O avesso da pele

O avesso da pele Jeferson Tenório

Resenhas - O avesso da pele

Vinicius 29/03/2021

Um autor de muito talento
A narrativa transcorre em tom de declaração. O filho, ao encontrar objetos no apartamento do pai morto, percebe que a única forma de curar o abismo da perda é colocando significado a esses objetos e reconstruindo a história do pai. Ainda que para isso acabe costurando as próprias memórias a algumas invenções, preenchendo as lacunas que ficaram, recriando essa biografia. O mais importante aqui é tentar chegar a "um tipo de verdade". A literatura adquire um aspecto terapêutico.

Algo que notei logo no início é o ritmo do livro, escrito sem parágrafos, como um amontoado de fatos, dores e traumas, jogados sobre o leitor, sem que haja tempo para respirar ou reagir. Os nomes adquirem peso menor, raramente aparecem, como se a identidade maior estivesse já exposta o tempo todo, marcada na pele.

O racismo é apresentado sob um olhar muito mais sutil e cruel, com o qual ainda não tinha parado para refletir. Quando nos  deparamos com algum obstáculo na vida, ou quando somos derrotados, entramos em contato com nosso "inferno", nosso lado imperfeito, nossas incapacidades. Isso é comum a todos os seres humanos.

No entanto, não saber se as derrotas que as vítimas deste preconceito encontraram na sua história tem origem no racismo faz com que elas encarem a vida sem autopiedade, não se permitindo qualquer sinal de fraqueza. Tirando forças "sabe-se lá de onde" para prosseguir, apesar de tudo.

Mas esse silêncio dói. E em algum momento todas essas dores compactadas não mais podem ser represadas.

E quando isso transborda todos nós pagamos caro.

Bellesbooks 30/07/2023

Fui com muita sede ao pote
Não curti muito a leitura, eu estava esperando muito mais não que seja um livro ruim oq de fato não é mas, achei que simplesmente são coisas que já estou habituada a ver, o racismo, o descaso, e etc. com pretos e periféricos (infelizmente) talvez seja por isso não ter causado tanto impacto. ??????????
CPF1964 31/07/2023minha estante
Quase morreu afogada....???

Bellesbooks 31/07/2023minha estante
Mais um pouco e eu ia com deus

CPF1964 31/07/2023minha estante
???

Max 31/07/2023minha estante
Isabele, tive a mesma impressão, achei mais do mesmo...

Bellesbooks 31/07/2023minha estante
@Max, pois é fazer oq ?

heitor_rg 25/10/2023

Negritude
Um livro como principal ponto debater os perigos e as "consequências" de ser negro em um país onde o próprio sistema é racista. Onde ser preto quer dizer que você é também SUSPEITO. E mostra o modo de encarar esses problemas por meio de dois personagens os pais biológicos do narrador da história, que conta histórias vividas pelo que ele lembra e por meio dos objetos do quarto do pai ele cria histórias para tapar esse vazio de não saber quase nada sobre o pai e a mãe

Marina 19/10/2023

Obra prima: Avesso da pele
Todas as pessoas do mundo deveriam ler esse livro! Que escritor incrível, ele amarra na trama, é um livro de sabor maravilhoso, porém amargo. Fala de maneira espetacular desde o ensino sucateado até relações rasas. Obrigada pela obra prima, Jeferson!
Marina 19/10/2023minha estante
obs: fiz algumas frases/falas do livro tratando a negritude no histórico de leitura, por isso não salientei nesse momento, mas trata de forma espetacular, trás a reflexão sobre o "sentir-se negro" maravilhosamente bem, conversaria sobre esse livro por horas!

Thayna Cursino 08/03/2023

O avesso da pele
Que história é intensa e impactante, os personagens são tão reais que parecem saltar das páginas. O livro aborda questões como a violência policial e o racismo tão impregnado no sul do pais, sem perder a sensibilidade e a profundidade. Esta obra-prima da literatura brasileira não apenas nos envolve em uma história emocionante, mas também nos incentiva a refletir sobre nossos próprios preconceitos e privilégios.

