O Meu Pé de Laranja Lima

O Meu Pé de Laranja Lima José Mauro de Vasconcelos

Resenhas - O meu pé de laranja lima

Maria12811 06/04/2024

Meu Pé de Laranja Lima
Li esse livro para fazer um trabalho na escola e adorei. Fiquei bem triste lendo esse livro, pensando que, para algumas pessoas, as coisas que esse menino passou são coisas do cotidiano. Esse é um livro que faz chorar, recomendo

Maria.Eduarda 06/04/2024

Esse livro ganhou todo meu coração.
Nunca faço resenha de livro, mas esse me deu vontade.
É incrível como a gente vai vendo o amor mudando uma criança, a forma como o ambiente em volta influência completamente. Ao longo da história a gente vai vendo personagens totalmente frustrados por conta da situação da pobreza, a gente vai vendo a cabeça da criança mudando conforme as situações. A raiva que ele sentia ao apanhar, a forma como ele castigava a si mesmo acreditando no que as pessoas falavam dele e "aceitando" que era um menino horrivel e diabólico, sendo que era só uma criança, a felicidade que ele sentia quando tava com o Portuga e se sentia amado e protegido.
E essa é a realidade de muitas crianças no Brasil e no mundo todo, esse cenário da pobreza e a falta de carinho da família é algo comum. Só desejo que todas essas crianças tenham um Portuga alguma hora em suas vidas, e que saibam que não são crianças horríveis e merecem sim o maior dos afetos.
Te levo comigo no coração, Zezé.

crohnsono 06/04/2024

Gostaria de colocar o Zezé num potinho pra proteger ele
Não sei se vou conseguir explicar os sentimentos que esse livro me trouxe
a sensação que tive foi de que eu estava sentada na sala conversando com um amg enquanto ele me conta a história da sua vida
toda a ambientação desse livro me trouxe diversas memórias, e é isso que eu acho de mais encantador na literatura nacional
por mais que eu jamais tenha vivido uma realidade parecida com a do protagonista, foi como se eu ja tivesse passado pelos lugares que ele menciona, ja tivesse visto aquelas pessoas, frequentado aquela praça, ou cruzado aquela estrada

não preciso nem mencionar o quão linda e dolorosa é essa história
a experiência de ler esse livro foi muito enriquecedora, e ele definitivamente vai entrar pro meu hall de livros favoritos da vida

me doeu acompanhar os sofrimentos e a vida de Zezé, uma criança ainda tão pequena mas que ja sofreu de um monte

confesso que tinha ctz q ia chorar e sofrer mais do que realmente aconteceu, mas provavelmente foi pq eu ja tinha visto o filme, e fui me recordando aos poucos das cenas mais impactantes

entendo que é uma espécie de autobiografia, mas eu gostaria tanto de um desfecho, uma explicação qualquer, do pq >aquele< "acidente" aconteceu
mas acho que é pra ser assim, nem tudo na vida é explicado, e talvez essa seja a verdadeira beleza em ser humano

lindo, sofrido, doloroso, maravilhoso
recomendo muito!!

Mih239 06/04/2024

Confusa sobre os princípios
Esse livro é extremamente impactante para qualquer um que for ler.
Há quem se identifique com a vida e história do personagem, e há quem viveu uma realidade oposta e sente compaixão por tudo.

Eu vivi uma realidade completamente oposta a do personagem.

A leitura trás a visão de uma criança sonhadora e brincalhona. Que muitas vezes é mal entendida. A forma de chamar atenção de seus pais e irmãos é arranjando confusão. A psicologia diz que quando a criança não tem atenção alguma (de forma carinhosa) ela age de maneira bruta e agressiva, da mesma forma que o Zezé age.
O início é monótono, conta sobre seu dia a dia e como ele enfrenta todas as dificuldades. Até ele conhecer alguém que mudará completamente suas atitudes.

Para todos que desejam minimamente ler esse livro, apenas leia, vc vai se surpreender com o que pode aprender lendo.

Mariah212 05/04/2024

Meu pé de laranja lima
Não sei muito oque dizer sobre...
É um livro muito bom e meio que...
Foi um dos livros que mais me fez chorar ( Não sou emotiva, e não choro pra quase nada. Ao não ser livros) e é meio complicado de me fazer se emocionar.
Mas esse livro conseguiu.
Só tenho pra dizer...
Leiam
Bianca2550 07/04/2024minha estante
Nossa, eu queria MUITO LER esse livro, mas tava com medo dele ser ruim ( e pq não achei em pdf)!

Isabella1495 05/04/2024

Um livro incrível, com uma história e escrita muito fluida e fez eu me apaixonar e ter raiva tudo ao mesmo tempo, dentro do mesmo capítulo, faz sentir uma dor e uma alegria e depois como uma montanha russa acaba com tudo só querendo te fazer chorar

Beatriz3345 04/04/2024

Livro: "MEU PÉ DE LARANJA LIMA" - JOSÉ MAURO DE VASCONCELOS.
Para que ainda não teve a honra de conhecer, já falo logo que vale surper apena?? esse livro é um clássico da literatura brasileira.

É um livro cheio de muitas emoções, um livro que te faz ter apego emocional com o pesonagem Zezé, você sente a dor do pessonagem.

Esse livro foi um livro que me fez amar a literatura brasileira, amar a ler livros.
Eu li, relir e toda vez que lei " O meu pé de laranja lima" eu me apaixonar cada vez mais.

Luninha7 04/04/2024

Muito bom!
Esse livro conta a história de Zezé, um menininho de 5 anos, que é muito sensível e incompreendido por todos a sua volta. Ler esse livro no ponto de vista do personagem e acompanhar como ele enxerga o mundo é algo lindo, pois apesar das dificuldades ele nunca deixa de sonhar e usar sua imaginação. É um livro triste pois uma criança tão pequena passa por tanta coisa e tem que se virar sozinha desde tão cedo.

Nina 04/04/2024

Perfeito
Desidratei de tanto chorar. Escrita fluida e excelente, a história e a narrativa te prendem. Ótimo livro.

Welrikar 03/04/2024

Arrebatador
Passei dois dias pensando no que dizer sobre esse livro. Não tinha muita informação sobre a história nem o autor quando peguei para ler. No início quase desistir pois demorei a entrar no ritmo da história. Resolvi dar uma segunda chance e ainda bem que fiz. Meu pé de laranja lima é arrebatador. Uma história fantástica ao mesmo tempo realista e cruel. Eu fui envolvida por Zezé e toda sua vida sofrida de um menino de 5 anos. Eu simplesmente amei esse livro. Se tornou um favorito da vida.

Sasa 03/04/2024

Boa leitura
O livro que me fez pensar no quanto é normalizado a violência de pais com os filhos. Violência é violência, quem ama não deve bater.

Vinícius Tyrone 03/04/2024

Com certeza um dos clássicos brasileiros
É lindo. É tocante. É pesado. É verdadeiro. É necessário.
Um livro que vai retratar a infância como nenhum outro. Mostra as injustiças que uma simples criança sofre por ser apenas uma criança. Mostra como uma família pode não ser um ambiente muito agradável para uma criança. Faz você se revoltar, se emocionar e talvez até mesmo te fará derramar lágrimas.