O Meu Pé de Laranja Lima

O Meu Pé de Laranja Lima José Mauro de Vasconcelos

Resenhas - O meu pé de laranja lima

Ravendark 24/01/2021

Impressionada com esse autor!!
Peguei pra ler sem muita empolgação, mas fui adoravelmente surpreendida!!
Que escrita maravilhosa, que personagem (Zezé) maravilhoso, que história triste!!
Enfim, já coloquei as continuações na lista! Adorei conhecer esse autor, comecei meu 2021 muito bem.

MaxineMinx 16/04/2024

Chorei muito!
A cada virada de página meu estômago se revirava de tanta angústia? a criança sofreu mais que Jesus na terra, como que pode? Porém, depois que ele conheceu um certo ?portuga?, voltei a sorrir, mas não durou muito ?
Vários gatilhos de infância, mas sobrevivi a eles. Livro com uma escrita fluida, ótimos personagens e um cenário ?aconchegante? pq me fez lembrar da minha antiga rua onde eu e meus amigos brincávamos e aprontávamos com os vizinhos.

girlatbook 10/03/2022

meu pé de laranja lima
nunca pensei que pudesse me emocionar tanto com um livro narrado por uma criança. adorei a representação do pé de laranja lima como a inocência do zezé, e, quando ele conheceu a dor de verdade ? a dor de perder alguém ?, não conseguiu mais fantasiar com seu amigo ou enxergar o mundo com a mesma mágica infantil de antes. lindo demais ?
GabyyAlmeida 10/03/2022minha estante
Que lindo ?

Jack.Pacheco 28/02/2024

Lendo pela 2ª vez
Esse livro realmente é um clássico. Nosso clássico nacional. Quando li pela primeira vez não absorvi muito do que se tratava . Mas dessa vez, as palavras fizeram me emocionar. Que história encantadora . É um livro muito fácil de ler . Flui muito bem.
Lumikki 28/02/2024minha estante
Aaa quero muito ler, não sabia que era nacional.

aylapsb 17/09/2023

? Meu Pé de Laranja Lima, 1968

eu não estava esperando nada quando eu comecei a ler, no início eu confesso que até achei um pouco chatinha, mas enquanto a história foi se desenvolvendo e as coisas acontecendo eu passei a me interessar muito pela história

esse livro mostra muito como os acontecimentos da infância impactam tanto em nossa vida, Zezé foi uma criança com uma infância extremamente difícil, ele tinha muitos problemas familiares e financeiros, por esse negligenciamento todo por sua família, o garoto se refugiava em um universo criativo

mesmo sendo um livro infantil, eu acho que vale muito a pena a leitura, é um clássico de nosso país que traz muitos temas muito recorrentes e atuais em nosso país

Anna2343 20/09/2023

Acho que nunca chorei tanto
Foi uma experiência de leitura muito única e riquíssima. Eu me arrependo apenas de não ter lido antes! acho que todos devem ter a chance de ler ele pelo menos uma vez.
luisayumi_ 20/09/2023minha estante
Quero muito ler esse

Drika 07/04/2023

Esse livro é um dos livros mais lindos q eu já li, ele cumpre oq se propõe, tratar sobre o crescimento precoce de uma criança numa realidade dura, que ele precisava crescer e amadurecer. Esse livro é emocionante num nível absurdo, ver o Zezé aos poucos crescendo e perdendo a inocência com tão pouca idade, as coisas q ele sofreu, e oq ele passou é de tocar o coração de qualquer um. Todos deveriam ler esse livro, é quase q leitura obrigatória pra vida.

alsdrdgs 25/09/2023

A dedicatória desse livro foi o motivo do meu colapso.
Eu ri, senti muita raiva e chorei MUITO lendo esse livro... é perfeito! não tenho muito o que falar dele, além de dizer que foi uma das melhores leituras desse ano, eu amei muito.
biamatossr 25/09/2023minha estante
tava lendo e minhas gatas rasgaram o livro, chorei muito

biamatossr 25/09/2023minha estante
Simm! Até onde eu li, tava achando muito bommm

Taty está lendo 07/10/2020

CHOREI, RI, REFLETI....
enfim, será que fui a última pessoa a ler esse livro?
um livro q da pra reler todo mês e a gente não vai cansar da história.
Lili 07/10/2020minha estante
É maravilhoso mesmo! Um de meus primeiros livros que ganhei de meu pai, na adolescência. Amei demais. Comprei de novo agora, pra fazer releitura, depois de tantos anos...

Aryana 07/10/2020minha estante
Chorei de soluçar.

