Sertãopunk Alec Silva
Alan de Sá
G.G. Diniz

Resenhas - Sertãopunk

Thiago.Moreira 23/03/2024

Interessante e tem no Kindle unlimited
O livro é como um manual repleto de explicações e dicas de como criar histórias seguindo os preceitos do sertãopunk. Os criadores do movimento foram à fundo em suas pesquisas e chuva de ideias e isso é bastante louvável. Achei o primeiro conto bastante original, apesar do final abrupto. Recomendo!

Cleber 21/02/2024

Sertãopunk
Com artigos sobre o movimento sertãopunk, os autores explicam várias questões sobre o movimento e sua importância.
Gostei dos dois contos do livro, principalmente do último, espero ler mais histórias do sertãopunk futuramente.

Pastora de Nuvens 19/02/2024

O livro tem artigos sobre o movimento sertãopunk e argumentos sobre o porquê deve ser feito por pessoas do NE e não SE (inclusive um tanto óbvios). Há dois contos no final que são de tirar o fôlego.

LeonCT 11/01/2024

Leitura essencial
Os principais tópicos e estrutura geral que os autores propõem para a formulação de um universo serãopunk são chaves no imaginário coletivo de um nordestino, isso é inegável.
O conto de Gabi é super interessante, eu literalmente pagaria pra saber mais do que aconteceu com Cecília e outras investigações nessa Nova Fortaleza flutuante.
Entretanto, o conto de Alan não me fisgou, achei muito lenta a evolução da história e a forma como foi escrito não me deu curiosidade para entender o que estava acontecendo com Rafael.
E uma diferença entre os contos que, na minha perspectiva, foi superior no de Gabi, foi a forma como é apresentada a ambientação futurista. Alan utiliza de uma espécie de telejornal pra passar pro leitor a ambientação futurista do mundo que Rafael vive, isso não me pareceu orgânico, mas sim como se o autor estivesse "batendo o ponto" no genero.
Enfim, recomendo a leitura pra quem curte o gênero e principalmente pra quem também é nordestino, e mais principalmente ainda pra quem curte um RPGzinho e já tentou pensar numa versão cyberpunk da sua própria cidade pra fazer de ambientação numa campanha!

Laís Gonçalves 27/11/2023

Sertãopunk
Muito bom ser introduzida ao movimento, apesar de ter algumas ressalvas quanto ao livro. Achei os artigos muito bons, e gostei mais do primeiro conto do que do segundo.

Joy Alves 02/07/2023

Gostei que antes de apresentar os contos, os autores explicam o que é esse movimento literário, o sertãopunk, suas referências e intenções. Achei muito interessante e fiquei muito curiosa em ler mais obras com temáticas do sertãopunk.

Sobre os contos, a ideia de ambos é muito boa, e realmente me prendeu, mas me deixou com gosto de quero mais, sobretudo porque os contos tem finais em aberto. Eu fiquei meio frustrada porque acho que poderiam ter sido mais desenvolvido, tanto a história dos personagens, quando os cenários descritos.

Mas, essa foi uma excelente experiência pra conhecer esse movimento literário que tem como foco narra história que tem como cenário um futurístico Nordeste brasileiro. Recomendo super!

Luiz Santiago 24/06/2023

Uma maravilhosa proposta
Acho a ideia do Sertãopunk incrível. A construção do gênero, as imensas possibilidades de trabalho e o olhar para o futuro e para o Nordeste do Brasil são coisas que encantam na leitura desse curto, mas ótimo livro.

[Plano Crítico]
planocritico.com

Alessandra 04/05/2023

Ameei! Muito bom dar de cara com leituras de qualidade, que se passam no meu contexto de vivência e que pensa criticamente como estamos escrevendo literatura brasileira. Já quero ler mais

Valentimrock 07/04/2023

Ideia muito boa
Mas precisa ser mais trabalhada , metade do livro e mostrando o universo ciberpunk do sertão , o 2 conto e muito legal mas bem curto , e o terceiro só fui entender no fim

Cezar 25/03/2023

O primeiro conto é bem tanto faz, pq termina do nada, EU QUERO SABER QUEM É O ASSASSINO MEU POVO, o segundo é meio confuso até chegar no final, mas é bonzinho, o livro é bem curtinho, muito bom pra passar o tempo

Bibia Bolacha 21/02/2023

A estrutura do livro me lembra a de um manifesto em certos aspectos, especialmente porque mais de sua metade é dedicada a assentar os fundamentos teóricos, sociais e éticos do movimento sertãopunk, como uma corrente literária e estética alicerçada na celebração da riqueza cultural nordestina. Os autores bebem das fontes do afrofuturismo e do solarpunk de forma muito consciente e madura, e isso se reflete nos dois ótimos contos ao fim da obra. O primeiro conto, ?Os olhos dos cajueiros?, de G. G. Diniz, me cativou imensamente, pra mim é a melhor parte do livro. Muito orgulho desses expoentes da ficção especulativa brasileira e da importância política desse livro!

Lorena 08/02/2023

O futuro do nordeste
É difícil explicar em poucas palavras o que é a experiência Sertãopunk. Mas numa tentativa, é uma amostra de um movimento literário que tem tudo para ser gigante.

Precisamos dessas histórias, nós nordestino precisamos nos enxergar nessas histórias, para que o nordeste literário saia somente da seca e miséria e mostre seu verdadeiro potencial. Louvável iniciativa.

Biel 08/01/2023

Sertãopunk
Foi a primeira vez que li sobre uma discussão de como o nordeste é visto na ficção. Dentre tantas obras boas e clássicas sobre a nossa região, muitas delas se destacam justamente pelas fortes características impregnadas ao longo dos anos. Alec Silva, G. G. Diniz e Alan de Sá trazem algumas opiniões sobre isso e de como o nordeste não precisa se limitar apenas a isso. Fiquei muito feliz em saber que eles na verdade estão apresentando um novo gênero, e não vendendo um produto. O "Sertãopunk" é um conceito aberto e que pode ser explorado por quem deseja abordar sobre um nordeste utópico/distópico trazendo histórias que não se limitam aos clássicos, mas que abrem possibilidades para novos rumos dentro da região. Obrigado aos três por entregarem esse presente pra todo mundo que gosta de ficção, principalmente para aqueles que carregam o nordeste (mesmo que pouco) dentro de si.