leitura não fosse leve e proveitosa. E também achei que alguns capítulos apenas enrolaram, acredito que a história poderia ser contada em menos páginas. Ah, quase todas as falas do personagem Lorde Wotton eu não consegui compreender com exatidão, o que achei bem frustrante. Na verdade, me senti intelectualmente incapaz, sem comentar que algumas falas passam de uma página.

O Retrato de Dorian Gray pertence aos clássicos da literatura gótica, acho válido você dar uma oportunidade se lhe interessar, acredito que só não é meu tipo de literatura.

"Somos o que somos e seremos o que pudermos ser."

Angela Terencio 26/01/2022

O retrato de Dorian Gray
Durante minha leitura tive um misto de sentimentos: logo no início gostei, principalmente da ?acidez polida? que Lorde Henry se referia a tudo, depois passei a detestar às atitudes de Dorian Gray e por último senti pena de todos os envolvidos.

É compreensível o fato do livro na época do lançamento ter sido tão questionado e até censurado, afinal a obra traz alguns temas como os dilemas morais do homem, a hipocrisia reinante nas relações sociais e o papel da arte na tradicional sociedade britânica do fim do século XIX.

Na trama, escrita por Wilde em linguagem elegante e rebuscada, repleta de diálogos espirituosos, questionamentos filosóficos e elementos fantásticos, Dorian Gray é um jovem belo e virtuoso que tem seu retrato pintado por Basil Hallward, um artista sensível que procura imortalizar na tela toda a beleza, pureza e inocência de seu modelo. Através de Basil, Dorian conhece Lorde Henry Wotton, e ele logo se encanta com a visão de mundo hedonista do aristocrata: que a beleza e a satisfação sensual são as únicas coisas que valem a pena perseguir na vida.

Entendendo que sua beleza irá um dia desaparecer, Dorian expressa o desejo de vender sua alma, para garantir que o retrato, em vez dele, envelheça e desapareça. O desejo é concedido e, sua vaidade e seus pecados passam refletir-se, não em sua aparência real, que se mantém sempre jovem, mas no retrato, que vai revelando o envelhecimento e a corrupção de sua alma, numa espécie de maldição assustadora.
Tondo 26/01/2022minha estante
Está na minha lista de leitura de 2022

Angela Terencio 26/01/2022minha estante
Vale sempre a pena uma leitura clássica.?

Gustavo195 26/01/2023

Não há má influência quando se tem personalidade.
Uma estrela pela criatividade. ?
Outra pela escrita. ?
E mais uma pelo prestígio. ?

Talvez minhas expectativas estivessem altas demais para essa obra e o problema em criar expectativas é o alto risco da decepção. Levemente filosófico.
Talvez também pelo fato de já ter assistido ao filme antes de ler o livro. O filme conta com a vantagem do audiovisual que, com frequência, impressiona mais. Além do fato de que, após a leitura, percebi que a adaptação exagerou bastante em vários acontecimentos para causar impacto, sobretudo no desfecho. O desfecho do filme é algo aterrorizante, apavorante e emocionante, já no livro me pareceu um acontecimento enfadonho, sem muita intensidade, como a maioria dos capítulos. Mas, não acho justo tecer comparações entre filme e livro porque são coisas muito diferentes, foi apenas uma observação.
Outro incômodo foi a gigante quantidade de cenas dispensáveis, que se removidas não fariam a mínima diferença no enredo.

Sobre a trama, muito se fala sobre o narcisismo de Dorian Gray e como isso prejudicou a si e às pessoas ao seu entorno. Eu, por outro lado, não vi narcisismo em Dorian (apesar do próprio autor afirmar isso) e não coloco nele a responsabilidade dos acontecimentos que sucederam após a pintura do retrato, mas sim em Harry e Basil. Dois cavalheiros mais velhos que, talvez Basil de forma inconsciente e Harry propositalmente, sugaram a ingenuidade de um garoto inocente. Dorian era apenas um menino. A perversão de Harry e a paixão obsessiva de Basil por Dorian foram a causa de toda a depravação que se estabeleceu na vida do jovem rapaz.

Não há má influência quando se tem personalidade. Dorian, no entanto, nem teve a chance de desenvolver a sua.