Taty está lendo 07/10/2020minha estante
pois é, fiquei de ressaca. MARAVILHOSO

Bia Souza 07/10/2020minha estante
Sempre ouço o povo comentando, mas nunca li. Uma hora vejo pra ler :)

Jose 07/10/2020minha estante
Não, nunca nem cheguei perto

Taty está lendo 07/10/2020minha estante
Bia e Jose leiam, por favor. e chorem como eu chorei.

Bia Souza 07/10/2020minha estante
Ta bom haha

Jose 07/10/2020minha estante
Tô esperando a oportunidade e a vontade de ler chegar

Nicole Pazzini 05/02/2024

Lindo e doloroso
O livro conta a história de Zezé, uma criança advinda de uma família grande e extremamente vulnerável socialmente. Embora o Zezé seja uma criança 'arteira', sua família diz que ele tem o 'diabo' no corpo e sempre que ele faz algo que eles não gostam, ele apanha. Em dado momento ele apanha tanto que chegam a pensar que ele pode vir a óbito. É muito muito triste ela parte, me partiu o coração. Enfim, o livro vai para além disso, mostra como é ruim estar vulnerável financeiramente, como é difícil ver seu pai desempregado, sua mãe cansada de tanto trabalhar, ter um Natal triste e muito simples. A amizade que ele adquire na metade do livro me deixou com o coração quentinho. Por fim, embora o livro tenha como título a árvore, a narrativa vai para muito além disso.
Lucas Lobo 05/02/2024minha estante
Chorei tanto lendo esse livro.

Vivi 29/12/2020

Uma leitura para ser sentida
Eu li esse livro através do áudio livro e a história de Zezé me comoveu bastante em diversos pontos da leitura.

Do ponto de vista de Zezé, um menino de apenas 6 anos, a história narra as dificuldades e pobreza de sua família. Uma leitura de linguagem simples, triste e em muitos momentos pesada.

Recomendo a leitura à todos.
JonasDomm 29/12/2020minha estante
Tem uma continuação, você sabia?

Duda 13/01/2022

Que livro maravilhoso!!??
Primeiro livro lido de 2022 foi maravilhoso, acho que não poderia começar o ano com leitura melhor. Já esperava gostar, mas não imaginei que fosse esse tanto, é incrível como em tão poucas páginas o autor conseguiu transmitir tantas emoções ao leitor. Ambientação é riquíssima,consigui imaginar os cenários perfeitamente, e a escrita super fluída.
Vou recomendar esse livro pelo resto da minha vida, e com certeza reler no futuro. ??
Adelar 13/01/2022minha estante
Li em 2019 e quero ler os dois livros que dão sequência da história deste. Também amei. Inesquecível ?

Liyn 13/01/2022minha estante
Esse livro é a coisa mais linda. O Segundo é tão cansativo que desisti do terceiro.

Duda 13/01/2022minha estante
Também estou querendo ler as continuações, pois amei demais esse ?

Duda 13/01/2022minha estante
Eita kjkkkkkkkk, queria que os outros fossem tão bons quanto esse foi, mas vou ler pra tirar minha conclusões

DANILÃO1505 09/06/2022minha estante
Parabéns, ótimo livro

Livro de Artista

Resenha de Artista!

Deise 03/02/2022

Como alguém dá menos de 5 estrelas para essa obra perfeita?
Esse livro é lindo, triste e trás uma mensagem muito importante. Entendi como a falta de afeto pode fazer com uma criança. Um livro tão antigo, mas tão atual também. Em todo momento da leitura quis colocar o Zezé num potinho e protegê-lo de todo mal. Não sei nem o que dizer, só leiam. É uma história maravilhosa, se pudesse dava mil estrelas. ?
"Agora sabia mesmo o que era a dor. Dor não era apanhar de desmaiar. Não era cortar o pé com caco de vidro e levar pontos na farmácia. Dor era aquilo, que doía o coração todinho, que a gente tinha que morrer com ela, sem poder contar para ninguém o segredo."

?Não espero nada, assim a gente não fica desapontado.?

?Mas o que doía mesmo era o rosto. Doía de dor e de raiva ante tanta maldade sem motivo.?

?A gente mata no coração. Vai deixando de querer bem. E um a dia a pessoa morre.?
Douglas Finger 03/02/2022minha estante
Eu tambem amei essa leitura, mto emocionante!

Carlos 04/02/2022minha estante
Chorei muito

Deise 04/02/2022minha estante
É bem comovente ??

Luan 20/07/2021

Um mel de livro ?
? Zezinho é daqueles personagens que entram na nossa vida e vive para sempre conosco. Um personagem marcante. Aliás, toda a história é marcante. O meu pequeno pé de laranja Lima é lindo e emocionante.

? Ao ler você ri, chora, aprende, sorri, se emociona... Tudo em uma fluidez retilínea na qual páginas passam aceleradamente nem se dá conta.