O Meu Pé de Laranja Lima

O Meu Pé de Laranja Lima José Mauro de Vasconcelos

Resenhas - O meu pé de laranja lima

Deise 28/11/2023

A vida sem ternura não é lá grande coisa
História triste, doce e sensível a partir da visão de um menino sensível, travesso e carente que usava sua imaginação e travessuras para fugir de sua dura realidade, e que acabou tendo que lidar cedo demais com a pior das dores! Recomendo! É muito triste, mas muitíssimo doce!

?Às vezes sou feliz na minha ternura, às vezes me engano, o que é mais comum.?
Thais645 28/11/2023minha estante
Dizem que é lindo. Ainda quero ler.

Deise 28/11/2023minha estante
Bastante ?

Viglioni 19/09/2023

Li a primeira vez quando eu tinha 10/11 anos? reli agora com 18! Apenas chorei o dobro, a história é emocionante e tão triste? ver tudo que um garotinho com 5 anos passou. Dói muito! Mas vale muito ler este livro!!! Uma lição pra vida ?? todos um dia deveriam dar a chance para O meu pé de laranja lima.
Fabianne 19/09/2023minha estante
Como não chorar com esse livro? Meo deis...uma obra de arte.

Fabianne 19/09/2023minha estante
Não me lembrava de tanta violência doméstica da primeira vez que li. Também era.muito nova.... então o livro me chocou como se estivesse lendo pela primeira vez

Laisinha 12/05/2023

Foi a coisa mais impactante que já li na minha vida!!!
Acho que todo mundo deveria ler esse livro pelo menos uma vez na vida. É impressionante como a perspectiva de uma criança sobre situações adversas pode nos causar.
Ainda tô refletindo sobre ele, meio que sem reação, só querendo chorar. É perfeitamente triste do início ao fim.
Nunca vou esquecer essa leitura na minha vida.
anne.maby 12/05/2023minha estante
vi o filme e chorei horrores

Dábyne 12/05/2023minha estante
Chorei muito com esse livro. É tocante, lindo, triste!!! ??

Paula Santos 09/01/2022

Simplesmente Perfeito!
Quando era pré adolescente via esse livro na biblioteca do colégio, mas acabava sempre optando por reler algum título que eu já conhecia (e sabia ser bom) do que me aventurar em novas leituras. Não sei porque, mas me sentia mais confortável assim. E hoje vejo o quanto eu perdi demorando a conhecer a história de Zezé.
Entretanto, ao fim da leitura estou de questionando se a Paula de 11/12 anos teria sido capaz de compreender toda a grandeza, toda a delicadeza, todo o contexto histórico- cultural dessa obra.
A Paula de hoje sorri agradecida (depois de chorar litros) por poder conhecer Zezé e seu pé de laranja Lima, por conhecer o Portuga, por poder embarcar nessa história.
Gabrielle 09/01/2022minha estante
Deu muita vontade de ler pela sua resenha ?

Paula Santos 09/01/2022minha estante
Leia, vale super a pena. Garanto!??

Lorrainy.Goncalves 21/12/2021minha estante
Os clássicos infanto-juvenil são meus favoritos, nos deixa com grande reflexão. O tanto que eu chorei nesse, não tá escrito.

henys.silva 21/12/2021minha estante
Fiquei com um sentimento de vazio tão grande, querendo até um final alternativo e ao mesmo tempo em um impasse, ao concluir que esse tem que ser o final mesmo.

Robert Alvees 23/09/2021

Sem palavras...
Eu nem sei o que dizer dessa leitura.
Um misto de sensações, eu ri, sofri, chorei.

Na história vamos conhecer Zezé, um garoto de seis anos (mas se quiserem saber a verdade ele tem cinco anos), que nos conta sobre a visão dele, o lugar onde mora, sobre suas travessuras e o seu amigo Minguinho, o pé de laranja lima.
Apenas leiam ??
Mille Reis 23/09/2021minha estante
Amo esse livro! ?

Robert Alvees 23/09/2021minha estante
Não tem como não amar ?