Cringe Literário 15/10/2021

Meu Gótico favorito ??
Resenha O Retrato de Dorian Gray/ Oscar Wilde, Principis, 2020.
Nota 5
Meu gótico favorito, um romance de transição da era Vitoriana para moderna, com temas interpretados a partir do lendário Fausto, é uma obra que no lançamento foi censurada, logo existem duas versões, a edição sem censura de uma revista literária em 1890 com 13 capítulos e a edição do livro de 1891, com 20 capítulos.
Resumo:
Dorian Gray é jovem de beleza extraordinária, aristocrático, o típico ?bom moço? inocente, e ganha de presente do seu amigo pintor Basil Hallward, um retrato.
Ao admirar o retrato, Dorian é questionado por outro amigo, o Lorde Henry Wotton sobre a finitude da beleza e da juventude, assustado com a realidade da vida, Dorian reflete sobre o assunto.
Logo, Dorian deseja que, ao invés das marcas da vida se refletirem em sua face, que as mesmas recaiam no retrato. Temos então o elemento Faústico (a concessão de um desejo em troca de uma serventia para o ?diabo?), ele troca sua alma por beleza e juventude eterna...
O Lorde Henry influencia Dorian para ser libertino, com o passar dos anos Dorian tem cada vez mais ações perversas... se envolve com uma grande paixão e crimes...
A alma de Dorian Gray fica presa ao retrato, com o passar dos anos seus maus feitos são perceptíveis na corrupção do retrato enquanto, Dorian Gray tem sua face inalterada.
Os diálogos tem alusão ao homossexualismo, percebidos nos recortes filosóficos estabelecidos entre Lorde Henry e Dorian Gray principalmente.
Henry ?corrompe? a alma de Dorian quando propõe a ele se permitir aos prazeres proibidos da vida, quando o presenteia com livro proibido dos prazeres.
Pode-se refletir também sobre os sentimentos de ciúmes de Basil com Dorian, bem como a admiração e obsessão exacerbada para com o mesmo.
O personagem Heny é um aristocrata soberbo, e reduz os outros em caricaturas maldosas, principalmente as mulheres como histéricas.
A obra tem um ritmo de leitura fluido,com enredo impecável, suspense, mistério e consegue prender o leitor.
Senti falta de saber mais descrições dos atos macabros que Dorian fez ao longo dos 18 anos que se passam na obra.

Gabriel 07/09/2023

NUNCA imaginei que um clássico fosse me prender e me fazer surtar assim, amei muitooo, é um livro cheio de plot twists muito bem desenvolvidos.

Any 08/03/2024

O Retrato de Dorian Gray
O que dizer? Matei a minha curiosidade, mas não foi uma leitura empolgante. Comecei com expectativa demais e esse foi meu erro.

Matheus.Augusto 19/07/2020

"Ele, havia sido intoxicado por um livro"
Muito bom, apaixonante, personagens muito legais (menos Henry).
A escrita é muito filosófica e poética, os personagens em si carregam uma carga filosófica muito grande.
Comecei a ler pensando que ia ser um Horror/Terror mas foi um Romance muito gostoso. A única coisa que senti falta, e que me decepcionou, foi que não teve saídas brilhantes que o artefato podia proporcionar.
Um dos melhores classicos que já li.
Dorian Gray é apaixonante e encantador.
Dy 07/11/2020minha estante
Henry é insuportável!!

Michelle212 23/04/2024

O RETRATO DE DORIAN GRAY
Definitivamente não é o melhor livro que já li, há textos que sinceramente não faz muito sentido ter no livro, com isso a leitura fica muito arrastada, vç lê só pra acabar logo e não vê mais aquele livro na sua frente...?

Eduarda.Silva 05/02/2022

Muito bom!!
A obra, escrita por Oscar Wilde, tem a inspiração em um personagem da mitologia grega, Narciso, um forte símbolo da vaidade.

Dorian Gray é um garoto que só reconheceu a sua própria beleza após ser eternizado em um retrato, imediatamente, se apaixonou por si mesmo.

Ao decorrer do livro, Dorian percebe que algum dia irá envelhecer e sua beleza não passará de um simples retrato, e nesse momento, vende a sua alma para que nunca envelheça.

