Sertãopunk

Alan de Sá
G.G. Diniz

Resenhas - Sertãopunk

Mariana Coutinho 18/02/2021

Um nordeste longe de estereótipos...
A primeira parte do livro é como um manual, que explica o surgimento de um movimento que objetiva uma retratação menos estereotipada do Nordeste: o movimento sertãopunk, um ?gênero literário de ficção especulativa nordestina?. É muito interessante observar a ideia dos autores de retratar um nordeste onde nem tudo é seca: há desenvolvimento, tecnologia e sustentabilidade. Um nordeste muito diferente do que estamos acostumados na ficção, mas bem semelhante a realidade.

A segunda parte do livro foi a que mais me prendeu: são apresentados dois contos pensados na perspectiva desse movimento. Contos futurísticos mas que causam uma imensa identificação: desde um café com tapioca às gírias regionais, quem é do nordeste vai se ver retratado no livro.

O movimento sertãopunk é a representação nordestina que precisamos. Espero poder ler mais livros escritos nessa perspectiva!
Lara 18/02/2021minha estante
:)))

Cris 17/07/2020

Gostei demais de ver o Nordeste por esse ponto de vista
O Sertãopunk é um movimento que coloca o Nordeste, suas semelhanças e diversidades no centro da narrativa, sob o ponto de vista da população negra.
Curti bastante as referências sobre afrofuturismo, identidade cultural e religiosidade.
Mas o que eu mais gostei, foi o primeiro conto, muito bem escrito!
O e-book está disponível gratuitamente na Amazon. RECOMENDO!

Mesquita 20/07/2020

Divertido e revolucionário
O que esse livro propõe em seus primeiros capítulos enquanto movimento literário é absolutamente revolucionário. Em uma linguagem concisa e acessível nos é proposto um novo modo de pensar e retratar o nordeste.

Os dois contos que ilustram o estilo e que compõem os dois últimos capítulos do livro são o maior argumento do livro, na minha opinião. Isso, porque são uma leitura instigante e maravilhosa.

Recomendo a todos!!

dani ^_^ 24/07/2020

Um nordeste futurista
gostei muito de ler uma história com um jeitinho nordestino ??

Luiz 26/07/2020

Uma boa surpresa
Estou absolutamente apaixonado pelos dois contos desse livro.

@juliusverse 03/08/2020

Um livro muito bom e importante não só para pensar um nordeste bem representado numa literatura futurista (ou em qualquer outra), mas abre a reflexão para pensarmos sobre os estereótipos que a literatura reproduz de uma maneira geral e que devemos nos atentar ao produzir nossas ficções.

Inês Montenegro 08/08/2020

"Já não é informação nova a falta de representação, ou a representação mal conseguida, que ocorre na literatura (e na arte em geral) de determinados grupos, usualmente mais marginalizados. Não é também de agora que esses mesmos grupos têm agido de modo a contrariar essa tendência; no entanto, a aceitação em ouvir o que dizem é-o. O movimento Sertãopunk nasce dessas turbulências: uma reacção à representação estereotipada da região do Nordeste na literatura e na arte brasileiras. Concebido e trabalhado por nordestinos, o (sub)género pretende-se mais ajustado à realidade que vivenciam e vêem vivenciar, ao mesmo tempo que se abre a futuros contributos. Sertãopunk: Histórias de um Nordeste de Amanhã pretende-se não como uma tábua de mandamentos, mas como uma pedra basilar, apresentando os elementos, as intersecções, e as influências do género em quatro artigos desenvolvidos por G. G. Diniz e Alan de Sá, e na introdução do organizador Alec Silva. É, portanto, um movimento literário propositado, nascendo já de um objectivo específico.
A obra não é apenas teórica, sendo ainda composta por dois contos, os quais estreiam o género. Seguem, deste modo, as opiniões a cada: (...)"

Resenha completa em:

site: https://booktalesblog.wordpress.com/2020/08/08/sertaopunk-historias-de-um-nordeste-do-amanha-vvaa/

Karol 08/08/2020

Maravilhoso
Não conhecia o movimento sertãopunk e fiquei maravilhada com os dois textos. Envolventes, bem escritos, interessantes. O texto de G. G. Diniz traz mais elementos, como os cajueiros e a tapioca. Gostaria muito de ver a continuação da história da delegada Cecília com os mistérios que ela ouviu dos cajueiros.

Ise 14/08/2020

gostei da proposta do livro, por se tratar de um levante literário. o livro traz informações sobre o movimento Sertãopunk e junto com isso reflexões e dados sobre a cultura nordestina, informações nativas, sem os estereótipos construídos pelos sudestinos e sulistas.

sobre os dois contos que existem no livro, além do manifesto Sertãopunk, eles são bons. fiquei um pouco frustrada ao encontrar alguns erros de português e revisão, mas entendo que o lançamento independente da obra possivelmente ocasionou esse tipo de coisa.

no geral um bom livro. avante, Sertãopunk.

lucasandrade 18/08/2020

A ideia é ótima
A ideia do sertãopunk é ótima, mas os contos acabei não gostando.