Elisiane.Ribeiro 24/02/2022

Emocionante
Um clássico da literatura brasileira! Em muitos trechos me deu uma vontade imensa de abraçar o Zezé e proteger de tudo e de todos. Em outros momentos, me deu vontade de voltar a ser criança e aprontar junto com ele! Infelizmente, esse enredo é uma triste realidade de muitos brasileiros daquela época, e que, facilmente, conseguimos notar as semelhanças nos dias atuais. Vale a pena ler e refletir!
celenesantana 24/02/2022minha estante
é lindo esse

Elisiane.Ribeiro 24/02/2022minha estante
Demais, Celene!

Vivi 03/01/2022

"a gente mata no coração. vai deixando de querer bem. e um dia a pessoa morreu."
que livro sensível e ao mesmo tempo tão duro.
JoAo366 03/01/2022minha estante
Ahhh... Esse livro é maravilhoso. O li na escola, quando tinha uns 10 anos. Sempre ficou guardado no meu coração. Boa leitura!

mccnl 03/01/2022minha estante
sim é um livro muito tocante, terminei ele quase agora

Ludmila 20/04/2022

MARAVILHOSO! Tô eu aqui chorando (de novo), sem querer soltar o livro. Fazia tempo que eu não lia uma história tão emocionante e tão sensível com uma criança como personagem principal.
Ticia 21/04/2022minha estante
Também chorei com esse livro. Ele é tão lindo e tão bem escrito.
Em vários momentos quis abraçar o Zezé de tanto amor que peguei por esse personagem

Ludmila 21/04/2022minha estante
Tava pensando em adotar o Zezé...rs...

Amanda Barboza 12/01/2022

Depois de reler e chorar de novo com o livro, posso dizer convicta, eu amo a entrega que o escrito dá pra esse livro. A escrita, sensível, simples, regional, fluída. O jeito que ele faz a gente chorar e rir, n tem medo de se expor. Acho que é a verdade que faz tantos amarem meu pé de laranja lima, isso de ser possível se relacionar com a história.
Kelly 12/01/2022minha estante
Comprei essa mesma edição para reler este ano, amo essa história, tbm ri e chorei com Zezé?

Amanda Barboza 12/01/2022minha estante
Essa edição tá linda, ainda ilustrada

Duda ( Taylorâ s Version ) 20/04/2022

Meu pé de laranja lima
Chorei horrores com esse livro, o livro mostra uma realidade muito presente no nosso mundo que muitas vezes não nos demos conta, mostra a pureza de uma criança e as dificuldades que muitas pessoas passam e não percebemos, meu pé de laranja lima tocou meu coração ?
Si_Mone 20/04/2022minha estante
É uma história muito triste e infelizmente ainda é atual. Recomendo d+

Welber 20/04/2022minha estante
Eu estou lendo e me da um aperto no coração a cada página que leio, ainda não terminei mas recomendo muito esse livro.

Gabriel.Maia 12/08/2022

Era só um cisco no meu olho, juro...
Esse é um exemplo raro de livro que quase me fez chorar. Ainda continuo com meu título de nunca ter chorado com nenhum livro mas admito que quase perdi com esse. Esse é um livro muito bem falado, um grande clássico da literatura nacional e é uma história autobiográfica do autor, que passou sua infância difícil no Rio de Janeiro das décadas de 20 e 30 do século passado, e nos encanta com as peripécias de Zezé, um menino de 5 anos que tem o diabo no corpo e passa muito tempo no seu mundo de fantasia conversando com seu pé de laranja lima.

