Almond

Almond Won-pyung Sohn

Resenhas - Almond

reclamaychora 29/04/2024

Um livro curto que eu gostaria que tivesse muito mais páginas assim como a livraria, com mais histórias e mundos pra conhecer, amei conhecer cada um dos personagens e suas relações, queria um fim mais elaborado apenas

Sthe - 28/04/2024

Humans are designed to move on and keep on living, after all
"Almond" foi, definitivamente, a leitura mais diferente e desconfortável que eu, até agora, tive nesse ano.

Basicamente o livro tem a proposta de contar a história do Yunjae, um garoto que possui uma doença chamada de "alexitimia". Trata-se de uma condição neurológica em que o seu portador se torna incapaz de identificar e expressar sentimentos, como alegria, tristeza, raiva ou medo. A ciência atribui uma das causas dessa doença ao tamanho pequeno das amídalas cerebelosas, apelidadas, na obra, por "Amêndoas".

Ao longo da história, nós somos levados a acompanhar o dia a dia do personagem principal, o que se torna algo estranhamente interessante, pelo fato de que, graças a doença de Yunjae, ele não consegue sentir emoções, e, acredito eu, todos nós, um dia, já tivemos a curiosidade de saber como seria a vida de um ser humano sem sentir qualquer tipo de sentimento. Uma das coisas que mais me prendeu nesse livro foi exatamente isso: a curiosidade. Afinal, realmente seria capaz que uma pessoa não sentisse nada? Se isso for capaz, essa pessoa não seria um "psicopata"? Como seria lidar com outros seres humanos sem sentir emoções?

O livro consegue nos mostrar tudo isso de uma maneira muito sentimental, mesmo se tratando de um livro com um personagem "sem sentimentos", ele consegue nos transmitir e, principalmente, refletir sobre diversos assuntos recorrentes na nossa vida. Além do Yunjae, nós também somos convidados a conhecer Gon, um personagem com muitas divergências com o nosso principal. Enquanto um não consegue sentir emoções, o outro sente até que demais. Enquanto um tem amor e carinho de sobra, o outro nunca teve na vida. E é exatamente nesses dois personagens complicados, que nós, leitores, conseguimos nos apegar tanto a história.

Os dois acabam criando uma amizade forte, mesmo que nenhum consiga identificar ela. Amêndoas tem uma escrita simples, que consegue descrever personagens extremamente complexos e humanos. Ao longo da obra é refletido diversas questões, como: a família, o amor, amizade, sentimentos, empatia, preconceito e muito mais. Mesmo se mostrando, em diversos momentos, uma leitura desconfortável por se tratar de (em boa parte do livro) um personagem sem sentimentos e frio, o livro consegue nos dar um abraço quentinho e, não só ter um desfecho lindo, mas também uma história belíssima e de tirar o fôlego.

"At least, I became a human. And at that very moment, the world was drifting far away from me.

In fact, this is the end of my story."

Annagavinho 29/03/2024

Nos livros, monstros não eram adoráveis.
"Nos livros, monstros não eram adoráveis. Na realidade, monstros eram bem diferentes de qualquer coisa adorável."

Que cada pessoa é única isso meio que já sabemos. Yungjae nasceu com uma condição neurológica, chamada alexitimia, conhecida por uma pessoa com incapacidade de identificar e expressar sentimentos.

Ele não tem amigos. As únicas pessoas que são próximas, são sua mãe e sua avó, mesmo ambas o amando, cuidando, ainda não conseguem entender muito bem o problema que ele tem nas amígdalas. E de como uma coisa tão pequena em forma de amêndoas são responsáveis por sentimentos.

"O medo é um mecanismo de defesa instintivo necessário para sobrevivência. Não saber o que é o medo não quer dizer que você é corajoso, quer dizer que você é estúpido."

Com muitos acontecimentos eles fazem a vida funcionar, e tudo muda completamente na véspera do Natal e do seu décimo sexto aniversário, um ato de violência muda.

"Mas ela estava errada. Acabou que não teria a chance de envehecer..."

Toda a rotina, o "estudo de emoções" que sua mãe ensina, agora Yungjae é deixado sozinho, uma livraria para cuidar, ele se isola com o silêncio. E é introduzido mais personagens, como um problemático colega de escola chamado Gon.

"A vida aquire vários sabores conforme acontece. Eu decidi confrontá-la. Confrontar qualquer coisa que a vida jogue em cima de mim, como sempre fiz. E sentir tanto quanto eu puder. Nem mais nem menos."

camomiIa 27/03/2024

So to escrevendo pro desafio de leitura so to escrevendo pro desafio de leitura so to escrevendo pro desafio de leitura

Liana 27/02/2024

O que significa ser normal?
Os capítulos são curtos e com u
ma leitura fácil mas com grandes reflexões. Que final mais lindo. ???? A nota da autora contando da sua experiência foi bem marcante, principalmente pra gente que é mãe.

"O que significa ser "normal"?
Ser como os outros.
O que significa ser como os outros?
Quando todos são diferentes, quem devo seguir?"

Vivisferraz 21/02/2024

Different perspectives
Livro bem interessante! Nunca tinha lido nada parecido com esse enredo, nunca li nada que envolvesse a condição que o personagem principal tem. Algumas partes foram trágicas e me doeram demais, outras cômicas que me fizeram dar sorrisos sinceros. Adorei o livro, recomendo para quem tiver vontade de lê-lo! A leitura no geral foi bem tranquila e fluída.

bella 21/02/2024

Esperava mais
Não sei muito bem o que achar? algumas partes me tocaram mas, no geral, eu achava que seria um livro bem mais profundo/emotivo do que acabou sendo :/

Nathália 19/02/2024

Nunca li nada igual. Vi várias pessoas lendo e comentando sobre o livro, o que me despertou curiosidade e me surpreendi. É uma história linda sobre evolução, empatia, dor e amizade. Não sei muito como descrever, você precisa ler. Foi uma experiência maravilhosa ler esse livro.