Bob 25/08/2020

O manifesto introdutório é excepcional ao que se propõe: criar e explicar as referências e motivações deste gênero novo. E é um gênero necessário que espero ver mais vezes em mais publicações. No âmbito dos contos em si, são boas histórias mas podiam ser mais longas para apresentar melhor o universo. Alguns elementos são adicionados somente para lembrarmos que é uma obra futurista, destoando ligeiramente da narrativa.

Feu Franco de Yamesh | @feu_franco 27/08/2020

Quase um manual.
Adorei a proposta do texto. É um livrinho bem curtinho, mas que traz informações relevantes pra peste.

Fala de como representar o sertão de uma maneira inteligente, sugerindo, não “cagando regras”.

Fala de religião, tecnologias, arquétipos, clima e linguagem.

Traz também alguns contos que exemplificam o que os autores definiram no manifesto.

Uma das passagens mais interessantes que li foi sobre a “permissão” de outras pessoas de outras regiões e vivências representar o nordeste e seu povo.

Gostei demais. Sou do Centro-oeste e ainda me impressiono como parece que para o resto do Brasil, toda história que se passa em Brasília tem que ser relacionada a Política e Corrupção.

Eu decidi escrever uma história de Fantasia que é ambientada aqui. Yamesh fala de dois mundos, mas um deles é o nosso e o protagonista tenta ganhar a vida em Brasília. Enfim. Parabéns pelo livro.

Ana Karolê || @anakaroline_gc 28/08/2020

histórias de um nordeste do futuro
Essas são histórias de um nordeste do futuro. E vou dizer, amei muito de imaginá-las.⁣

A leitura começa e já traz a pergunta: O QUE É SER NORDESTINO?⁣

No mínimo, terá 9 respostas diferentes, vinda de pessoas dos 9 estados do Nordeste. Isso sem contar as diversas realidades dentro de cada um deles. Então, DIVERSIDADE e VIVÊNCIA formularão essa resposta.⁣
Daí a gente tira o quão plural é essa região e o quão nivelado e estereotipada é qualquer expressão dela através de relato sulista ou sudestino.⁣

O sertãopunk surge como novo gênero literário de ficção especulativa com protagonismo nordestino e mistura futurismo com os elementos dessa vasta cultura criando narrativas e cenários contados por quem realmente vive nele.⁣

O movimento é um desprendimento do sci-fi estrangeiro e uma resposta ao cyberagreste e seus cangaceiros robôs montados em camelos atravessando desertos. Para os autores nordestinos, nossa região não pode ser sempre associada à seca, cangaço, violência e pobreza.⁣

O Nordeste é líder em produção de energia eólica e solar. A caatinga é nosso bioma exclusivo. Temos grandes cidades e economias. O povo é plural com forte presença indígena e afro-brasileira e diversos sotaques, personagens folclóricos e mitológicos. Não se pode negar esse vasto cenário para a criação de utopias com um futuro eco tecnologicamente desenvolvido e/ou distopias já que ainda sofremos com coronelismo e problemas sociais graves.⁣

O livro contém introdução, 4 artigos com justificativa e embasamento acerca do sertãopunk, diferenciando-o de outras ficções cientificas e expressões nordestinas superficiais, e 2 contos que colocam em prática as características do gênero.⁣

O 1º é um conto policial, investigação de uma morte no laboratório da UFC em uma Fortaleza sobre as águas; e o 2º é um suspense psicológico do qual não falarei muito para não dar spoiler.⁣

Eu, como leitora nordestina, já estou caçando outras obras do gênero.⁣

P.S. amei a final da Copa do Nordeste entre Sampaio Corrêa e Botafogo da Paraíba. Espero que a taça tenha sido tricolor.❤

site: https://www.instagram.com/p/CDSQ35JpdWL/?utm_source=ig_web_copy_link

Rani 15/09/2020

Grande feito nordestino
O livro traz alguns pequenos artigos sobre o movimento sertãopunk e reflexivos sobre como o nordeste é percebido e retratado quase sempre por sudestinos e de forma inverídica. Num segundo momento temos dois contos maravilhosos com muita ficção científica, confesso que o segundo me deixou mais curiosa que o primeiro mas ambos são muito bons

Matheus 26/09/2020

Pensar em Nordestes
Encontrei o livro por acaso, o li, também, por acaso. A proposta de um Nordeste futurista, construído pelo próprio Nordeste, é necessária e demonstra que estamos pensando em amanhãs no lado de cá do Brasil. Os primeiros textos, pelos quais os autores apresentam o gênero literário Sertãopunk me chamam atenção pela ousadia e pelos caminhos que são abertos. Por fim, o que mais me fascinou é que o livro é um manifesto, um manifesto para pensarmos Nordestes, e não um Nordeste único, feito de seca e cangaço somente.