Zezé tem uma vida difícil, sua família é muito pobre e, como era costume nessa época, muito grande. Ele é um menino muito inteligente, faz perguntas toda hora para qualquer pessoa e adora aprender palavras difíceis com seu tio Edmundo, um homem sábio e um dos únicos da família que tem paciência para as perguntas de Zezé. No começo da história a família está se mudando para um bairro mais pobre pois o pai perdeu o emprego e eles precisam cortar gastos. Nessa nova casa tem vários pés de fruta no quintal, e os irmãos discutem para decidir qual pé será de quem, e Zezé por ser o segundo mais novo acaba ficando com um pequeno pé de laranja lima que ainda nem dava flor, porém mal sabia ele que ali acabava de nascer uma grande e estranha amizade.
Como eu disse antes, Zezé tem o diabo no corpo. Não literalmente, óbvio, mas ele faz tanta bagunça e apronta tanto com seus vizinhos e familiares que todos acabam falando que o "filho do seu Paulo" tem o diabo no corpo, e o próprio menino replica isso sem papas na língua para qualquer um. Para nós leitores é difícil entender esse lado arteiro de Zezé, pois passamos o livro todo na cabeça criativa e curiosa dele e sabemos o quão incrível e precoce é essa criança. Nem o próprio Zezé sabe explicar o que acontece, ele simplesmente vê uma chance de fazer arte e o diabo baixa no corpo dele dando-lhe a coragem necessária para tal feito, e o coitado sempre acaba apanhando muito de suas irmãs e principalmente de seu pai.
Seu pai nos é apresentado como um típico pai de família provedor dessa época, e como está sem emprego ele acaba se tornando um homem amargo e impotente, e acaba descontando boa parte dessa frustração nas surras em Zezé que entende o que está acontecendo financeiramente na família porém não compreende o porquê de ser tão judiado, cogitando inclusive o suicídio em certo momento. Isso cortou meu coração de uma forma que vocês não tem noção. Pra um menino de 5 anos pensar essas coisas ele tem que ter sofrido muito na vida e isso fica claro a cada capítulo que se passa.

Porém, apesar de toda essa pobreza e todos esses maus-tratos, Zezé continua tendo o maior coração do mundo e isso nos enche de júbilo enquanto acompanhamos sua curta história. Ele tem muita paciência com seu irmãozinho mais novo, Luís, e a relação dos dois é uma das coisas mais lindas que tem nesse livro. É no mínimo nostálgico ver Zezé levando Luís para o "zoológico", que era o galinheiro de sua casa ou para a europa e a amazônia, que estavam logo ali no quintal.
Outra relação, na minha opinião a mais bonita e terna do livro, é a de Zezé com Glória, uma de suas irmãs mais velhas. Godóia, como o pequeno a chama, não consegue resistir à inocência infantil de seu irmão e briga com todos na família para defender Zezé quando estão batendo nele sem a menor necessidade. Esse foi o melhor exemplo de amor entre irmão que já acompanhei em uma obra e nunca me esquecerei da parte em que Glória passa dias ao lado de seu irmão doente, sofrendo suas dores e vivendo seus medos para que o irmãozinho não ficasse sozinho.

Não posso deixar de mencionar a professora de Zezé, dona Cecília Paim, que foi uma das primeira a acreditar no potencial de nosso querido protagonista, e como presente recebe uma versão totalmente diferente de Zezé, uma versão que não tem vontade de fazer coisa errada ou xingar palavrão, e que apesar de ser o mais novo da classe é também o mais inteligente e esperto. O coração de Zezé é tão gigante que ele percebe que todas as professoras recebem flores, menos a sua, e leva uma flor linda para que ela coloque em seu copo, e o desenrolar dessa cena me deixou com o peito apertadíssimo. Há mais uma relação importantíssima nesse livro mas não vou comentar nada sobre, vou deixar que vocês leiam e descubram por si próprios.

Eu não tenho nenhuma ressalva ou crítica a essa obra maravilhosa. A ambientação podia ser um pouco mais imersiva mas eu entendo que esse não era o foco então nem entrarei nessa questão. Os personagens são muito bem construídos, todos com uma personalidade marcante e própria, e consigo me sentir na pele do autor descobrindo um mundo tão incrível e ao mesmo tempo tão assustador. É encantador acompanhar a cabeça de Zezé, suas aventuras no velho oeste americano, seus passeios pelo zoológico e pelo mundo, e principalmente suas brincadeiras com minguinho, seu pé de laranja lima, que fala com Zezé e o ajuda a passar por essa fase de mudanças que pode ser muito marcante na vida de uma pessoa, principalmente se essa pessoa for uma criança de 5 anos tão vulnerável como é o nosso protagonista.
Enfim, livro de primeira que prova o quão linda e rica é a nossa literatura nacional. Enquanto escrevia essa resenha senti toda a carga emotiva que esse livro passa novamente e me senti obrigado a adicionar aos meus favoritos pois essa é mais uma leitura que mudou minha forma de pensar sobre o mundo, principalmente sobre a infância. Não perca mais tempo, leia essa obra prima!!
Gabriel.Chiquito 12/08/2022minha estante
Siiim, esse livro é muito bom, um dos melhores que já li na vida