''No sul do país, um corpo negro será sempre um corpo em risco. A sua obra foram seus alunos, mesmo aqueles que nem se lembram de você. Sua obra foram as suas aulas tristes. Suas aulas sérias, suas aulas apaixonadas. Eu queria ter morado num pensamento teu. Como uma forma de amor. Um amor entre pais e filhos. Um amor intelectual, silencioso e delicado.''

Maria 29/07/2023

Apesar da temática dolorosa não é um livro difícil de ler (não pra mim), a escrita do Jeferson Tenório é magnífica - até achei que seria um pouco cansativo de ler porque não tem parágrafos mas nada a ver. Muito interessante a narrativa do livro (um filho contando a história do pai para o próprio pai - que no final eu não entendi se era inventada ou não), ótimo para refletir e eu diria que é uma leitura obrigatória, principalmente pra quem não vive na pele o que é retratado.

hlechar 10/03/2024

Uma surra
Ao contrário de Pedro, meu choro é fácil. Lendo então, ninguém imaginaria. Um livro que me emocionou muito me mostrando uma realidade que não conheço, que nunca vivi. Árdua, injusta, hereditária. Com muita maestria o autor nos apresenta o fim, o começo e o meio. A família, o indivíduo e as relações. Eu me emocionei tantas vezes. Eu senti tanta coisa, vou refletir tanto. Ainda bem que eu li esse livro.

Excelente leitura.
Vikram.Rodrigues 10/03/2024minha estante
Concordo!

Dani Teodoro 12/03/2024minha estante
Terminei aos prantos

beaakemi 15/10/2023

Preservar aquilo que ninguém vê
Essa leitura mexeu muito comigo devido aos acontecimentos sobre a trajetória do pai Henrique a partir do olhar do filho Pedro.

A narração desse livro é maravilhosa e profunda! Jeferson Tenório mostra a violência racial diária e traz grandes reflexões.

?É necessário preservar o avesso, você me disse. Preservar aquilo que ninguém vê. Porque não demora muito e a cor da pele atravessa nosso corpo e determina nosso modo de estar no mundo.?

manuella215 18/02/2024

Livros nacionais são minha paixão
Recentemente decidi que vou ler mais livros nacionais, e obviamente esse livro entrou na minha lista, e eu não fui com a esperança de amar ele, mas foi o que aconteceu.
Ele é um livro bem curto, apenas 192 páginas, mas nessas ?apenas 192 páginas? você se apaixona pelos personagens e pela escrita do autor. Eu não tenho nem palavras pra descrever o que esse livro despertou em mim, como, em tão poucas páginas, o autor fez com que eu me apegasse nos personagens? É incrível. Espero conseguir ler mais do autor, e espero me apaixonar mais ainda pelos seus outros personagens.
Eu adorei a escrita, eu amei a forma em que o livro é escrito e eu tô simplesmente em êxtase. O livro não vai numa linha linear, na verdade da várias voltas e do nada a gente está vendo a infância da mãe dele e na outra ele está falando de seu trauma com uma moça. Eu adorei, 5????
Raoni.Pereira 18/02/2024minha estante
Ótima resenha! Adicionado à lista

Diego Piu 29/12/2023

'A morte é íntima demais para caber num espetáculo'

Narrado em tom de lembranças para lembrar o quanto somos um país racista (sei que não somos o único país com essa realidade, mas a gente tem que olhar primeiro pro nosso terreno pq apontar dedo na cara dos vizinhos sem antes arrumar a própria casa tbm é hipocrisia).

Lilian Andrade 25/05/2023

Lindo
O final surpreende na leveza ao mesmo tempo que garante uma baita crítica sócio-racial. Amei, leitura flui bem.

Laryssa48 06/02/2023

Sem palavras para descrever esse livro.

A história é bem envolvente, mostra pessoas reais com seus defeitos. Me fez refletir muito sobre a vida e em como olhar pras situações de fora não permite que compreendamos toda a complexidade.

Os personagens parecem ser pessoas tão comuns, pessoas talvez da sua família ou do seu ciclo de amizades...

No final, ficou óbvio o motivo da morte, mas passei o livro todo pensando que seria algo de saúde mesmo, não sei porquê.

Ler livros brasileiros é muito bom, principalmente pelos nomes comuns. Além disso, a questão da história se passar no sul faz todo um sentido pra gente que entende a situação do país.