Richard. 16/01/2024

Não reajo.
O título sendo um trocadilho, me achei muito engraçadinho. Mas sério, não esperava tanto com pouco. No começo eu confesso que achei meio entediante, mas ao longo da história rolaram tantas coisas, tantas coisas que a gente nem descansa antes de se chocar de novo.
Achei que ia ser uma leitura mais leve, mas não foi não. Eu gostei muito da construção dos personagens e como, apesar de tudo, a gente consegue simpatizar com eles. Também achei muito interessante como a condição do protagonista é apresentada, como apesar de não sentir, ele parecia sim sentir muito o tempo inteiro.
E depois de tantas desventuras e sofrimento, eu gostei muito do final.

amanda 25/12/2023

Uma reflexão sobre a complexidade dos sentimentos
MUITO bom, uma pena que não posso ler na língua original. adorei que os capítulos são pequenos, quase parecendo um diário. o livro não é grande também, não sinto que faltou nem que deveria ter mais páginas. história muito bem narrada e descrita, já lhe pega na primeira pagina e desperta uma curiosidade meio mórbida e imensa.
a história não foi pro lado que eu imaginei, o que foi uma surpresa mas não me decepcionou em nada, só achei o final muito conto de fadas, mas não acho que deva mudar minha nota

Luane.fvb 12/12/2023

"From now own this is an entirely different story. Completely new and unpredicaple
MELHOR LIVRO DA MINHA VIDA, não tenho palavras pra descrever o tanto que eu chorei com essa OBRA DE ARTE. O tanto que esse livro tem para oferecer, todos os ensinamentos sobre os sentimentos humanos. Me senti taooooo conectada, quando terminei(me acabando de lagrimas) queria mais e mais, me marcou muito

Raissa594 30/11/2023

Nor happy or tragic, only life?
"Lastly, and I know it sounds like an excuse but neither you nor I nor anyone can ever really know whether a story is happy or tragic"

Esse livro facilmente seria o meu favorito do ano, pois ele transmite por meio da linguagem - muito bem traduzida, aparentemente - a proposta de comportamento do personagem principal.

Yunjae nasceu com uma condição neurologica chamada Alexithymia, que faz com que ele seja incapaz de sentir ou compreender sentimentos. Após um episódio trágico na vida dele, onde a mãe fica gravemente ferida e em estado vegetativo e a avó dele falece, ele passa a ser "sozinho" no mundo, uso aspas aqui porque ao longo da narrativa ele conquista pessoas e faz amigos que ajudam ele a desenvolver.

Não vai ser meu livro favorito porque achei o final dele apressado, corrido, como se a autora tivesse um número máximo de páginas que pudesse atingir, o que acabou com a magia do texto. No final, temos uma solução mágica para problemas muito mais complexos. Porém, gosto do jeito dele de pensar e agir. Gosto da forma como ele e os demais personagens se conectam e tentam se entender. Gosto como ele consegue ir desenvolvendo e entendendo os outros e ele mesmo aos poucos.

Achei que a relação dele com o Gon seria um pouco diferente - um caso extremo de heteronormatividade, talvez.

poly 03/11/2023

MY BABY
ESSE LIVRO É A MINHA VIDA TODINHA.

Ler almond foi uma experiência transformadora. Que personagem especial, que história especial. Tudo foi absurdamente incrível nessa narrativa, desde a construção de personagens até o estilo de escrita.

Uma obra que todo mundo deveria ler (mas é pra ler refletindo sobre a vida, tá?)

Ingrid.Sombra 25/10/2023

"Amêndoas" é um livro muito peculiar, e que eu recomendaria a toda e qualquer pessoa lutando para controlar ou se livrar de seus sentimentos. Nosso protagonista recebeu o diagnóstico de uma má formação cerebral que implica em uma capacidade reduzida ou até inexistente de experimentar emoções. Ao longo da obra, que relata sobre sua vida, é possível acompanhar os impactos que essa condição deixou em seu desenvolvimento - tanto pessoal, como social ou acadêmico. Tudo isso é colocado em perspectiva a partir do momento em que ele conhece um rapaz que aparenta ser seu oposto: emocional, explosivo e até violento. Acredito que o leitor que acredite ter emoções "fortes demais", "incontroláveis" acabe se identificando um pouco com esse rapaz, o que pode ser bastante incômodo. A beleza deste livro é, para mim, a dialética que se forma entre esses dois personagens: um desprovido de emoções, e outro incapaz de controlar as suas. É a partir desse encontro que tanto os dois personagens, como também o leitor, vão poder amadurecer algumas questões emocionais. Um ponto importante a ser ressaltado é o contexto sociocultural onde o livro foi escrito. Ele deve ser lido com o viés de que, na cultura coreana, emoções são ainda mais reprimidas que na cultura brasileira. Expressões de afeto entre duas pessoas, ou de felicidade, costumam ser bem mais contidas que para nós. Expressões de emoções difíceis como raiva, tristeza ou medo, tornam-se até inaceitáveis, nesse sentido. Sou defensora ferrenha de naturalizar a existência das emoções, apenas encontrando formas saudáveis de expressá-las. Acho que esse livro nos ajuda a entender o impacto que haveria em nossas vidas se não tivéssemos as tão temidas emoções. Recomendo!