Gabriel.Maia 12/08/2022minha estante
realmente, difícil achar um livro tão recheado de personagens complexos assim. preciso ler mais nacionais kkkkkkk

Kassy 06/04/2022

O meu pé de laranja lima
No começo demorei um pouco pra engrenar na leitura. Não por não gostar da história, mas por não ser o tipo de leitura que eu estou acostumada, mas o fato da escrita tocar em pontos bem específicos e profundos me fez continuar e me apaixonar por toda essa narrativa. É impossível não se emocionar e se identificar com algum personagem em algum momento do livro, é simplesmente perfeito.
aby s2 06/04/2022minha estante
esse livro é incrivelll chorei horrores

Mika 06/04/2022minha estante
Né atoa que esse livro é atemporal, é muito bem feito

Bruno.Rafael 30/05/2022

Infância e adultos
O livro conta a história de Zezé, um moleque levado, o menino diabo, mas que está cheio de amor no coração e disponível para oferece-lo a todos que permitam-se receber. Zezé vive no Rio de Janeiro em uma família pobre, onde sua mãe trabalha para sustentar a família e o pai está desempregado. Zezé tem vários irmãos e irmãs, que partilham com ele sentimentos contraditórios como amor e ódio. Através do cotidiano de Zezé, vamos conhecendo diversos personagens, inclusive o pé de laranja lima, e a conexão entre eles e o protagonista, e em cada um deles, pelo menos nos principais, Zezé deixa uma marca importante nas suas vidas, e também em nós, e vamos percebendo que o moleque encapetado também é capaz de ser um anjo. O vínculo entre o leitor e Zezé só vai aumentando a cada página a ponto dos sofrimentos vividos por ele causar tamanha empatia a ponto de sofrermos juntos as dores que ele passa, tanto físicas como mentais. E a inocência de Zezé vai se esvaindo, e a infância vai ficando para trás, em um ponto que ainda é muito precoce. Adultos tem muito a aprender com as crianças, ou talvez esse aprendizado seja só um resgate daquilo que perderam depois que amadureceram. Mas as crianças deveriam sempre manter a sua inocência e ternura até chegar o momento certo de transição entre a infância e a adolescência. Essa parece ser a lição mais dura desse livro maravilhoso. Livro dramático e ao mesmo tempo cheio de alegrias. Pois a infância de Zezé, apesar das dificuldades na sua família (financeira e sentimental), ainda é repleta da magia e da fantasia simples das crianças, que nos oportunam vários momentos alegres. Se o livro está mais para a tristeza ou para a alegria, isso vai depender do ponto de vista do leitor. Mas que é um excelente clássico da literatura brasileira que todos deveriam ler, isso é inquestionável.
Silvana137 30/05/2022minha estante
Nossa que resenha boa, já quero ler

Noelya 30/05/2022minha estante
Arrasou, meu bem ??

matheussalera 28/04/2012

Resenha: O meu pé de laranja lima
Zezé é um menino de 5 anos, que apesar da pouca idade tem pensamentos de gente grande. Traquina como ninguém, apanha proporcionalmente e, muitas vezes, exageradamente as suas artes. Ele vive entre a fantasia, a realidade dura de uma família pobre e os hematomas do cinto de duas fivelas de seu pai. Extremamente sensível, Zezé encontra a dor, não só as externas, mas as que atingem o peito, muito cedo. Precoce, como os vizinhos e o padeiro da rua de cima o classificam, o menino pequeno dos cabelos dourados é o personagem mais complexo, singelo e intenso de todos os livros que já li. Sim, ele é um meninote tão incrível que daria tudo para ter a oportunidade de encontrar alguma criança que se parecesse, pelo menos um pouco, com ele.
Termino com uma frase de Zezé, que me faz pensar muito:‎”Matar não é só pegar o revólver de Buck Jones e fazer bummmmmmm. A gente mata com o coração. Vai deixando de querer bem e, um dia, a pessoa morreu…”
Luzia 28/04/2012minha estante
Esse foi o primeiro livro que me fez chorar. Já o li 3 vezes e leria novamente.

Nayara 24/05/2012minha estante
Não li ainda mais já me indicaram e estou louca pra ler.