Espero um dia reler esse livro.
Kalica.Valentin 06/02/2023minha estante
Terminei de ler esse livro esses dias, e foi uma experiência incrível

ANDER CELES 18/03/2024

Esse livro deve ser lido, principalmente, pelos mais jovens
Esse livro já estava comigo há um tempo, peguei da escola onde eu trabalho, e tava na vasta lista de espera kk. Mas aí surgiu todo um auê em torno do livro e sua proibição em escolas de alguns estados bolsonaristas. Supostamente por conta de cenas de sexo, pornografia, e o escambau. Então, precisava verificar qual era a questão do livro.

Antes mesmo de pegar o livro, tive alguns preconceitos, que depois da primeira página, já foram quebrados. Meus preconceitos não tinham nada a ver com os motivos da censura, nem nada do tipo. Mas por ser um livro brasileiro, vencedor do prêmio jabuti, abordando um tema social...já achei que seria um livro muito pedante, com seus parágrafos gigantescos e tudo o mais. Mas, como disse, todos esses preconceitos foram quebrados.

A linguagem desse livro é muito tranquila. Não é nada pedante. E é super fácil de acompanhar. A escrita vai e volta no tempo, vai e muda de personagem, mas nada parece confuso. Você se lembra do que estava falando sobre uma personagem, mesmo quando ela volta depois de umas 20 páginas.

Sobre a história, ela é genial. Simplesmente genial. Ela aborda totalmente a questão do racismo estrutural, através de diversos personagens, diversos prismas. É tão incrível. Porque eu detesto quando o livro quer dar uma lição de moral sobre algum assunto, quando ele parece uma cartilha sobre como não ser racista, como não ser homofóbico. Mas aqui, não. Toda a questão está muito orgânica na história. Você entende o que é o racismo pelas situações narradas. E isso tem um mérito incrível.

As personagens são muito interessantes. Fiquei até o último momento muito ligado no que iria acontecer, com todos eles. São humanos, têm defeitos, todos eles, e não há a necessidade de explicar todos esses defeitos. Eles estão lá, alguns você entende porquê, outros não, e tá tudo bem.

E a respeito do motivo da censura, claro que ela não tem nada a ver com a linguagem inadequada alegada pelos governadores. Na verdade, cenas de sexo são tão poucas, pouco descritivas. Nem dá pra se excitar kkk. Mas o problema aqui é a dura crítica contra as abordagens policiais com a população preta. Porque isso é extremamente bem retratado neste livro. E isso com certeza incomoda, se jovens, brancos e pretos, tiverem acesso a essa história, vão enxergar as coisas com outros olhos.

Enfim, até o momento, esse foi o melhor livro que li este ano.

Paulo 20/05/2022

Racismo estrutural
A partir da perspectiva racial e da relação com o luto, ?O avesso da pele? traça o quadro de um país imerso em perdas. O pai de Pedro, um homem preto, foi assassinado por um policial. Esse episódio trágico desencadeia uma história em que Pedro mergulha em seu próprio passado e no de sua família. O livro é primoroso ao demonstrar como a história de vida dos indivíduos está inevitavelmente ligada à história do Brasil. Este país violento, autoritário, desigual e racista, que não consegue superar marcas brutais construídas ao longo do tempo, até mesmo porque tem enorme dificuldade de reconhecê-las. O enredo trata de um caso particular, porém corriqueiro para a imensa maioria da população brasileira. Jeferson Tenório arquitetou um livro grandioso, pois além de ter uma narrativa atraente e concisa, carrega um forte potencial de universalização.

Kleilson.Torquatto 03/09/2023

As marcas da violência deixadas pelo racismo.
Eu tive um pouco de dificuldade pelo fato da história ser contada em 3º pessoa, pois não leio muitos livros assim.
A história é bem densa e em algumas partes se torna bem arrastada e monótona, pensei diversas vezes em abandonar, mas me permitir continuar por ser uma temática que me instiga.
Eu levei muito tempo pra finalizar, acredito que estou de ressaca literária já tem um tempo e não estou conseguindo me conectar as leituras, mas finalizei!!
Do meio para o final eu gostei muito da história e a leitura se desenvolveu mais.
Não é aquele livro UAUU, que obra-prima!! Mas vale a leitura pela temática atual e que sempre deve ser debatida entre as pessoas.