Obs: não há uma afirmação de que ele vendeu a alma, no livro, é tratado como um simples desejo concretizado.

Ao passar dos anos, Dorian não envelhece, mas suas atitudes e os anos passados se refletem no seu retrato, o deixando com uma aparência horripilante.

Confesso que eu achei o final muito bom, como não li nada a respeito, realmente me pegou de surpresa.

Lembrando que o livro não tem nenhuma intenção declarada de passar lições de moral, Oscar Wilde fez parte do Esteticismo (movimento artístico que enfatiza os valores estéticos), porém, é aberto à interpretações.

Polly 26/02/2023

O Retrato de Dorian Gray: sou a Suíça (#185)
[Tem leves spoilers]

Já faz alguns dias que terminei O Retrato de Dorian Gray, mas ele ainda está acontecendo em mim. Se você me perguntar se gostei, eu posso te responder “depende”. Adoro a escrita, adoro o tom gótico. Mas os personagens, as passagens de misoginia inúteis dentro do enredo, a problemática mesquinha de problemas elitistas, fazem o livro perder todos os pontos que ganha com as características boas. Acho que sou a Suíça em relação a O Retrato de Dorian Gray.

Entendo os motivos dele ter virado um clássico. Com certeza, deve ter sido um livro revolucionário para época, e olhe que li a versão censurada [inclusive preciso ver qual editora publica a original, a que tem menos capítulos, se é que existe]. Embora fale de angústias universais, Dorian e seu mundinho as aprisionam em uma realidade fútil demais, tão longe do meu próprio mundo, que por boa parte do livro, eu cheguei a conclusões obtusas e simplistas do tipo: o cara virou um psicopata só por que era bonito demais. O que não é uma mentira, mas quase não existem camadas do Dorian em minha mente, não as consegui construir. Ele é só isso: no início, é uma tábula rasa muito bonita e inocente; então, depois, ele é corrompido e levado a acreditar que o que de mais precioso ele tinha era a beleza e juventude, e valeria qualquer coisa para mantê-las.

Dorian faz coisas atrozes, que só vão piorando aos poucos. Não sente nenhum arrependimento, em nenhum momento. Remorso é uma palavra que não existe em seu dicionário. O curso do enredo nos faz crer que Dorian é um rapaz ingênuo, que é levado ao submundo dos valores morais pelo crápula Lorde Henry Wotton [ô, carinha detestável, viu?]. Mas, no futuro, ao refletir sobre sua vida, ao invés de se responsabilizar sobre suas escolhas e desejos que guiaram todos os seus terríveis atos, ele prefere culpar e punir Basil Hallward, que cometeu o único erro ter o amado [de forma idealizada, mas o amou]. Enfim, Dorian é hipócrita, fútil, influenciável e vazio. Impossível de ser amado.

Entretanto, o mais peculiar da narrativa não é a personalidade do Dorian, afinal ele tem todo o direito do mundo de ser um completo babaca. Na verdade, o interessante é ver as pessoas ao seu redor ficarem hipnotizadas, apaixonadas por ele sem que ele dê um único motivo plausível, a não ser a sua beleza e juventude. E quanto mais o tempo passa, o não envelhecimento da personagem e aprimoramento de sua podridão moral, em vez de causar medo, causa ainda mais fascínio nas pessoas que o circundam. O homem que é imune às intempéries do tempo não causa espanto, mas inveja e desejo. O lugar em que vive Dorian é tão hipócrita, fútil e vazio quanto ele.

Como todo clássico, acredito que O Retrato de Dorian Gray vale a pena ser lido. A escrita do Wilde é maravilhosa, vale só por isso. Mas, digo que, pelo menos para mim, o livro, por boas partes, me fez passar raiva, sobretudo quando Lorde Henry começa a desferir suas opiniões imundas, que quase sempre envolvem uma misoginia gratuita. O elemento fantástico da história também dá um diferencial importante, inclusive a narrativa melhora muito quando ele é introduzido. No mais, me conta o que você achou. Se quiser, é claro.
Polly 30/04/2023minha estante
Claramente, eu estava meio pistola quando eu escrevi isso. Relevem (risos de nervoso)