O Meu Pé de Laranja Lima

O Meu Pé de Laranja Lima José Mauro de Vasconcelos

Resenhas - O meu pé de laranja lima

hwnzsii 12/04/2024

Melhor do ano, até agora!
Uma obra literária autobiografia, escrita por um autor incrível! Não tinha muitas expectativas para esse livro, mas após ouvir que só poderia mudar meu gosto para a literatura clássica após ler um livro protagonizado por uma criança, finalmente li.
Meu pé de Laranja Lima, conta a história de Zezé, que tem apenas 5 anos de idade e é uma criança arteira e muito curiosa! Zezé sonha em atingir a idade da razão, e enquanto esse momento não chega, ele apronta de tudo um pouco. Seja trocando figurinhas de artista, fazendo cobras de mentira, perguntando tudo e mais um pouco ou pulando cercas.
Esse livro mostra a realidade de muitas famílias, que ficam desestabilizadas financeiramente, por inúmeros motivos.
Mas ver isso do ponto de vista de um garotinho, te dá outra visão de mundo.
Me recordo perfeitamente das cenas onde Zezé descreve datas comemorativas, ou o seu primeiro dia na casa nova. Todas as vezes que ele chorou se achando o menino mais ingrato do mundo?
Porém nada disse se compara com a dor de perder alguém importante, perder a coisa favorita no mundo, perder o seu porto seguro.
Espero que todos tenham a oportunidade de ler essa perfeição, e chorar, mas chorar feliz!
Esse livro foi realmente life changing pra mim!!!

Laylis 11/04/2024

Uma obra linda
Uma obra que retrata um pouco da infância de Zezé no fim dos anos 20 no Brasil, sobre uma criança de apenas 5 anos que com precocidade conhece as tristezas da vida adulta
Como falta de emprego, pobreza e a grande desigualdade presente
Com pais que estão ocupados demais e não conseguem serem base para seus filhos
Ele se vê como homem afinal muita vezes ele fala do irmão mais novo e relembra dos tempos que ele também era criança e podia sonhar com certas coisas e tenta manter a inocência de seu irmão
Ao se mudar para uma casa nova acaba por adotar um pé de laranja lima como seu melhor amigo e dar asas a sua imaginação
Após aventuras acaba finalmente sendo acolhido e descobrindo um pouco de ternura por parte de outra pessoa com ele
Porém uma grande tragédia faz ele perder o que tinha conquistado e ainda se vê sem rumo

Kath.Lyandra 11/04/2024

Indizível.
Muitas pessoas haviam me alertado sobre essa obra, vi muitos comentários de pessoas que diziam ser um livro que dilacera a alma e sinceramente eu não posso discordar. Nos apegamos tanto ao Zezé, ao Portuga, Minguinho e a praticamente todos os personagens que vemos, existem livros muito maiores (digo em quantidade de páginas) que não conseguem criar tamanha empatia. O plot é simplesmente onde você senta e chora pois não consegue assimilar o que acontece e quase fica no mesmo estado em que o Zezé. Esse livro é doloroso, mas extremamente lindo.

Izabella 11/04/2024

Uma tristeza profunda
Só gostaria de dizer que estou completamente arrasada, quando falavam que esse era um dos livros mais tristes e emocionantes eu não botava fé, mas chorei praticamente o livro inteiro, é um clássico que te faz refletir sobre tantas coisas na vida e te toca profundamente principalmente sendo pelo olhar de uma criança. Recomendo profundamente para todos.

laliita0 10/04/2024

Socorro que livro chatinho! se vc é adolescente e quer comprar esse livro por vontade própria não compre ?? além de triste é entediante

nita.kkjk 10/04/2024

...
Eu real chorei de soluçar nesse livro, tá! Eu não tenho palavras pra descrever. Amei o livro narrado pelo zezé, é tudo tão bonitinho, mesmo ele dizendo as coisas tristes e sofridas... VOLTA PORTUGA!!

Isabela354 10/04/2024

Lindo, mas triste
Esse livro é muito legal ganhei da minha vó era de quando ela era criança ! O livro é muito legal só que nunca chorei tanto no final de um livro !
Super indico

leticiarochas 09/04/2024

Ok
Novamente um livro que foge do meu conforto literário mas que tem uma mensagem incrível, difícil de compreender os capítulos ou de assimilar, mas passa a mais pura inocência infantil... o fato de alguns adultos pensarem que crianças tem a sagacidade de pensar como um adulto enquanto ainda se é criança mostra que a maldade mora na cabeça de um adulto e a criança por sua vez... faz tudo por imitação, ou por ver, ou por simplesmente não botar maldade nenhuma

Ortega:) 08/04/2024

Formidável?
Um livro que ja queria ler faz um tempo, mas agora fui obrigado pela escola ler KKKKKK. Li, achei uma leitura suave e gostosa
A história é muito boa, dava 10 fácil para esse livro mas n dou pq tive pouco tempo para ler então n consegui captar todos os sentimentos do livro

Magin0 07/04/2024

Emocionante
O livro é bem curtinho e confesso que durante o começo achei um pouco chatinho, mas o desenrolar da história prende.

Me emocionei em alguns momentos e fiquei bastante pensativo ao final dele. É um livro que retrata a realidade de milhares de brasileiros e como a vida pode ser dura.

O livro foi escrito há mais de 50 anos e os problemas econômicos e sociais do Brasil o tornam ainda uma leitura atual.

Elanyy 07/04/2024

Meu pé de laranja lima
Mais um clássico da literatura brasileira que não decepciona!! Me emocionei diversas vezes na leitura, a história é muito sensível. Tenho um fraco por livros que são narrados por crianças, e esse me deixou ainda mais tocada pela vida que ele levava. Você consegue sentir compaixão e docura pelo Zezé durante toda a leitura, apesar de tudo. Livro lindo, atemporal.

Lika Moreira 07/04/2024

"Meu Pé de Laranja Lima" é uma emocionante jornada pela vida do pequeno Zezé, um garoto sensível e cheio de imaginação. A história, narrada com uma delicadeza ímpar por José Mauro de Vasconcelos, nos transporta para a simplicidade e complexidade da infância, trazendo à tona temas como solidão, amizade, amor e perda.
Através das travessuras e descobertas de Zezé, somos levados a refletir sobre a natureza humana, a inocência perdida e a beleza que pode ser encontrada nas coisas simples da vida. O livro é um verdadeiro clássico da literatura brasileira, capaz de emocionar leitores de todas as idades e nos lembrar da importância de mantermos viva a criança que habita em nós.